Poemas sobre racismo que despertam reflexões
Não vamos mudar o mundo, destruindo ou através de uma revolução, vamos reforma-lo com obediência civil, educação e evolução.
Quando se tem empatia, a conscientização acontece, naturalmente. E empatia se aprende em casa, ainda na infância.
Se o filho do Pelé fosse pobre, talvez ele já teria sido espancado e morto, como acontece com muitos por aí. Eu posso até estar errada, mas tenho pra mim que o negócio, aqui no Brasil, não é cor não, e sim dinheiro. Tem gente que só respeita dinheiro, infelizmente.
Consciência não tem cor, mas tem bom senso em ver a todos como obra divina, e as diferenças como manifestações das particularidades do próprio Criador Consciência não tem cor, mas tem bom senso em ver a todos como obra divina, e as diferenças como manifestações das particularidades do próprio Criador.
Não fui criada para distinguir pessoas pela cor, ou qualquer outra condição, eu fui criada para distinguir o bom e o mau caráter.
Sei que estou sendo repetitiva, e continuarei sendo, porque a TV também continua repetitiva. E eu não sei ficar ouvindo calada. Então eu insisto e repito, é a classe social que dita a capacidade de competir, e não a cor. Quanto mais pobre for a pessoa, maior o riSCO de ela ficar pra trás, e de até sofrer violência e de morrer também. Mas parece que preferem colocar a culpa na cor do que exigir do Estado políticas que visam melhores condições de vida pra todos nós, brancos, negros, pardos, indígenas..., uma política comprometida com a erradicação da fome, da exclusão social, e com o fortalecimento da educação... e que isso não viesse a ser só no papel.
“Supremacia branca? Que tal supremacia do esforço à desídia; supremacia do esmero à demagogia; supremacia do ímpeto virtuoso às cantilenas de vitimização; supremacia do trabalho ao ócio; supremacia da raça humana sobre as narrativas. Se a cor da pele for preta, amarela ou branca, em verdade, pouco importa. Quando a disposição que emana do indivíduo impõe-se frente a toda e qualquer adversidade, estas tornam-se conquistas de diversidades.”
Não pode haver oprimido sem que haja um opressor. Da mesma forma, não pode haver libertação sem que haja um libertador.
Existem vários tipos de preconceitos financeiro, social, mas o pior deles é o racial, pois independentemente da raça iremos para o mesmo lugar.
É inútil autoproclamar-se superior, por conta de sua cor. Jamais esqueçam que no xadrez, o rei das peças escuras e o rei das peças claras tem a mesma função. Ou seja, não importa sua cor, todos tem a mesma capacidade.
Só mostrar o sofrimento das pessoas, te faz pensar que vai protegê-las?... Está equecendo de se importar se "elas" querem ser lembradas por seu próprio sofrimento!!
O olhar estrutural sobre as relações raciais nos leva a concluir que a responsabilização jurídica não é suficiente para que a sociedade deixe de ser uma máquina produtora de desigualdade racial.
Para mim não existem brancos, negros, índios ou amarelos, apenas seres humanos: opressores e oprimidos.
Estudar história é perceber que não existe raça pura, e nem precisamos disso. Na verdade a pureza da raça está justamente na riqueza de sua mistura e diversidade.
"Quão impressionante é o amor de Yauh dos exércitos! ele não faz distinção de pessoas, ama o branco o negro, o pardo, ama o amarelo, pois somos suas criaturas, e assim como todos os pais que amam sua prole ele nos aceita como somos."
Lamentável mas todo racista sempre passará em um jardim com rosas vermelhas, e somente enxergará essas rosas em preto ou branco.
O "ser" Humano é uma palavra com origem no latim humanus e designa o que é relativo ao Homem como espécie. O ser humano distingue-se dos outros animais unica e exclusivamente por agir com racionalidade, por pensar. Possui grande capacidade mental e alguns habilidade para desenvolver utensílios e adquirir conhecimento. E ai me chega determinado animal e diz; Ah! mas ele é negro, é gay, é gordo,....Em que isso difere pessoas com essas características ou condições do restante dos animais não pensantes. Acho um absurdo no mundo de hoje alguém usar a cor, a condição o estado de alguém antes do Humano. Ora quem for melhor que atire a primeira pedra, e quem gosta de mim não venha com esse tipo de conversa pois não aceito sequer discutir. Ele é negro, mas eu adoro, ele é gordo mas é meu amigo, ele é gay e dai... o que as pessoas fazem entre quatro paredes, o quanto comem e dão formas a seus corpo, a cor com que cada um nasceu não limita o conhecimento, cultura,inteligência, caráter, sentimentos e todo o resto. Por favor não me insultem com sua ignorância e me POUPEM.
Usufluí da minha caneta cor preta, para expressar os meus sentimentos numa folha branca que consta em livro que significa não ao racismo.
Dizem que sangue é vida,mas todos tem sangue vermelho,e mesmo assim são divididos pela cor da pele,como se a vida de quem tem pele branca valesse mais.
Podemos e devemos viver com direitos, deveres e tratamentos dentro de uma mesma medida, mesmo nos mantendo diferentes uns doutros.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas sobre crítica social (a poesia como espelho da sociedade)
- Rimas sobre racismo
- Frases sobre a Consciência Negra que fortalecem a luta e inspiram
- Poemas sobre a Consciência Negra que falam de poder e resistência
- Frases contra o racismo para inspirar mudanças
- Frases sobre racismo para desconstruir estereótipos
- Frases de Martin Luther King sobre Racismo