Poesia sobre Homem
DÉCIMO SEGUNDO HEXÁSTICO
Onde some o ser humano
resta tão-somente o homem
prisioneiro do si mesmo
fluídico e sem forma própria
agrilhoado à sua caverna
é sombra sem a luz do dia
Feliz eu sou, pois aprendi o valor que se tem em Sonhar. Aliás, afortunado e feliz é todo o homem que, mediante quaisquer circunstâncias, ainda destina tempo para Amar.
Sendo assim, sou o homem mais feliz do mundo, pois melhor do que sonhar e te desejar, é ter o Prazer de te ver Dançar.
Ser feliz näo é o que o Mundo pensa ser,
ter um Homem ou uma Mulher para viver!
Mas, sim tem que do seu interior vir,
por isso viva a sorrir,
Corra na praia sem parar,
ria muito até a barriga lhe doer de tanta alegria ter,
Sorria muito, apesar dos problemas ter,
brinque como seja um puro adolescente,
Antes que as janelas do cinema se encerrem!
Viva a vida, ela é muito curta,
saiba Perdoar,
saiba desculpa dizer,
Ame profundamente,
e pense a felicidade está dentro de si próprio!
CULPADO
Um homem estava sendo julgado,
Acusado de assassinato.
Haviam evidencias de ser ele o culpado,
Mas o corpo não foi encontrado.
O advogado de defesa muito preocupado,
Que o seu cliente fosse condenado,
Recorreu a um truque e disse ao juri: "eu tenho algo guardado.
Trata-se de uma prova irrefutável."
Disse ainda ao final da sua sustentação oral:
"A vitima que possivelmente foi assassinada,
Vai adentrar no recinto deste tribunal,
Provando que a acusação é infundada!"
Todos ficaram surpresos com a revelação,
E imediatamente olharam para a porta,
Com os olhos tomados de grande emoção,
Esperando ver àquela que havia sido morta.
Os minutos se passaram e nada aconteceu,
0 advogado apressadamente esclareceu:
"Eu falei e todos olharam com expectativa,
Ficou claro que todos tem dúvida quanto a narrativa!"
E acrescentou de forma veemente:
"Por conta da dúvida existente,
Peço encarecidamente que meu cliente,
Seja considerado inocente."
O juri surpreso não se inquietou,
Se retirou para definir o resultado,
Algum tempo depois, o juiz voltou,
E pronunciou o veredito: culpado!
"Mas como? E a dúvida?" - indagou o advogado
"Eu vi todos olharem para a porta, sem exceção."
O Juiz revelou- "Sim, todos nós olhamos para a porta, mas o seu cliente não..."
Adp. Rodivaldo Brito em 23 de Março de 2019
O PREGADOR
Um certo dia, numa cidade do interior,
Um homem com semblante sofrido,
Entra no consultório e confessa ao doutor:
"Não consigo dormir. Estou deprimido!"
Ele diz que cansou de clamar os céus,
Se sentia sozinho caminhando num deserto
Declara que o mundo tem sido duro e cruel,
Que o dilema que vive é vago e incerto.
O médico diz: o tratamento é inovador,
" tem um pregador na cidade abençoado
Sua oratória induz à vitória e alivia a dor,
Tenho certeza que ele irá reanimá-lo."
O homem se desfaz em lágrimas,
O doutor sem entender exclamou:
"O que houve? Porque esta lástima?"
O paciente falou: "sou eu o pregador!"
Rodivaldo Brito em 30.03.2019
Quem sabe os pensamentos de Deus
Ele criou o mundo sabendo do futuro
Criou o homem e mulher
Sabendo que se atrairiam de forma errada
Ele poderia ter impedido no primeiro caso, quem é o homem pra julgar as leis do mundo.
Você só se torna um homem culto quando a cultura adquirida fecundou e moldou a sua personalidade, o seu modo interior de sentir e perceber — não quando ela apenas lhe deu alguns instrumentos de raciocínio, que você carrega como equipamento exterior.
Estudar filosofia, ciência política, direito, sociologia etc. jamais fará de você um homem culto, se você não consumir literatura em doses ainda maiores, e com aquela ânsia incontida de apreender novas e mais ricas maneiras de sentir, de perceber, de ouvir e de falar.
Ação
Na história da humanidade, nenhum homem permaneceu "de pé" apenas com palavras, pois estas são, facilmente, dispersadas mesmo com pouca ventania. É o fazer que nos torna "eternos" enquanto estamos caminhando por aqui, entre vales e montanhas, ora "donos" da verdade, ora sendo contestados até mesmo pelo que não fizemos.
A IGNORÂNCIA É A MÃE DA MEDIOCRIDADE
A mediocridade não é do homem. É, portanto, da causa que escolhe. Eu escolhi uma causa, que mesmo depois de décadas ainda a compreendo como tendo sido a melhor causa possível para um escritor abraçar. Se alcancei o meu objetivo? Respondo que não, pois a causa contra qual tenho combatido é a ignorância, em todas as suas nuances. Mas fiz o que podia, com os elementos com que pude contar até aqui. Está tudo escrito, formulado nos meus livros. No futuro, talvez, na verdade não posso afirmar, pode ser que as minhas teses de alguma forma, mesmo que simples, talvez em pequena escala sejam postas à prova, então é que saberemos se a luta que abracei valeu de fato a pena.
Evan do Carmo
Eu sem você 1
Eu sem você princesa,
Sou um homem semi-morto
Sou um jardim sem beleza,
Sou um triste demagogo.
Foi muito bom mas lamento,
Você inspirava meus pensamentos,
Assim,tudo se foi ao vento,
Iniciando o ciclo do meu sofrimento.
Sofrimento por não conviver,
Sussurros noturnos à me torturar,
A solidão é um veneno letal do ser,
Um vírus criado para matar.
Mas devo continuar?
A caminhada de uma procura?
Lá na frente poder encontrar,
Uma pessoa parceira e madura.
O momento é de dor nesse deserto,
O calor é intenso e cruel,
Sinto que a tua essência está por perto,
Sentimento doce como o mel.
A tua presença me acalma,
A tua ausência me deixa preocupado,
A carrego dentro do peito e da alma,
Estou extremamente apaixonado.
Apaixonado e simplesmente feliz,
Completo e extremamente iluminado,
Tu és a mulher que eu sempre quis,
A mulher que me deixou extasiado.
Lourival Alves
A crença instintiva, prova a inocência do homem ou penaliza pela incapacidade de raciocínio?
O livre arbítrio é causa ou consequência desta crença?
Ao examinar as indagações, se responderes coerentemente, estarás desvendando o mistério da luz no fim do túnel.
O mundo e a alma.
“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”? (Mc 8.36). Nessa frase, Jesus fala de duas dimensões: “o mundo”, caracterizado principalmente pelas coisas materiais, e a “alma”, representando o aspecto espiritual do ser humano. É o visível em confronto com o invisível. São duas realidades concorrentes, com seus próprios valores e características. Não podemos anular nenhum dos dois, mas precisamos ter plena consciência de que, embora vivamos no mundo, não lhe pertencemos (João 17.16). O mundo é um sistema sob domínio de Satanás (1 João 5.19). Em todo o tempo, ele tenta nos seduzir e envolver. Duas palavras muito importantes na fala de Jesus são: ganhar e perder. O mundo se apresenta como fonte de satisfação para a nossa cobiça, oferecendo-nos muitos ganhos, mas, em contrapartida, existem perdas.
Qual é o preço pago por vantagens e prazeres aparentemente gratuitos? Que tipo de renúncia fazemos na busca insaciável por conquistas materiais? Em nome da aparência sacrificamos a essência? Qual será o proveito disso? De que vale um mundo sem alma? Seria como lâmpada sem luz, casa sem família, relações sem amor, riquezas sem valores. O resultado é o vazio e a angústia sentidos por Judas Iscariotes, embora tivesse nas mãos as 30 moedas de prata. Que a nossa dedicação ao mundo, relacionada às necessidades cotidianas, não seja tanta que nos impeça de investir no principal, que é o relacionamento com Deus. Além de tudo, é importante lembrar que o mundo passa (1 João 2.17), mas a alma é eterna. Quando Jesus fala de sua perda, Ele Se refere à perdição eterna de uma alma sem Deus. Nossas almas precisam de Cristo, pois Nele está o seu descanso, sua paz e plena realização (Mt 11.29).
Qual dos pensamentos e sentimentos devemos cultivar sobre o caráter do homem em afirmar se ele é um santo ou se ele é um filósofo?
Os que se dizem Santos muitas vezes foi um egoista,
Os que são mas nem se acham filósofos teem a reta ação e portanto são santos por serem e praticarem o humanismo!
A palavra é a maior herança de um homem.
Este pode perder tudo.
Caminhar na miséria.
Mas nunca, nunca deverá perder,
Jamais faltar com sua palavra
Moça, se ele for o tipo de homem que faz você baixar a cabeça e cair a coroa, com certeza ele não é seu príncipe encantado!
Desencanta!
#DEUS E O LIVRE-ARBÍTRIO.
Deus "respeita o livre-arbítrio de todo homem".
Desde que o "livre-arbítrio de todo homem respeite os propósitos e os princípios" de Deus.
Pois para Deus, o livre-arbítrio nunca esteve e nunca estará a cima de seus propósitos e de seus princípios já estabelecidos antes da fundação do mundo.
A maior estupidez de uma mulher é a ilusão de que ela precisa agradar um homem a todo custo para que ele fique com ela.
Quando uma mulher desiste de ser ela para agradar a toda hora um homem,ela se perde de vista e junto com ela o seu amor próprio.
A arrogância do homem o faz
se achar superior as outras pessoas e sentir prazer em jogar os outros para baixo
Ao dominar a natureza, o homem ocidental pensa que pode chegar à felicidade. No contexto da sociedade indígena, no entanto, a felicidade é posta em outro lugar e os esforços são investidos em outros campos.
A natureza não é objeto para ser simplesmente explorado. Nessa atitude de respeito, as sociedades indígenas chegaram a um equilíbrio perfeito, utilizando uma tecnologia que, comparativamente à do Ocidente, é muito simples.
O homem
possui uma
sensibilidade
absurda
para notar o nada
descendo por goela abaixo.
Engolimos,
digerimos todos
os problemas que
o mundo nos dá.
Pensar é se
atormentar.
Nos agarramos á
vida ou saltamos
para fora do trem
em movimento de uma
vez.
