Reforma
O ACENTO!
- A reforma tirou o acento da plateia!
- Pois é... Tem ideia?!
- Também não!
- Não tem ideia?
- Não! Também tiraram o acento dela.
- Ah! Só agora eu entendi... kkkkk
- kkkkkk
Protestantismo sistema religioso, que teve a sua origem, no chamado movimento da "Reforma da igreja". As grandes personagens deste movimento reformista, foram: Martinho Lutero, Zwinglio e Calvino. Com este movimento nunca da parte dos reformadores se pretendeu dar início a uma nova igreja, mas sim reformar a igreja católica romana. A reforma pretendia restaurar os valores do cristianismo primitivo. Segundo os reformadores a igreja estava numa apostasia total. Era necessário mudar a igreja. Desde a idolatria a todo um conjunto de doutrinas místicas e pagãs, assim como a doutrina da "salvação pelas obras", era urgente mudar a igreja. Por sua vez a igreja Romana não aceitou a mudança. Mas ela própria se tentou reformar, com o chamado movimento da contra-reforma: Concílio de Trento, Companhia de Jesus e a Inquisição, que existia desde o século XIII. Como tal apareceram outras igrejas chamadas Protestantes. Entre elas temos: Luteranas, Metodistas, Presbiterianas, Irmãos, Batistas. No século XX, Apareceram as pentecostais, chamadas Assembleias de Deus. A igreja protestante defendia ainda a "salvação pela fé" e a Bíblia como regra de fé. Não aceitava também o "Papa" como líder da igreja. Este movimento teve a sua origem na Alemanha no século XVI, mas logo se estendeu a outros países como a Suíça. Na Inglaterra a igreja, foi a igreja Anglicana. Assim temos uma igreja Protestante como principal oponente a uma igreja Católica cheia de Heresias. Assim temos uma igreja que voltou aos princípios do cristianismo.
" Se emocionar com a vida abnegada e missionária de Jesus e não buscarmos a reforma íntima competente a cada um no dia a dia equivale mantê-lo ainda dentro de nós no trajeto do golgotá à infâmia da cruz. "
REFORMA ÍNTIMA
As pessoas buscam se reformar por fora, já que não percebem que o essencial para ser feliz é reformar-se por dentro, deixar aflorar a alma.
Os Calvinistas canonizaram a Reforma protestante e as confissões de fé de homens secos e vazios. No Brasil quase ninguém fala da contribuição do movimento Anabatista (Atuais Batistas que viviam a fé bíblica e pregavam uma reforma antes da reforma Luterana) e Menno Simons para o cristianismo. Infelizmente caíram na desinformação calvinista de que foi a partir da reforma da primeira geração (Luteranos) e da segunda geração (calvinistas que distorceram as ideias da primeira geração) que a igreja entrou nos trilhos.
“... criação da universidade nova ... De fato a "reforma da universidade" ao concretizar-se, caiu nas mãos das forças conservadoras e contra-revolucionárias no poder. Elas não só esvaziaram a reforma de seu conteúdo democrático e inovador. Castraram-na por completo ... a universidade foi esterilizada politicamente e, diga-se de passagem, com a franca e aberta colaboração de professores e estudantes adeptos ... do regime ditatorial ... O que contribuiu para que ela se convertesse ... na "universidade do silêncio"" - A universidade necessária
ICEBERG
Que, a cada dia, através da reforma íntima, sua beleza interior cresça, permanentemente, sendo visualizada como a ponta de um Iceberg, que humildemente oculta sua grandeza.
Já fomos como boias de isopor, nada além do que é visto.
O evangelho de Jesus é inesgotável fornecedor de bons conteúdos.
"Progredir sempre! Retroceder jamais!" Esta é a lei!
A "reforma" heterodoxa (calvinista) tinha um objetivo diferente da reforma Anabatista e Luterana. Na "reforma" calvinista, Calvino não buscava uma reforma da igreja, ou o retorno a Sã Doutrina como os Anabatistas e Lutero! O desejo de Calvino era adaptar o modelo do papado romano. Calvino tentou mudar o eixo do monopólio da salvação instituído pela igreja católica romana (Em resumo: o Credo, o Pai Nosso, os Dez Mandamentos e os sete sacramentos.) para um modelo determinista e fatalista (Maniqueísta) para dentro do Cristianismo. Como a história mostra, Calvino se tornou uma espécie de papa de Genebra, nos moldes do catolicismo romano. As semelhanças do modelo calvinista com o catolicismo romano são:
1- Monopólio da salvação;
2- São os únicos intérpretes das Escrituras;
3- Semi-canonicidade e observação das fórmulas confessionais;
4- Veneração e defesa cega de líderes calvinistas;
5- Racionalização da fé;
6 - Vida cristã superficial. Marcelo Rissma
Somente com uma reforma no processo eleitoral, incluindo o término da reeleição, o Brasil poderá alcançar mudanças significativas.
Um dia a casa cai; se não cair, precisa de reforma; se não reformou, quem mora nela vai junto: assim é a vida sem a presença de Deus.
A reforma tributária deve favorecer tanto os produtorres quanto os seus consumidores, cuja aprovação deve promover o otimismo pelo trabalho elaborado, produzido e vendido quanto a satisfação daqueles que se tornam satisfeitos pelas suas aquisições pessoais ou empresariais, de modo que o estado interaja com seus respectivos impostos, gerando maiores receitas, investimentos e empregos para a população, tazendo a todos o equilíbrio, integração, a união da democracia e a harmonia sociais.
Ser contra uma reforma agrária justa, legal e pacífica sobre áreas improdutivas, degradadas e abandonadas quando a vocação do país é, em primeira instância, agrária é um tremendo retrocesso.
Na vastidão do campo, entre sulcos e horizontes, a verdadeira reforma agrária se revela não apenas na distribuição de terras, mas na redistribuição do conhecimento sobre a história das sesmarias, da Lei das Terras e das terras devolutas, resgatando a consciência de que a prioridade é devolver à sociedade o que sempre foi dela por direito.
Injustiça, a pobreza, a escravidão, a ignorância - estes podem ser curados por reforma ou revolução. Mas os homens não vivem só pelo combate dos males. Eles vivem por objetivos positivos, individuais e coletivos, uma grande variedade deles, raramente previsíveis, às vezes incompatíveis.
A Reforma protestante colocou a Bíblia na mão do povo, o povo colocou a Bíblia debaixo do braço e lá ficou.
Numa continua reforma
Em busca de harmonia plena
Elevo minha esperança divinamente
Pra livrar do medo que me condena
Digo-vos: É melhor vivenciar novas construções e reconstruções do que continuar incentivando reformas inacabadas!
Na luta pela nossa reforma íntima, nós temos de nos lembrarmos de que é mais importante sermos homens de bem do que parecer ser como dizia o filósofo Sócrates, pois, podemos enganar os homens, mas não a Deus.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp