Retrato de Velho
O VELHO MOÇO.
Não deixo de ser criança por que cresci, por meus cabelos embranquecerem, por minha pele enrugar ou minha vós enfraquecer, pois uma vez sendo criança, jamais se esquece o doce sabor dessa passagem maravilhosa em qualquer vida.
Deixo de ser criança quando esqueço de brincar, quando troco a inocência pela ignorância, quando deixo apagar o fogo da esperança outrora fluindo dentro do meu ser, deixo de ser criança quando deixo de sonhar e exigir o mundo inteiro aos meus pés dentro de um segundo, quando passo a acreditar que me tornei velho pela força do tempo e não pela minhas desistências e fracassos colecionados ao longo desse meu caminhar, enfim, quando um dia eu deixar de me agachar e brincar com uma criança estranha por acreditar que isso me ridicularizaria, então nessa hora é chegada a hora de parar, pensar, fazer um esforço e sorrir reconhecendo que me tornei um velho, talvez, aos 25 ou 30 anos.
Falam de voto certo, argumento velho, vira folha
Isso se chama falsa liberdade de escolha
Em caminhos distintos, cada um segue sozinho
Mas você vira esquina e estão no mesmo caminho
Invista em você:
Não deixe de aprender só porque você está fora da escola. Você nunca é velho demais para aprender. Vá para a sua biblioteca local para ganhar mais conhecimento. É um ótimo lugar para relaxar, reunir pensamentos, e se concentrar em estudar. Se você tem algum tempo livre, leve um livro para o parque ou para em um restaurante familiar. Tudo ajuda na construção de uma mente melhor, mais nítida, e melhora a sua atitude.
Quando a morte vier me visitar,
Me permita o regalo Patrão Velho,
De morrer sobre o lombo desses cavalos!
“Um café quente e um pouco de nostalgia para essa noite fria ,acompanhada com um velho cobertor que estava guardado na ultima estante do meu querido sótão que conserva lembranças dos meus dias felizes que tive no verão passado , com o anjo que tinha o sorriso arrebatador que quando encontrava-o meus olhos se tornavam incandescentes , sua boca rósea aumentava o meu desejo de toca-la , seus cabelos pretos como a noite sem estrelas esvoaçava-se ao vento , deixando tudo tão natural . Na ultima noite do verão , avistei seus lindos lábios , em meio da sua barba pra fazer que dava um charme a mais , aquela visão registrei pra nunca mais esquecer ,até hoje tenho essas marcas aqui em meu sótão onde venho nas noites visitar e reviver o meu encontro com o anjo ,apesar de ter sido distante , sentir o seu corpo no meu ,me aquecendo como esse café quente e o velho cobertor.”
Sinto saudade de você que foi um velho amor, talvez não seja saudade, seja necessidade de viver tudo outra vez.
Escorada num velho troco de bapeba, eu deixo o olhar acompanhar o desenho das nuvens________ o que vem lá?! A chuva talvez...
Me pergunto: que gosto tem essa chuva que traz em seu bojo o cheiro da "bosta fresca" dos bois?!
...E foi quando voltei a sentir aquele velho amargo, e aquela antiga voz sussurrando na mente "Eu te avisei" baixar a guarda! conta os dias! apreciar o cheiro! segurar a mão... minha mente apavorada com os traumas da vida insistia em me avisar "NÃO APOSTA TODAS SUAS FICHAS" mas no desafio de querer novamente mostrar que ainda estava no comando, desobedeci todas as ordens, e mergulhei em um lago onde não tinha folego para ir tão fundo e meus pulmões que era antes cheio de ar, inundou-se de uma agonia desesperadora, e o fundo do lago esperava minha lenta e inevitável caída.
O velho Chico
O velho Chico
Observa da varanda
Patos e galinhas
Correndo em seu quintal
Sem se preocupar
Com o tempo a passar
Seu olhar vagueia sem fixar
Em ponto algum
Ou fixado num outro lugar
Que mais ninguém pode enxergar
Além do velho Chico
Sentado na varanda
O velho Chico
Nem tão velho assim
Se deixando envelhecer
Da tristeza que a alma
Insiste em demonstrar
No seu olhar
O mato cresce em volta
Mas ele parece não perceber
Continua olhando da varanda
Como se esperasse por alguém
Que não vai mais chegar
Para alegrar o seu olhar
(Nane-28/11/2014)
O velho mestre chinês disse: ``Não faça nada que o efeito seja destrutivo´´ pois a vida em suas voltas te põe frente ao delito onde ou tu resolve ou ele incorpora a ti. Pense sempre que oque vai volta.
Curtição
Às estrelas desta constelação; entrelaço aos laços o meu velho coração de aço, embora, agora jaz fraco pela idade, porém, repleto de felicidade, mas esse não é o fato. “Aço, somente para que a minha mente não venha perder o traço-contente ao tentar ser diferente”. Satisfeito pelo amorável jeito afável de curtirem nossas mensagens. Com certeza apenas cumpro esta missão sem menosprezar o que reza o meu frágil coração lento, mas de pensamento ágil, e aos ditos da musa intrusa a ditar sua emoção profusa.
Obrigado, meus amigos dos quais me faço afiliado, e afiliado à querida musa cuja mensagem a faz difusa. Curtição é amar com a inocente intenção a qual traz à gente crente uma boa direção diferente ao toque da criação.
Obrigado, meus irmãos amados.
Fácil é amar um rosto jovial e belo. Difícil é amar um rosto enrugado e velho.
Fácil é amar um corpo esguio e formoso. Difícil é amar um corpo que não se sustenta por si só.
Case-se com alguém que tolere seus defeitos, pois tolerar as qualidades é fácil demais.
Case-se com alguém que tenha respeito e consideração por crianças e idosos, pois se esta pessoa não tiver zelo pelas crianças consequentemente não cuidará da sua prole, e se não tiver apreço pelos idosos não te tolerará na sua velhice.
Case-se com alguém que pergunte sempre sobre você, e primeiramente preocupa-se em dizer: “Como você está?”
Pois casar-se com alguém que se importa unicamente consigo e que somente diz “eu estou”, jamais se importará com você nos momentos difíceis que a vida te reservar.
Ame alguém que respeite a sua família como se fosse dele (a), pois se não respeitar a sua família, como essa pessoa poderá ser capaz de respeitar a família que vocês formarem juntos?
E, for fim, prefira estar ao lado de alguém que escolheu estar ao seu lado quando poderia estar em qualquer outro lugar, ou ao lado de qualquer outra pessoa.
Uma certa vez um senhor muito velho me perguntou " o que você quer ser quando crescer?"
E eu o respondi " quero ser rico"
E ele fazendo um sinal negativo com a cabeça me perguntando porque eu queria isso?
hoje eu o entendo, nem todo dinheiro do mundo fara o homem que tenha caráter se sentir bem, hoje entendo que basta te amor no coração.
hoje sinto um vazio imenso no coração porque sempre procurei por coisas erradas na vida, não espero mais nada da vida , apenas vou viver e ver no que vai da.
Oque você acha?
Calma, velho amigo se a sua vida não está boa, imagine a de quem tem que enfrentar filas enormes e problemas de saúde e financeiro. Você reclama que sente dor aqui, dor ali, e que não tem mais paciência, e que tudo anda barulhento e corrido.
Posso lhe assegurar que existem problemas maiores.
Esse era eu aconselhando um velho amigo que adorava lastimar por algo solucionável, se é que existe esta palavra. Mas oque fazer com alguém que só sabia lamuriar-se? Bom a dica eu dei cabe a ele administrar ou não.
Existem pessoas que sonham com gênio da lâmpada, fada madrinha ou com o pais de Alice, onde tudo sai conforme o script, e a vida é mais que 2+2 se é que você me entende? Muitos parecem está no piloto automático querendo só o bom e o melhor. E eu avisei, não é meu Brother?. Desde pequeno escutei que o buraco sempre foi mais em baixo. Não adianta querer só desfrutar, tem que malhar bastante antes do ato se encerrar.
Há os que preferem ficar como esse velho amigo, mas há também os que vão a luta logo cedo, nem esperam o sol raiar já estão batendo martelo por ai. E pra estes não sobra tempo para ficar lamentando-se ou brigando com a vida ou com deus. Pra estes bato palmas são seres em evolução e de evolução. Agora os outros que só se lamentam, eu lamento, que eles morreram em vida antes mesmo da velha morte os abater. Fé caro amigo viver é só um recomeço de tantas batalhas que temos que enfrentar. Paz pra sorrir...
"Cara, Você quis ela.. abriu mão de tudo pra ter ela, batalhou tanto tempo por ela. Velho, na boa, ela tá na sua e você sabe, você sabe sim! Na verdade, ela sempre esteve, só que tinha medo e não deixava transparecer esse tal medo no jeito marrento dela de ser, mas mesmo assim ela confiou em você, ela se confiou a você parceiro! Deixa ela ir embora não, não deixa ela escapar, faz teu esforço valer a pena! Você se amarra nessa garota problema e ela se amarra no seu jeito de ser. Está escrito quando vocês se olham e até quando falam um do outro!"
Garoto pobre da zona sul,
de roupa e alma rasgada
tecia seu verso, incerto
em seu velho caderno azul.
O telhado tinha uma goteira,
o madeirite tinha uma fresta,
Pela fresta assistia o universo,
A lua, as estrelas, que linda festa.
O dinheiro que o pai trazia,
dava pro pão, mas faltava pra vida.
A mãe dizia menino larga esse caderno
que isso não dá futuro, só ferida.
O garoto da favela nunca esqueceu a viela,
o povo, a dor, a sirene e o caderno.
Foi pro mundo muito cedo,
comprou um livro, vestiu um terno.
Nunca contestou as palavras
afiadas de sua querida mãe.
Desobedeceu ela até o fim da vida.
Em seu jazigo um poema:
Morreu o poeta da viela,
Venha estrela e venha lua,
espiar por entre a fresta.
Venham cear nessa rua,
Chorar a morte, fazer uma festa.
Cantar seus versos, contar seu amor
Fazer com que saibam que poetas
também nascem do calor da favela.
Roney Rodrigues em "Poeta da Viela"
