Sabedoria Humana para Socrates
A mente humana não tem noção de infinito até que chegue alguém e mostre-lhe quão grande é a excelência de um verdadeiro amor.
"Dizem que a depressão é o estado deplorável da alma humana. O momento em que o psicológico existe apenas na teoria e as alucinações torturam sem piedade seu hospedeiro que, nesse estado já avançado, faz do seu corpo um monumento insignificante e descontrolado. A alma por sua vez, deixa a ser controlada pelos problemas criados pelas ilusões do usuário e por fim vai se deteriorando e pisoteada pelo tempo que a corrói e ao mesmo destrói o organismo do indivíduo em questão.
- John."
O compromisso, próprio da existência humana, só existe no engajamento
com a realidade, de cujas “águas” os homens verdadeiramente
comprometidos ficam “molhados”, ensopados... Ao experienciá-lo, num ato
que necessariamente é corajoso, decidido e consciente, os homens já não se
dizem neutros
A alma humana é expectativa e desejo. A alma humana é tender para algo que ela não é. Nenhuma alma encontra plena satisfação em si mesma. A alma foi feita para a satisfação ilimitada, não limitada. Toda satisfação limitada implica necessariamente num elemento de insatisfação. Apreciar uma coisa qualquer significa naquele momento deixar de apreciar todas as demais. Embora uma satisfação limitada qualquer seja um símbolo da satisfação ilimitada em Deus, o próprio ato de satisfação é uma limitação. O indivíduo precisa perceber que subjacente a qualquer desejo humano há um elemento incalculavelmente maior que o objeto da satisfação. Há um elemento em sua alma que não pode ser exaurido pelo objeto limitado. O objeto da satisfação sempre termina antes de sua alma. O desejo da alma humana é ilimitado. Então apenas um objeto ilimitado pode satisfazer o desejo ilimitado da alma. A plena consciência dessa ilimitação da alma humana aliada à ausência de disposições para satisfazer essa mesma ilimitação é o que caracteriza a Santíssima Virgem. Para a Santíssima Virgem, a alma só se satisfazia com Deus, então ela não quis mais nada que não fosse Deus.
Os valores indispensáveis para a vida humana – não somente para as civilizações, mas também para cada um dos indivíduos – são sete:
1) Uma consciência clara e definida da objetividade da inteligência humana. É preciso saber que a inteligência humana é objetiva;
2) É preciso saber que a vontade humana é livre;
3) É preciso saber que educando os teus instintos você será capaz de sentimentos nobres;
4) A inteligência humana opera sobre dois domínios diferentes: o domínio do imutável (necessário) e o domínio do contingente; mas não podemos esperar que ela tenha a mesma clareza no domínio do contingente como tem no domínio do necessário;
5) O sujeito precisa ter uma ideia do seu papel na humanidade e aprender a usar as circunstâncias concretas para a realização desse papel. Se ninguém, ou um número muito pequeno de indivíduos fizer isso, a sociedade será infeliz, e uma massa muito grande de infelicidade é uma das principais causas de revoluções e destruições civilizacionais. Quando muitas pessoas são infelizes, torna-se fácil manipulá-las;
6) O ser humano precisa conhecer as vidas plenamente realizadas;
7) Ele precisa estar cônscio da possibilidade da vida mística.
Se faltar alguma dessas coisas numa vida individual, o sujeito será privado de uma dimensão humana e certamente sairá prejudicado. Qualquer civilização tem de oferecer, numa dose mínima que seja, o acesso a essas sete informações. Se faltar alguma delas a civilização será incompleta e necessariamente será substituída por outra.
(In) Perfeição
Sou um ser como tantos outros da espécie humana, e como tal não sou perfeita, a condição de humano me garante o direito de às vezes ficar insegura, sentir medo e ter ciúme.
Da estupidez intelectual humana: Nega-se a Deus para ser adorado por homens ignorantes. Alguns ainda citam Nietzsche, Schopenhauer e Espinoza, fora do contexto... Pobres crianças que ainda vivem a era do iluminismo... Críticas vazias sobre o cristianismo e religiosidade não afirmam a inteligência literária de ninguém, tudo já foi dito por Voltaire... Desçam do pedestal da arrogância, lavem os pés e subam descalços no monte para ouvir o Cristo.
Somos todos fortes, mas sob as rochas da esperança humana há os penhascos do amanhã; daí surgem as diferenças. Os mais abruptos, em sua maioria, entregam-se às mentiras paralelas, pouco se importando com o apego às superstições e as muitas outras falsidades à sua volta; já os involúveis, de forma natural, não são vulneráveis a essas podridões massivas, buscam fugir para onde há luz, deixando sua mentira apreendida no armário de seu passado imaginário e buscando seu autêntico caráter.
A paz que os mortos emanam acabam com qualquer frustração humana com respeito a si mesma, pois a vida em si é o tormento de cada um.
- Paz..?
Sempre houve e sempre haverá crendice e tolice humana. Tudo o que podemos fazer é dar a quem quiser não ser tolo a possibilidade de não o ser. Quem quiser continuar a sê-lo, tem esse direito. E tem o direito de o ensinar, publicar e divulgar.
Breuer: Eu o farei gratuitamente.
Nietzsche: Isso nada tem a ver com a motivação humana. Quais são suas motivações, doutor?
O livro é o repositório do conhecimento e da imaginação humana, um conjunto de sonhos, ideias e emoções.
Visão humana VS Visão de Deus!
Temos dois modos de vermos/enxergamos. O primeiro é: vermos por nós mesmos até onde conseguimos/podemos ver, até aonde nossa visão limitada possa nos levar.
Segundo: Vermos através dos olhos de Deus, alcançarmos o que nunca poderíamos alcançar com nossos próprios olhos, ultrapassarmos os nossos próprio limites através do poder de Deus.
Como você está enxergando as coisas que estão em Sua volta?
Eu vejo muitas pessoas com os sequintes questionamentos que se diz respeito a não conseguirem ver Deus em nada. Talvez você não o veja por estar cego limitado a sua própria visão humana.
Se aprenderssemos a olharmos através dos olhos de Deus o veríamos todos os dias, em todos os lugares, e em pequenas coisas as quais nossos olhos vivem a ignorar.
Uma das funções do ser humano é ignorar tudo o que lhe incomode ou que lhe faça mal, mesmo que ignorar não seja a saída de nada disso.
Não queremos ver o que dói, rejeitamos a verdade quando ela nos confronta e nos obrigada a dizermos a nós mesmos coisas do tipo como: "eu estou errado" ou "eu preciso mudar". Isso tudo é por outra função do ser humano chamada "orgulho" algo que nos afasta do que existe de melhor dentro de nós e nos acomoda no nosso pior por medo de admitirmos que ainda não nos tornamos o que de melhor podemos alcançar dentro de nós mesmos.
Antes da cura existe o tratamento! E precisamos passar por todas suas etapas, precisamos ser expostos a nós mesmos e nos conhecermos, precisamos olhar através dos olhos de Deus para dentro de nós mesmos para que possamos realmente nos conhecer! Ver o que somos, o que nos tornamos com o tempo e com nossas escolhas.
Quando nós vemos exemplos biblicos de pessoas que se atreveram a olhar pelos os olhos de Deus tomamos conhecimento de grandes manifestações de Deus, vemos o Seu poder, o Seu milagrem e Suas promessas através daqueles Olhos. Dos olhos DELE.
Veja José, Daniel, Gideão, todos eles souberam olhar pelos olhos da Fé. E esses olhos pertencem a Deus, apenas por terem dado a Deus por confiança os seus olhos pedindo ao Pai a sua visão ao invés da visão deles eles viveram e se tornaram o melhor que poderiam ser vivendo as promessas de Deus sobre a vida deles.
E não é porque somos uma nova geração que não podemos vivenciar o mesmo. Mas precisamos renunciar, e aprendermos com aqueles que nos deixaram o exemplo. Precisamos ACREDITAR!
Se você não consegue ver a Deus, apenas por Ele não ter se mostrado a nós como somos acostumados a ver outras pessoas você não pode dizer que acredita nEle. Pois se crermos (termos fé), e quando temos a tal chamada fé trocamos nossa visão pela visão DELE e passamos a vê-lo todos os dias, em todos os lugares, até mesmo nos pequenos detalhes, pois Ele sempre está ali...
Nossa visão apenas nos impede de ter a visão de Deus. E com o tempo, com a vida, até mesmo com o processo de envelhecimento do próprio ser humano ela se vai pouco a pouco, até chega a deixar alguns cegos. Porém os maiores cegos não são esses que sabem que não vêem, mas são aqueles que juram que vêem algo quando nada conseguem enxergar, pois algo os roubou e os cegou enquanto estavam com seus olhos fechados para algo chamado: verdade!
A pessoa humana é única. Possui uma tarefa intransferível. Cada ser humano é convocado a testemunhar sua irrepetibilidade. Para isso, se faz necessário o conhecimento de si mesmo, das próprias qualidades e tendências essenciais. Considerando esse conjunto de elementos, é possível sondar um caminho de vida.
- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Frases de Sócrates para refletir e inspirar
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
- Frases de Sabedoria
- Frases de grandes pensadores que inspiram reflexão e sabedoria
- Pensamentos de Sócrates
- 53 poemas sobre a vida que trazem sabedoria
