Poemas sobre quem Realmente eu sou
Reciprocidade não é sobre convencer alguém. É justamente não precisar fazer isso.
Quem quis mudou. Quem não quer da desculpas.
Algumas pessoas vão preferir te perder do que repensar e reajustar alguns comportamentos.
Descontrolado
Quem manda no coração?
Ter o domínio sobre os sentimentos.
Controlar cada pulsar do sangue.
Compassar cada batida no peito,
Parar com o fluxo desacelerando
E quando esse músculo é surpreendido pela paixão?
O que fazer desse órgão tão complexo?
Ele não obedece normas, não enxerga, não se importa com conceitos,
a razão . que razão?
Quem controla um coração?
.
Kel Vieira52
Nº 04 - Reflexões sobre o amor
1. O amor dignifica o homem no seu cativeiro, mas quem perde tempo por um amor que não é verdadeiro, além de burro, vai perder dinheiro;
2. O tempo verbal errado do futuro do amor é conjugar a vida no pretérito imperfeito.
3. Louco é quem tenta explicar o amor: O amor é assim, ... como eu direi, .... inexplicável. Não repara o irreparável;
4. Quando estamos sofrendo, Deus não está nos castigando ou faltando com o amor, e sim fazendo um teste para saber nossa reação na tristeza, pois na alegria todos nós reagimos iguais.
5. As estradas da vida são perigosas, e as placas de sinalização não estão numa reta, por isso cuidado com as curvas da nossa mente.
6. O homem bom é difícil de ser vendido, e o mau é fácil de ser comprado.
7. Foque no amor como alvo da sua vitória, e não no ódio do seu adversário, pois cada um receberá o resultado que merece.
8. A mentira causa traumas, mas é a arma dos fracos. Os fortes assumem as consequências das verdades. A verdade pode até doer, mas a mentira mata ou dilacera a alma.
9. A voz do amor sempre ressoa como o canto do pássaro caboclinho, no cantinho do coração de quem ama caladinho.
10. Os poetas podem ser testemunhas do amor, ou se a vida não lhes fizer bem, serão os profetas do terror.
11. Poeta não tem idade, pois a sua escrita é o passaporte do amor para a eternidade.
12. O caminho errado a seguir é aquele que não conheceu a existência do amor.
13. O pior inimigo é aquele que fica escondido em nossos espaços e sentimentos, descobrindo todos os nossos movimentos.
14. Perdoar grandes erros é permitir que eles sempre se repitam, pois os pequenos o amor evita.
15. As pessoas felizes sempre amam e nunca ficam sós, por isso cuidado com gente amargurada de tristeza no meio de nós.
Do livro: Pensamentos Boscanos nº 01 – Rapsódia de 750 reflexões – UICLAP: São Paulo, 2023. ISBN: 978650069879-4
Sobre a brevidade da vida:
Engana-se quem pensa que o tempo é devagar
Na verdade o tempo passa como deve passar
Crescemos, aprendemos e vivemos
Procurando diariamente um novo objetivo a alcançar,
Construimos laços, desfazemos laços,
Sentimos ódio e sentimos amor,
Alegrias e muitas tristezas,
Mas ao piscar de olhos:
Tudo se acabou.
As energias diminuem,
Nós envelhecemos
E as vezes nos damos conta que não vivemos,
Não aproveitamos, não fomos tão intensos...
Viver a cada dia para fazer a diferença
Sendo mais humano, mais gentil
Arriscando, tentando, persistindo
Mas nunca desistindo
Por que enquanto o ar estiver em seus pulmões
Há sempre como recomeçar.
(Pequeno Ensaio Sobre Grandes Mentiras)
Quem primeiro se abriu foi verdadeiro, não mentiu.
Sempre viveu, não se escondeu, sempre existiu.
Mente quem se esconde na mente, mas
mente mais quem diz o que não sente:
um, na vã tentativa de poupar-se ilude a si mesmo;
o outro, em vil atitude egoísta engana a muitos.
Até fartar-se da própria mentira e, após vomitá-la sobre todos, volta ao vazio da sua existência e dorme sem o peso da consciência, visto não tê-la, e nem no espelho da fronha jamais a viu.
Mente quem não diz o que faz, mas mente mais quem não faz o que diz, e resume seu mundo entre o umbigo e o nariz.
E assim mesmo finge seguir feliz.
Mente quem se desvia da realidade cruel, mas, mente mais quem compõe sua particular verdade o seu próprio céu a despeito do inferno onde pisa durante a vida, onde habita, onde labuta e onde passeia por entre as teias por si tecidas.
Mente quem mostra os dentes e sorri diante da alheia desventura, mas mente mais quem traz na mente a vaidade sob o disfarce da candura.
_______Paulo Vinícius Cabral
Em vias vazias, quando a noite vira dia, memórias tão livres derramam-se sobre meu corpo como quem não se quer envolver. Lembranças que são taciturnas partem-me à força em minhas meras infortunas noturnas, dilacerando em pedaços o último espaço que me restava na sala de espera dos sonhos. Embalam-me em uma dança alucinante, e o ritmo dançante do pecado da vida se retira de nós e me mata à fria covardia, apunhalando dúvidas diurnas em minhas certezas noturnais.
Vejo o tempo à espera do raiar solar, e me vejo de mãos abertas a clamar, pelo último que seja, o mais puro ou o mais sujo, apenas mais um gole de luar. Bebo-me e me engulo, viro lua, viro a noite, as confusões que antes pairavam sobre minhas asas de cera, hoje fazem-me voar.
Sinto minha vida passar ao longe, e como a verdade que se esconde, hoje sou aquela que não se vê levitar sobre os campos floridos da honesta existência de minha dor, que apesar de tudo, ainda há de se sanar.
Já ouvi muitas, inúmeras vezes conselhos sobre tudo, estes quem sabe dos anteriores argumentos.
Mas aos escuta-los de novo e de novo soam como se fôra a primeira vez.
É certo isto?
Parece que o outro eu discorda ou não deu ouvidos antes...
Não é sobre o Ter, sobre a posse, o poder.
É sobre o Ser, o revelar quem a gente é.
O que existe aqui ninguém levará para o que é eterno.
Quem somos, é o que permanecerá nas memórias, nas historias, nos momentos que vivenciamos com quem amamos.
Saiba dar valor ao que realmente valioso é.
Não tenhas preocupação
sobre o que pensam de ti,
se tu sabes quem tu és
e o porquê de estar aqui.
Guarda tua identidade,
pois tua personalidade
é a razão de existir.
Tente pensar que não é sobre
— você chegar lá. —
É sobre quem você precisa se tornar para chegar lá.
A maturidade vai ensinando que o prazer está nesse crescimento diário.
Um poema sobre o seu coração
Um bilhete a quem encontrar esse coração:
Cuide bem dele. Ele sentiu, desejou, sofreu, amou, sorriu e chorou intensamente por toda uma vida. Se lhe parecer bem, permita que tenha um pouco de paz até que, enfim, pare de bater.
Com amor, do sempre seu, "Coração Negro" (sim "negro", adjetivo que só lhe parecerá "ruim" se você for "preconceituoso", rs [aspas representam conexão]).
Ass: uma criança que teve a sorte de viver e morrer, uma vida completa, também, efêmera, se no tempo dos tempos do templo desse universo.
Não sinta pena, sinta medo, pois todos morreremos um dia. Não sabemos como é o outro lado, sabemos que lá não há nada. Tudo o que fomos deixará de ser para todo o sempre, e não haverá nada a ser feito. Você simplesmente acordou em uma montanha russa que desce furiosamente em direção ao chão.
Chão [Chão representa fim]
Aproveite a descida.
2013!
" Vou me arriscar a fazer-nos pensar um pouco sobre o hoje. Quem diria que dois mil e treze, entraria para a história, não só para mim Alexandre, mas para muitos Santamarienses e posso dizer que para uma grande porção de Brasileiros.
Em meio de tantos protestos e manifestações, almejamos buscar em um futuro próximo um país melhor de se viver, podemos dizer, um lugar ao sol. Finalmente após inúmeros tropeços e bolas nas traves, nos despertamos à realidade. Digo que estou junto com vocês, apoiando e deixando meus pensamentos positivos, para que conseguimos a vitória.
Porem, arrisco-me em questionar se também não seria uma boa hora para realizar-mos um protesto silencioso, cauteloso e com muita força, uma manifestação individual, somente você e mais ninguém. Aproveitamos a limpeza que está sendo realizada nos mais diversos lugares e nos deixamos serem limpados, afinal de que adianta ter uma casa limpa porem desorganizada, sem espaço para mais nada. Entra agora a lei do desapego, onde tudo que nos atrapalha deixamos ir, ou simplesmente colocamos no lixo. Estou tentando me referir a nós mesmos, onde para viver em paz tenhamos que causar esta paz, para ver alguém sorrindo,talvez devemos mostrar nosso riso. O mundo necessita de pessoas evoluídas, humildes e sonhadoras, pois de que adianta pensar que nada vai adiantar e que vai morrer e tudo que fez não vai aproveitar, mas o mundo também quer pessoas menos egoístas, pois amanhã seus filhos e netos lembrarão do que fez por eles, e quem sabe logo mais você também não precise de tudo isso.
Então continue assim, lutando pelos seus direitos, mas lembre dos seus deveres, pois quem muito pede, no minimo tem a obrigação de retribuir, pode ser da maneira que quiser,desde que venha do coração "
Não deixe que o passado destrua o seu futuro
pois quem vive de passado é museu
e quem fala sobre ele
é professor de história.
Por que será que quem mais pisa na bola é a pessoa que mais fala sobre amor e perdão?
Por que será que quem menos perdoa, mais quer ser perdoado?
Por que será que quem mais julga, menos quer ser julgado???
Por que será???
????
Adoro ser surpreendido pelas expectativas de quem me ama, também amo criar expectativas sobre quem adora ser surpreendida por mim.
Não Somos Egoístas Não
Quem comeria em pratos de estranhos, com colheres já provadas em outras bocas? Assim também é sobre relacionamentos onde houve traições, mentiras e alvitante egoísmo...
Amar é sobre amar a si de tal forma que no outro só se aceite o espelhamento.
"Quem guarda objetos furtados ou roubados em sua casa, terá sobre o seu lar a desgraça e a ira de Deus".
Anderson Silva
IMPROVISOS DE VIVER
Demétrio Sena - Magé
Não acordo pensando sobre o dia
ser de quem ou de que, no calendário;
sobre horário e critério pro que faço
entre meus improvisos de viver...
E não quero vigias de lembranças
ou que meçam daí meu sentimento,
ponham lanças na minha consciência
nem me façam seguir a multidão...
Quando acordo não sei que dia é;
sei apenas que acordo novamente
minha mente, meus olhos curiosos...
Quero a vida nos vãos e pormenores
de alegrias e dores ou surpresas
que não fico surpreso quando vêm...
... ... ...
#respeiteautorias É lei
Sobre com quem sermos quem somos
Demétrio Sena - Magé
Alguns hábitos pessoais que cultivo, e são incomuns ao mundo externo, são tão naturais e saudáveis para mim, que preciso ter cuidado para não pensar que determinadas pessoas sejam como eu. Às vezes penso que são, ou tento crer, para me sentir menos "peixe fora d'água". Ou menos extraterrestre. Algumas vezes fui até feliz nessa procura tímida e silenciosa, mas, muito ao longo dos anos.
É solitário pensar diferente ou ter conceitos menos fechados e um olhar informal sobre questões de pessoalidade. Não tenho como julgar o próprio mundo; até porque, sou eu quem distoa. Mas, ter conhecido pessoas semelhantes, ainda que bem poucas, ou muito de quando em quando, serviu para diminuir momentaneamente a minha solidão física. E ainda, para diminuir permanentemente a solidão interior, que continua profunda; entretanto, com doses de alívio e de alguma esperança em seja lá quem for.
Talvez todo o mundo tenha seu eu oculto e quase ninguém confesse. Ou ache que seu eu seja menos inconfessável do que o do outro; permitindo-se assim, a prática de julgar severamente a quem se abre ou expõe. E quem não quer julgamentos, continua oculto até encontrar com quem possa ser quem é... talvez depois de muitos enganos e desenganos, pela repetida ilusão de que já tenha encontrado.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Quem é você? Você sabe?
Você já parou para refletir sobre o que está fazendo neste mundo? Qual é o seu propósito aqui? Você sabe que não levará nada desse lugar para o próximo? Tudo o que acumulamos — bens, poder, status — será deixado para trás. Mas e depois? O que virá? O que sobrará de nós além de memórias e ações? Você já se perguntou como era antes de você chegar aqui? Será que você tem vivido como um ser humano genuinamente humano?
Essas perguntas nos convidam a olhar para dentro. Quem somos de verdade? Somos justos ou injustos? Fazemos o bem ou o mal? Vivemos de forma correta ou enganamos a nós mesmos e aos outros? Neste ano que passou, o que você fez de significativo? O que você construiu em sua vida e na vida daqueles ao seu redor? O que você ofereceu ao próximo, à sua comunidade, ao planeta? Você contribuiu para um mundo melhor ou apenas passou por ele?
Pense na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no seu país, no mundo. Como você interagiu com tudo isso? Que impacto você deixou? A sua presença tem feito diferença para alguém? Você tem ajudado a cuidar da natureza, do ambiente que te sustenta?
Agora olhe para dentro. A sua vida tem valido a pena? Você sente que está vivendo com propósito? Seu coração está leve? Sua alma flutua em paz? Ou você carrega pesos que te prendem e dores que te angustiam? Quem é você, no fundo? Você sabe?
Essas são perguntas que apenas você pode responder. Elas nos desafiam, mas também nos guiam. Refletir sobre elas pode ser o primeiro passo para viver com mais verdade, mais compaixão, mais humanidade. Quem é você, verdadeiramente? E quem você quer ser?
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas românticos para declarar todo o seu amor
- Frases de família para valorizar os laços que realmente importam
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
