Poesias sobre Pássaros
PRESO NO PARAÍSO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
O passarinho está livre na gaiola. Mas está preso... na gaiola. Está livre do gato e do gavião. Do sol... da chuva. Livre até de ser preso em outra gaiola. Livre da liberdade.
Tem alpiste, água e remédio. Tem um senhor... um senhor que lhe dá o alpiste, a água, o remédio e a garantia de que o gato, o gavião, a chuva e o sol não o pegarão... muito menos a liberdade o pegará.
E o passarinho canta. Canta para o seu dono e senhor, que além de prover suas necessidades, garantir o socorro e as libertações, ainda lhe dá o direito de olhar o mundo e sentir o ar, mesmo sem poder explorá-los... avançar os limites das permissões espremidas. Ele apenas olha, e sabe que deve agradecer por tudo, esse tudo-nada, para não ofender seu dono e senhor, que sempre sabe o que é bom.
Hoje, o passarinho entende que esse é seu livre arbítrio. Não é livre... nem é arbítrio. Mesmo assim é seu livre arbítrio, depois do medo que aprendeu a ter das consequências de não ter medo. De ser livre. Ter arbítrio. Correr os riscos de ser quem é por natureza ou pelo pecado original de haver nascido.
Essa é a sua casa. Seu mundo; seu habitat. Sua prisão no paraíso... longe do seu ninho. A gaiola é o templo... a igreja do passarinho.
Andar de Passarinho
Tenho um
nariz que
enxerga lá
longe.
E tenho
olhos que
sempre cheiram
a terra molhada.
Perdoe-me não poder viajar
contigo de avião.
É que preciso andar de ônibus
para conseguir escrever
porque, enquanto o ônibus corre
as árvores passam
e o pássaro que sou eu
permanece parado em vôos...
Mas não se preocupe, eu não vou a pé.
Voou andando...
Irmão...
És a fonte renovadora, que fomenta a vida, és nobre "pássaro" que voa, leve sobre o vasto horizonte...Cala-te ó pobre criatura...Não vês o colo que te acolhes, o berço que te sustentas, o braço que te ergues?
Não te dás conta? Sois a fortaleza dos fracos, a cura para os doentes, sois o próprio mal dizimado, em virtude do grande bem que prospera...
Canta...Espalha a tua doce "sinfonia", sobre os prados por onde andas...Hoje é "primavera", onde entoam-se lindas canções, entre flores e girassóis, campos e colmeias...
Amparas a quem te precisas, afagas o vosso irmão...Onde verás o amor,
a levantar-se do calvário, e a sair-se vitorioso da mais plena escuridão...Como uma réstia de luz, iluminas a tua estrada, e singelamente, derramas sobre o mundo, pobre e desenganado,
A tua rica e promissora semente...
Minha casa tem uma árvore
Onde canta os canarinhos
Os pássaros daqui são livres
Pra voar ou pra ficar...
Que possamos ouvir a canção
dos passarinhos
e que a vida floresça a céu aberto,
bela como uma primavera em flor.
Mas não é possível contemplar as flores
ao longo do caminho,
tendo um coração deserto
e vazio de amor.
Nenhum pássaro do mundo,
Onde quer que nasça
Ergue voo sem antes
Laborar sua carcaça
Inda que não seja hoje
Amanhã é o dia da graça.
Versos do meu irmão
Samuel Dantas @soulsirius
É no cantar do passarinho
Que me vem inspiração
O som toca meu coração
Porque é tão pequeninho
Consegue fazer seu ninho
É um ser vivo de valor
Nas asas não cabe dor...
Nesse verso aqui pelejo
EM CADA DETALHE VEJO
O TOQUE DO CRIADOR.
MOTE: LUIS EDUARDO ALVES
Sincronia Perfeita
Os pássaros sobrevoam o céu em uma sincronia perfeita, Assim nós também devemos ser... Em harmonia, voando lado a lado, Enfrentando ventos e tempestades, Sempre unidos, de asas dadas.
A natureza nos ensina com sua beleza, Que juntos somos mais fortes, Encontramos a verdadeira leveza, E nossas almas tornam-se mais serenas.
Que possamos aprender com os pássaros, A importância da união e da harmonia, Para que em nossas vidas haja sempre Amor, paz e alegria.
Em manhã de primavera, ao despertar, Com a cantoria dos pássaros a me embalar, Uma luz sutil atravessou minha janela, Pairando sobre mim, se fez anunciar.
Um novo aprendizado eu iniciaria, E ela, Alice Bailey, me instruiria. O anjo se apresentou com graça e luz, Guiando meus passos com firmeza e paz.
Ela caminha comigo pelas cidades astrais, Mostrando maravilhas que a mente jamais suporia, Revelações além dos olhos mortais, Em passeios e conversas de pura magia.
Na telepatia, a verdade superior se revela, Alice Bailey, minha guia celestial, Nossa conexão transcende o véu, Minha eterna gratidão a esta fada especial.
Quem dera pudesse nesse meu cantar,
Reviver o canto alegre dos pássaros.
Adormecer entre sonhos de criança
E num leve sopro de mãe despertar.
Eu nasci uma
cratera,
sem querer me tornei um
lago,
eu queria ser um
pássaro,
mas os galhos pra mim não tinham
espaço,
fui do repleto ao
escasso,
do sucesso ao
fracasso,
eu sou uma vírgula do que
nasci,
um refrão do que me
tornei
e a continuação do meu
acaso.
Não sufoque !!
Não adote !!!!
Não há dote !!
Ninguém suporta ......
O pássaro é livre para voar ....
Não tolera ser amassado ...
sufocado !!!
Ser empilhado !!!
Nascemos livres, até sem roupa !!
Te imploro.... , não seja louca
!!
Não sufoque
Pois nunca haverá dote
Ligação sem fim ....
Nem por um fim !!!
Não trará algum jasmim !!!!!!
Não sufoque
Não ha dote ....
Claro que não !!!
É ilusão !!
O amor é puro ...
Livre e duradouro !!!!
Não tem ancoradouro !!
Não sufoque .....
Não há dote .....
Nunca terá quem o adote ....
O amor é brejeiro !!!
É sorrateiro ...
Chega e se encosta
Fica... e é maneiro
Quando se ama !!
não se prende !!!
Observe um animal
Solto sem gaiola ...
Olhe a alegria em seu sorriso !!!
Não... Nã use argolas e guizos
!!!!
A menor coisa do mundo é ser livre como um pássaro, que levanta voo a onde quer e na hora que bem entende.
Ser Livre para
pensar
falar
decidir
circular
viajar
amar
sonhar
cantar
dançar
comer
beber
realizar
contra
a favor
justo
honesto
digno
honrado
verdadeiro
voluntario
solidário
legitimo
soberano
isento
alegre
triste
inteligência
ser simplesmente livre, e mais nada...
Respirar
Ao romper da manhã, o galo a cantar,
Os passarinhos ao céu começam a trinar.
O galo gagueja, mas, mesmo assim,
No canto da vida, sinto Deus em mim.
Pela janela, o coqueiro a dançar,
Suas folhas verdes mal querem se mexer.
Serenas, em paz, parecem sussurrar:
“Nas mãos do Criador, tudo é florescer.”
Senhor, eu te agradeço por este momento,
Por ouvir, ver e sentir o teu sopro, o teu vento.
Na natureza perfeita, tua obra reluz,
Na simplicidade, encontro tua luz.
Espírito Santo, vem e habita em meu ser,
Dá-me paz, alegria e o prazer de viver.
Abençoa-me, guarda-me de todo o mal,
De doenças, invejas e de todo o sinal.
Tu és meu Deus, meu eterno amor,
Teu filho sou eu, buscando teu calor.
Obrigado, Senhor, por mais um dia,
Por tua proteção e tua harmonia.
E assim te entrego o meu louvor,
Em cada folha, cada canto, vejo o Criador.
Com o coração grato, ergo minha voz,
Em nome de Jesus, somos todos nós.
Você já imaginou a magia de ouvir a água da chuva caindo no telhado, o suave canto dos pássaros ao amanhecer, ou o sussurro do vento nas árvores? Esses sons, que muitas vezes passam despercebidos, são dádivas que conectam nosso coração ao mundo ao nosso redor. O poder de ouvir vai além do som; ele nos permite sentir a vida, captar emoções, e entender o que palavras não conseguem expressar.
Mas e aqueles que não podem ouvir? Para eles, os sentidos se expandem, e a comunicação ganha novas formas, como a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que é um verdadeiro ato de amor e inclusão. Através dela, o sentir se transforma em gestos, o ouvir se traduz em expressões, e a conversa acontece em um nível profundo, onde as mãos falam e os olhos ouvem.
A importância de sentir, ouvir, e se comunicar em LIBRAS nos ensina que a verdadeira conexão vai além dos sentidos tradicionais. Ela está na vontade de entender, de partilhar, e de se fazer presente na vida do outro, seja por meio dos sons, dos gestos ou dos olhares. Que possamos valorizar cada uma dessas formas de comunicação e lembrar que, no fundo, o mais importante é o laço que criamos com quem amamos.
Codifico uma senha
na hemisférica de mim
passarinho quase etérea pelas voláteis nuvens azuis matizadas ao marfim...
A vaidade causa tola impressão de eternidade
Na verdade nada nos pertence nem é usufruto de infinidade...
Conversas em brasa...
Em tom bem acentuado
O parolar de dois pássaros alados
E entre um beijo e outro
Nos olhos um "eu te amo"
Bem apaixonado ♥
Conversas em brasa...
Em tom bem acentuado
O parolar de dois pássaros alados
E entre um beijo e outro
Nos olhos um "eu te amo"
Bem apaixonado ♥
poeta encantador...
da voz de mel
seresteiro passarinho
aviador do céu
embaixador de Deus
cantor menestrel...
teu grito chega cá num burburinho
teu canto agracia meu viver
apoesia meu dia e meu ser
arrebata minha atenção teu parolar
no teu bico frecheiro retentor
em teu mais amar cantarolar
o som hospitaleiro é mais amor
eflúvios para a alma decantá
no teu canto enigmático acolá
esqueço os problemas cá
só ouço poemas do teu bico
no explícito assobiar o mais bonito
te explico assim
...Bendito...
