Poesia Triste
Uma criança como Peter
Pedro ficou triste porque lhe disse pela terceira vez: "Você me ama?" - João 21:17
Você tem um filho que parece ouvi-lo apenas quando ele quer? Ele não ouve você na primeira vez que você pede que ele traga seu livro de matemática para casa, para que você possa ajudá-lo. Ele também não parece ouvi-lo na segunda vez que você mencionou. Você tem que contar a ele três vezes.
O apóstolo Pedro era assim. Lembra-se da conversa após o café da manhã com Jesus no mar da Galiléia? Enquanto conversavam, Jesus perguntou a Pedro três vezes se ele O amava. Três vezes Ele disse que, se Pedro realmente o amava, ele alimentaria Suas ovelhas (João 21: 15-17).
Em outra ocasião, Deus repetiu uma mensagem importante para Pedro três vezes (Atos 10). Foi-lhe mostrada a visão de um lençol descendo do céu. No lençol havia animais que ele considerara impuros. No entanto, uma voz lhe disse: “Levanta-te, Pedro; matar e comer ”(v.13). Nem uma vez, nem duas, mas três vezes (v.16).
Pelo que sabemos de Peter, ele era um homem difícil de convencer. A paciência de Deus com ele pode nos encorajar a sofrer tanto com os outros, especialmente com nossos filhos. Se temos um filho como Peter, precisamos ser persistentes - nunca cansando de instruí-lo nas coisas necessárias. Afinal, Peter ficou bem, você não acha?
Você tem sido tão paciente conosco, Senhor,
embora demoremos a ouvir;
Nos dê a graça de mostrar tanto amor
Àqueles que consideramos tão queridos. -K. De Haan
Seja tão paciente com seus filhos quanto Deus é com você. Dave Branon
ORTOTANÁSIA
Se eu disser pra você que hoje eu acordei triste, que foi dificil sair da cama, mesmo sabendo que o sol estava se exibindo lá fora e o céu convidava para a farra de viver, mesmo sabendo que havia muitas providências a tomar, acordei triste e tive preguiça de cumprir os rituais que faço sem nem prestar atenção no que estou sentindo, como tomar banho, colocar uma roupa, ir pro computador, sair pra compras e reuniões, trabalhar... se eu disser que hoje não foi um dia como os outros, que não encontrei energia nem pra sentir culpa pela minha letargia, que levantei hoje devagar e tarde e que não tive vontade de nada, você vai reagir como?
Você vai dizer "te anima" e me recomendar um antidepressivo ou só vai dizer que tem gente vivendo coisas muito mais graves do que eu (mesmo desconhecendo a razão da minha tristeza), vai dizer pra eu colocar uma roupa leve, ouvir uma musica revigorante e voltar a ser aquela que sempre fui, velha de guerra.
Você vai fazer isso porque gosta de mim, mas também porque é mais um que não tolera tristeza: nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém. Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para seu psiquiatra.
A verdade é que eu não acordei triste, nem mesmo com uma suave melancolia, pois sou eu e isso é normal. Por que ficar triste é comum, ter crises de ansiedade pode acontecer com alguém como eu, isso é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registro de nossa sensibilidade, emoções, que ora gargalha em grupo, ora busca o silencio e a solidão. Nem sempre estar triste é estar deprimido, outras vezes estar triste é viver numa profunda depressão. A depressão não é um estado passivo, letárgico. É um estado ativo de dor lancinante da ponta do cabelo aos dedos dos pés.
Engana-se quem diz que sou sozinho,
está errado quem pensa que sou triste;
não sabem que conheço o caminho
da felicidade, que só em você existe.
A ingenuidade… ignorância…
Mesmo a burrice, nada ter em tal;
É triste o seu sentir, quando em nós tido;
Por culpar, da grande variedade;
Do tanto aprender que existe escondido.
Não é vergonha alguma, quando vista;
Por sábio da gente pra a tal, olhar!
Por tal, ser para todos boa pista;
Pra o dela em nós, por cá tanto encontrar!
Por isso jamais caias nessa asneira;
Que tantas vezes, te faz até rir;
Quando a encontras mui vista noutro ser!...
Ou também irás cair, na ratoeira;
Que por a tal em ti, tanto existir;
Provoca, esse pobre em ti; a tal não ver!
Com prudência;
Ignorante, é o que julga;
Que esse tal, é O que não sabe;
Por tanto a tal ter, como a pulga;
Que em todos nós, cá tanto cabe!
A tod@s dedico este recitar.
MEU OLHAR
O meu olhar é da noite
d'uma alma vazia e triste.
Mas, mesmo sem cor,
será que amor nela existe?
Perguntei a mim mesmo:
Por que sofres tanta dor?
Por que sofres a solidão
se não conheces o amor?
A minh'alma quis falar,
meu coração quis responder:
O meu olhar é de saudade.
O amor: Sei lá do quê!
Big Bad Wolf
Lobo em pele de cordeiro
Homem Instinto animal
Seria triste a chapeuzinho
Se não existisse o lobo mau
Moça pura na floresta
Logo o dia escureceu
Não foge ingênua dama
Hoje o bicho já comeu
A fera invadiu a casa
Todos escutam a gritaria
Xiado e uivados longos
Vozes roucas de ousadia
Garota do capuz vermelho
Não atiça bicho feroz
Na cabana da vovozinha
Donzela e lobo estão sós
Que se passas nesse quarto
Faz até a alma chorar
A mulher atraiu o lobo
Até sua cama pra matar.
A Solidão de um Sonho
É triste mas alegre
É dura mas aliciante
É longa mas célere
E fascina no coração de um sonhador
Tal qual o faz o talento
De um exímio compositor
Ludibria com denodo
A cabeça de um não tolo
De perseverança e vigor
Fascina até mesmo
Uma alma quebrantada
Pelo perverso rigor
De uma vida mui sofrida
Na infância... Por perversa
Vivência com tormenta
Que exaspera o sofredor
Que relembra o malquisto
Dos momentos de distúrbio
Que o Destino lhe impôs
Com o martírio recaído
Do universo inexpressivo.
A solidão que amargura
Mas preenche de bravura
E faz, pois, da vida dura
O seu regozijo de furor!
Que expressa com o labor
A missão do sonhador
11/10/2024
eu nem sou triste assim, eu só sou triste, e nem sou tão sozinho
eu só sou só...
e as vezes, só as vezes, as vezes olho pelas venezianas procurando... ainda não sei o quê
as paredes do condomínio me impedem o horizonte e os pirilampos que brincavam nas copas das árvores de corpos celestes e me inspiravam agora é só uma lembrança das boas recordações que eu ainda tenho...
acho que gostaria de dizer isso pra alguém, mas não sei pra quem... quem entenderia um olhar pela veneziana buscando vagalumes, quem ainda entende de horizontes? O condomínio não me permite estrelas como as madrugadas do sertão, mas acho que não posso falar isso, acho que não posso falar muito; é melhor escrever...
Para muitos a solidão é triste;
Para poucos é apreciada e desejada;
Mas digo com certeza!
Se buscas a liberdade e a compreensão;
A solidão te guiará.
Protagonista
Sou um triste enterpretando um cara feliz
Todos gostam do personagem mais não do autor.
Sou um ator que interpreta por não gostar de si mesmo.
Sou um ator que interpreta em todos os dias e lugares sou a dor interpretando o amor
Perco as pessoas mais ganho a liberdade
Ganho a liberdade mais perco a vontade
Entre indas e vindas o ator tem que interpretar o herói.
Sou oque as pessoas querem ver mais não sou a que querem conviver.
Como um bom ator quero que gostem de mim porque o protagonista e o ator são iguais mais diferentes.
Como um bom ator quer tirar risadas e felicidades de todos.
Com um grande preço de perder a sua
A noite parecia triste
não havia estrelas
visíveis
elas estavam lá
da mesma forma
encobertas
por acaso
uma réstia de lua
apareceu
um pouco tímida
por sorte
havia uma garrafa
de vinho
disponível
a noite não estava
mais melancólica
nem triste
as taças
brindavam
alegres.
αφίημι εκον αλήθεια
O triste fato que me embaraça, com o valor de alguém ser colocado estritamente ao pragmático e utilitário. Aquele de quem se serve, a quem se precisa, se esvai à medida que suas necessidades são saciadas. O descarte é feito conforme a ocasião; o dito “utilitarista social” se camufla mediante os intercursos que passam. Existe sempre uma apresentação por parte desse Ser que engana até mesmo a noção de Ser, de que é sumamente bom, que visa a virtude de mesmo modo com que recebe. Porém, quando a razão se faz clara e quando a ética colocada por Cristo norteia o cognoscível, que carece sempre da sapiência do Uno, que se inclina ao mundo como mundo, onde as fruições o dominam, o aphiemi (ἀφίημι) aplica-se a propriedade que lhe faz circunscrito: liberdade. Liberdade que liberta e perdoa. Ao enganador, malicioso, tem a escolha de ser livre também; ou de continuar nas correntes invisíveis (malitia).
Cais
Era uma tristeza genuína
de quem é triste.
A solidão
sua fuga
um cais vazio
sombra cobria-lhe
o corpo e o casario
nas trevas
fechado em mágoas
dizem que delirava
era triste
imotivado
não queria ser alegre.
A alegria é um descanso entre duras tristezas. Posso
estar triste e mesmo assim ser feliz num contexto maior. A fe-
licidade está para a alegria como o amor está para a paixão. A
paixão é passageira, já o amor é duradouro.
Finados...
Hoje não é dia de ficar nem triste,
Nem depressivo, não esquecer
As pessoas que se foram
E sim de aprender a valorizar quem está vivo!
Edvan Pereira "O Poeta"
É triste! Mas infelizmente também verdadeiro.
Já vi muitos oprimidos que chegaram ao poder tornarem - se nos mais ferrenhos e cruéis opressores. Tudo é questão de equilíbrio ou não. Pouquíssimos enxergam o poder como meio de transformação aos mais necessitados. A grande maioria tem nele como uma droga.
Enquanto VOCÊ continuar.
No mesmo lugar, nada mudará.
Gastar seu tempo triste no coxim.
A pior besteira que VOCÊ faz na vida.
No final, ficará tudo para VOCÊ fazer.
Ouvir e aturar agressões é opção sua!
A triste história de um aventureiro
Um garoto faminto por desbravar o mundo e mergulhar na aventura, onde seu universo oscila entre sombras e tristeza. Contudo, esse universo não é um local, mas sim uma pessoa que ele anseia amar ardentemente.
Ela é seu único refúgio, a essência que transforma seu viver em lar. Seus olhos faiscam como relâmpagos toda vez que ela o admira. Seu cabelo é perfeição, o sorriso uma obra-prima, e sua voz o acalma, enquanto seu corpo é uma visão inigualável.
Entretanto, o aventureiro audacioso, apesar da bravura para encarar dragões e enfrentar o mundo, teme diante de um único medo. Entre estrelas e suspiros, o temor ecoa, pois na trama apaixonada, sua coragem se desfalece ante o pavor de perder sua amada, no qual anseia se aventurar eternamente.
No meu coração, uma saudade mora,
Todos os dias, lembranças afloram,
Sentimentos de amor e tristeza, um misto,
Que, às vezes, não consigo dar voz, insisto.
Quando falo da minha mãe, tão querida,
Recordo momentos preciosos da vida,
Juntas, rimos, choramos, partilhamos sonhos,
Ainda hoje, lágrimas vêm, em pensamentos medonhos.
Deus escreve nossa história, tenho fé,
Em Suas mãos, nossa vida Ele mantém de pé,
Nos prepara para o novo, para o desconhecido,
Parei de questionar, e passei a dizer,
Deus, em Tuas mãos entrego: meus sonhos, meus projetos, minha vida inteira, Guia-me, Senhor, nesta jornada.
Que eu enfrente obstáculos com coragem, alegria, amor, em minha passagem,
Que a tristeza se vá, só deixando recordações,
De um amor eterno, guardado no coração 💓
💡 Mudanças reais começam com uma boa ideia — repetida com consistência.
No canal do Pensador no WhatsApp, você recebe diariamente um lembrete de que é possível evoluir, um hábito por vez.
Quero receber