Poemas sobre o Brasil

Cerca de 4542 poesia Poemas sobre o Brasil

Gravatal

⁠Fiz neste instante uma
breve viagem ao passado,
O teu povo originário
foi por mim lembrado.

A tua terra plana,
ondulada e montanhosa
faz a alma jubilosa
e teu escudo cristalino
me faz fascinada.

O teu povo imigrante
veio para ficar e um
novo capítulo escrever
no sul catarinense.

O teu povo nadando
contra as correntezas
ergueu Pátria Brasileira
por dois tratados esta
reserva da Princesa.

Só sei que a tua gente
fez cidade com virtude,
luta, festa e sabor,
Gravatal poética és
merecedora de mais
de um poema de amor.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Som de rancheira
romântica carinhosa
em noite de verão,
De longe reconheci
que era o seu violão,
Desde o primeiro dia
que te vi já sabia
que não era só poesia,
E que era o amor
chegando no coração.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Majestoso Ipê-roxo frondoso
neste Distrito Federal
que enfeita o caminho de quem
passa tornando o dia
maravilhoso e a minh'alma afagada
para seguir com os meus
mais belos Versos Intimistas
para fazer valer os nossos
dias com amor, paixão
e todas as poesias
que com toda a devoção
por nossas mãos hão de ser escritas.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Patriotas corruptos

No Brasil
O que mais tem
É político
Que se diz
Patriota
Para fazer
O povo
De idiota.

Inserida por zatonio

⁠Você é a minha emergência
que faz com que eu queira
te amar sem nenhuma pressa,
com toda a melhor poesia
compilada, folga e a cada
dia tem me feito apaixonada.

⁠Meus sarandeios
e teus sapateios,
Você indo para lá
e eu indo para cá
só na Rancheira
de Carreirinha
com a gauchada,
Você sabe que
estou apaixonada,
e te querendo
mais do que poesia,
Eu sei que sou
a tua amadinha
e você não sabe
mais me deixar sozinha.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠onde as estrelas são
mais visíveis eu
vou encontrar Órion
minha constelação
da vida que guarda
toda minha poesia

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Um pacto de constante
sedução como devoção
a ser praticada por nós,
Um Quebra-queixo
amoroso para brindar
nossos gentis desejos,
Uma Peteca de Banana
seguida de muitos beijos,
Uma doceria inteira
cheia de imaginação
e de poesia para divertir
com estilo os nossos dias,
para um ser para o outro
a mais alegre companhia.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠No vigésimo primeiro dia do ano

No vigésimo primeiro dia do ano
agradeça por cada momento
de superação e se você estiver
triste ou feliz coloque uma bonita
canção para embalar o seu coração.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Minha doce alucinação
que traz inspiração
para as paredes e janelas
a ser montadas com shabaka
do nosso palácio poético
deste amor que não passa
com as cores do coração.

No teu lugar só a poesia
vem sendo a estação,
quero ser por pretensão
a sua êxtase divina
em absoluta diversão
e tua particular folia.

Te esperar mesmo que
digam que você não
vem se tornou a minha
principal obstinação
sem nenhuma preocupação.

Não há nada que atraia
mais do que os teus olhos
infinitos e feitos de paixão:
rendida estou pela tua sedução.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Tem Baba de Moça
pronta para você,
Um sinal do porvir
que há um romance
que tem tudo
para prosseguir
o seu lindo curso
sem ninguém intervir.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Eu sei o quê fizemos
no Verão passado,
Vivemos um romance
tórrido e sensual
que resultaram
em Versos Intimistas,
poesias de amor
e uma eterna paixão.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Sorriso brasileiro que acha graça de viver com um salário mínimo para sustentar sua família, porque se pensar, ele chora de raiva.

Inserida por Mariabonitapoesia

Brasil, meu amor atemporal

⁠A nossa Independência
foi acrisolada por revoltas,
conjurações, sentimentos,
gigantescas emoções,
e sonhos de liberdade:

(na beira do Rio Ipiranga
sou o anseio histórico
Bicentenário por igualdade).

Brasil, meu amor atemporal,
não há ninguém que diminua
o meu apego a cada memória
gala do meu sentimento nacional.

De tudo aquilo que fomos,
somos e ainda seremos,
tudo confirma que não é
preciso que o pior aconteça
ou mesmo vir a estar longe
para amar o nosso Brasil:

(a hora de amar o Brasil é agora).

Inserida por anna_flavia_schmitt

Quando Cabral o descobriu,
será que o Brasil sentiu frio?

Diz a História que os índios comeram o bispo Sardinha.
Mas como foi que eles conseguiram abrir a latinha?

Qual o mais velho, diga num segundo:
D. Pedro I ou D. Pedro II?

De que cor era mesmo (eu nunca decoro)
o cavalo branco do Marechal Deodoro?

⁠O Professor e a Pandemia
A Pandemia no Brasil chegou
E os professores tiveram que inovar
Um poderoso vírus se alastrou
Mas com a Educação, tiveram que continuar
Cada professor com o seu jeitinho
Foi fazendo seu trabalho com o que tinha em mãos
Virou designer, produtor, ator e até “blogueirinho”
Mas recursos para esta jornada, a maioria não teve não
E ainda há quem falou ou ouviu
Que os professores estavam em casa desocupados
Oras! Mas onde já se viu
Falar assim de grandes soldados
Profissionais que buscam construir uma nação melhor
Que nos embala e nos encanta
Profissão sem valor, considerada entre muitos a pior
Faz abrir os olhos e contra a injustiça nos levanta
Como guerreiro, faz sua sabedoria um escudo
Arquiteta todos os seus planejamentos
Vai plantando luz onde há escuro
Construindo grandes obras e conhecimentos
Entre todas as profissões, se destaca a do Professor
Todas as outras então passam por suas mãos
Alfabetiza, ensina e também forma o Doutor
Realiza um grande trabalho, merece atenção
Será que um dia os governantes vão te reconhecer?
E lhe dar o seu devido valor?
Ou vão esperar gerações no caminho se perder
Em um futuro onde talvez, não haverá mais professor
Profissão que deve ser valorizada por toda a nação
Pois firmes e fortes vocês se mantêm
Verdadeiros heróis dentro da Educação
Ah professores! Que garra vocês têm!

Inserida por danielascapin

Um Brasil sobre mim

Quando eu nasci o Brasil aqui estava,
fui crescendo nas palavras brasileiras
e as palavras japonesas se misturava,
todavia, na escola hasteei bandeiras!

A posição de sentido a Pátria e a Nação
meu caminho do be a ba da linguagem
aos poucos conquistando meu coração
a língua japonesa em casa se permitem!

Assim aprendi escrever dois idiomas,
até ao ponto onde um não tinha escola
e o aprendizado ficou preso em redomas!

Às vezes, ainda busco - as com carinho,
a escrita e a leitura por vezes esquecida
por ora encontro - as pelo meu caminho!

II

Um dia sai daqui e fui pra terra de meu pai!
Lá a minha feição era apenas uma capa,
porque eles lá vêem todos brasileiros daqui,
mesmo que tenha na face o olhar de "japa"!

Eu tenho um Brasil inteiro sobre a cabeça,
e um Japão em pedaços dentro de mim,
às tradições do meu pai era a lembrança
e as de minha mãe uma revolta sem fim!

Deste fato se perguntaria qualquer um:
- Por que foi que eu nasci neste país?
Nunca me perguntei e nem se sabe algum!

Porque de fato isso não tem importância
pois, em se tratando de nativo e raíz
o mundo é de uma única eminência:

III

- DEUS!
Credes sobre o mundo todos os seus,
independentemente de religiões
em que há crenças em grilhões!

O universo é um só,
mas, o homem separou - o em partes.
Às partes são umas boas, outras de dó
do Brasil eu gosto muito, embora haja partes!

Partes de riqueza da natureza rica e farta,
a outra de egoísmo, corrupção e pó...
Ah! Se o Brasil sobre mim desperta!

Não haveria lugar mais lindo!
porque o povo aqui tem tudo que presta,
mas, ainda, não sabem valorizar o seu mundo!

Inserida por marialu_t_snishimura

Vozes do Brasil

Gritos das matas do Brasil
Palavras que a cidade nunca ouviu
O choro inquietante
que preenche o azul anil

Do verde que pouco resta
Nossa vida, nossa pesca
O que a mata tem pra nos dar
voce veio para nos tirar

A revolta vem armada
Na estrada interditada
no arco apontado
com a flecha afiada

Ainda assim você não vê
que eu sou como você
passo cede, fome e frio
para lutar pelo meu Brasil

A sua dívida histórica
que insistem em ofuscar
do amarelo ouro que levaram
do que era o meu lar

Vieram la do mar
para meu povo escravizar
minhas terras demarcar
e minha cultura dizimar

Só pedimos uma parte do meu lar
E o homem "civilizado"
há de pré julgar que é meu povo que vive
sem ao mínimo trabalhar!

Quando é que vão perceber
que só tendem a perecer
destruindo nossa cultura
sem ao mínimo conhecer?

E mais uma vez ninguém ouviu
as vozes das matas do Brasil...

Inserida por douglasmcarrobrez

⁠Andei mais de mil léguas
Lugares foi mais de cem
Conheci muitas pessoas
No Brasil e mais além
Gente de toda idade
Só não sei se deixei saudade
No coração de alguém

Inserida por GenivalSilva

⁠Porto do Mandoca, tão antigo e belo,
Lugar de conchas trituradas para o Brasil colonial,
Sambaqui, história e paisagem num só apelo,
E hoje, esgoto e descaso a prejudicar sua vital faceta ambiental.
Famílias tradicionais, outrora tão dependentes,
Clamam pelo retorno da preservação,
Para que haja um futuro mais verdejante e contente,
E se possa proteger tão majestoso tesouro de grande admiração.
O falso progresso, um engano ardiloso,
Sequestra a beleza e a história desse lugar sublime,
Aprendamos a mudar os nossos antigos hábitos danosos,
Para termos um futuro mais claro e menos sinistro em tempos de crime.
O calor, que em dias de hoje incomoda sem cessar,
Terá um futuro insuportável sem ações urgentes e efetivas,
Os governos precisam pensar em um futuro melhor a se delinear,
Para que o meio ambiente não sofra mais com atitudes tão primitivas.
Reformulemos nossos hábitos, cuidemos do nosso planeta sem hesitar,
Salvemos as maravilhas que ainda restam e que nos encantam tanto,
Para que nossos filhos possam desfrutar do que somente a natureza pode ofertar,
E que o mundo seja um lugar mais humano e amoroso em cada recanto.

Inserida por joao-simas