Poemas sobre violência que geram reflexão

⁠ Água estilhaçando as vidraçarias, invadiram o quarto com extrema violência, inundando nossos corpos, na missão de afogar-nos. Neste momento, notei que não importa quanto dinheiro tenhamos nos bolsos, eles não se tornarão botes. E não importa a falta deles, não nos deixam mais leve.

Inserida por Rhaera

⁠Não podemos nos deixar intimidar por aqueles que tentam, no grito ou na violência, silenciar pessoas ou bloquear a luta social. Nós vamos seguir lutando.

Inserida por pensador

⁠Você realmente acredita que a música pode acabar com a violência quando o governo não consegue fazer isso?

Inserida por pensador

⁠Tem muito manezinho que reclama do tráfico, da violência e da impotência deste governo corrupto frente à desgraça que se encontram muitos de nossos jovens, mas dizem “na prática”: que se lasque a juventude de nosso Brasil, – ao alimentar o tráfico, comprando um simples baseado.

Inserida por jacksondamata

⁠Olhemos em volta: tudo parece caótico e sem rumo. Guerras, fome, violência e desamor. Oito bilhões de viventes, a maioria sem rumo e esperança. Há propósito na vida? Aparentemente não, mas há muitos que creem que esta vida é apenas uma parte da existência. É a razão de um lado e a fé de outro.

Inserida por eneiastb

A violência e palavras ásperas e ameaçadoras, elas mostram somente os que vivem desse lado, estando abraçados e definidos em contradições e mentiras.

Inserida por Marc7Carl6Rod9

⁠Experimente humildade e silêncio, toda vez que a violência ou a irritação apareçam em sua área.

Inserida por mrmbr


⁠O rótulo é o penúltimo recurso do incompetente. A violência é o último.

Inserida por Jeno

⁠Depois de viver num mundo de extremos, em ciclos intermináveis de violência e abusos, descobrimos uma profunda gratidão pelo silêncio e pela solidão.

Inserida por brunoescritor01

⁠“Educar para o respeito e a igualdade é o primeiro passo para eliminar a violência contra a mulher.”

⁠"Pode ser difícil identificar as cicatrizes da violência psicológica, já que muitas delas residem nas profundezas da alma. No entanto, ao reconhecer a necessidade de respeito mútuo e saúde emocional, nos capacitamos para romper as cadeias do silêncio. Lembremos sempre que o verdadeiro amor nutre, nunca sufoca; e é na coragem de buscar ajuda e reivindicar nosso próprio valor que encontramos a força para romper os laços de uma relação que apenas simula ser amor."

Inserida por marcellodesouza

⁠No Brasil, a diminuição da violência é utopia, porque nada se faz de inteligente para combatê-la.

Inserida por PensamentosRS

⁠Todos tremem diante da violência; todos temem a morte. Colocando-se no lugar do outro, não se deve matar nem fazer com que o outro mate.

Inserida por AeonV

⁠Qualquer ato de violência física, em política, é apenas propaganda, preparando jogadas de poder mais decisivas. Para saber quem o planejou e comandou, basta averiguar quem tirou proveito político dele nos dias que se seguiram. Esta regra é praticamente infalível.

Inserida por antomora

⁠Na verdade, porém, por paradoxal que possa parecer, na resposta dos oprimidos à violência dos opressores é que vamos encontrar o gesto de amor. Consciente ou inconscientemente, o ato de rebelião dos oprimidos, que é sempre tão ou quase tão violento quanto a violência que os cria, este ato dos oprimidos, sim, pode inaugurar o amor.

Paulo Freire
Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Inserida por manuel_antonio_1

⁠A conversão não é violência, mas correção de caminhos para confluir no único caminho que faz sentido!

Inserida por Faphilosophy

⁠eu concertaria esse mundo, eu não usaria o amor, eu usaria a violência pois essa é a única linguagem que o ser humano conhece.

Inserida por everton_moua

⁠Alguns tipos de violência são universais e atemporais, resistindo aos argumentos daqueles que tentam abranger tudo sob o guarda-chuva do relativismo.

Inserida por I004145959

Ela tinha um futuro diante de si e um vasto mundo a explorar. Mas a violência, esse mal invisível que se opõe nas entranhas da sociedade, não reconhece futuros. Aniquila esperanças, aprisiona sonhos, deixando apenas um vácuo onde antes pulsava a vida.

Inserida por Bissueque

⁠Os pais que batem nos filhos estão ensinando sobre amor e respeito ou sobre violência?

Inserida por lucia_rech_godinho