Poesia Social
A prosperidade é um conjunto de fatores físico, espiritual, cognitivo e social. Todos alicerçados na obediência e temor à Deus.
Vivemos um eu social secundário, porque nos falta coragem e ousadia para sermos quem realmente somos. Por essa razão, optamos por viver como atores coadjuvantes, em vez de protagonizarmos o palco da vida.
Hipocrisias e mentiras fazem parte do jogo social; compelido ao falso para se adequar às expectativas sociais ou evitar conflitos, o misantropo aflito se isola e se retira.
A evolução social faz nascer direitos e obrigações na sua transversalidade; de mera coisificação a animais sencientes, cada vez mais o legislador tem a obrigação de adaptar as normas jurídicas às relações sociais. Os animais sencientes sentem amor, dor, emoção, alegria e outros sentimentos, além de transmitir segurança, lealdade e carinho aos seres humanos. Talvez, o único pecado inocente dos animais sencientes é acreditar cegamente nas atitudes imprevisíveis dos homens pensantes, de atitudes atrozes. O novo modelo conceitual de família contempla a necessária presença dos animais na vida social, e tanto isso é verdade, que no direito de família é cada vez mais presente o instituto da guarda compartilhada nas separações de casais; proposta de licença luto na legislação trabalhista por morte de determinados animais também tramitam no Parlamento pátrio, de forma que fechar os olhos para a nova realidade social é atestar a ausência física do mundo moderno.
A política é o instrumento que promove a desigualdade e a injustiça social. Por meio dela, existe maior concentração de rendas nas mãos de uma menor parcela da sociedade, enquanto a maior parte social sofre com as mazelas impostas por aqueles que exercem seus podres poderes.
O conhecido elã social, poético e nacional, havia se perdido nas catacumbas das dores e injustiças brasileiras no dia do sepultamento de Ayrton Senna; Jair Bolsonaro o trouxe de volta a superfície e ele voltou a respirar. Nenhum beneficiado com o seu retorno, permitirá que ele se esmoreça novamente.
"O esporte é mais do que competição; é um elo social que une comunidades, promove a inclusão e inspira mudanças positivas na sociedade."
Paulo compreendia muito bem a dinâmica característica da igreja como um dado histórico social, feita de gente. Ele sabia enxergar a igreja como sendo divinamente instituída, porém humanamente constituída, vivendo sob o paradoxo de lidar com verdades eternas em mentes temporais. Suas cartas eram esforços relacionais, recheadas de cuidado, carinho e desejo de que a fé fosse legítima e bem fundamentada, digna de imitação.
Indagar sobre a vida pessoal ou social alheia pode ser um reflexo de quem busca comparações ou julgamentos.
Hoje consigo entender o desejo de se isolar que algumas pessoas sentem, a convivência social é, na maioria das vezes, dolorosa.
Não existe desperdício na arte, pois a arte supera o valor econômico, cultural e social do produto original.
Não há sociedade capitalista sem exploração, sem desigualdade social, portanto, não tem como pensar em mudanças sem a luta de classes.
Alguém sem firmeza de caráter, pode fazer mais estrago social do que alguém de caráter duvidoso. Embora, ambos nocivos.
"Vale a pena ter um comportamento social adequado; qualquer deslize o estado poderá puni-lo e ficará com uma nódoa (deixa de ser primário) para o resto da vida"
A função de uma estrutura social é edificar instituições atravessadas pela preocupação pelo homem. Uma sociedade que encurrala os seus membros em soluções desesperadas é uma sociedade inviável, uma sociedade a substituir.
Oferecer acessibilidade e oportunidades para pessoas deficientes significa fazer justiça social. Significa ajudar o mundo a ser um lugar mais decente para se viver!
"Em um nível simbólico, adoração e oração servem ao propósito social de intensificar o comprometimento com os valores representados pelo objeto ou divindades adorados".
Sustentabilidade é um ato de civilidade, faz parte de uma harmonia social que demonstra respeito pelo próximo e torna a sociedade mais justa.
"Eis uma das causas da ansiedade e depressão: O filtro social. Se não fosse o filtro social as pessoas não se sentiriam culpadas por sentir coisas que todo mundo sente mas ninguém admite. Quem dera se pensamentos fosse algo que não desse pra esconder....
