Significado da Palavra Estado
O estado íntimo de uma pessoa não diz respeito só a ela, pois suas emanações psíquicas afetam às pessoas em volta.
Vou mandar uma real pra vocês, eu tô em um estado crítico de dependência de uma certa pessoa… Sabe quando você acorda querendo muito alguém? Querendo abraçar, beijar, mimar, cuidar? Mas só de um alguém? E pra complicar, você tem a noção de que esse alguém se encontra bem longe de você.E que tocá-lo é algo ”complicado”, poder olhá-lo é algo ainda mais complicado.Sabe quando você tem algo muito bobo pra falar, e só tem graça se aquele alguém estiver presente pra te ouvir e rir de você? Sabe quando você sente que se o mundo se ausentar por séculos, e apenas aquele alguém se manter presente, já é o suficiente pra você? Sabe quando você tem alguém pra confiar, um amigo que ao mesmo tempo é o seu amor…. E você sabe que o ”vou estar sempre com você, não importa as circunstâncias” é real, é verdadeiro…. E você sente liberdade pra se expressar, pra mostrar seus sentimentos, porque ele te dá essa liberdade… Porque ele te faz feliz ainda que esteja a milhas e milhas distante de você…. Ainda que não possa te tocar fisicamente, ele te toca na alma, no coração, nos mistérios mais profundos que ninguém nunca descobriu em você.. E esse é um dos detalhes que fazem eu te amar demais.
O Estado Inanimado.
Acontece às vezes num dia calmo e qualquer, daqueles que você não quer amanhecer. Um senso de possibilidade, a calmaria antes da tempestade, o último voo do Concord. Bico pra cima pra decolar.
E você decora, com um suspiro de timbre, tom e cor, um primeiro momento de uma manhã de eras estagnadas no tempo. Acha que são onze, já passa das duas, e a tarde, caleidoscópica, mistura nostalgias em lembranças furta cor. Que o tempo tem um jeito engraçado de nos surpreender: ele some. Depois volta, faz chover. Choca com seus saltos.
E nesses dias que lhe dizem pra ficar na cama, e com a razão de quem sabe o que vem por aí, acontecem encontros inesperados porque você teve a gana de tentar vencer a batalha das vinte e quatro horas. De pé, enquanto se desvencilha de certos abraços, tenta dizer que não pode, que não deve, mas a qualquer resistência ao irresistível é vã como um aceno na despedida. Não funciona. Daí a poderosa senhora das possibilidades agita seu leque e anuncia temores, anseios, prazeres e discórdia. Que pra cada beijo proibido, pinga em alguém uma gota de sangue. Um suor frio de sacanagem enquanto a parca afia sua tesoura.
E sabe, ainda não tenho vontade de ligar o celular. Não porque imagino que alguém ligue, mas é pra tentar ter certeza que você não vai ligar. Estranhamente, parado olhando o teto depois de horas, só desejo que você se lembre da palavra escrita no seu antebraço. Aquela, do taxi a cem por hora, aquela mesma que define o resumo do leque do futuro: “don’t”. Porque é não e pronto, dito assim, sem provocação. Nunca mais provocação, nunca mais pagar pra ver. só pairar em minhas próprias porcarias, inalcançável.
Que pra um escritor — seja o que for: jornalista, arquiteto, na mais grave instância, professor — de silêncios, escrever palavras que nada digam é um crime digno de prisão perpétua; ato inafiançável. Então me resta dizer que não quero que nada seja assim, cheio de paredes invisíveis e amplas, que agridem o toque, que separam e que dispersam. Além do senso de possibilidade, arde em mim o sensitivo e milenar desejo de liberdade. Então eu quero só que seja assim: nada.
Porque se o tempo voltasse, eu poderia dar adeus antes, eu poderia antecipar e simplesmente não fazer. Mais ainda assim amanheceria o meu dia, levantaria da cama e reagiria com vontade. Só que eu não tenho mais vontade, e isso é o melhor do tempo não voltar — não corro mais esse risco, menos uma possibilidade. Daí aceno, inútil, pra senhora dona do leque e nem me despeço. Só a olho de longe, passado, renovado…
Parado.
Tenho estado em lugares que nunca estive antes, com pessoas desconhecidas, e me pego muitas vezes tristes, e lamentavelmente a saudade só aumenta, tenho procurado um novo mundo, pra fugir do seu, mas quanto mais me afasto, mais próximo de ti eu sinto, se estou tão errada em me afastar espero que a vida una novamente nossos mundos .
O sentimento chamado amor, praticamente, encontra-se em estado de extinção. Pois as pessoas hoje, sofrem mais do quem amam e amam menos do que deveriam sofrer.
O Mundo vive uma festa que dispensa a moderação, o sólido humildemente se entrega ao estado liquido e Aquele que pode transformar a água em vinho, crucificamos novamente.
Hoje pude analisar o que configura o estado de sentir o que é não sentir. Sentir NADA. Nem sozinha, nem mesmo triste. Nada. Vazio não é bem a palavra como dizem todos os clichês, nada é nada. Nada, no dicionário do velho Aurélio: s.m. A não-existência, o que não existe; ou seja significa coisa nenhuma, e isso no português de Portugal e no português do Brasil. Nada é não ser. Não ser, não ter, não existir. Nada, é um puro e simples nada.
A vivência é pouca para se definir o nada, mas quando você o sente, não tem jeito, você sabe o que o nada é.
Isso leva o leitor de linhas como essas a pensar que sou triste, que realmente a infelicidade é o que eu sinto, mas colega, eu juro, nada significa mesmo nada.
É obvio que isso vem de longa data, para se chegar ao “nirvana” do nada é preciso ter absorvido muita alegria e muita dor, tanto que eles chegaram a um ponto de se balancear, equilibrar, gerando esse estado de imparcialidade com os seus pensamentos.
Ter se envolvido demais, ou de menos, já não importa. O que importa agora é que o que era antes passou a ser coisa nenhuma. Mas ao contrário do que diziam por aí, não peço socorro (isso é coisa que se peça?). Estou livre. Livre de dor, livre de paixão, livre de alegrias com as pequenas coisas. Estou, finalmente, livre.
Acho que tive compaixão de mim, se é que isso é permitido. Não foi amor próprio não, eu sei que não. Minha mente fez o trabalho de ser piedosa e me deixar em paz, me deixar descansar dos sentimentos por alguns intensos minutos. Se esses são os sintomas da psicopatia então definitivamente quero saber mais sobre essa doença.
Sabe o que é pior? Esse sentimento passa, bem vagarosamente rápido. Fechei meus olhos e lá estava tudo de novo, no mesmo lugar, com os mesmos fortes impulsos nervosos correndo à jato por inúmeras sinapses que me deixaram acordada durante toda a luz da lua. Voltei a me contorcer de dor, voltei a regozijar-me com momentos do passado, voltei a sentir TUDO o que podia e devia ao mesmo instante.
É, decididamente prefiro o nada a dor, nada a extrema satisfação. Gostaria que todos soubessem a plenitude do nada. Ele não acalma, mas também não agita; não faz sonhar, mas também não te causará pesadelos; não te fara amar, mas também não te deixará na mão. É seguro. O nada é o nada, e nada mais.
Felicidade!
Felicidade pode ser um estado de latente sofrimento e emoção... Uma necessidade inalcançável... A mais estranha maneira de vislumbrar aquilo que não se pode ter.
Séria não pode ser essa polícia. Sério não pode ser o estado dessa polícia. Sério não pode ser o Estado com essa Polícia.
Liberdade é um estado de espirito no qual você só foca no seu próprio interior e esquece de tudo a sua volta, ter o próprio isolamento de tudo que te preocupas, ser digno da liberdade é a divindade que poucos têm e muitos querem ter.
O ESTADO é a mais bela criação cívica social do ser humano, mas o mesmo que o criou, fez o favor de corrompê-la.
``Fica sempre tudo bem
Mesmo que seus nervos tenham estado tão esticados
que cada movimento pareça em camera lenta.
Mesmo que as lágrimas que não tenha chorado
permaneçam empilhadas
nas prateleiras do tempo.
Fica sempre tudo bem...
sempre tudo bem...
tudo sempre bem...
fica bem...
tudo bem...``
Jesus ao morrer na cruz, quis que NÓS entendêssemos o quanto precisamos nos lapidar, pois no estado bruto que nos encontramos, necessitamos urgentemente iniciar nossa lapidação para retirarmos nossas muitas imperfeições, e para que consigamos, temos que estar incessantemente, incansavelmente, interminavelmente nos aperfeiçoando como seres humanos. E quando acharmos que nossa lapidação está num estágio bem avançado, nunca estará perfeita, podemos e devemos sempre aprimorá-lá ainda mais um pouco, dando-lhe ainda melhor proporção, somente assim, conseguiremos nos integrar na grande construção de um mundo melhor projetado por Jesus.
A poesia é um estado da Alma, qual poucos alcançam, e são esses poucos que reconhecem os profundos sentimentos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp