Poesia sobre Arte
"A arte "música" é a coisa mais sublime
que nós desenvolvemos.
Estou certo de que ela, como criação divina, supera todas as outras capacidades humanas.."
Me desculpa os poetas de verdade
Por não fazer nenhuma beldade
O que faço é ofensa a arte
E plausível de descarte
O delírio da alma é a arte de pensar
Tal maneira de ter consciência é assustadora e frustrante
Divergindo do mundo animal
A racionalidade nos traz sentimentos complexos
Um vazio tão imenso que cabe em uma lágrima
Procurar sentido é inútil
Contento-me em ser apenas um espectador
"É no espelho da arte que a alma se reconhece, subverte a realidade, mostra-se sem qualquer demão de verniz e se perde na plenitude do sem-limite. Assim, tomada de fulgores, alucina-se."
Esechias Araújo Lima
Apêndice
§
Um simples fio de beleza, excede minha casa;
constrange-me, o clamor da arte
A paisagem é meu poema.
Sobre a arte de se auto-avaliar
Lucius foi confrontado, no "bom" sentido, do porquê de seu comportamento pessoal ( visto que causava um pouco de desconforto a outrem, mas não se importando nem um pouco com isso), e demostrou por meio de um brilhante exemplo que na maioria das vezes julgamos, sem nos auto -avaliar, da seguinte maneira:
- Então meu caríssimo, estás tu a me dizer que sou "chato" e que tenho que "melhorar" para ser ( mais ) aceito, certo? Então digamos que existissem somente dez outros seres Humanos exatamente iguais a você, sendo tuas próprias réplicas, e com as mesmas impressões digitais, manias, perfeccionismo, erros, falhas, acertos, gostos, cor, altura etc... E que vocês tivessem de conviver por pelo menos dois anos inteiros, confinados numa fazenda. Não podendo sair dela por nada. E vivendo debaixo da mesma casa por mesmo período. Responda-me: você suportaria aos teus iguais? Como Lucius previa, a resposta foi um misto de silêncio com um "provavelmente não!". E fez o outro concluir que sempre vemos no outro, o que teimamos em não aceitar em nós mesmos.
Às 11h30 in 16.12.2023
Arte vida escrita Emanuel Andrade
A minha jornada nas Artes e na escrita pauta-se por uma crença e uma filosofia de vida que me permite conectar e interagir com as pessoas com vários meios e num contexto em que cada ser é um canal, absorvo inspiração para fazer acontecer mais, além de me conectar com Deus por meio de ferramentas e rituais espirutais, também aprecio a natureza, o maior mandamento é amar a Deus de todo pensamento e mente e força e amar o proximo como a nós mesmos. Logo ai começo por ter que gostar de mim e ao zelar, cuidando de mim vou cuidar dos outros, ao encontrar estas vocações das artes percebi que são dons que Deus nos dá e que podemos desenvolver, neste caminho mesmo com as minhas imperfeições, acredito que é melhor fazer acontecer, do que não fazer nada, porque assim não posso aperfeicoar, nem desenvolver, nem inovar, nem ser criatiativo, nem expressar o que vai na minha imaginação, mesmo errando é com os erros que cresço, com as minhas fraquezas que posso fortalecer, se não passar pelos desafios da vida, com amabilidade e agilidade, porque a medida que estou a evoluir tudo se torna mais facil de superar, as barreiras são mais faceis de ultrupassar. Tudo é um caminho um trajecto que me fui aprimorando com as artes, e todo que me circunda é amadurecimento, as vezes o fardo é muito pesado, reparto com alguém alguém de confiança, além que tenho os meus alicercerces solidos e extrurados, estou conectado de várias ordens, para não me perder, procuro transmitir o meu amor a minha confiança e honestidade para um mundo mais justo, sou um para os outros também sinto-me num patamar ao serviço da humanibade do bem comum, mesmo com as minhas falhas, desejo fazer melhor
BEM HAJA A TODOS
COM CARINHO, ESTIMA E DE MUI REAL CONSIDERAÇÃO
Emanuel Andrade
#lisboa
#portugal
2024
Inspirada pela arte das palavras,
Sábia em letras e saberes,
Amante da literatura em todas as suas formas,
Bela mente que entrelaça disciplinas,
Educa com paixão e inovação,
Leciona com tecnologia e tradição,
Lúdica, encontra nos jogos um mundo de aprendizado,
Amorosa com cada página virada.
Sensível à poesia da vida,
Ouve as histórias com o coração,
Zelosa guardiã do conhecimento,
Ziguezagueia entre clássicos e modernos,
Ama a magia que reside na educação multidisciplinar.
Ispirata da mondi letterari,
Sognatrice tra le pagine di ogni storia,
Amante della narrativa e dei giochi,
Bellezza e intelligenza si fondono nella sua arte,
Educando con passione e tecnologia,
Luminosa guida per i suoi studenti,
La sua classe è un palcoscenico di idee,
Abitatrice di mondi fantastici e reali.
Saggezza e conoscenza in ogni lezione,
Ogni studente è un'avventura,
Zelante nel suo amore per l'insegnamento,
Zampillante fonte di ispirazione,
Affascinante viaggiatrice tra le discipline.
O mundo moderno da arte nos apresenta nada menos do que a própria realidade, tanto física cotidiana quanto psicológica do individuo, procurando mostrar, traduzir e expressar essa nova realidade na quebra de paradigmas artísticos, busca uma reflexão acerca da sociedade, do que aflige o individuo e a máxima expressão dos sentimentos e identidade nacional (esta última, no caso do Brasil).
A arquitetura moderna, por exemplo, busca um design futurístico, aliando comodidade e aproveitamento do espaço, devido as novas tecnologias na construção civil, esta é uma forma de aproveitar estes artifícios e demonstrar a época tecnológica de nosso tempo.
A arte moderna, afinal, é moderna, por apresentar uma nova forma quase que totalmente desconexa com a arte convencional e realista, de certa forma, com um liberalismo artístico, valorizando somente a expressividade e significado que a obra vem a despertar ao apreciador.
Sobre os dons da arte da Oratória e da Escrita
Em relação ao primeiro, é sabido que Cícero orador, fora considerado o maior orador de todos os tempos ( embora haja divergência de opinião). Este, entre os latinos. Entre os gregos, poderíamos citar Demóstenes, o gago. Era gago, praticou a oratória e se tornou o maior orador da Grécia! Quanto ao segundo dom, o da escrita, houve infindáveis habilidosos escritores, não mencionando eu nomes, mas que na arte oratória, não eram proeminentes oradores. Mas existiram os que, por sobreexcelência da natureza, eram dotados dos dois dons - tanto o da arte oratória quanto o da escrita. Isto é, eram tão vigorosamente estilosos e sofisticados tanto falando quanto escrevendo. De modo a não sabermos exatamente que dom escolher, caso tivéssemos que nos ater a apenas um, dos dois que possuísse!
Cícero, não tivemos o privilégio de ouvi-lo, como tantos outros. Mas se julgássemos sua oratória apenas com base na sua escrita, que podemos ler, não o classificaríamos como o orador que a História lhe laureia. Então , a meu ver, Cícero não é tão escritor quanto orador; sobrepujando neste dom, mais do que naquele. Em contrapartida há os que são muito mais sobreexelentes no dom da escrita que no dom da oratória. O que podemos concluir deste curtíssimo ensaio, é que, nem sempre o eloquentíssimo escritor também o será, como orador. E o eloquentíssimo orador, como Cícero, a julgar o que sobre ele dizem os anais da História, nem sempre se destacará na escrita, como se destaca ou destacou na oratória. E que com certa raridade, haverá os eloquentíssimos tanto na escrita quanto na oratória; como Sêneca, Giordano Bruno, Dr. Rui Barbosa, Dr. Enéas Carneiro...
Às 19h03 in 01.08.2024
"A maestria na composição de estilos se manifesta em diversas áreas, desde a arte da escrita e escultura até a estruturação de governança corporativa e a paginação de um piso. Essa habilidade vai além da aplicação técnica; ela potencializa a comunicação sensorial através da visão, audição, paladar e tato, influenciando a percepção emocional. A forma como esses elementos se entrelaçam pode transformar a construção ou desconstrução de conceitos e fundamentos, enriquecendo a experiência e aprofundando o impacto do trabalho em diversos contextos."
Rafael Serradura,2024
Tenho uma necessidade louca de viver
Mudar de rumo
Explorar novos horizontes
Sentir a arte do mundo
Visitar espaços em que nunca estive
Respirar um novo ar
Sentir o vento balançar os meus cabelos
Tudo o que é estático me entristece, pois
me alimento de novas aventuras
É uma necessidade viver
Canso fácil da rotina
Ela me enfraquece
Sinto que só o estar aqui não me basta
Preciso de mais
Minha alma grita
Descalça me enlaço no universo do desconhecido
Anseio pelo novo
É nele que me renovo.
Poesia é arte, da qual não se usa
tinta em tela, mas sim, sentimentos.
Pode ser facilmente encontrada entre o caos e a paixão.
-Mika Uniqua
Nunca pensei que no futuro as pessoas teriam medo de livros e olhassem aterrorizados pra arte
E que a boa música clássica oferecesse uma sentença ou futuro surdo
Acho que o futuro é um grande vazio como um idiota que se lança num abismo profundo e vago...
Ser Pai
Ser pai, ter um pai,
Nos tempos de agora,
É arte, é ofício,
Que exige demora.
Em papéis tão antigos,
Já fora de uso,
Pais e filhos caminham,
Em meio ao confuso.
O roteiro é escrito,
Por mãos invisíveis,
E o diretor, incerto,
Perde-se em desvios imprevisíveis.
Mas aos "Papis" desejo,
Sabedoria e luz,
Que a paciência os guie,
Que o amor os conduz.
Na arte de ser pai,
Que reine a prudência,
E no coração, sempre,
A mais pura essência.
Feliz Dia dos Pais,
Com ternura e paz,
Que o laço entre pais e filhos,
Jamais se desfaz.
AetA
a prisão na negreira
Antes de virmos presos por correntes fortes de arte por nossos donos não tínhamos liberdade a esperança com o sonho de desaparecendo a cada dia mais só temos presos em correntes até mesmo mortos mas não paramos de lutar por nossa liberdade para ser livre para o resto das nossas vidas voltar para onde nascemos essa é a força de vida livre livre para todo sempre
A Sociedade é reflexo da sua Arte
Se a arte não tem lógica, seremos ilógicos
Se não tem sentindo, não teremos algum sentido
Uma fez criada
A arte passa a pertencer a toda humanidade e passa a ser muito mais importante que o artista
Fazer arte e cultura é o que nos separa do outros animais .
Soneto da Arte Divina
Música e poesia são cartas celestiais,
Psicografadas da energia ao redor,
Em cada nota, em cada verso, a dor ou amor,
Tradução sublime de contos imortais.
A arte é o canal, o elo consagrado,
Que conecta o divino ao ser encarnado,
No sopro do vento, nas ondas do mar,
Vozes ocultas começam a ditar.
É o eco do universo, o grito velado,
Que ressoa na mente, como um doce amparo.
Assim, o invisível toma forma e cor,
Unindo o céu e a terra em puro esplendor
