Sociedade
08 de Março é o Dia da Mulher
O Dia da Mulher é muito importante para a nossa sociedade. É o momento de fazermos muitas reflexões sobre a mulher e suas conquistas históricas, passando pela presença marcante na política, esporte, religiões, ciências, artes, do sorriso suave num paletó executivo ao trato acolhedor nas barraquinhas de verdura na feira livre, do afago no olhar à palavra forte do firmamento de seu valor simplesmente humano, nem mais e nem menos que os homens.
Partindo do ponto de vista da igualdade de valor diante do belo direito de existir, é que trago minha reflexão sobre essa data tão relevante e ovacionada por nossa sociedade. Reflito acerca do que tem me provocado muitos questionamentos tristes, pois fico desconfortável ao ver o que a mídia de uma forma geral, seja ela escrita, televisiva, musical, etc, tem feito para depreciar o valor da mulher, não digo num sentido do imaginário coletivo cultural do que é peculiar ao mundo feminino, falo num sentido mais amplo da pessoa humana. Entretanto, quando chega o mês de março, mais precisamente no dia 08, o pensamento machista e depreciador dá lugar a um sentimento florido passageiro e rende para a mulher todos os elogios possíveis em homenagens transbordantes de beleza. Sendo que durante todo ano, incessantemente, frases machistas estão fazendo a "festa" através de músicas que têm um poder de anestesiar a profundidade existencial do valor do homem e da mulher em suas relações afetivas!
Diante deste quadro triste de machismo e desvalorização da pessoa humana mulher, que se manifesta através da ideologia dominante da indústria midiática durante 11 meses, se é que posso dizer que o mês de março é o suficiente para reconhecer quem verdadeiramente vocês são para a vida, mas enfim, resolvi fazer um poema-recado para os homens. Assim, desejo que vocês, mulheres, sejam felizes e se valorizem cada vez mais, porque vocês já são especiais pelo fantástico fato de nascerem mediante mais um célebre espetáculo de Deus, a fecundação!
Então, homens, vamos fecundar o mundo com longanimidade, perseverança e amor incondicional como se fôssemos crianças. Toda beleza de ser se congrega nisso, vamos viver sem medo do amanhã e parabenizar as mulheres num sempre Dia da Mulher, cantando a música Pessoa de Gonzaguinha, que diz: "Seja sempre o sorriso de uma pequena criança em mim, seja sempre seu brilho de vida em meus olhos até o fim...".
Carta para o homem
Olá, amigo mídia viril, homem macho.
"Compositor" dessa decomposição,
reveja logo, mulher não é capacho!
Seja leve pena em afetiva doação!
Ser sem lágrimas e intransponível?
Tem que ter 1% safado e pegador?
O azul do Céu tem choro lamentável!
Ó mundo, pureza ainda é despertador!
Moço, acorda as flores sem dissabor,
amamenta os dias da mulher que ama,
não tema a incerteza do tempo sabor
e seja menino-homem na hora da cama.
Seja a gravidez constante no fulgor,
o sorriso fiel que aplaude o caminho.
No segundo da dúvida, seja o amor!
Aí, a mulher vira ninho e tu passarinho...
Março de 2016
Vivemos diante de um mundo sujo...E numa sociedade calculista, imediatista e interesseira...Onde a dona do pedaço é chamada de "Lei", e seus argumentos são camuflados e sua face usa máscara...De alma fria...E olhos ofuscado...Pois lhes digo meu caro: "Lei não protege ninguém, lei sem justiça não serve pra nada".
Plante nele o que de melhor você pode dar!
A hipocrisia nessa sociedade alienada, tornou o alebe dos politicamentes corretos, ainda mais tosco (...).
Enquanto o silêncio acobertar a indiferença, a sociedade continuará avançando em direção ao passado de barbárie. É tempo de escrever uma nova história e de mudar o final.
A reforma política que mais ambicionaria no mundo seria um tipo de sociedade que consiga conciliar o individual e o colectivo.
A classe dos professores é desvalorizada no cenário atual da nossa sociedade sendo que em diversos meios de comunicação as pessoas caçoam, inclusive os próprios estudantes. Isso me deixa chateado enquanto educador, pois não se pode generalizar, afinal existem educadores brilhantes que se preocupam com seus educandos visando uma educação de excelência. Porém quando me deparo em reuniões compostas por pessoas, formadoras de opiniões, responsáveis pelo futuro do País que não conseguem se manter em silêncio para ouvir o próximo, tenho que concordar que as severas críticas anunciadas não são tão severas assim.
“A fofoca é um câncer imutável inserido em nossa sociedade, com intenção de destruir o próprio ser e impedir que haja desenvolvimento pessoal em sua vida”
Quando a educação é doente, a sociedade cresce enferma (...) Quando a educação é eficiente, a sociedade torna-se um sucesso.
A inveja se faz presente em qualquer ambiente. A sociedade não está acostumada a ter entre milhões destaques que estão além do comum. Aviões de papel jamais poderão ser comparados a foguetes de última geração. Na hora do vamos ver os acima da média se destacam e deixam os opacos desabilitados de atenção. Na vida procure ser o foguete que queima sem piedade o avião de papel na decolagem.
"Educação social é a unica salvação para a sociedade do século XXI que está as portas do colapso! "(Fabiano D. Teixeira 2010)
Na sociedade moderna os virgens se envergonham de sua pureza, enquanto os devassos se gloriam pelas esquinas.
O desconhecido.
É na sociedade que este mal se aparenta,
Que consequentemente inquieta-se
Que consequentemente ñ se apresenta.
Escrever é ñ ser desconhecido,
Mesmo sendo autor anónimo
Só se omite um ser adormecido,
Em ti privas o antônimo.
Há quem escreva, há quem pinte.
É um mundo que pouco se sente.
Moda é um extinto,
A vocação é subjacente.
Sociedade estranha que vive a cair em contradição, diz não se importar com seguidores mas a própria auto estima tem parâmetro através disso. O real está sendo trocado pelo virtual. No fim seguidores não quer dizer nada, afinal Hitler tinha milhões e Deus apenas doze.
A relação da sociedade dentro e fora da rede, e dentro e fora da tela. As cidades virtuais e os caminhos políticos e sociais que se abrem antes e depois das novas tecnologias de comunicação foram pavimentados dentro do percurso desta dissertação, usando os próprios meios de comunicação como ícones de direção da pesquisa, e as influências que elas podem nos trazer de uma sociedade que se divida entre o real e o irreal tanto no plano social e
político quanto no virtual.
Se todos bons pensamentos e condutas éticas fossem aceitas pela sociedade de maneira flexível (sem ignorância) , as pessoas olhariam para outras com olhares peculiares.
Na sociedade hodierna, a maioria dos feitos são relacionados ao sexo masculino, tendo em conta que todos conhecem homens como Albert Einstein, Isaac Newton, Nelson Mandela e, até mesmo, Neil Armstrong. Em contrapartida, as mulheres são geralmente esquecidas no conhecimento popular, tendo em vista que mulheres como Sofia Ionescu-Ogrezeanu - a primeira neurocientista e neurocirurgia do mundo - Margaret Heafield - diretora de engenharia de software da NASA, assim como foi uma das responsáveis do Projeto Apollo - Rosa Parks - Símbolo da Resistência ao Apartheid - são pouquíssimos conhecidas pela grande maioria da população.
Se desejas mudar a sociedade em que vives, lembre-se de que fazemos parte dela,por isso, a mudança deve começar em nós mesmos.
Não transmita algo que você não é
Por mais que a sociedade viva a heteronomia
Apenas viva e tenha a sua autonomia
Quando morremos, não levamos nada dessa Terra fria.
