Poesias sobre os Cinco Sentidos
O que chamamos de miragem ou ilusão são os sentidos enganando a mente; o milagre é a consciência superando os sentidos.
Chega um momento em que a guerreira deseja se tornar rainha. Esta é uma jornada heroica, marcada pela transformação de sua força e habilidades na batalha em poder e autoridade nos relacionamentos.
É como o correr das águas que a existência procura sentido, ou talvez simplesmente significâncias tardias no caminho. A chuva quando cai, não parece liberta para a salvação dos que sonham o verde frágil de seu encolhimento?! Água não tem barreiras; quando inquieta translada um novo começo, num instante revoluções para outras vidas. E nós, quanta água permanece adormecida? Quantos mergulhos mais precisamos para não recuar dessa sobriedade restaurada que não hesita e nem dormirá outra vez?! Água é lançamento imediato de momento nascido que nunca encontra estranhamento; como de um tempo antigo que vive em nós o entendimento de não pensar, apenas molhar a vida e sonhos num provável respiro de existir água.
A fé está para os espiritualistas assim como o café está para os materialistas. Ambos despertam, mas em direções opostas. Enquanto o café traz clareza temporária aos sentidos, a fé traz clareza permanente ao espírito. O café pode alimentar a ação no mundo visível, mas a fé alimenta a criação do invisível, aquilo que se manifesta além do que os olhos podem ver.
Entreter os sentidos ainda não é sentir. Apreciar é a verdadeira sofisticação. Só quem aprende a apreciar realmente vive. Que pobreza de espírito apenas gostar ou achar bonito; a apreciação não só vê, mas adiciona valor.
“Quando meditamos, logo percebemos que a mente, os sentidos e o ego nunca existiram, porque eles realmente não existem.”
“A mente, os sentidos e o ego se acreditam reais, mas não são, porque podemos aniquilá-los através da entrega e da submissão ao Ser Supremo.”
“Estando apegado ao corpo, o homem entrega-se à alegria ou à tristeza, proporcionadas pelos objetos dos sentidos.”
“O corpo, a mente, os sentidos, a personalidade, todos são atributos do ego. Aquele que se identifica com o corpo, pensando que o efêmero é real, fica preso pelo poder dos sentidos, porque é na falta de discernimento que se origina a ilusão. ”
“Ao seguir o caminho direto da divina conscientização, livrando-se da falsa crença na mente e nos sentidos, encontra-se a fonte da vida, que é só liberdade e consciência suprema.”
O seu rosto, ao tocar as minhas mãos, faz-me fechar os olhos. A minha boca se abre e os meus lábios se umidificam. Algo aconteceu quando senti o seu cheiro, ao abraçá-lo. Percebi que o meu coração acelerou quando senti o seu respirar sob os meus cabelos. Não consegui ver, mas sei que os seus olhos também se fecharam, e a sincronicidade de um sentimento surgiu quando nós nos beijamos. Exalas algo que aguça os meus sentidos, porque ocitocina você tem de sobra.
Quem disse que os sintomas foram feitos para serem sentidos? Eles são apenas erros antigos, aguardando perdão. Em vez disso, sinta gratidão pela vida dos seus sonhos.
“Um Mestre não enxerga o mundo como as pessoas comuns o vêem. Ele sabe que as guerras devem se travadas primeiramente com todos os tentáculos da mente, do ego, que são os sentidos.”
Assim como um sismógrafo pode prever terremotos, a aura dos nossos sentidos nos oferece uma antecipação sutil, dando sentido à impressão de que estamos prestes a sentir algo significativo.
A minha alma te namora, meu coração te ama, o meu corpo te deseja e os meus pensamentos, ah os pensamentos, te fazem senhor de todos os meus sentidos.
Imperceptível não é sinônimo de inexistente. Além de nossos sentidos, existem universos inteiros que escapam à nossa percepção.
A poesia e' a arte da fé, e' preciso que você creia nela, exerça todos os sentidos; tenha um olhar mais aguçado - tocando na mais pura imagem, sem ao menos abrir os olhos - uma animação pura.
A oligofrenia sucumbe à força de atrito, e a ignorância permanece em repouso até que uma força atue sobre ela. Já a inteligência e a burrice são duas forças de mesmo módulo e direção, mas de sentidos opostos: o inteligente é racional positivo...
Com a velhice muitas vezes vem a solidão e desse pacto ninguém escapa, daí a importância de se trabalhar o espírito para amar a própria companhia, reconstruindo sentidos.
A minha fé em Deus se emana do mais árduo esforço racional de enfrentar a insuficiência de meus sentidos
