Poesia sobre Envelhecimento Saudavel
Envelhecer não é morrer, e nem deixar de viver: é ter a oportunidade de aprender a viver melhor, e de novo.
Envelhecer é reexperimentar, é descobrir novas formas de ver e ouvir, de criar e ser, de se divertir e sentir – envelhecer é viver, enfim.
O corpo muda e a gente envelhece, mas alma se transforma, e o espírito está sempre se renovando no seio da eternidade.
“Começamos a envelhecer quando nos esquecemos da criança que fomos ontem, perdemos a noção de quem somos hoje e deixamos de sonhar com o amanhã.”
Esses mesmos olhos começaram a dobrar nos cantos, a testa tinha muitas linhas e o rosto estava começando a ceder...
Envelhecer leva tempo! Uma perca ou um ganho? Século passado dificilmente encontraríamos um idoso, eram ceifados com doenças crônicas muito cedo. É um ganho ter idosos hoje. É um ganho podermos nos tornar velhos! Teremos muitas memórias... fomos muito mais ativos... Somos cuidadosos pra viver bem o pesar dos anos sobre a carne... Dizia Abraham Lincoln... "Envelhecemos cedo demais, nos tornamos sábios, tarde demais..."
Assim como o sol que se põe no horizonte, o envelhecer ilumina de forma mais suave, porém intensa, revelando beleza naquilo que já foi vivido.
Ahhhh tempo tempo tempo, como eu queria que você andasse devagar, ahhhh tempo tempo tempo, que não espera nós passageiros da vida ao menos nos assentar, ahhhh tempo tempo tempo, para que correr assim? Tens todo tempo do mundo e logo na minha vez decide acelerar? Tempo tempo tempo, deixe-me ao menos apreciar a bela paisagem que é a vida, deixe-me ao menos respirar com calma sem me preocupar, pois já estou ficando velho e não estou vendo você passar... Ahhhh tempo tempo tempo, por favor corra devagar.
Investir no bem-estar de nossos idosos é investir em nosso futuro: necessário investir em práticas alternativas que promovam o envelhecimento saudável e a inclusão social.
Em locais certos, pessoas do bem desfrutam da vida usufruindo de seus merecimentos. Em locais errados, elas esgotam suas vidas apenas merecendo, merecendo, merecendo...
"o homem... o homem começa a aborrecer-me. É ao livro que me prendo (...) à medida que vou envelhecendo, dir-se-ia"
Ela observava a garotinha que fora um dia afogar-se dentro de sua própria dor, pois é isto que o mundo faz, quando ele cobra, você tem que pagar.
Se a sua postura for boa, você gozará de vida mais longa e com saúde. Se a sua postura for ruim, você terá menos saúde e mais incapacidades.
Postura é o reflexo da rigidez, flexibilidade, força, velocidade, equilíbrio e dor, e todos estão associados ao envelhecimento.
"Milha velha mãe diz com frequência e saudosismo: estou ficando sozinha, já perdi meus avós, pais, aos poucos tios e os primos já se vão com certa frequência... Não entendia, mas agora, o corpo já mostrando certo cansaço, os cabelos nevados, a visão embaçada pelo tempo, entendo perfeitamente. O tempo não espera ninguém! Aproveito o hoje, o amanhã pertence a Deus!"
“Quando jovem, minha maior vontade era fazer 18 anos. Com a arrogância e impaciência típicas da adolescência, eu acreditava que poderia fazer tudo de forma diferente, que aos 30 anos estaria ‘muito bem’. Esse pensamento, no entanto, virou um sonho que foi se adiando para os 40, depois para os 50... E ao olhar para trás, percebo que não consegui tudo o que queria, mas Deus me deu muito mais do que eu merecia. Hoje, sou grato pelo perdão que recebi, por cada lição aprendida e pelo meu crescimento. Agradeço pelo perdão pela arrogância, soberba, prepotência, orgulho e ignorância. Obrigado, Senhor!”
O mal dos invejosos é achar que só os feios envelhecem. Os belos também se envelhecem, com uma diferença, os feios nunca sentirão a dor nem a delícia de se nascer belo.
Superar a modernidade é tomar consciência de que o novo é um discurso que trás nela mesmo a crônica anunciada de seu envelhecimento.
Manter um bom condicionamento físico é o melhor investimento para nossa saúde. É envelhecer com independência! É um grito de liberdade!
