Poesias sobre Pássaros
Dia cinza e nostálgico, as coisas parecem acontecer silenciosamente, os passáros cantam timidamente, na mente vagas lembranças, no peito saudades.
Saudade do que já vivi e do que ainda irei viver.
La fora a chuva passou, aqui dentro um fino chuvisco permanece.
Tou aqui perdida, me sentindo um passarinho sem asas... Ah sei la perdi o senso... Esse mes de dezembro hummm, vai ser o dia De pra mim. Tenho que decidir se fico ou saio da sua vida..
Afinal voce vai ficar noivo... nao sei ate onde as minhas forças vao...
Pobre passarinho
Vem devagar, de mansinho,
Em doces pezinhos de lã.
Sorrindo sobre o meu ninho,
Traz-me no bico o passarinho
Uma linda romã!
Com tal engodo, a avezinha
Fustiga-me sem piedade,
E deixo a minha casinha
À sua nova rainha
Por minha ingenuidade!
Da rosa não vi o espinho,
Nem romã, nem maldade,
E no entanto o pobrezinho
Não sou eu, é o passarinho
Que não tem dignidade!
Eu canto a alegria dessa manhã perfeita, a alegria do cantarolar dos pássaros que moram em meu quintal.Eu conto a alegria desse amanhecer, do bem-te-vi sorrindo porque me vê.
Eu canto a paz do Beija-flor roubando o pólen, o néctar do meu girassol e canto o aquecer do sol.
Nildinha Freitas
Hoje o pássaro da felicidade veio me visitar. Desceu do céu e se "sentou" na grama do jardim, feito dono de tudo e querendo um dedo de prosa comigo.
Cantou que estava feliz em me ver, parecia sorrir com o bico.
Hoje o pássaro da felicidade veio me visitar e retocou minha alma com o bálsamo da fé e foi.
Nildinha Freitas
Tem gente que carrega o aroma das manhãs,
como o canto suave de um passarinho em liberdade,
trazendo vozes que dançam nas brisas,
a magia que se infiltra no peito e cura a dor.
Nesses seres, o condão da paz se revela,
como uma luz que atravessa nuvens densas,
e ao ouvir sus falas, o coração se aquieta,
encontrando alívio nas notas da sua presença.
Emoções são como pássaros,
buscando a liberdade de voar para fora.
Permitir-se senti-las e expressá-las
é como abrir uma gaiola dentro de si.
Acho que todos precisam de um lugar seguro
para soltar seus pássaros.
(Ester.C)
'TAPAJÓS'
Agitando pássaros.
Roça perplexão,
Calmaria.
Por do sol ardente.
Correntezas cultivando sementes,
ilhas...
Cético aos horizontes.
Rebelando Jacarés, Iemanjás,
Moradas.
Profundeza altruísta.
Talento anarquista,
Desenhada...
Inverno e verão contíguos,
Contemplativos,
Fazem de ti devoto.
Pupila de margens.
Belas paisagens.
Sobejo de botos...
Alimenta ribeirinhos.
Poemas.
Adjetivos.
Seio esplêndido.
Boquiaberto, cinzento.
Fugitivo!
És Tapajós.
Morada dos povos.
Sombrio.
Exageradamente modesto.
Infinitamente digesto,
Desafios...
Rio de almas.
Índios.
Banzeiros.
Sonetos de árvores
Quilômetros em artes
Chuvas, animais, mosteiros...
O meu olhar meu olhar
feito passaro
pousaste no meu caminho,roubando todos os meus silêncios.
Ao pousar, respirei fundo e meio tonto, quase não lhe respondi, ia te procurar e te via passar e seu olhar me transpassava o coração como uma flecha do cupido, sua voz invadia minha alma e acelerava minha respiração, e cada vez que você me chamava, flutuava até você, e quando tinha a oportunidade de te tocar.
Provei do teu gosto e guardei, o teu hálito,
todos os teus sabores.
Misturou-se , ao meu sal, o teu suor.
Bailei nos versos que a tua boca preferiu falar.
E cantei as tuas cores todas,bebi todos os teus segredos,
arrepiei todos os teus poros e fiz eriçar
todos os teus desejos.
E depois de tudo, como uma roda viva , o mundo virou, e vc foi e eu fiquei, não sei a onde, e fui atrás de vc, contar o que aconteceu, Eu queria te falar, mas não sabia como falar!!!?
Como não sabia falar !!!
Eu só mostrava o
Meu olhar, meu olhar, o meu olhar!
Autor desconhecido.
Encontrei uma árvore pássaro na selva, exímia e encorpada. Seus galhos cantavam e folhas pra quê?
As flores voavam, estalos de beijos nas bochechas do céu, seu rubor atiçavam e num instante voltavam.
Busco meu sorriso,como pássaro à procura de abrigo, como sol a procura da lua e as estrelas à procura do infinito.
Enquanto o melô da minha canção vem como nota desafinada de um violão, o meu amor não passa de uma noite mal dormida. Então, fico a procurar, esse sorriso que ficou preso no ar, em uma dessas noites que eu dormi sem sonhar.
A TRILHA EXTINTA
.
Certa vez um passarinho
Ficou reparando o caminho
Que via de cima da encosta
Mas ele não entendia
Por que o mato sumia
Deixando a terra exposta.
.
Indagou um pássaro adulto
Que conhecia o mundo oculto
Dos humanos e de outras feras:
Sr. pássaro sábio e nobre
Por que o mato não cobre
Aquele caminho de terra?
.
Lá embaixo os seres sem asas
Constroem as suas casas
Distantes umas das outras
E quando sentem saudade
E querem rever suas amizades
Caminham pela planície toda.
.
Durante as caminhadas
A terra vai sendo amassada
Impedindo que o mato cresça
E as flores que crescem
Nas margens agradecem
Pois querem que o amor prevaleça.
.
Então o pássaro pequenino
Entendeu por que via um menino
Chorando sentado numa trilha
Que agora estava todinha
Cheia de capim e ervas daninhas
Que cobriam suas panturrilhas.
.
Provavelmente aquela criança
Tinha alguém na vizinhança
Que costumava fazer-lhe visitas
Mas aquele mato comprido
Indicava que o seu amigo
Deixou de pisar na trilha extinta.
DEUS SEM TEMPLO
03/01/2019
.
Pensam que Deus é pássaro
Que pode ser preso em templos
Aonde vão para adorá-lo
Mas eu prefiro libertá-lo
Para voar em meus pensamentos.
.
Vejo com o espírito contrito
A hipocrisia em cada ação
E o uso do livre-arbítrio
Como o mais vil exercício
Do poder de manipulação.
.
Dominam fazendo ameaças
Ou prometendo recompensas
Vendem o que é de graça
E fazem da fé abstrata
Substituta da inteligência.
.
Justificam os seus pecados
Salientando as boas intenções
Cerceiam o direito dado
Ao outro de achar errado
O que julgam serem revelações.
.
Às vezes com os olhos chorosos
Confesso ao meu íntimo Deus:
Senhor, quanto mais os religiosos
Propagam discursos de ódio
Mais eu admiro os ateus.
De manha
O canto dos passarinhos,
O belo cheiro da flor,
O lindo nascer do sol,
Tão belo quanto o amor.
No canto dos passarinhos a melodia,
No cheiro da flor o perfume,
No brilho do sol a beleza,
No amor a propria certeza....
Que a melodia pode ser bela,
Que o perfume pode ser encantador,
Que a beleza pode ser dela,
Que so o amor é amor.
Não se encante com o voar dos pássaros, e nem com o resplandecer do sol.
Um partirá para longe do seu olhar, e o outro se escondera metade do tempo.
Pois ambos são belezas diariamente momentâneas.
Paisagem Muda
Cada dia é um desafio,
Pobre o pássaro que perde o pio
Mas se voar que voe em silêncio então,
Pois será na beleza de uma paisagem que ele sentirá que a sua viagem jamais foi em vão.
Ruiva
Tudo começou quando eu te vi
Os pássaros catando, os cachorros latindo
Num dia bonito o qual fosse infinito, a mais linda ruiva avistei
E agora? O que fazer?
Razão e emoção duelava em meu ser, ir até ela ou tentar esconder
Dia após dia vivera aquela agonia, a imagem dela dentro de mim estremecia, como um sol radiante vindo a me aquecer, a paixão por ela aumenentava não sei o que fazer....
Noite fria olhares escuros, que decisão tomar, precisaria sair de cima do muro
Como queria está com você na beira do rio
Tocando um velho violão
Sendo amantes de uma canção
Ah Ruiva tal beleza me constrange, como é brilhante no sereno, beleza semelhante a de Vênus, cada detalhe do seu corpo foram pintadas com as cores do aquarela
Eis que solitário do sentimento ágape agora estou
Batendo a impotência daquilo que me restou
Olho para dentro e tento me avistar, e como um caminhão desgovernado que não dá pra segurar, vou em direção ao porão da minha alma e lá busco forças para te alcançar, a espera de um novo dia que venha raiar, viverei sonhando ruiva para que possamos conjugar o verbo Amar.
