Tag poesia

11001 - 11025 do total de 37111 com a tag poesia

Colher é plantar a alma com esmero.

Inserida por biohelioramos

A grande jogada deve ser sempre aquela que movimenta os espaços e realiza com métrica o sonho.

Inserida por biohelioramos

Bucolica manhã de outono carregada de vida.
Bom Dia essa é a nossa sempre magia.
Amor

Inserida por biohelioramos

O poeta é um ébrio que ao saborear a vida recita a ternura cambaleando nas ruas com seu coração.

Inserida por biohelioramos

Céu de tons púrpura mesclado com a doçura da noite outonal do firmamento.

Inserida por biohelioramos

Ressurreição das amizades com gotas de água regando a terra em um novo dia.

Sejamos paz e amor

Inserida por biohelioramos

Semear da vida é o viver para o bem comum.

Inserida por biohelioramos

Amanhecer da Páscoa a ressureição do espírito com toda luz do amor em fazer a bondade entre os homens.

Inserida por biohelioramos

Vamos esta prosa analisar,
para nela encontrar
o que nos leva a poetar...
Osculos e amplexos,
Marcial

COMO PODEMOS DIFERENCIAR PROSA E/OU POESIA
Marcial Salaverry

Realmente, eis um tema interessante e uma dúvida pertinente, vamos assim tentar definir se existe alguma diferença entre prosa e poesia.

O que na realidade se pode afirmar, é que todo prosador é um poeta em potencial e vice-versa. O fundamental é que tenha alma de escritor, e saber buscar no âmago da alma, aquilo que quer exteriorizar, ou seja, se tem uma alma poética ou se "sente" mais forte a prosa em sua alma...

Outrora essa diferença era bem acentuada, pois a prosa sempre teve um estilo livre para ser escrita, ao passo que, para escrever uma poesia, era necessária a observância de certas regras de rima e métrica, que a tornavam quase que um exercício de matemática. Basta que se considere a quantidade de prosadores e de poetas de antigamente (d’antanho fica mais adequado...).

Por essa razão, os poetas eram exclusivamente poetas, e os prosadores mais ainda, dedicavam-se à liberdade de linguagem da prosa, fugindo dos grilhões das rigorosas regras da métrica poética..

Destarte, os grandes autores do passado, sempre seguiram seus estilos. Por vezes fizeram algumas incursões em seara alheia, mas não conseguiram desenvolver-se fora de sua especialidade.

As poesias sempre foram consideradas leitura de elite. O vocabulário dos poetas sempre foi considerado pernóstico pelos leitores não iniciados. As regras poéticas sempre exigiram o uso de palavras consideradas “difíceis”. Para ler-se uma poesia, por vezes exigia-se um dicionário ao lado. Por essa razão, apenas uma minoria mais intelectualizada apreciava o gênero poético. Muitas vezes, sem entender o que o poeta quisera dizer.

Contudo, com o correr do tempo, alguns autores começaram a popularizar mais a poesia, trazendo-a ao alcance do público em geral, e assim, as antigas regras poéticas foram completamente desprezadas, chegando-se à rima livre. Atualmente, para escrever-se uma poesia, há que se ter sentimento. Sequer a famosa rima é exigível. Métrica, então, nem pensar, contudo, existem alguns temas dentro da poesia que seguem mantendo obediencia às regras de sempre, como sonetos, trovas, indrisos,e outros mais, que fogem dos "benefícios" da "Poesia Livre", que permite aos poetas procurar em seu interior os temas a serem desenvolvidos. E graças a esa liberdade poetal, tem surgido muitos poetas novos, brindando-nos com lindas poesias, aproveitando-se do "Habeas Poesias..."

Atualmente, pode-se considerar uma poesia como uma mini prosa. Assim sendo, pode-se mesmo dizer que para um prosador escrever uma poesia, basta saber sintetizar sua prosa, e dar-lhe um certo ritmo poético. E, para um poeta escrever uma prosa, basta “inchar” sua poesia, desenvolvendo um pouco mais o tema, e portanto, prosa e poesia podem perfeitamente ser escritas por um só autor, desde que tenha a sensibilidade necessária para saber “sentir” as pequenas diferenças existentes entre ambos os estilos.

Poesias sempre dão um enlevo maior. Puxam mais para o romantismo. São de leitura mais leve. Falam de amores, de desejos. Também contam histórias breves, com um certo ritmo. São mini prosas.
Prosas são crônicas. São histórias. São estórias. São temas mais desenvolvidos. Falam de amores, de desejos. São maxi poesias.
Hoje praticamente pode-se dizer que não há diferença nenhuma entre escrever-se uma prosa e uma poesia. Basta que se tenha a alma de escritor acima citada.
O que se pode apontar como diferença, é apenas uma certa preguiça poetal. Nem sempre um poeta se dispõe a desenvolver seu tema e escrever uma prosa. Nem sempre um prosador se dispõe a procurar sentir em seu espírito a poesia que está dentro dele.

Um convite aos amigos escritores. Aos poetas, que experimentem descobrir seu lado prosador, e aos prosadores que descubram seu lado poético.
O importante é saber explorar o talento de escritor que existe dentro da alma, soltando todo o talento que ela abriga.
O importante é soltar a alma para o mundo, sempre desejando UM LINDO DIA, seja com uma mensagem de otimismo, seja com uma doce poesia. O importante, é poder espalhar amizade e felicidade...

Inserida por Marcial1Salaverry

"As vezes quase que posso sentir a energia do outro lado
Não é paranormal
é apenas uma ciência ainda desconhecida!"

Inserida por Herondonato

Deus criou o mundo em seis dias de poesia e depois, no sétimo dia, fez prosa de seu descanso.

Inserida por pirafraseando

As pessoas desejam ser amadas, pois elas não conseguem se amar sabendo como​ realmente são.

Inserida por Renan_Villanova

Eu raramente gosto de alguém, mas quando eu amo alguém eu tenho uma overdose de tanto amar.

Inserida por Renan_Villanova

Eu te deixei porque você só aceita seus próprios defeitos e não o das outras pessoas.

Inserida por Renan_Villanova

Eu não estou sofrendo, estou apenas cansado de esperar você mudar.

Inserida por Renan_Villanova

Eu não sou seu príncipe
Eu não tenho nenhuma armadura
Ou alguma espada

Eu tenho muitos defeitos
Eu também cometo erros
Eu não sou nenhum príncipe numa armadura brilhante

Mas eu posso ser seu
Eu posso ficar ao seu lado sempre
Eu posso te abraçar quando você precisar

Eu posso te fazer sorrir
Eu posso te fazer feliz

Mas não esqueça baby
Eu não sou nenhum príncipe em uma armadura brilhante

Eu também cometo erros
Eu posso te magoar
Eu posso te fazer chorar

Mas baby

Eu vou estar sempre ao seu lado
Eu vou sempre tentar te animar
Eu sempre vou dar o meu melhor quando estiver ao seu lado

Mas não se esqueça baby
Eu não sou nenhum príncipe em uma armadura brilhante
Mas sempre estarei ao seu lado.

Inserida por Renan_Villanova

a Poesia tem de trazer estrelas aos nossos olhos, tem que entornar sílabas de amor nos nossos corações...sem sentimento... a poesia é orfã...

Inserida por nataliarosafogo1943

22 de abril:
-descobrimento do Brasil
-dia do planeta terra

*vamos preservar o nosso maior patrimônio...

POEMA PLANETA TERRA

Terra planeta água, nosso lar
Toda azul, azul da cor do mar
Natureza, bela, mãe Terra
É Deus a nos abençoar,
chega de guerra.
Vamos nos abraçar!
Respeitar cada detalhe...
Somos parte deste entalhe
"Ubuntu"
Saboreemos este menu
Nossa terra!
Em frente, nada encerra
Pois, é ar, vida com vida
Atrás de nós, inteira, não repartida
Viva a vida! Mãe terra! Viva!

Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Dia do planeta terra

Inserida por LucianoSpagnol

Afff...!!!
(Nilo Ribeiro)

Uma palavra de carinho,
um simples sorriso,
assim mostro o caminho
e o amor eu concretizo

alegria é a minha qualidade,
a tristeza não é meu forte,
se não posso sorrir com liberdade,
logo, prefiro a morte

sou íntimo da alegria,
com prazer eu confesso,
é feliz minha poesia,
é contente o meu verso

o contentamento é meu cerne,
o júbilo meu âmago,
minha mente verve,
pois da tristeza sou ágamo

escrevo floreado,
mas por divertimento,
a alegria é meu legado,
a felicidade é meu sentimento

conto piada para mim,
rio da minha patetice,
a alegria é um jardim
onde plantei minha meninice...

Inserida por NILOCRIBEIRO

Eu sou o que escrevo,
A poesia que leio
E o presente que desejo.
Resiliente, faço da minha vida
Algo melhor do que já vi, ouvi, vivi.
Não era amor, era náusea.

Inserida por altjeres

ORAÇÃO (DO CERRADO)

Senhor, que és a diversidade, que és a vida e a morte!
O cerrado és tu, o por do sol encarnado és tu, o chiado do vento és tu.
Tu és a sequidão no lamento, do chão árido, agonizante em tormento, tortos galhos, tu és!
Tu és o mistério da folha seca no bale do fado, falta e aporte, desenhando a sua sorte.
Onde tudo parece deserto, tu habitas, eis a variedade e o concreto.
Onde nada está tu rege a tua toada.

Dá-me entendimento pra te seguir, nos teus passos os meu passos, amar sem desistir.
Dá-me água pra aguar a secura, e assim, ouvir-te límpido na vastidão do sertão em agrura.
Dá-me olhos pra ver, a benção dos ipês, escasso da chuva, e tão formosos e frondes.

Faze com que eu ame como a natureza, diversa, cada qual com a sua beleza.
Respeitando. Amando!
Que eu seja irmão e serva-te como pai. Adonai!

Torna-me seco para o pecado, e aquoso no amor, pra ser amado.
Torna-me fértil como a terra, afim, pra eu rezar tu em mim.
Que não haja cascalho nos caminhos do bem, onde a boa fé possa ir além.

Senhor, protege-me e ampare-me.
Dá-me alegria na melancolia, enfim,
pra eu me sentir teu, na tua glória.
Senhor, habitas em mim!

© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
2017, abril. 05'40"
Cerrado goiano
paráfrase Fernando Pessoa

Inserida por LucianoSpagnol

Ainda que fosse outra manhã na mesma estação, como no primeiro olhar, aquele mesmo vagão.
O tempo passou mas não apagou...não é falar de amor, e sentir na pele, e de saber que se ama, e que caminhos incertos foram escritos por quem é capaz de mudar o rumo da história...

Inserida por Estevaoaraujo

Escrever é retirar do papel desabafo, as palavras são a fuga e o abrigo, o grito e o corpo. Não devem ser arremessadas, mas acomodadas, caso contrário não gerariam paz. Pensamentos, devaneios e delírios que seriam facilmente esquecidos, agora são eternizados e viverão mais do que seus autores.

Inserida por Dfelipesousa

São chamadas de noites incompletas as que não contam com o brilho das estrelas.
O desalento faz do amor forte, e a perseverança o faz completo.
No mar de adversidades, seria certo persistir? Estou certo que sim,
pois quando o lápis toca o papel, única inspiração que me toca é você.

(Para um amor. Ops, uma flor)

Inserida por Dfelipesousa

Desesperadamente ame e desesperadamente viva amor é o reflexo do tudo que vale sentir.

Inserida por biohelioramos