Poemas sobre o Brasil

Cerca de 4542 poesia Poemas sobre o Brasil

⁠Mais assustadora
do que a lenda
da Missa do Dia dos Mortos
é a sua cara feia,
Para ficar correndo atrás
de casamento,
não nasci com tal paciência.

Pior do que a sua própria
cara sou capaz de ficar
quando estou de mau humor,
aconselho não se arriscar,
Sobre a guerra dos sexos
nunca vou me interessar,
Se nasci para ser Tia Velha
não faço nem questão de lutar.

Das versões mais
convincentes da Mula Sem Cabeça,
sou aquela que não se casa
e deixa até o padre em paz;
E assim aqui está escrito o poema
da solteirona sem dilema.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Acróstico


Hoje escrevi um Acróstico
com todas as letras
do teu lindo nome,
e guardei num lugar
bem escondido
como quem acorda
um compromisso
íntimo com o tempo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Conselhos para uma Prenda

De todo o meu coração
envio alguns conselhos
para uma Prenda
que deseja que um coração
de verdade se renda
com amor e paixão:

Uma Prenda deve estar
sempre em harmonia
com o traje para honrar
a cultura de verdade,

A unhas bem feitas,
maquiagem sem excesso
e o perfume discreto,

Porque para fazer bonito
e ter sucesso garantido
no baile só se agrega
o quê traz a alma campeira;

Uma prenda alinhada escreve
a presença amorosa na alma
do gaúcho o verdadeiro poema.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠No décimo quinto dia do ano
em Rodeio

No décimo quinto dia
ano em Rodeio,
Busco o aconchego
de um poema campeiro
para buscar as palavras
necessárias para caber
dentro do seu peito.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Surrealismo Poético para o Vale Europeu Catarinense

Direto da minha cidade de Rodeio
envio para todas as cidades
do Vale Europeu Catarinense
os meus poemas visuais
em envelopes mentais
que só podem ser compreendidos
somente por aqueles que não
conseguem julgar por julgar
sem terem percorrido
pelos mesmos caminhos
e calçado simultaneamente
unidos o mesmo par de sapatos.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O mundo não
aprende com
os seus erros,
e mesmo
conhecendo
a história
do Holocausto
que começou
com discursos
de ódio persiste
neles sem receio.

Gerando todos os
dias um holocausto
novo um atrás
do outro e sem pudor,
ensinando a apatia
como nobre andor.

Podem permanecer
a conta de mais
de duas centenas
de desaparecidos,
muito reagem alheios,
as dezenas de mortos
não os comovem,
porque eles não
foram os atingidos.

Flexibilizando erros
e deixando barragens
à revelia assim vamos
nos matando todo dia
sempre mais um pouco,
e até mesmo com ironia.

Cantam que o Carnaval
está proibido enquanto
choro pelos meus filhos,
e escrevo poemas sobre
e entre os escombros.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Grápias poéticas
enfeitam o meu olhar,
Em você todos os dias
não paro de pensar
e de toda a minha poesia
você não vai escapar:
O amor encontrou o lugar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quando você fala
mal de alguém,
Você está deixando
vestígios sobre si mesmo
tal qual a lenda
que elucidou quem
era Lobisomem de Ratones,
O mal que se
faz com a boca
se enxerga nela mesma:
APRENDA e APREENDA.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠No Hemisfério Celestial Sul
floresceu o Ipê-Branco
da Via Láctea do destino
da Corujinha-das-Guianas
que cruzou no meu caminho,
Ouvindo "Guayana Es"
prevejo a volta do Esequibo
e entregarei os meus poemas
para onde poderei ver
de perto e tocar as estrelas.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠⁠A beleza de uma
pequena flor fala
muito do sentido
de pactuar com
a real fortaleza
que é não abrir
mão jamais daquilo
que mantém a delicadeza.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠⁠No canto do Sabiá-da-praia
tenho o primeiro solfejo
da trégua tão desejada,
é preciso superar qualquer
mágoa, pensar na terra
adorada e abraçar
com afeto profundo toda
a possibilidade de viver
com paz e felicidade.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Os meus direitos autorais conheço todos, ainda não busquei colocar em prática porque estou adiando me "aborrecer".

Empresas de IA que se atreverem a plagiar os meus poemas responderão internacionalmente pelas suas asneiras.

O Brasil têm leis nacionais e é signatário da Convenção de Berna e o Direito Autoral está previsto na Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quinta-feira em Rodeio

Sobrevoou a minha casa
o Canário-da-telha,
Enquanto coloquei
o Hino ao Frei Bruno
para tocar e o Sol
começou a raiar,
É Quinta-feira em Rodeio,
não vejo a hora da gente
virar a se encontrar,
Você nasceu para mim
e eu nasci para te amar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Encantamento

Sou Canário-da-telha
sobrevoando plena
aqui em Rodeio
sobre o Bairro Glória
vendo o Gávea
e também o Centro,
Cumprimento o Sol,
a Lua, e encontro
gentil encantamento.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Ter você como segredo
acordado e indizível
entre os meus lábios
há de ser incrível,
Somos diferentes
desta Era que não
conhece mais o quê
é de fato sedutor,
Nos ainda falamos
sobre o quê é amor.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Minha voz é tão pequena
quanto o canto triste
do Sabiá-Laranjeira,
centelha sobrenatural que
flameja e que traz
na beira do rio do destino
uma verdade tão feroz
que beira o desatino.

Igual a flor do Ipê-amarelo
levada pelo vento,
este peito se assemelha,
sagra-se o amor em paciência
para o quê é preciso ser dito.

Não por vontade nossa,
o suor do meu povo sofrido
pode vir a armar tropas
e aumentar o derramamento
do sangue do povo palestino.

Eu me recuso que isso seja
realidade e se for verdade
que seja desistida a maldade
no meu Brasil que é minha
Pátria de solo e sangue
porque tal dissabor não
pode vir jamais a ser permitido.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠05/09

Separe as pessoas
das ideias,
Porque as pessoas
precedem as ideias,
Logo criar respeito
é preciso porque
ninguém conhece
a ironia do destino.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Quebra-Mana


De sapateada boa e de valsada leve acompanhados por violas potentes
e com as nossas palmas animadas,
Vamos nessa Quebra-Mana
mostrar com força como se dança
e com a música do coração que
do amor jamais se cansa e sem
se importar com a desesperança,
sempre acaba fazendo festança.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Ter sempre uma Capiroçava
por perto ao alcance
da mão para alegrar,
Porque com paciência
e ternura tudo vai se encaixar,
É só acreditar, se dedicar
e não deixar ninguém te desanimar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Eu sou brasileira
o chá que bebo é
o chá dos povos,
o chá do pajé,
o chá do quilombola,
o chá da imigração,
o chá da rezadeira
benzido de coração.

Inserida por anna_flavia_schmitt