Rebanho
O pastor pode até tocar o rebanho, mas somente cada ovelha do rebanho, com sua fé poderá tocar o céu
"Quem vai á pesca?
Há que ter vontade de seguir, sem ser atrás de um rebanho. Não somos ovelhas nem gado bovino. Há que saber ser-se gente e assumir-se como tal ...porque o reino animal está cheio de cardumes, messias, falsos profetas,linguados, carapaus de corrida e uma diversidade infinita de atuns."
... a expressão
'rebanho' lavrada nas
escrituras sagradas, refere-se
a uma sensata comunhão de haveres
éticos e firme postura em que cada
Ser contribuirá com aquilo que já
alcança; sirva como um elemento motivador acolhendo a todos,
estejam eles onde
estiverem!
"Quando um lobo ataca o rebanho de ovelhas, é abatido pelo pastor, mas quando ele se fantasia de ovelha, se a ovelha não avisar o pastor, ela será abatida pelo lobo."
O rebanho de nuvens
deu licença às letras
que brilham no céu,
a busca por um amor
que seja feito de mel
invade como oceano
a penetrar nas areias
como contos de sereias.
A coragem de ficar
nesta noite de luar,
e dela não mais sair
à espera do amor
derradeiro vir buscar
ou de fato encontrar
as delícias do paraíso.
A peregrina distraída
ainda acredita que
deverá atravessar
galáxias, que o amor
se encontra em exílio
ou não é mais possível;
só sei que quando surgir
haverá de ser incrível...
Caiu a noite e o rebanho
de estrelas irá se encontrar
serenamente no esplêndido
caravansário do Hemisfério Sul,
Sobre as nossas cabeças ingênuas
ainda pesa a ingenuidade
de muitos que não reconhecem
os dez caminhos para saber
como lidar com o Deus da Morte,
Tenho o espírito de tentativa
mesmo com o tempo correndo rápido,
Flores nas mãos, olhar desconfiado,
o coração desarmado e o corvo mensageiro etéreo repousado
no meu braço tentando
me guiar mantendo
o meu espírito determinado.
A aurora vespertina
quando tinge o rebanho
das ovelhas de algodão-doce
sobre a amada Rodeio
e o nosso Pico do Montanhão
oferece um momento
de encher os olhos e o coração
muito além deste tempo
que ninguém mais presta atenção.
A comunidade é uma coisa muito bela. Mas o que vemos florescer agora não é a verdadeira comunidade. (…) O que hoje existe é simplesmente o rebanho. Os homens se unem porque têm medo uns dos outros e cada um se refugia entre seus iguais: rebanho de patrões, rebanho de operários, rebanho dos intelectuais…E por que tem medo? Só se tem medo quando não se está de acordo consigo mesmo.
Do que vejo nada estranho ante as almas que se sentem sós, e a liberdade perdeu o tamanho no pronome do rebanho que existe em nós.
Eu
Eu nunca guardei flores
Embora fosse como se as guardasse
Minha vida flutua como as asas
Voa no céu e na imaginação
E anda no coração das estações para observar e para amar
Apenas o sentimento do coração tem brilho
e tenta comunicar-se com qualquer cor
Embora ela sinta vida... como um pôr-do-sol, que é sua existência,
sempre esfria ao lado da planície
e me diz, como se fosse um sol quente,
Que o meu mar é uma janela.
(Inspirado, sem saber, em "O Guardador de Rebanhos" - Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)
O homem é um animal gregário. Político, dizia Aristóteles, ou seja, membro da cidade. Mas não só da cidade - de todas as greis espontâneas ou artificiais, estáveis ou precárias, onde quer que se encontre. Não pode suportar a ideia de estar só consigo, - quer ser unidade e não individualidade. Tem necessidade de se sentir cotovelo com cotovelo, pele com pele, no calor de uma multidão, ligado, seguro, uniforme, conforme. Se o leão anda só, em nós predomina o instinto ovino, do rebanho - os próprios individualistas, para afirmar o seu individualismo, congregam-se: sempre segundo a prática ovina".
(Relatório sobre os homens)
O homem, quando só, sente-se incompleto - tem medo. Opor-se à grei significa separar-se, permanecer só, morrer. Os conceitos do bem e do mal nascem da necessidade de convivência. É bem o que aproveita ao grupo, mal o que o prejudica ou não beneficia. O rebanho não quer que cada ovelha pense demasiado em si, e como a privilegiada é a que obtém a boa opinião das outras, vê-se forçada, ainda que contra os seus gostos e interesses, a agir no sentido do bem supremo do rebanho. Há que pagar, com a castração da personalidade, a segurança contra o medo.
(Relatório sobre os homens)
Ser cristão é feio, ser muçulmano é feio, ser hindu é feio. Todo ser humano tem que ser ele mesmo, apenas ele mesmo, simplesmente ele mesmo. E deve se
lembrar que está assumindo um grande risco quando declara que é simplesmente ele mesmo. Não pertence a nenhuma multidão, a nenhum rebanho. Estes são todos rebanhos: hindus, muçulmanos, cristãos, comunistas. Ele, por sua vez, está se declarando como indivíduo, sabendo perfeitamente bem que é arriscado. A multidão pode não perdoá-lo em absoluto, mas é belo assumir o risco de seguir em frente a cada passo perigoso. Quanto mais perigosamente se vive, mais se vive. E é possível viver toda a eternidade, em um único momento, para aquele que está pronto para viver na totalidade, arriscando a tudo e a todos."
Osho, in O Livro dos Homens
O pastor pode até ter um bom coração e ser uma boa pessoa mas se cerca de ovelhas ruins, perversas e preguiçosas, nunca deste rebanho resultará em uma boa lã e um bom leite. Dito isto, o inferno publico brasileiro está repleto de grandes lideres políticos com as melhores e boas intenções.
O que é preciso combater são os líderes dos partidos. Eles são como lobos famintos que precisam, para viver, de um rebanho de ovelhas. Veja, por exemplo, Hovstad e Aslaksen: quantas ovelhas eles devoram. Eles se alimentam da boa-fé das pessoas ...
(Um inimigo do povo)
Um maestro sem batuta pode reger uma orquestra, mas um pastor sem o seu cajado não consegue tocar o seu rebanho.
Estive pensando sobre a visão da Jéssica Rey sobre o biquíni e sobre como hoje em dia o errado se tornou o certo e o certo se tornou o errado.
Quem foi que ditou as regras da sociedade atual?
Elas podem não estar escritas mas são explícitas nas palavras e no olhar de rejeição das pessoas quando você vai contra o "normal" delas.
É a famosa e velha história da ovelha e do rebanho. Se o rebanho vai para direita, lá vai a ovelha para a direita. Se o rebanho vai para esquerda, lá vai a ovelha para a esquerda. Ninguém segue a minoria.
Onde está escrito que só porque irei me banhar em local publico devo ir seminua, com todos os contornos do meu corpo bem a mostra para DESCONHECIDOS? No MEU manual de vida não está! Aliás, nele diz que eu devo ser SANTA como Santo é o meu Senhor. Isso quer dizer separada. Isso quer dizer que eu devo ir na contramão de toda manada, de todo rebanho, por mais que batam em mim, zombem de mim e me repreendam, eu devo ir na contramão e seguir a direção que a minha fé me mandar seguir.
Quantos nesse mundo costumam dizer "eu faço o que meu coração me manda fazer", então por que nós cristãos não tomamos posse da mesma coragem para o BEM dizendo: "eu faço o que a minha FÉ manda!"
Quando olhamos a sociedade tradicional e a sociedade atual vemos entre elas um grande abismo de transformações. Com o passar do tempo, não tenho medo em afirmar que o homem se afastou ainda mais de Deus e passou a teme-Lo menos ainda e ser indiferente ao Criador.
Então, pense comigo: qual tipo de ser humano estava mais próximo de Deus, o do passado ou o de hoje em dia?
"O mundo jaz do maligno." Essa é a razão das inúmeras transformações na sociedade. Das coisas mais simples, que sempre dizemos "não ter nada a ver" até as mais sérias... Satanás se infiltrou na sociedade de forma sorrateira e por sinal eficaz, transformando pensamentos e visões tradicionais. Para isso, ele precisou usar pessoas ousadas, que teimassem em expor suas opiniões diferentes ao rebanho e assim "revolucionar a sociedade".
Se satanás precisou usar pessoas ousadas, você acha que Deus poderá contar com os tímidos? Meu caro, NINGUÉM pode contar com os tímidos! Eles são fracos e receosos demais para revolucionar alguma coisa - seja para o bem ou para o mal!
Jesus é forte e corajoso. Devemos ser como Ele é. Deus conta com os fortes e corajosos. Jesus marcou a História da Humanidade, revolucionou a história da fé e ainda deixou para nós o PODER de fazer o que Ele fez e mais!
Devemos ser fortes e corajosos para dizer NÃO ao caminho errado do rebanho e seguir a nossa fé, fé que nos curou, libertou e salvou.
