Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
Obrigado. São seus olhos.
Você sabia que a cor não está nos objetos? Sabia? Não? Acredito que a maioria das pessoas não sabe. Os objetos não têm cor. O nosso cérebro é que interpreta a luz refletida pelos objetos como uma cor, e faz isso segundo as nossas experiências. O que significa que a cor que eu vejo pode não ser a cor que você vê. Ou seja, a cor tem mais a ver com a nossa maneira particular de ver o mundo do que com o objeto em si. É assim com tudo o que nos relacionamos. Com as pessoas, inclusive. Muito daquilo que atribuímos às pessoas não está nelas, mas nos nossos olhos. As pessoas podem ter muitas qualidades, positivas ou negativas. Podem ser bonitas ou feias, podem ser adoráveis ou detestáveis, charmosas e inteligentes, ou desinteressantes e tolas. E algumas vezes, essas características podem até estar nas pessoas. Mas, antes de tudo, estão na maneira como as vemos, segundo o nosso olhar. Há coisas que nunca podemos dizer de uma pessoa, senão de nós mesmos. Quer um exemplo? A beleza é uma das qualidades que podem se impor aos olhos. Mas o ridículo não. Podemos dizer que uma pessoa é tola, insensata, ingênua. Podemos dizer até que é engraçada. Mas ridícula não. Uma pessoa nunca é ridícula. O ridículo tem mais a ver com a nossa forma de ver as coisas e as pessoas. Cada um de nós decide do que deseja rir. Quer outro exemplo?
Preciosos como a vida
Existe um entendimento do que seja humildade, algum tipo de pudor diante do mundo, que faz com que as pessoas vivam e se comportem como se fossem menos do que são. Como se soubessem menos do que sabem ou não tivessem os atributos e as habilidades que têm, encolhem-se, escondem-se, ou não percorrem o caminho que as levaria a se tornar o que deveriam ser. Ser o que você é, tornar-se o que deve ser, não ofende, não humilha, não menospreza. Não existe nenhuma razão para que você renuncie aos seus dons. Eles são preciosos como a vida e lhe foram dados para que a sua jornada no mundo seja possível e completa. Observe os animais na natureza: os tigres nunca são menos do que tigres. Eles existem e cumprem a sua jornada inteiros, com toda a sua exuberância. E o mundo é maravilhoso porque os tigres existem, e porque eles são tigres. O mundo é maravilhoso porque as abelhas existem e porque elas fabricam o mel. O mel é, em si, uma maravilha, e por não omiti-lo ao mundo é que as abelhas são abelhas e completam a sua jornada. Assim, os dons que lhe foram dados, e na proporção em que lhe foram dados, a força, a inteligência, a beleza, são, em si, maravilhas, e por não omiti-los ao mundo é que você se torna inteiro e cumpre a sua jornada.
O VERDADEIRO AMIGO
O verdadeiro amigo é quem espera, pacientemente, que apareça aquela luminosidade no nosso olhar e se anima quando a nota nascer; É quem tem aquela expressão contínua e conceituada quando nossos olhos se enchem de lágrimas e sabe o quanto estamos contrastando com as adversidades interpostas nos nossos caminhos. Se há alguma maneira de exterminá-las, ele irá nos auxiliar, pois jamais se absterá de nos ajudar. O verdadeiro Amigo é semelhante às estrelas; é claridade que se irradia, instantaneamente, com seus múltiplos e amenos raios que se aprofundam, amplamente, no âmago dos seres; é veracidade e razão, sonho e sentimento. O verdadeiro amigo é tudo em nossas vidas.
Obrigado por sua amizade.
“Feliz dia daquela pessoa que te diz umas verdades na cara, e te elogia pelas costas”
(Feliz dia do Amigo)
As nuvens se movem de forma desordenada no céu.
Não seguem planos ,cronogramas,maestros ou agendas
Todos os dias o céu tem um espetáculo diferente!
"Quem quer, em algum momento pode deixar de querer; quem precisa suporta o processo, muito mais do que quem apenas quer".
Refletindo um ponto de vista.
O cérebro em certas pessoas, é igual gente feia com olhos bonitos e corpos sarados
Não servem para NADA. Ficam até mais BIZARROS.
Penso, logo eu existo. Não falo tudo que PENSO, mas PENSO em tudo que FALO.
É melhor PENSAR para falar, do que pensar o que falou. Just like that!
O pior INIMIGO da humanidade é será sempre ela mesma, estando todos ou todes (SIC) mostrando-se em maioria nas suas religiões em primazia e em grupos dispersos, como se não fossem oriundos de um só mundo.
Com os seus seres humanos estupidos e Irracionais, que ainda estão evocando significados em mitos, lendas e superstições, sendo imbecilizados para a política e sendo religiosos políticos.
As moedas de troca mais baratas do sistema são os religiosos políticos.
Bastante comprar padres e pastores, que as ovelhas vão de graça e na graça de Deus.
O conflito não é só do BEM contra o MAL.
É também do CONHECIMENTO contra a IGNORÂNCIA.
Da LUZ contra a única TREVA que se chama IGNORÂNCIA.
E da VERDADE e os VERDADEIROS contra a MENTIRA e os MENTIROSOS e FALSOS.
Ter um amor que não é teu.
É como beber água no cantil dos outros.
Dar uma mordida no pão de alguém para saciar a fome.
É ficar de cócoras, por não ter onde sentar.
É olhar e ao poder tocar.
Não existe isso que está falando, e ponto final. O ateismo é somente a constatação do que se faz óbvio: deuses nao existem.
Alegações extraordinárias requer provas também extraordinárias.
O que dito sem provas, também pode ser refutado sem provas, até porque sem fatos ou evidencias, NADA EXISTE.
Quem tem que provar que o unicórnio existe, são os que estão alegando sua existência, mesmo ele com uma inexistência, estando visível em todos os lugares.
A Bíblia e é um arremedo de literatura. Uma bosta com merdas escritas e mal traduzida, feitas por imbecis e idiotas de eras passadas, apreciadas pelos de uma era contemporânea.
Isso só prova que a Ignorância é maior força da humanidade, e chama-se burrice. É ela que transcende ao tempo, e atemporal, sobrevive a todos eles também.
O pior INIMIGO é o que está nas mentalides ainda acreditando nas coisas que lhes foram encucada desde tenras idades, e depois de adultos, não conseguirem deletar isso esquecendo.
Estando convivendo com esses demônios interiores, fazem a demonização dos contrários que estão com suas mentes sãs.
Lidar com gente louca é fácil. Difícil é com os loucos que se acham normais.
Gente com mentalide infantil não se dá moral, e sim Nescau, Toddynho, Danoninho e Mucilon.
Muito pior que um louco que se mostra verdadeiro e de verdade.
É um doido que mente e finge sanidade achando-se equilibrado e normal.
TRANSMUTAÇÃO
Mudanças são inevitáveis por fazerem parte de Nossas Vidas.
Cabe a Nós
Direcioná-las para o Bem.
Se tem solução não é problema. Chama-se contratempo pois tem como solucionar.
O sábio evita e resolve problemas. Já um tolo, é o que faz arrumando, pois é um problematizador, e acaba agravando tentando resolver o que não havendo solução, não é problema também.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
