Tag pensamento
As vezes fazemos de tudo por alguém e não somos valorizados. Passamos horas escolhendo o melhor look para aquela pessoa e não recebemos um elogio. Mas... será que já fizemos isso por nós mesmos? Já nos olhamos várias horas pro espelho?, já nos elogiamos? e já nos presentiamos? Será que a vida é sobre pessoas ou sobre o nosso eu?
"Antes de expressar sua opinião, Certifique-se de que tenha explorado seus pensamentos com liberdade."
Muito se vê por aí frases do tipo: "Quem é amigo de todo mundo não é amigo de ninguém" ou "O falso se dá bem com todo mundo".
Essa semana me peguei questionando e pensando sobre essas falácias e cheguei à conclusão que, não concordo com nenhuma dessas frases. Porque pra mim, quem se dá bem com todo mundo é só alguém que entendeu que pessoas são plurais, que têm seus dias ruins, seus temperamentos confusos, conflitos internos, opiniões próprias e que na maioria das vezes vai confrontar com a sua e, tudo bem.
Às vezes podemos até não concordar com algum comportamento ou alguma visão de mundo, mas isso não vai fazer que eu desgoste delas por isso.
Porque pra eu gostar ou me dar bem com alguém ela não precisa ser perfeita, nunca ter me magoado ou caber dentro de caixas estabelecidas por mim sobre o que é certo e errado.
E a compreensão sobre as nuances do ser humano, definitivamente não me faz uma pessoa falsa.
No palco da vida, eu já vi muita gente subir e muita gente descer. A subida é quase sempre lenta e, quando se chaga ao topo, ainda tem gente que não sabe aproveitar a conquista. A descida é quase sempre mais rápida. É de vez, quando despenca.
Carta aberta para mim:
Desculpa por tentar te encaixar num lugar no qual você não se sente confortável, me desculpa não deixar você desabafar e chorar prantos, me desculpa por tentar se perfeita e esquecer que temos que voltar a viver, me desculpa mentir e depois se afogar nas lágrimas, por favor me desculpa por tentar ser boa em tudo e esquecer que somos imperfeitas, me desculpa por nos destruir com minhas amargas palavras, sério me perdoa por todas as vezes que precisei deixar um sorriso no rosto mesmo estando muito mal, me desculpa tentar esconder a ferida que não cicatriza, me desculpa por nos machucar por erros, me desculpa por fingir não me importar com as palavras e ações dos outros, me desculpa por guardar as emoções e sair com um sorriso no rosto, e por favor peço que me perdoa por às vezes me comparar com outras pessoas, me perdoa por te colocar em situações que você vai se machucar, me desculpa por criar esse nosso mecanismo de defesa que não nos permite falar, me desculpe guardar tudo para a gente e depois surtar, me desculpa por não conseguir nos expressar, me desculpa ter traumas no qual me deixa tão nervosa ao ponto de machucar, me desculpa por meus pensamentos ruins, me desculpa por meu estado mental, me desculpa por fingir coragem quando na verdade nos estamos com muito medo, me desculpa por nos culpar por tudo e depois ficar com aquela dor no peito, sério tenho que te pedi desculpa por tudo que passamos nesses anos, tento ser forte mas mentalmente só estou tentando aguentar o peso posto nas minhas costas...
Alguns vão dizer que te amam e vão amar.
Outros vão dizer que te amam e vão te fazer sofrer por dúvidas.
Já alguns outros vão dizer que te amam mas vão ensinar oque é a dor pra você, apenas por diversão.
E isso com certeza não é amar.
PAI
Pai não precisa ser no fim um homem, minha mãe é pai, minha mãe que me criou com amor de mãe e pai, mesmo não tendo um manual de como me criar nunca pensou em me largar, ela pode discordar que também foi pai mas para mim ela foi mais pai que meu pai, mesmo eu sentindo falta de um amor de pai ela me fez ver que é mais pai que outros pai, tenho gratidão pelo meu pai ter me dado a vida, mas tenho muito gratidão pela minha mãe que me ensinou coisas que não aprenderia sozinha, além de amiga minha mãe é meu pai, é a mãe/pai que me ensinou a ver meus erro e me educou para não errar mais, mãe e pai é aquele que ama, cuida e cria, o resto é biologia.
PAI
Pai não precisa ser no fim um homem, minha mãe é pai, minha mãe que me criou com amor de mãe e pai.
Uma forma eficaz e perigosa de lidar com a dor é o esquecimento: A princípio parece que funciona muito bem! Mas aí nascem os vícios como uma ferramenta de fuga da própria identidade.
Com o tempo de tanto fingir que a dor não era algo comigo, eu perdi a minha personalidade.
Nesse processo de despersonalização o meu comportamento se deformou de um jeito que me tornei alguém que nem me reconhecia...
Um estado de apatia crônica!
A indiferença pode nós conduzir a uma jornada muito perigosa!
Pensamentos viciam mais do que qualquer droga.
Em tão pouco tempo, como podem existir tantas sensações..
Em poucos segundos se foram todas minhas mágoas e frustrações.
Ora, não encontrarei contentamento em outro olhar,
Que fez meus sentimentos, e meus olhos brilhar. Que fez me sentir vivo, como num mar mergulhar. E que finalmente por um milésimo de segundo fez meu coração palpitar.
Como poderei eu me apaixonar?
Se a cada esquina, a cada olhar
Não vejo a tua perfeição entoar.
Se a cada minuto que passa, vagueio pelo espaço a transladar
Ire eu, ao meu amor encontrar?
Talvez nunca, pois em meio a tantos olhares
Jamais encontrarei lares
Como me senti em seu lar.
Entre ser ou não ser, eu prefiro ser eu mesmo. Tantas futilidades, tanta vaidade, tanto apego, para no final dessa passagem, tudo ser resolvido com o corpo apodrecendo.
Existem caminhos que só a intuição pode te guiar. Nem sempre os caminhos se abrem apenas com estratégias; nossa voz interior sempre alerta para onde devemos seguir sem dor.
Valorize as pequenas coisas... um grãozinho de areia pode mudar uma praia inteira. São nos detalhes, esses pequenos detalhes que a vida acontece. Você não precisa de um oceano gigante, você só precisa do pedaço que te completa, e geralmente, esse pedaço nunca é tão grande. Os nossos remendos são estilhaços de alguma coisa, são nos nossos quebrados que se destacam a nossa perfeição minúscula, a vida costuma refletir o que podemos alcançar. Para quem acha que um grão de areia não significa muita coisa, não sabe o tanto de lágrima que um grão pode causar quando prende nos olhos, por isso, no lugar certo, um grão de areia pode transformar tudo.
Assim como o cimento é essencial na construção de edifícios sólidos, o pensamento é o cimento fundamental na construção e formação da nossa compreensão e perspectiva da realidade. Ele molda nossas crenças, decisões e ações, definindo o alicerce sobre o qual construímos nossa visão de mundo.
As pessoas frequentemente afirmam que estão pensando, sem se dar conta de que raramente questionam quem ou o que está de fato pensando o pensamento.
