Poesia de Liderança
Ora, evidentemente que um líder autoritário, que não respeita o próximo e quer a todo custo impor a sua vontade, certamente não reúne as competências necessárias para estar naquele cargo.
Exercer liderança por PODER é colocar em prática mecanismos odiosos, do tipo, "Faça ou eu te mando embora"; "Se você não fizer você vai ter que arcar com as consequências"; "Ou faz, ou apanha". Enfim é uma imposição que ninguém gosta.
É notório que um líder autoritário causa incômodo e amedronta sua equipe, podendo levar até mesmo a um esgotamento profissional conhecido como síndrome de Burnout.
O líder autoritário torna o ambiente de trabalho hostil, problemático e desmotivador, afastando talentos da organização.
Um líder precisa desenvolver uma visão otimista das coisas e acreditar que o melhor vai acontecer. A partir dessa crença, ele deve construir planos para que essas coisas aconteçam.
"Líder, chefe, gestor, supervisor, gerente, patrão, chefia, comandante... Não importa o nome, o que importa é se você trata as pessoas com dignidade."
Há uma tênue diferença entre a liderança paternalista e a servidora. Por mais que você reoriente um filho, por dezenas ou centenas de vezes, não terá como afastá-lo do convívio familiar. Por outro lado, o colaborador que não segue as orientações e os processos sugeridos, não pode continuar no grupo, sob pena de desmotivar os que querem avançar!
"Se você não gosta de ensinar, não assuma um cargo de liderança. Se você não gosta de cobrar resultados, não assuma um cargo de liderança."
Líderes calvinistas são mestres em fazer uma abordagem filosófica da teologia em detrimento da abordagem Bíblica; e foi essa abordagem filosófica da teologia que trouxe a destruição do Cristianismo na Europa e USA.
As disputas teológicas no concilio de Niceia embriagaram tanto os lideres da igreja por poder, supremacia e status que, eles em nenhum instante perceberam que foi nesse concilio que Constantino conseguiu hibridizar igreja e estado. Aqueles que se achavam doutos para ensinar as Escrituras permitiram que a igreja se tornasse um instrumento do Estado para fins políticos. Não conseguiram sequer discernir a lição simples de Jesus em João 18.36: “... O meu reino não é deste mundo;”
A atitude do homem é o divisor de águas dentro de um relacionamento. O papel de liderança cabe ao homem e não à mulher . O homem é um líder nato, e um líder sabe qual é o seu papel sem necessidade da mulher precisar lembrá-lo ou cobrar. Por instinto, o homem sabe o que fazer. Se o homem não tem esse posicionamento, a mulher sente-se sozinha e quando tem esse sentimento, ela perde o interesse pelo homem. Ao contrário do que pensam não é a falta de dinheiro ou de beleza que faz a mulher perder o interesse pelo homem, é a falta de atitude dele. Isso não tem nada a ver com inferioridade e superioridade, tem a ver com admiração e respeito. A mulher não sente-se inferior por ter um homem forte em casa, muito pelo contrário, ela sente-se plena na sua condição de mulher.
A estratégia é a arte de conduzir um projeto, guiada pela visão clara do líder para alcançar o sucesso.
O estilo de liderança se reflete nas regras: comprometido com a causa ou descompromissado com a causa.
"Liderança não se faz atrás de uma mesa, no ar condicionado... Liderar é estar junto da equipe sempre que for necessário."
Ser líder é agir com justiça, tomar decisões difíceis quando nescessário e sempre buscar o melhor para a equipe
Ao contrário da lógica binária, onde uma escolha exclui a outra, a liderança transformacional adota um pensamento integrador.
Em 2025, não apenas sonhe, mas lidere seus sonhos com determinação e propósito. O futuro começa agora. Feliz Ano Novo!
A principal responsabilidade de um líder é unir pessoas com diferenças únicas, transformando-as em uma equipe alinhada em direção a um objetivo comum.
