Bhagavan Sri Ramana Maharshi

Encontrados 16 pensamentos de Bhagavan Sri Ramana Maharshi

⁠“O desapego das ações destrói o ego.”

Inserida por mahayoga

⁠“O caminho para a conscientização está aberto, mas para trilhá-lo é preciso entregar-se sinceramente, despojar-se dos apegos, aniquilar o ego profano.”

Inserida por mahayoga

⁠“Se apenas uma faceta do ego permanecer, ela crescerá e destruirá espiritualmente a pessoa.”

Inserida por mahayoga

⁠“O tempo é apenas uma ideia. Não existe nada além da realidade absoluta... O tempo não tem nenhuma importância quando se adota a via do conhecimento supremo.”

Inserida por mahayoga

⁠“...aquele que se conscientiza de sua identidade divina desempenha seu papel na vida sem medo nem ansiedade, sem esperança nem arrependimento, não se deixando afetar pelo papel desempenhado.”

Inserida por mahayoga

⁠“Todas as teorias referentes ao cosmo são criações mentais e, portanto, falhas em sua origem. Toda especulação a esse respeito não contribui em nada para se eliminar a ignorância espiritual. Por que insistir em procurar explicações de fenômenos que nunca terão respostas?”

Inserida por mahayoga

⁠“PERGUNTA: Existe o pecado? RAMANA: A rigor não há pecado, mas se há algo que se possa chamar de pecado é alguém acreditar-se a mente, o corpo, os sentidos, o intelecto. Essa é a grande blasfêmia. Os homens têm a tendência de ir para o lado errado, e as religiões aproveitam-se dessa situação e os conduzem para algo mais errado ainda.”

⁠“O silêncio é a mais poderosa forma de ensinamento transmitido de Mestre a discípulo. A voz sem som é a intuição pura, é a voz do som espiritual que fala no mais íntimo de nosso Ser e nos revela a natureza original do Criador do Cosmo.”

Inserida por mahayoga

⁠“PERGUNTA: Devemos acreditar que Deus e a alma são uma coisa só?

RAMANA: Dedique-se às práticas da meditação e devoção para aniquilar o ego profano e a mente pensante. Aquilo que fazemos para viver no estado natural do Ser Supremo é muito mais importante do que as crenças.”

Inserida por mahayoga

⁠“...sendo já o Ser, parece absurdo perguntar-se como chegar ao Ser. Medite e devocione e se conscientize daquilo que você é em essência. As perguntas são feitas devido à falsa identificação do Ser com o corpo. Isso é ignorância e ela deve ser dissipada. Quando ela desaparecer, só restará o estado natural de ser.”

Inserida por mahayoga

⁠“O sofrimento não existe para aquele que é consciente do Ser Supremo. As pessoas vêm até o sábio para que ele alivie tal sofrimento. Então o sábio ensina que para eliminá-lo é preciso praticar as técnicas de autoconscientização.”

Inserida por mahayoga

⁠“PERGUNTA: Por que o homem deve sofrer por seus atos? A atividade do homem não é comandada pelo Ser?

RAMANA: Aquele que acredita ser o autor de seus atos é igualmente o que sofre.”

Inserida por mahayoga

⁠“Você pode estar predestinado a esforçar-se para atingir seu objetivo. Tudo o que estiver destinado a acontecer, acontecerá, faça-se o que for para impedi-lo. Isto é certo. O melhor caminho, portanto, é deixar-se guiar pela força divina, naturalmente.”

Inserida por mahayoga

⁠“O corpo é o auxiliar do ego. Se você aniquilar o ego, o Ser se revelará em todo seu esplendor. Jesus, o Cristo, nos dá esse ensinamento: o corpo físico é a cruz. Jesus, o filho do homem, é o ego ou a idéia "eu sou o corpo". Com a crucificação do ego, revelou- se o Cristo em sua essência.”

Inserida por mahayoga

⁠“Suas ações tenderão naturalmente a acompanhar suas meditações. É preciso abandonar o egoísmo, as expressões grotescas da mente pensante. Quando se sentir realmente o amor universal, com certeza não haverá desejo algum de abandonar seja o que for.”

Inserida por mahayoga

⁠“A procura pelo Ser, que é sua natureza original, assemelha-se à imagem de um pastor procurando uma ovelha que durante todo o tempo carrega nos próprios ombros.”

Inserida por mahayoga