Rotina
Dias ruins também fazem parte da nossa rotina. É impossível evitá-los. Mas não deixe-os servirem como desculpa para não fazer a sua atividade física diária. Isso sim pode ser evitado.
Se ainda tem um sonho e ainda não o conquistou, se esforce mais, mude a tua rotina, mas jamais deixe de sonhar.
Um dia feliz acontece
Amanhece...
Um dia feliz acontece.
Pulo da cama...
Quero sair da rotina.
Abro a cortina.
Pulo da janela
Chove uma chuvinha mansa.
Chuva que invade o dia e quebra o silêncio.
Danço na chuva como criança.
Dançam as flores no jardim...
As pedrinhas de chuva molhada a brilhar...
As árvores verdinhas a se balançar.
Tudo parece dançar somente pra mim.
Pra você que reclama da rotina eu vou dizer uma coisa: ruim não é a rotina, ruim é acordar um belo dia e se dá conta de que o que você chamava de rotina se transformou em saudade.
Sair da rotina, aumenta a criatividade, aumenta a adrenalina, e faz a gente sair da zona de conforto ( que nos impede de melhorar, e de viver estável mente, já que estar estável toda hora, pode causar instabilidade, é, não faz sentido mas é verdade)
O maior desafio do ser humano é sair da rotina! Recomeçar é algo muito difícil, que só quem tem muita fé e força de vontade é capaz de fazer.
"Através da escolha consciente é necessário incluir hábitos e metas saudáveis à nossa rotina. É necessário contemplar no dia a dia, os diversos aspectos que nos fazem funcionar equilibradamente".
"Diante da rotina, devemos deixar de vivê-la para ter uma vida diferente? Devemos deixar o trabalho porque esse tornou-se um fardo e todos os dias repetições? Devemos deixar as pessoas com quem nos relacionamos todos os dias?"
Acordo sozinho. Leio e escrevo sozinho. Fumo sozinho. É uma rotina pacífica, silenciosa e amarga. Ainda não me decidi se isso é ser livre. Estou em dúvidas. Essa liberdade tem um gosto terrível de solidão e tristeza.
"Enquanto a rotina nos convida ao estresse, encontrar momentos de refúgio entre amigos, e gozar o descanso prazeroso de uma boa prosa e o contato humano que nos alimenta a alma e o coração, é um dos pequenos segredos que detém as chaves desses instantes amenos de felicidade."
Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas
Poeta da Madrugada
Após o cansaço da rotina do dia
O poeta descansa sua cabeça na relva macia.
Sob o céu estrelado, contempla o universo intocável, sentindo como estivesse lá.
Um alívio percorre seu corpo e lentamente vai entendendo que faz parte de toda essa bela criação.
Uma chuva de estrela ele imagina, ao perceber que uma delas caiu ofuscando seu olhar.
Fecha os olhos e sente seu corpo flutuando, ao entrar num sono tranquilo.
E nem percebeu que sua alma descansou de toda labuta.
Então, nasce um poema na sua mente.
Estar ao seu lado se tornou minha melhor rotina. Espero que isso nunca acabe. Essa sensação de ser perfeito em meio a tantos erros.
Poema- Repetitivo
A algum tempo a rotina tem de se torna tão repetitiva
As mesmas pessoas
As mesmas coisas
Afinal a mesma rotina
A poesia tem sido minha mente
E meu coração, bombeando sangue e energia
Para todo meu corpo, sistema ,e cada molécula existente.
Escrevendo e lendo como uma borboleta
E apenas vivendo como um ser selvagem
Um ser selvagem capturado pelos homens
Feito de distração para meros idiotas
Que indenizam para ver treinamentos imposto por eles
Que acham que o ser está feliz e tendo do bom
Quando na verdade estão só se acostumando com a situação
Situação de não ter liberdade
Não ter vida
Tratamento digno
E nem se quer sono bom
O tédio tem tomado conta de mim
Já não sei o que fazer
A rotina me mata aos poucos
Não há nem lagrimas mais pra derramar
Demorei pra perceber mas vi,
vi que nem sempre vou estar bem
e nem sempre mal.
Tudo passa não é essa a teoria?
A vida é assim tudo vai, vem e passa
É o ciclo
Ir e Vir
Mais um dia comum na minha rotina de todos os sábados. Levanto-me, tomo um café sem leite e pouco açúcar e uma fruta leve. Hora de correr. Percorro o meu caminho diário fazendo voltas, correr é sempre bom. Vejo as lojas abrindo durante o meu percurso, ainda é bem cedo. Pessoas se aprontando para ir ao trabalho, sobreviver mais um dia cansativo em um local que quase sempre é desagradável em um fim de semana, as pessoas só queriam estar em suas casas, aproveitando a família.
Após algumas voltas já está na hora de retornar. Dessa vez volto caminhando, não há motivos para me apressar. Aprecio a rua e o cheiro de café quentinho no ar. Algo chama a minha atenção, logo à frente uma senhora com muitas sacolas na mão, ela parece não aguentar, corro em sua direção e ofereço-lhe ajuda:
- Oi, posso ajudar a senhora? - Ela me olha com um certo brilho no olhar, parece surpresa, acredito que neste mundo há poucos que queiram ajudar. Mas se estou aqui, vejo como minha obrigação tentar fazer do mundo um lugar um pouco mais gentil. Ela me responde olhando nos meus olhos:
- Vou aceitar sua ajuda, jovem rapaz. Minhas mãos já não aguentam mais…
Continuamos a caminhar e percebo a felicidade da senhora com um simples gesto. Penso que o mundo poderia ser mais gentil. E uma simples ação muda uma manhã… Ela me conta sorridente sobre o que estava a planejar:
- Comprei quiabo, verduras, carne… quero preparar um almoço para meus filhos que estão a chegar. Obrigado, meu rapaz. - Sorridente, respondo:
O almoço será bom, fico feliz por ajudar.
- Aqui, chegamos. - Ela pausa, olha-me novamente como se estivesse fotografando o meu rosto, e ao entregar-lhe novamente as suas sacolas, ela me diz:
- Que Deus te abençoe, meu jovem. - Sinto-me feliz, sinto-me realizado. E a sinceridade do agradecimento já torna o meu dia melhor.
- Amém, querida senhora. Tchau - Me despeço com um aperto de mão.
Retorno a minha caminhada, a casa já está próxima. Cheguei. Agora posso respirar e descansar.
Certo dia enquanto eu voltava para casa, olhei a chuva pela janela em meio as esperas da rotina. As gotas escorriam pelo vidro sincronizadas com aquela romântica canção que através do tempo eu ouvia. Olhar os pingos que corriam por aquela superfície vitral, era como contar as batidas do meu coração preso no seu grande abraço fraternal. Eu olhava pela janela enquanto seguia seco para um destino do outro lado da cidade, mas de modo poético a chuva parecia derramar a minha aguda dor de saudade. O silêncio reina lá fora, eu só ouço a nossa canção. Próximo do destino dessa poesia eu volto para sua direção. No fim, a janela totalmente embaçada, em tom de partida, sua declaração escrevia. Cada gota se fez um ponto... enquanto meu coração derretia.
