Poesia do Preconceito Vinicius de Morais
Aqueles que seguiam uma ideologia mortífera em todo o mundo, ainda por cima - eram monstros morais, idiotas monumentais ou pessoas tomadas por algum tipo de insanidade.
O mundo está tão deteriorado em seus valores morais, que o que outrora parecia correto agora é "démodé".
Em tempos de dúvidas morais, se apegar as Escrituras, é o mais próximo que um homem pode chegar da moralidade que agrada ao Criador!
Terminou de ler o livro de condutas morais e já tinha na cabeça a lista de pessoas que não as seguem, bravejando: ‘Fulano deveria ler esse livro, porque ele não faz nada disso”. Esqueceu-se, porém, que a vida fez a leitura chegar a ele, e não ao outro, e que só enxergamos falhas nos outros se elas também fizerem parte de nós. Melhor proveito haveria se ao ler algo que incentivasse a boa conduta, assumisse o recado do universo para si mesmo, sem julgar quem seguramente tem um contrato reencarnatório diferente.
A moralidade é um conjunto de "princípios morais" adquiridas ao longo da vida, não está à viver se não tem a "moralidade" nem o significado do "viver".
Religiões e sistemas morais, inclusive os dela, eram como picos numa majestosa cordilheira vista muito ao longe, nenhum deles claramente mais alto, mais importante, mais verdadeiro que os outros.
Não é como se nossas leis fossem códigos morais - elas são apenas um conjunto de regras criadas por políticos para se manterem no poder.
Introduzidos na alma, estão certos valores morais de alguns humanos, que jamais poderão ser exibidos, numa sociedade demasiadamente egoísta.
Escola ideal é aquela esteticamente agradável, que estabelece ligações morais, com sensibilidade à racionalidade humana, uma verdadeira comunidade de aprendizagem, com espírito de investigação e pessoas capazes de gerir a si mesmas.
A consciência das nossas boas ações morais é a base fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis, conduzindo-nos para uma conduta virtuosa, necessária, adequada e ética.
A crise de honestidade, caráter, valores morais e éticos é que causaram a crise econômica no Brasil.
O primeiro passo para a mudança interna é a absorção de preceitos morais socialmente válidos consigo mesmo. E o passo seguinte é compreender e aceitar a realidade particular encontrada. A probidade para consigo e a aceitação das verdades e inverdades de si trazem um senso de liberdade como se um peso lhe estivesse sendo tirado da alma. Tentamos sempre entender o mundo fora de nós e conhecemos pouco nosso interior. Se ainda não sabemos quem somos, não há como entender a vida. O caminho, o melhor caminho é para dentro de si mesmo, mas isso não é egoico e sim entender uma das vidas desse universo.
Não gosto de leis, morais, religiões e regras. Minha lei que me empurra a ser do bem quando é para o bem e para o mal quando é preciso. Minha religião é não acreditar nas religiões que os homens inventaram. Minha moral que conduzo da melhor maneira possível segundo minha lei e finalmente as regras que escolho para ser o melhor que posso ser independente que a sociedade pensa a esse respeito. Não há como gostar de ser moldado pelos outros.
Quem criou os valores morais foi o homem, não Deus. Portanto esta moralidade requer participações concretas psicológicas, econômicas, sociais e históricas. Nisto se resume a vida humana. Quanto à formação do Espírito, esta se dá pela erudição, cultura literária, científica.
Sem uma família organizada nos princípios morais e no temor a Deus, o Estado perde a sua finalidade.
É na família que os jovens poderão aprender os valores morais, tais como honra a Deus e usar corretamente a liberdade.
Os valores éticos e morais naturalmente passados de progenitores aos seus descendentes não podem ser considerados como que propriedades coletivas, como que objetos de escárnio ou de discriminação, mas resguardados por normas e pela ética social. Portanto, faz-se imprescindível a liberdade dos pais em relação aos filhos no que tange à forma mais adequada – por eles já tradicionalmente constituída – de incutir em suas personalidades os valores éticos e morais alicerçados em suas convicções sejam elas filosóficas ou religiosas.
Facilmente se fala da vida de outra pessoa causando-lhe danos morais, é ato simples para algumas pessoas, o vácuo está em se vestir da pele de quem se comenta...
Quando alguém destrói o que tem em nome de preceitos morais ou para simplesmente justificar o radicalismo de sua própria essência, está apenas camuflando o que odeia no outro que é igual em si.
Eu prefiro a vida como ela pode ser, ou seja, com total ausência de enfermidades morais e misérias humanas.
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Amizade de Vinícius de Moraes
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
