Poesias sobre rosas
Longe de Casa
Já consigo ver a rosa criada à luz do sol
Já consigo chorar um passado cruelmente lindo
Já sinto um vazio concreto denso que me forma aquela casa
Já senti saudade duma mesa torta
Jamais porém dum leito umbílico que em minha alma toca
Sonhei dos momentos que pareciam vício
dum hábito que quase postulado sacro
podia dizer que a vida é isso
Mas acordei e virgem entendi a pista
dum sonoro choro nesse sangue amado
Olhei pra frente vi uma rocha grande
quem é esse homem que amanhã acorda?
que escolheu alar um grande mastro
Será que esqueceu de não trancar a porta
que ainda lembra de sempre dar a volta
Será que ainda sabe do postulado sacro
Mulher curada
Tão linda como a flor
Tão cheirosa como a rosa
Tens o brilho do Senhor
Que te deixa mais formosa
Teu coração curado foi
Pelo amor do nosso Deus
Te transformou, te restaurou
Para seguir os caminhos Seus
Muitas marcas tu carregas
Em tua alma e coração
Momentos sofridos e dolorosos
Muita decepção
Porém com a graça do nosso Pai
Hoje tua vida é modificada
Há gozo, paz e alegria
Pois tu és mulher curada
Mulheres
O que seria do mundo sem elas?
Elas têm o perfume de uma flor e os espinhos de uma rosa.
Assim como as flores, são diferentes umas das outras, porém cada uma com sua beleza, com sua forma, com sua cor, com seu aroma...
Diferenças que se igualam em um puro e verdadeiro amor de mãe, na força que supera desafios, na coragem que transforma decisões, na garra que conquista sonhos, na audácia que espanta gerações...
Elas buscam sempre melhorar, encantar, surpreender, apaziguar... até as que não são mães, querem sempre ensinar.
São de sorrir e de chorar.
De acalmar e estressar.
Podem até reclamar.
Mas é impossível não amar.
O que seria de um jardim sem flores?
Assim seria o mundo sem as mulheres!
Homenagem do Movimento Top Loba ao Dia Internacional das Mulheres
Texto de Angel Mancio
Em Santa Rosa eu vivo
Você a alguns quilômetros daqui
Você é nutricionista, meu indica os alimentos
Mas na verdade me alimento é você
Um Tilintar De Prata...
Um tilintar de prata, um quê de rosa,
aquela voz caía fundo em alma,
brisa morna através de fina palma,
murmúrios a luzir poesia em prosa.
Um tilintar claríssimo, uma glosa
de fino repentista em tarde calma...
o escorrer pelo rosto de uma lágrima,
uma lembrança entre azul e rosa.
Finos talheres que jamais usei,
taças cantando um sonho cor de vinho,
voz hialina dizendo o que não sei.
A rosa, a prata, a voz: esse o caminho —
lembrança sazonada de um outono
caindo como folha ao abandono.
LA
Poema adaptado da obra da escritora Rosa Luísa Gaspar - "Os segredos de um búzio"
Os segredos de um búzio
Linda, menina de muitas aventuras,
Um lindo sorriso espalhava
Junto ao mar fazia caminhadas
E do amigo Poncho
Nunca se separava!
O seu avô que fora pescador
Homem de histórias e pescaria.
Linda não entendia
Sua tamanha melancolia!
As histórias que o avô contava
Mostravam que adorava o mar
Mas Linda, por vezes, sentia
O avô numa aparência sombria!
Linda gostava do mar,
De nadar com aroma
E cor a maresia,
Por isso estava preocupada
Com o que ao avô afligia!
Certa noite em especial,
Quis ficar bem acordada
Pois queria descobrir
Com o que o avô se preocupava.
Ambos na soleira da porta se sentaram
E o avô sem demoras
Fez uma simples questão:
- E se o mar desaparecesse então?
Com a pergunta
Linda confusa ficou.
Procurou respostas no céu…
E de um búzio se lembrou.
Lembrou-se do búzio
Que o avô lhe dera
Onde aprendera a ouvir
O que o mar lhe queria dizer
Mas será que ele sabia a resposta?
O avô percebeu a sua aflição
E disse-lhe que a sua tristeza
Era porque o mar
Já não é o que era.
Mar fonte de sal
Que tempera a nossa vida
De forma especial.
Palácio com imensos peixes
Que habitam dentro dele
Querem que tu os deixes.
O avô pediu-lhe então
Para ouvir o búzio que lhe dera
Pois o búzio sabia
Tudo o que o mar já foi e era.
O que afinal afligia o avô
Era o desmazelo das pessoas
Que desrespeitavam o mar, a natureza…
E toda a sua beleza.
A Linda descobriu então
Que precisava de planos fazer
Para agir com cuidado
O mar e a natureza proteger!
Uma rosa vermelha como o sangue dos inimigos
Ela possui pétalas encantadoras
Elas aparentam muita maciez
Todas presas ao topo do caule.
Porém, além da delicadeza
A belissima flor apresenta espinhos
Esses perfuram a pele daqueles que desejam machucá-la
O sangue escorre e camufla-se nas pétalas.
Rosa do Deserto.
Por ti, penso intensamente.
Meu coração, só sente.
A perfeição de uma só alma.
Completa, domina, preenche.
Vem a tona, somente tua causa.
Me faz feliz, porém, mente.
Sobre tudo o que aconteceu.
Oculta nas sombras o que ocorreu.
De forma louca e eletrizante.
Amo-te mais a cada instante.
Como flor que nasce no deserto.
Rara , resistente, aqui lhe espero.
Me apaixonei pela mais bela rosa do jardim
Pela princesa que a Disney não tem
Pela maravilha mais linda deste mundo
Pelo mais puro sorriso
Me apaixonei infinitamente por você
Não seja para as pessoas uma rosa com espinhos.
Porém faça com que elas sintam um odor doce,
de um perfume inexistente nesse mundo com sua presença.
Cada rosa com seu valor inestimável;
A rosa vermelha é resistente e honrosa,
A rosa rosa é mimada e travessa
A rosa azul é intocável e sensível,
A rosa salmão é decidida e delicada,
A rosa verde é esperançosa e humilde,
A rosa pink é obstinada e vaidosa,
A rosa laranja é lutadora e cordial,
A rosa violeta é objetiva e adaptável,
A rosa branca trás em si o amor, a paz e a formosura.
Todavia todas têm grande valor para quem sabe admirá-las,
cuidá-las, protege-las e honrá-las.
Gira, rosa dos ventos.
Quem sabe voa vindo da janela
um daqueles dias perdidos.
Hoje deu saudade de uns abraços
e de ver sem medo aquela nuvem branca em formato de girafa
dos céus azuis das minhas infâncias.
O que é mesmo a vida
com todo aquele amontoado de coisas que carregamos apressados
pelo tempo afora,
se agora
quase nada serve para preencher uma imensidão?
Rosa de meu eu.
Um sim para aceitar
Aceitar para viver
Sofrer para mais ainda amar
Entender não é possivel
Ainda distante sensível
Toque de algo imperdível
Fotografias permanentes
Em sons e vídeos mentais
Sempre em meu sempre
No que se continua vivendo
Parte de um grande espaço
Tamanho é o abraço sentido
Aqui estou ainda lá
No procurar de mim,
Ainda não em meu eu,
Solto ao vento o perfume
Um leve sabor do colo mais doce
Saudoso o olhar que não mais se tem
Guardado seguro
No coracão da lembrança
As mais doces recordações
De uma História de vida
Que sem ti continuo a viver
Sendo tu uma rosa em minha vida
Vermelha como os lábios da paixão
Encantada sob o luar do amor
Em mim a flecha de um cupido
O feitiço em te olhar foi para sempre
Onde de ti não saí
mais,
De mim não mais sairás.
José Henrique
Um jardim uma rosa
A primavera me trouxe a semente do Amor.
Formas graciosas, leve como a brisa numa manhã de domingo.
A flor germinou e desabrochou.
Seu perfume e fragrância únicos me acompanharam; motivando pensamentos, sentimentos e atitudes.
Guiado pela esperança, percorri o caminho do destemido, protegido pela armadura da fé; pelo amor que poderia nos abençoar.
Quando dei-me por mim, não era mais eu; havia me transformado em dias de alegria ao som de uma palavra sua, um olhar seu, de um talvez algum dia.
O horizonte da plenitude e da graça em estar com você nunca chegou.
Gratidão por ter lhe conhecido é o que posso levar comigo.
Amor, certamente que nunca irá se extinguir.
Oro para que sejas feliz.
Oro para que um dia nossa amizade volte.
Com amor.
Galeno
Para Michele. :)
torna o zelo
...liberdade é estar mangueira acima
curtindo uma haden ou rosa
recém retirada do galho
e sem receio
de nada
só vivendo...
...mas isto aos 7 anos
e agora aos quase 70
quem tenta
libertar-se
da cruel tornozeleira de alma...
...tédio
só se for sem
com Dio
nem...
REAJA
piu
Queime, queime, rosa bendita
Não és mais bem-vinda em meu jardim
Não deixe sementes, nem raiz
E acabe com esse sentimento dentro de mim
Quando recebi vossas sementes,
As recebi de bom grado,
Mas agora que já nascestes,
Me arrependo desse trato
Sua cor é linda e vibrante como sangue.
Sangue meu que eu plantei,
Vi crescer pétalas lindas e gigantes,
Do amor intenso que plantei
Mesmo deslumbrado com tua beleza,
Não ignorei os espinhos afiados,
Mas mesmo cortando e podando-a,
Eles se espalharam por todo lado
Então queime, queime, rosa maldita
E depois suma por favor.
Meu jardim precisa de descanso,
Dessa droga de amor
Não zombe dos meus sentimentos, pois não vistes nem por um momento a odalisca de veste rosa, a bailar fazendo prosa, eclética, frenética,entre pérolas úmidas, vista por mim na boca entre aberta de desejos, que alerta, esperava meu beijo...
Odair flores
O lençol era rosa.
Comum dizer que a cor rosa, esteja totalmente ligada a "criança interna".
O lençol era rosa.
Rosa para enganar, para encorajar e rosa para não surtar.
O lençol era rosa.
Rosa com bolinhas brancas, de longe se notaria a ingenuidade; Chegando perto se notaria a maldade.
O lençol era rosa.
Esse lençol sempre chamou a atenção.
Deite-se menina, o silêncio desse lugar levará você para distante.
Deite-se, alcance aquele baseado ao lado e o acenda.
Deite-se, desligue-se.
Deite-se e faça de conta que consegue sobreviver a esse pesadelo por mais um dia.
Diversas culturas, diversos dizeres, atitudes impensáveis e inacreditáveis.
Porque o nosso 38º aniversário de casados, é já amanhã; hoje digo-TE Amada minha, Maria Rosa:
Não fora o eu já contigo haver casado;
agora casaria de certeza;
dada essa em Ti, tanta e ENORME beleza;
que satisfaz em mim, tão todo o agrado!
Beleza em ti tão tida, minha AMADA;
do exterior, até o interior;
que faz por Ti, todo Este em mim, AMOR;
querer-Te, como ETERNA Namorada.
Que sorte eu tive em meu breve passar;
num sem querer, tão querendo, encontrar-TE;
achar-TE, em este difícil; achar!...
Pra enquanto viver cá, tão te ir AMAR;
pra enquanto viver cá, tão desejar-TE;
pra enquanto viver cá, sempre em TI; estar.
Amo-TE
Com Que Cor Vou Vestir?
Não me vês
Meu bem
Visto Azul
Tudo Azul
Como o céu
E não me vês
Visto rosa
Tu discordas
E não me vês
Visto vermelho
Tu avermelhas e duvidas.
Visto estampas
Tu espantas.
Visto negro
Tu exclamas!
Onde estão as estampas?
E digo:
Espantastes?
Com tantas cores meu bem
Qual seria a minha estampa?
Livro: Não Cortem Meus Cabelos
Autora: Rosana Fleury
