Tag poesia
"E, acredite em mim,
Voltei mais por mim que por qualquer outro.
Pela estrada fui por tanto tempo procurando,
Que me esqueci que na verdade
Sempre estive aqui."
Nota sem título à F. P.
O dia deu-se em chuvoso
E o coração menino
Só para contrariar a razão,
Resolvido saiu sem guarda chuva.
Não bastasse tal atrevimento,
Molhou-se bastante e dançou;
E Enquanto todos acordavam
Fez suas orações matinais
Debaixo da garoa gelada que caía.
O dia deu-se em chuvoso
E o coração menino
Voltou para casa ensopado,
À razão cheia de revolta
Só restou o sorriso
Ao vê-lo feliz...
Sacudir-se como um cão!
DÊ POIS
Para os nãos, melhorias
Para os adeus, aprendizados
Para os choros, alegrias
Em alguns pontos revelados.
Para os aqui, a clemência
De saber continuar
Para os ruins, a inteligência
De nos memorizar.
Para todos, nossas marcas.
Para os bons, nosso esforço.
Para os sonhos, nossas barcas.
Para os medos, nosso esboço.
Para o ato, não ter dó
Que viver é por um triz.
Para quem não poetar,
Nossa eterna cicatriz.
Para a grandeza, paciência
E pós vitória, atividade
Para o que é morno, abstinência
Para o que ferve, eternidade.
Para o amor, a mudança
Para saber prosseguir
Que nada fica sempre igual
Mas nos merece se o "fe", RIR
A MÃE
Mãe não é manha que:
A palavra arranha...
Que o mundo reganha.
Mãe é amor, paixão
simplicidade e coerência
é a semente de Deus
o abraço, o dar as mãos
é a flor que floresce
colorindo o coração.
Mãe é aquela que te cria
que te dá, alegria durante o dia
que sana a sua fome
te mostra o jardim de ser mulher
e o caminho de ser homem.
Mãe, abriga os seus sonhos
espanta seus pesadelo
ama suas bestagens
e te acredita, pelo mundo inteiro...
mãe, te fala a verdade
quando a sua felicidade
tem efeito passageiro.
Todos do mundo
não chega aos pés de uma mãe
por um misero segundo.
Antonio Montes
SALA E AULA
Na sala de aula
eu ouço a fala...
A fala que fala
e embala sob sala
estrondando o silencio
que a tempo se cala.
Na sala de aula
a fala embala
com expressão da cara
parecendo um carma
que o mundo resvala
em sala de aula.
Antonio Montes
AMOR DE GRAÇA
Se o amor é troca
nada mais se faça...
Aonde esta a graça
dizer que acha...
Que amor não é cachaça...
O amor não cobra tacha,
e também não é faceta!
Porque, alem de ser graça
o amor... É de graça?
Não contem cor preta
não roda na carrapeta
nem faz parte do capeta
o amor é toda cor...
Zombando da cara preta.
Antonio Montes
REMÉDIO, REZA
Não tente acabar a dor
com a reza...
A reza não é remédio.
A reza só faz saltar
o amor...
Quando esta amarrado,
ao tédio.
Antonio Montes
CÔMODO
Eu me incomodo...
Com dragão de cômodo
que incomodou seu povo
e também me incomodou.
Um bicho todo malhado
arrastando a barriga no chão
com veneno avançado
mata mais que filho do cão.
Dragão, dragão...
Não assombre o meu coração
que a tempo vem assombrado
já estou envenenado...
Por uma terrível paixão.
Antonio Montes
Eu escuto a poesia e logo a vida se transforma no dedilhar das letras desenhadas numa folha datilografada do livro do tempo.
Realismo é pôr os pés no chão( talvez até enterrá-los). Otimismo é voar.Voar para longe e sem se importar com nada. Mas tenhamos muito cuidado, pois os que voam demais podem acabar não resistindo a queda.
Tem pessoas que são anjos
Aos olhos de muitos ela é normal
Mas aos olhos de outra é diferente
Nelas tem algo especial
Existem anjos sem asas
Pessoas que voam sim
Voam em pensamentos e ações
Sua bondade não tem fim.
Conversa estranha:
-Oi, tudo bom?
-tudo e você?
-eu tô também
-te procurei no face
-eu tô aqui
-eu queria te falar algo
-eu tô aqui
-eu sei mas eu queria trocar fotos, te dizer algumas coisas te chamar pra curti algumas coisas, comentar algo com você
-eu tô aqui
-tá tenho que ir, me procuuuura
-eu já te achei, você não tava aqui?
ENGAIOLADA PAIXÃO
O passarinho escapou...
Ficou a gaiola fechada
seu dono, com amor
a saudade engaiolada.
O amor bateu as asas...
O peito tombou paixão
cheio de lagrima d'água
se afogou o coração...
Volta, volta passarinho
a voar nos olhos meus
não me deixe aqui sozinho
volte pelo amor de Deus.
Não vá embora, não vá...
Fique comigo, meu amor
se você for eu vou chorar
na solidão do meu pavor.
Antonio Montes
Não consigo entender
como pode me ver assim
Carente de ti
Sedenta de ti
Dependente de ti
E me ignorar
Depravadamente
Descaradamente
Olhando-me nos olhos
Atiçando meus sentidos
Aflorando meu libido
Num masoquismo deslavado
Maldosa
Negando-me
o que tens
e o que
bem sei
também quer me oferecer!
