Coleção pessoal de marislei

1 - 20 do total de 133 pensamentos na coleção de marislei

⁠INTELIGÊNCIA SANITÁRIA - é a capacidade de administrar a própria saúde, em sinergia com o ambiente e usá-la a seu favor, além de entender a interferência de sua saúde na das outras pessoas, fazendo escolhas consciências para a manutenção de hábitos de vida, capazes de manter o maior tempo possível de vida com qualidade. A maneira com que o indivíduo se relaciona com o meio em que vive (a temperatura, a água, os alimentos, os microrganismos), a forma com que repõe e gasta a energia, os hábitos de proteção/recuperação e a relação com o outro, é o que chamamos de inteligência sanitária. Autora: Dra Marislei Espíndula Brasileiro - Doutora em Ciências da Saúde, Doutora em Ciências da Religião. @dramarislei

Dra Marislei Espíndula Brasileiro
Tags: inteligência sanitária

⁠⁠⁠INTELIGÊNCIA SANITÁRIA - Exemplos simples incluem: o hábitos de ingerir água em quantidade suficiente, saber selecionar os melhores nutrientes para uma refeição (mesmo em situação de escassez), organizar-se para obter horas suficientes de sono, saber utilizar máscaras, higienizar as mãos, manter distanciamento social ou mesmo entender a vigilância sanitária como um bem. Dra Marislei Espíndula Brasileiro.

Dra Marislei Brasileiro
Tags: inteligência sanitária

⁠Oração da transmutação
🙏🏻Deus misericordioso!
🙏🏻Deus de amor e de bondade!
🙏🏻Deus justo e soberano!
☺️Muito obrigada pelo dia, pelo sol, pela luz.
☺️Muito obrigada pela fé, pelo amor e pela esperança.
☺️Muito obrigada pela vida!
😔Perdão pelas ofensas.
😔Perdão pela ignorância!
😔Perdão pela inércia!
🤩Faz de nós teus instrumentos para a construção de uma sociedade mais justa, mais saudável e mais educada.
🤩Faz de nós teus canais de amor.
🤩Faz de nós, a luz que iluminará os caminhos da cura, da alegria e da paz.
😇Assim seja!
Dra Marislei Brasileiro - Enfermeira, Doutora em Ciências da Religião e Doutora em Ciências da Saúde

Dra Marislei Espíndula Brasileiro
Tags: oração transmutação

⁠Prosperidade 360 graus: é quando você consegue se manter na média, obtendo relativo sucesso simultâneo entre a vida profissional (trabalho, dinheiro, racionalidade), emocional (família, afetos, emoções), físico (saúde do corpo, atividade física, alimentação), social (círculo médio de amizades) e espiritual (relação saudável com o sagrado, intuição).

Dra. Marislei Espíndula Brasileiro

⁠🙏🏻Deus! Pai querido, Senhor de todos os tempos. A tua bondade é infinita.
🌎A Terra clama por teu amor. Dê ânimo aos que padecem e esclarecimento aos que ainda não compreendem o sentido da vida.
☀️Leva luz aos nossos governantes, para que tomem as melhores decisões.
😇Querido Deus, corpos e almas clamam por descanso e consolo.
🤕Os enfermos carecem de ar e de fé.
😢Os angustiados rogam por teu bálsamo de esperança.
😷Guia Senhor, os passos de nossos profissionais de saúde, para que tenham a luz das descobertas.
🌈Que todas as criaturas de nosso amado Brasil possam sentir o frescor de tua bondade. Pessoas, animais e plantas possam perceber o quanto a tua obra é magnânima.
🙏🏻Tende Piedade Pai!
🫀Nós vos pedimos de coração.
🤩Nós nos colocamos à tua disposição, para o exercício do amor, da bondade, da caridade, da dedicação, da esperança, da fé, da generosidade e da fraternidade.
✍🏻Dá-nos a oportunidade da sabedoria para interpretar tuas mensagens de regeneração.

🧠Que possamos galgar os degraus da evolução e que um dia, de nosso humilde lugar, no coração do Brasil, de nossa querida cidade, possamos alçar voos em direção à espiritualidade superior. Por isso, Senhor, que sejamos espelhos de tua imagem. Amém!🙏🏻

Dra Marislei Brasileiro
Tags: oração covid-19

⁠É necessário que os enfermeiros se valorizem para que a enfermagem seja valorizada. Dra Marislei Brasileiro

Dra Marislei Brasileiro
Tags: enfermagem enfermeiros

⁠Estudos sobre ergonomia indicam que o Enfermeiro não deve vacinar o cliente/paciente em pé, ou de pé. Isto devido a diversos fatores ergonômicos, fisiológicos e farmacológicos:
1 - Riscos ergonômicos para o profissional (maioria dos afastamentos relacionados às dores lombares);
2 - a posição dificulta o alcance do ângulo de 90 graus da agulha (ângulo ideal para IM);
3 - o bisel dever ser lateralizado (menor lesão de fibras e em pé, não é possível verificar adequadamente).
4 - também não se aspira mais, antes de inocular o imunógeno (pois esse ato gera lesão celular).
5 - também não se usa mais algodão com álcool (pois o álcool pode inutilizar a vacina, sendo recomendado o algodão seco).

Por isso é importante que enfermeiros e pacientes estejam sentados, utilizando o ângulo ideal de 90 graus, com bisel lateralizado e sem aspirar ou usar algodão com álcool, optando por algodão seco.

Dra Marislei Espíndula Brasileiro
Tags: vacina vacinação

⁠Deus Todo Poderoso!
Pai eterno de toda a glória. Jesus, nosso Mestre maior.
Nesse instante, nós te agradecemos pelas bênçãos da fé e do amor que une todas as pessoas em favor da saúde, da paz e da fraternidade.
Deus de infinita bondade! Nós te rogamos em favor de todas as pessoas que necessitam de conforto espiritual e de recuperação.
Abençoa aquelas que estão nos leitos dos hospitais e também aqueles que velam e cuidam deles dia e noite, incansavelmente.
Usa as mãos de enfermeiros e demais profissionais de saúde, familiares e todas as pessoas que são o teu instrumento de cura! Deus!
A nossa fé nos dá a certeza do teu infinito amor e misericórdia.
É com essa fé, Senhor, que te rogamos, em especial, por nossa (o) irmã (o) __________.
Sabemos, Pai, que tua justiça e benignidade são capazes de nos ensinar infinitas lições, mas nesse momento, Pai, com os joelhos ao chão, queremos a graça de uma recuperação milagrosa. Faz o milagre Pai.
Que as nossas lágrimas e nossas energias cheias de amor cheguem até as células de todos os órgãos do corpo de Maguito Vilela.
Que cada célula seja recuperada, que o ar vindo da mais infinita atmosfera de amor incondicional de todos que estão a orar nesse momento possam transformar cada líquido de seu corpo em centelha divina recuperadora.
Que seu ânimo esteja revigorado! Piedade Pai, Piedade Jesus! Nós te rogamos!
Que sejamos dignos de tua misericórdia, hoje, agora e sempre!
Amém! Amém!

Dra Marislei Brasileiro - Enfermeira

⁠Olá! É a primeira vez que venho às redes sociais alertar sobre um novo risco para a COVID-19 - me refiro à 2ª onda. Não acredita? Vai tirar de letra como na primeira, certo? Espero que sim. Pois bem! Já informamos por escrito, por desenho, em LIBRAS, Brille, por mímicas, rimas, enfim de diversas maneiras as 3 principais formas de se evitar o contágio: usar máscaras corretamente, higienizar as mãos com água e sabão/álcool em gel e manter o afastamento social. Claro! São medidas simples e factíveis. Acontece que estamos prestes a vivenciar uma situação um pouco mais complexa na trajetória da pandemia. Isto porque aparentemente, as pessoas perderam o receio e se arriscam em eventos, locais fechados e o pior, expõem nariz (máscara de forma errada) e olhos ao vírus (ao levarem as mãos aos olhos). Outro aspecto é a fé que o povo brasileiro tem na proteção divina: “isso (o mal) nunca acontecerá comigo – estou protegido”. Veja bem! Fé é diferente de negligência. Toda ação tem uma reação, dizem as leis da física e da metafísica. Os profissionais da saúde mal se recuperaram da primeira onda. Estão exaustos! Já começam a faltar Enfermeiros! Muitos querem abandonar a assistência! Mesmo os heróis precisam de trégua. Entra governo e sai governo, mas o autocuidado é sua responsabilidade - assuma. Quer se comparar a outros países, então comece por aprender com a 1ª onda – mude de atitude. Então eu faço um apelo: a pandemia não acabou! A vacina, mesmo que chegue, é apenas parte da teia de proteção. Toda e qualquer vida importa! Seja responsável! Pare de colocar a sua vida e a de seu semelhante em risco. Pare de culpar o “outro”! Você se sente sufocado ao usar a desconfortável máscara? Imagine-se no gélido leito de uma UTI, tendo apenas o teto branco como imagem durante dias, sem saber se verá outra vez as pessoas que ama e se continuará realizando seus sonhos. Já sei, você é um suicida indireto e acredita que sua vida não tem importância? Saiba que cada vida importa, todo indivíduo, por mais insignificante que seja é uma peça essencial no grande quebra-cabeça cósmico. Você é muito importante! Faça sua parte. Façamos, todos nós, a nossa parte e tudo terminará bem...quando terminar. Dra Marislei Espíndula Brasileiro – janeiro de 2021.

Dra Marislei Brasileiro
Tags: covid-19 enfermeiros

⁠Um dos dias mais importantes de minha vida foi o dia do parto. Jamais me esquecerei da enfermeira que me assistiu com boas práticas. A forma como ela me acolheu, a valorização da presença de meu esposo e depois de minha mãe e sogra, o ambiente de harmonia, a liberdade de posição e movimento, o banho de aspersão e imersão, a bola suíça, a massagem nas costas, os exercícios respiratórios, o contato pele a pele com meu filho logo após o nascimento. Hoje sei que ela trazia um partograma detalhado e o quanto fui protegida de práticas prejudiciais como episiotomia, a ocitocina, a amniotomia, a analgesia desnecessária, o toque e a posição litotômica durante o parto. Meu corpo e minha alma agradecem à sua cientificidade e humanização.

Dra Marislei Brasileiro
Tags: parto humanizado

⁠Um pré-natal realizado de forma adequada, acompanhado de perto por um enfermeiro obstetra ou da saúde da família, aumenta a possibilidade de detecção precoce da Doença Hipertensiva da Gestação e reduz os riscos de complicações.

Dra Marislei Brasileiro
Tags: pré-natal enfermagem

⁠Uma assistência paliativa de enfermagem não tem preço, pois é proporcionar melhoria da qualidade de vida, minimizar a dor e o sofrimento, dar suporte emocional e/ou espiritual, um conforto adequado, o cuidado no pós-morte, além de orientação serena à família.

Dra Marislei Brasileiro
Tags: cuidado paliativo

⁠Querer, poder, dever ou necessitar de vacinação são situações bem diferentes, na visão dos enfermeiros.

Dra Marislei Brasileiro - Enfermeira bidoutora
Tags: vacina vacinação

⁠Enfermagem forte se constrói com ciência e com política!

Dra Marislei Brasileiro
Tags: enfermagem politizada

⁠ORAÇÃO ECUMÊNICA DIANTE DA ENFERMIDADE
Deus, Pai amado, a Tua bondade é infinita, ampara os enfermos, pois eles precisam da tua energia, ilumina os que estão perdidos em busca do caminho correto, leva compaixão e caridade a todos os corações.
Deus, acalma os ansiosos, consola os deprimidos e dá repouso aos cansados.
Pai amado, leva o arrependimento aos que se sentem culpados, verdade aos que estão confusos, guia os que estão perdidos e dá guarida aos que estão sem família e sem teto. Afinal, tudo o que há na natureza foi obra Tua. Que todos possam conhecer o seu amor e justiça. Que Teus anjos, arcanjos e querubins derramem o amor, a paz, a fraternidade e a fé por toda a Terra.
Sabemos Deus, que uma ínfima partícula de teu princípio universal pode tanto renovar quanto avassalar o universo, então deixa que cada um de nós possa ter mais acesso à tua misericórdia, para que sintamos o teu poder, capaz de secar todas as lágrimas e mitigar todas as dores.
Juntos podemos em um só pensamento subir até o mais alto plano espiritual e acessar esse seu fecundo amor. Por isso aqui estamos, de braços e corações abertos à tua perfeição, ao teu poder e à tua bondade. Que possamos merecer tamanha justiça e misericórdia.
Que cada um de nós possamos nos esforçar na Tua Graça e subirmos até vós, por meio da caridade pura, da fé, da razão, mas acima de tudo, da simplicidade e da pureza que faz de nós a Tua semelhança, assim como Moisés, Buda, Jesus, Maomé e todos que nos revelam o amor de Deus.
Em especial aos enfermos que sofrem _________, aos Enfermeiros que deles cuidam dia e noite e aos demais profissionais de saúde dê a força, a cura e a certeza da vida eterna.
Amém! Assim seja! Aleluia! Amiin, Namas!

Dra Marislei Brasileiro - Enfermeira, Doutora em Ciências da Religião

⁠⁠Em 2020, um procedimento de enfermagem - a "vacinação" - evidenciou como o Brasil resolve seus problemas. É um país estranho, se comparado a outros países mais adiantados.

Dra Marislei Brasileiro - Enfermeira e Bidoutora
Tags: covid-19 política

⁠Rico é quem é rodeado por pessoas inteligentes.

Dra Marislei Brasileiro
Tags: riqueza inteligência

⁠Pessoas ricas são inteligentes. Pessoas milionárias nem tanto, mas são capazes de organizar e direcionar para um determinado objetivo, um grupo de pessoas inteligentes.

Dra Marislei Brasileiro

⁠Todo folgado tem um sufocado que se sufoca para manter a folga do folgado.

Dra Marislei Espíndula Brasileiro

⁠Viver o passado é roubar o presente, mas ignorar o passado também é roubar o futuro, afinal as sementes do destino são alimentadas pelas raízes do passado.

Dra Marislei Brasileiro (inspirada em ideais Kung fu)
Tags: filosofia passado