Renato Russo Poemas sobre a Vida
Sobre as dores do coração!
É possível ficar longe delas? Não! Claro que não!
Somos seres humanos, carne, osso, sentimento, em fim, nos apegamos e criamos expectativas inexistentes no coração do ser amado.
Quem de nós não sonhou com uma vida repleta de felicidade? Sem queixas e restrições? Pois é! O erro não está no outro, está dentro de nós , que exigimos da outra pessoa, aquilo que nem nós mesmos poderíamos dar. É bem possível que você, que está lendo, diga, eu posso! Mais eu digo à você que não!
Ninguém pode deixar de viver a própria vida para tomar para si, a vida de outrem.
Pensem, reflitam, refaçam o caminho.
Varal De Sonhos!
Aqui...!
Estendidos sobre
um por do sol.
Sonhos descansam.
Quaram.
Serenam,
e orvalham.
Num varal de
encantamento e beleza.
Porque aqui...
É permitido construir,
varais de sonhos.
Onde se pode expor,
as melhores emoções!
O que me envolve é imensa saudade
que ecoa na acústica do Tempo
falando à alma - sobre a viagem interminável
através das inúmeras esferas que se intercalam
e se interligam mantando-se presentes
na memória em constante vibração.
APENAS CAMINHE, NÃO IMPORTA PARA ONDE,
MAS SE PRECISAR..
CAMINHE SOBRE AS ONDAS...
CAMINHE SOB AS NUVENS...
VOE!
..
DE INVÍDIA (SOBRE A INVEJA)
Todos os seres humanos nasceram para exercer alguma atividade. Ricos ou pobres, quando por longo tempo inativos, não apenas caem em vícios, como também adoecem, física e mentalmente. Sejam aqueles mais aptos a trabalhar com o raciocínio ou com os braços (em alguns casos, com ambos), todos devem ser ativos e ir em busca do que almejam. Jamais devem se esconder sob pretensos privilégios, desculpas esfarrapadas ou reações pseudo-moralistas. Devem agir. Sem demora. O tempo urge e ruge, muitas vezes.
(Ebrael Shaddai, 02/02/2015, disponível em: http://wp.me/pwUpj-2es)
ANÔNIMO GIGANTE
O granizo cai impiedoso
Sobre o telhado de vidro,
Que não reclama, pois não ama.
O ideal não resiste à chuva
De fogo e cinzas, que incinera
A presa e a fera de grande fama.
Poemas são pedidos em garrafas,
Metidos, dobrados, rasgados,
Sobre o peito, sobre a cama.
Vem de dentro do peito
O pedido daquele poema:
Que a chuva, a qual espera
Que a fera lacerada
Descanse, fatigada,
Desça e renove a lama
Desta alma perdida
Que não ama.
Sem opiniões, por favor.
"Só aceito opiniões sobre a minha maneira de ser de pessoas que, pelo menos, passaram pela minha vida. Não aceito opiniões de quem não conheço. E quem não conheço, para mim não existe."
minhas lagrimas caíram sobre teu tumulo
tentei viver mais não possível,
meu desespero nunca acabar
pois te amo tanto que vida não importa mais.
Empenhado, ao lado do tempo tecer
poesias sobre um amor caprichoso,
Que, momentos o tentam convencer,
Seguro da emoção o moço,
puxar no peito um ar viscoso
pois a tristeza encarnar em seu ser.
Dedicado e aplicado o bom moço
cresce e repensa tudo
Agitado, feito vara verde tem um impulso,
saca da imaginação recurso,
e se poem a dominar a paixão
sem nenhuma confusão e com pulso
do amago da alma diz então,
não insisto, mas não desisto,
pois o coração,
completa a razão
o amor, em arte se torna
e a teia, em pão.
tudo pra dizer ao tempo e a menina
Que mesmo que a hora o exima
aceita o desafio intrico da ideia
e decide melhorar a quimera
e acreditar que nada é em vão
aceita o sentimento que repelia
e faz dessa e de outra poesia
um céu palpitando como um coração
sem pusilânime fica atrevido
preferida é a alegria
e predileta a canção sem ilusão
Salmo 87
1 O Senhor edificou sua cidade sobre o monte santo;
2 ele ama as portas de Sião mais do que qualquer outro lugar de Jacó.
3 Coisas gloriosas são ditas de ti, ó cidade de Deus!
4 "Entre os que me reconhecem incluirei Raabe e Babilônia, além da Filístia, de Tiro, e também da Etiópia, como se tivessem nascido em Sião."
5 De fato, acerca de Sião se dirá: "Todos estes nasceram em Sião, e o próprio Altíssimo a estabelecerá".
6 O Senhor escreverá no registro dos povos: "Este nasceu ali".
7 Com danças e cânticos, dirão: "Em Sião estão as nossas origens!"
sei que ainda estou sobre uma corda bamba
mas aos poucos vou me equilibrando
e mesmo que seja torta a corda
aos poucos vou alinhando.
Salmo 99
1 O Senhor reina! As nações tremem! O seu trono está sobre os querubins! Abala-se a terra!
2 Grande é o Senhor em Sião; ele é exaltado acima de todas as nações!
3 Seja louvado o teu grande e temível nome, que é santo.
4 Rei poderoso, amigo da justiça! Estabeleceste a equidade e fizeste em Jacó o que é direito e justo.
5 Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés.
Ele é santo!
6 Moisés e Arão estavam entre os seus sacerdotes, Samuel, entre os que invocavam o seu nome; eles clamavam pelo Senhor, e ele lhes respondia.
7 Falava-lhes da coluna de nuvem, e eles obedeciam aos seus mandamentos
e aos decretos que ele lhes dava.
8 Tu lhes respondeste, Senhor, nosso Deus; para eles, tu eras um Deus perdoador, embora os tenhas castigado por suas rebeliões.
9 Exaltem o Senhor,o nosso Deus; prostrem-se, voltados para o seu santo monte,
porque o Senhor, o nosso Deus, é santo.
E a pergunta é: Por que fingimos tanto sobre o amor?
Quer dizer, por que dizemos que amamos quando na verdade só estamos ao lado de uma pessoa por lazer, distração? Declarações de amor vemos todos os dias, se não vemos, ouvimos na fila do banco, na estação de trem, no telefone ao lado de qualquer um por aí. Quem me garante que o casal ali sentado no banco da praça, com sorrisos lindos, olhos cheios de brilho, beijos insaciantes, não estão querendo apenas tapar o sol com a peneira?
Tentando apenas disfarçar seus gostos, tentando apenas ver no que é que vai dar. É isso que fazemos sempre. Nos conformamos.
Se não for o sorriso, o beijo, a cor do cabelo, ah... pelo amor de Deus, terá algo nele que me fará feliz, terá algo nela que me seduzirá. Perdoem- me mas, a maioria desses amores não passam de utilização de corpos, de tempo, de atrapalhação à vida alheia. Não entendo por que, se era tanto amor, de uma hora pra outra acabou. Por que de uma hora pra outra os defeitos se tornaram maiores? Tantas perguntas.
Mas, de uma coisa eu tenho certeza, se é amor não vai se acabar. Vai ter briga sim, chateações... Piorou. Mas sempre existirá uma força maior, sempre existirá cumplicidade. Amor verdadeiro é isso, continuar mesmo não tendo certeza de nada.
Vamos amar sim, mas vamos provar primeiro, vamos dizer que amamos sim, mas vamos ser verdadeiros.
Então me diz você, Porque fingimos tanto sobre o amor?
Como um raio estrondoso...
Você dança sobre minha mente
Empurra-me e me puxa nesta louca saudade
Faz barulho na minha cabeça com assiduidade,
Rezei minha Ave Maria !
Cantei com orgulho, meu hino Nacional !
As sobras do amor dançaram sobre mim
Num longo e consciente caminho irracional
Sobre os relacionamentos interpessoais...
Vejo como um sinal de bom senso nunca compactuar com pessoas pouco confiáveis. Claro, não é preciso agredi-las, basta distanciar-se ou dar sinais inequívocos da inexistência de intimidade. Desconfie dos que afagam, elogiam, bajulam,desdenham, ou a todos criticam, sempre aproveitando qualquer chance para contar histórias, fofocas e mazelas sobre amigos comuns. Obviamente na primeira oportunidade, farão o mesmo com você.
ARTE DA ESCRITA
Escrever é uma expressão humana
Sobre aquilo que nunca se teve
E talvez, sobre o que nunca se terá
É manipular, influenciar e modificar
Escrever é explorar a magia
Manifestada em fantásticas descrições
Uma forma de esquizofrenia
Que é aceite socialmente.
É um resignar-se ao mundo ilusório
Onde invade a realidade.
Escrever é viver
É sentir a liberdade tantas vezes desejada
Sonhar com ou sem violação da própria vida.
É uma forma de falar sem ser interrompido.
Onde as palavras, as letras, tantas vezes
Ganham vida própria, uma vez que são impressas
Escrevendo descreve-se enquanto arte
Afinal escrever é emprestar as nossas mãos
Para que os nossos sonhos possam falar em liberdade.
Sobre girassóis clandestinos e borboletas sem asas
No quintal dos nossos sonhos, plantamos o que quisermos. Nos meus, moram girassóis clandestinos. São nascidos de sementes especiais que lhes dão o poder de olhar para onde haja luz. Mas, ao contrário do esperado, eles miram para as mais diversas direções. Brilham ao ficar frente a frente com um parceiro, reluzem ao perceber seus próprios movimentos suaves, sorriem para o sol, mas também vibram para a lua.
No quintal dos meus sonhos, moram borboletas sem asas. Elas não têm asas porque sabem que sensibilidade pede casulo e, após breves momentos de realidade, voltam-se para seus espaços, e crescem, amadurecem, num infinito ciclo evolutivo. Suas asas? Ah, essas estão dentro de si.
Dizem que só as veem quem tem olhar encantado e sabe ver beleza de avesso.
No quintal dos meus sonhos, moram crianças sem idade. Elas sabem que a pureza essencial pede a permanência do próprio sonho. Elas rodopiam em rodas de esperança e jogam amarelinha com o vento.
Não querem crescer, pois crescer mata sonhos. Permanecem brincando, alheias ao mundo que está além do quintal.
E é lá, no quintal dos meus sonhos, onde girassol é clandestino, borboleta não tem asas e criança não quer crescer, que
REFLEXÂO SOBRE CASAMENTO
Maria e João são casados há 16 anos. Os dois são professores da rede de ensino do Município do Rio de Janeiro e vivem felizes e apaixonados... Ganham pouco, mas são realizados na profissão que escolheram. A renda familiar, chega em torno de R$ 3000,00 reais mensais e como todos da classe trabalhadora, eles possuem dezenas de contas a pagar todo santo mês.
Um dia, Maria conversando com Mônica, vizinha e amiga de infância, foi questionada sobre seu casamento, Mônica queria saber a receita de tanta reciprocidade, entrosamento nesses 16 anos... “ela estava realmente curiosa, já havia casado três vezes e não conseguia dá certo com ninguém.” Maria olhou no fundo dos olhos da amiga, nem pensou muito para responder:
__Valorizo e respeito os desejos e sonhos de João, muitas vezes sem entender os porquês, mas aceito da mesma forma aconchegante que aceita os meus. Sou uma mulher extremamente vaidosa e boa parte do meu salário, gasto com sapatos, cintos e bolsas. Tem mês que não dá pra eu me proporcionar nenhum desses mimos, mas eu que tenho que ter essa consciência, João nunca precisou me advertir. Ele curte toda sexta feira com os amigos, após o expediente de trabalho, um happy hour e coleciona carros em miniatura. Antes do casamento João já gostava dessas coisas, casei com ele já sabendo, não é porque não gosto de happy hour e não dizimaria meu dinheiro com carros em miniatura, eu tenha o direito de menosprezar ou criar obstáculos, para que ele ñ faça essas coisas que tanto curte, só porque são desnecessárias pra mim... Mônica, passe a valorizar os desejos e sonhos do seu próximo parceiro, porque são seus sentimentos. Se não fizer isso, o casamento passa ser um fardo ruim e em pouco tempo se destrói. Experimente compreender que conseqüentemente será compreendida também!!!
O HOMEM CAMINHA SÓ OU NÃO
Ditadores de um sonho já muito sombrio
O homem caminha sobre as palavras
Na invisível rotina, que ilumina o caminho
Entre a dolorosa seta que cerca a sua alma
Descansa na sua fé de intocável mundo
Pintou de sangue a sua própria liberdade
Há noite desenhou o céu num manto branco
Nos telhados feitos de saudade ou lamento
Caminha num chão alheio ao seu corpo ferido
Guerreiro que vive já no meio da tempestade
Alquimista quando cai a noite no noturno luar
Ansiosa frente de forma na inesperada poesia
Onde falhou o poeta, o homem que não caminha
No descontentamento, emoção do deslumbramento
Árvore estéril que usou a seiva para fazer-se renascer
Inesperado olhar desajeitado, sem medo, sem barreiras
Ele queria simplesmente um amor, antes que o engolisse a terra.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
