Poesia de Professor X Aluno
Ao professor se deve ao mínimo o superestimo.
O radicalismo é insano, egoísta? A violência endurece a racionalidade, pula etapa, cerceia a razão, corrompe valores morais e fere a dignidade. Houve época que o professor(a) era mais respeitado, mais digno e honrado, todos tinham como referência o Professor(a).
As forças palacianas deveriam servir com a finalidade de garantir os frutos desses sacrifícios e benefícios para a classe. O Professor(a) já tido como referência, padrão de estética da sociedade, tem sido visto como vilão, de demérito feito, representado pelo radicalismo sindical. São lutas travadas que provocam conquistas e deturpações da mais digna e respeitosa imagem social.
Salvem-se! Salve o professor(a) daquilo que possa parecer radical, insano, esquizofrênico! Almeja-se uma representação educativa para a classe, tão mediadora de conflito assim como o professor mediador de conhecimentos. A luta diária torna-se um conflito de interesses entre representante, representado e poder. Perdem-se diariamente os valores humanistas das conquistas.
“Ao professor se deve ao mínimo o superestimo”, como reconhecimento parcial da batalha cotidiana. Não esquecendo de que lutam contra os efeitos causados pela incompreensão de um ou outro dirigente. Aos professores se devem a empatia, carisma pela contribuição mediadora do conhecimento.
Amauri Valim.
Quando uma turma de alunos tira notas baixas, geralmente o professor culpa os alunos, alegando que eles não se interessam em aprender.
Em um momento que as informações estão disponíveis de diversas formas, é bom repensar a forma de avaliar, pois, avaliar não é simples e exige domínio de conhecimentos e técnicas além de experiências em processos concretos de avaliação. O professor preocupado com o processo de ensino aprendizagem dará possibilidades para que seus alunos ao longo do decorrer do ano letivo possa desenvolver suas competências de acordo com suas habilidades dentro da sala de aula. Trabalhando a avaliação com os alunos da melhor forma possível e não fazendo desta um objeto de poder e dominação. Assim, competência está relacionada planejar a aula, dar aula e avaliar a aprendizagem dos alunos ao longo do processo educacional.
"Sabe...às vezes ORO e não ouço Deus me responder. Mais é porque o Professor nunca fala com o aluno durante a prova. E sabe porque algumas vezes fico meio distanciada dos amigos? Um aluno muitas vezes fica em silêncio na classe, porque quer passar na prova tendo as melhores notas. "
—By Coelhinha
Enquanto Professor, não posso reclamar (do estudante) uma péssima redação, se eu mesmo não escrevo;
Enquanto Professor, não posso questionar (o estudante) uma equivocada leitura, se eu mesmo abomino e não gosto de ler;
Enquanto Professor, não posso criticar (o estudante) de sua má formação ‘intelectual’, se eu mesmo não me atualizo/ aperfeiçoo;
Enquanto Professor, não posso conclamar (junto ao estudante) que a Escola é um vínculo de transformação social e humana, se eu mesmo a vejo como uma ocupação- um local que ganho dinheiro para pagar minhas contas;
Dito isso, aproximo a teoria da prática, pois distantes desse eixo entraria em um circulo que viola a Ética e a Moral. Portanto configura-se em um caminho sem volta, de quem necessita repensar sua carreira profissional, pratica didática- metodológica! E cá entre nós, soa a oportunismo barato. Logo não se cobra aquilo que não pode dá! É perceptível perante a clientela, é injusto, é ilegal, é incoerente e leviano.
Hoje fiquei pensando em quanto vale um professor, é ele quem leva inúmeras provas e diários para casa, se preocupa com aquele aluno que não aprende, se preocupa com aquele aluno indisciplinado que interrompe suas aulas diversas vezes e até chega a mandar "tomar naquele lugar, " me desculpem a expressão mas é isto que acontece em muitas de nossas escolas.
E o valor de um professor, qual é mesmo?
Que sociedade é essa que permite que educadores sejam tão maltratados e ignorados?
Que políticos são esses que levantam bandeiras e fazem discursos de uma educação melhor e de qualidade? Cadê as ações?
Quando o Brasil vai acordar e parar de mentir que diminuiu o índice de evasão e repetência se muitos de nossos alunos estão no 4º, 5º ano e ainda não estão alfabetizados?
Quando os professores serão reconhecidos, valorizados? Quando?
Uma musica
Um professor disposto
Com alunos desatentos
É um desgosto
Professor prepara coisas diferente
Ensina a gente
Leva-nos a caminhos bons
Ensinando a abrir nossa mente
A novas ideias
Novos pensamentos de ver o mundo
Tudo como um simples estudante
Tentando ir mais profundo
Não me interessa ser o melhor
Não me interessa me vangloriar
Me interessa tentar mudar
Aquilo que um dia eu deixei escapar
Uma professora ... uma foto
Uma aula como uma viagem
A outras épocas ... onde tudo era tão simples
sem "sacanagem "!
Sem gírias ... sem roubos de políticos
Só musica ... educação e tudo de bom
Maldade sempre existiu ...
Vulgaridade infelizmente se expandiu
Não desejo morte de outrem.
Mais o mundo sem morte como seria ?
Morte mestre, morte professor digo eu
Pois ele ensina-me a valorizar a vida
MESTRE
Formei-me professor na universidade
ainda antes de sentir-me velho demais na vida,
em admiração a um mestre que tive nos tempos de colégio.
Hoje, sou dono de um belo diploma com letras douradas,
que pode ser visto a olho nu na parede mais feliz de minha humilde casa.
Casa, comprada a prazo, num financiamento feito a perder de vista
e pago com o suor de uma vida toda.
Vida, dividida em três jornadas,
com intervalos breves, apenas para piscar os olhos.
Hoje,ainda antes de me achar velho demais...
Um alguém, do qual não me lembrava, elevou o tom de voz e me disse confiante:
- Formei-me professor na universidade, ainda antes de sentir-me velho demais,
por admiração a um mestre que tive nos tempos de colégio.
E, hoje...Estou aqui para que você me diga, Mestre,
em que parede devo pendurar o meu diploma!
Deus Um Professor Perfeito!
Tenho aprendido a lutar, tenho aprendido a sonhar, tenho aprendido a respeitar e tenho aprendido a escolher.
Um dia tive que enfrentar uma batalha, Deus me ensinou a vencer.
Um dia tive que correr atrás de um sonho, Deus me ensinou primeiro a ter Fé.
Um dia tive que encarar muitas pessoas, Deus me ensinou primeiro a dialogar.
Um dia tive que andar por dois caminhos, Deus me fez escolher o DELE...
Assim sigo a vida com Deus, vivendo e aprendendo com meu Eterno Pai, que também posso chamá-lo de Professor...
Te Amo Deus Maravilhoso!
Filosofia gay.
Papo cabeça com uma Lésbica.
Professor sabe porque nos damos bem? Disse não, ela falou: é que não somos chegados a homem.
Professor...
Ele é o
ministrante do conhecimento;
o protagonista do sucesso
e o remédio da ignorância.
O DOCENTE E O DISCENTE
Se você é um bom professor, provavelmente você sabe conduzir seus discentes do lugar que eles estão para o lugar que eles nunca estiveram e que nunca imaginaram estar.
Professor é dedicado
Luta pela educação
Ele ensina por amor
Ao ofício, à profissão
Tem desejo de mudar
Sempre para melhorar
O futuro da nação
Tem professor que dá aula online.
Tem professor que dá aula pela internet.
Tem professor que é a aula.
Às vezes, as mudanças precisam partir de nós.
Tive aulas com um professor de matemática e inicialmente tive dificuldade em aprender, pois o achei um tanto metido. No entanto, um dia decidi mudar minha perspectiva e comecei a ver o lado positivo nele. A partir desse momento, abri-me para as aulas e praticamente tudo o que sei de matemática hoje, devo a ele. O professor continuou o mesmo e as aulas não mudaram, mas eu mudei a forma de como o via e, sem dúvida, fui eu, quem mais se beneficiou com essa mudança de visão.
O PROFESSOR E O GERÚNDIO
Exercitar-se como professor, é um eterno gerúndio: ensinando, aprendendo, crescendo, formando e instruindo. Pois um professor não nasce pronto. É na sua práxis diária que ele vai se formando, é na resiliência que um mestre vai se adquirindo.
Portanto, a vivência professor/aluno não está previamente pronta e acabada, todavia é uma construção longânima em sua existência.
Aos Mestres da Educação!
Professor, Ivanildo Quadros
✍️✍️✍️
Professor, aprendeu e agora ensina.
De tudo aquilo que aprendeste, o quê realmente gostaria de ensinar ?
A educação brasileira aprendeu, mas desaprendeu.
Os professores nos ensinam a aprendermos .
Os professores estão e devem estar sempre atualizados.
Mas, quem transfere o que os professores devem nos ensinar, também deveriam estar atualizados.
Um educador de sucesso, é aquele que quando se trata de aprender, por conta dos erros e acertos prefere ser chamado como aluno, pois estará apto para reaprender. Muitos professores e outros educadores aprendam e ensinam, mas o ideal seria que todos praticassem a reeducação.
Este é o país
Onde a educação nunca brilha
Não valorizam o professor
Nem aqui, nem em Brasília,
É ele quem forma o doutor,
Mas a sociedade o humilha,
O aluno não lhe obedece
E na escola só permanece
Por causa do bolsa-família.
Sou Professor não por acaso...
Sou Professor por vocação...
Sou Professor, não alienador...
Porque Professor não forma alienadores e sim pensadores.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam