Poemas sobre Cidadania
As pessoas exercendo sua cidadania precisa estão acostumadas a absorverem verdades mascaradas e por comodismo se recusam a ir à busca da realidade oculta
Cidadania não se resume ao cumprimento de leis; vai além, garantindo a participação ativa na vida pública e política de cada pessoa. (maio 2024)
Pessoas comuns querem os direitos humanos básicos que acompanham a cidadania em qualquer nação soberana. Eu, não.
“eu ouço falar muito de educar para a cidadania. Não é. É educar no exercício desse princípio de que individualmente sou responsável pelo meu coletivo. Minha liberdade começa onde começa a liberdade do outro. Questão de solidariedade, empatia. Competências do século 21, pelo menos na teoria”.
Exerça sua cidadania de uma forma responsável, com um voto consciente e atento às necessidades da população. Só através desse gesto simples poderemos construir um futuro grandioso para as próximas gerações. Vote certo!
“Se há um termomêtro para medir o grau de cidadania de um povo, o trânsito certamente encabeça a lista de itens culturais que fazem isso com precisão: constitui-se dentro do espaço público, lugar de encontro entre classes sociais distintas, e requer um convívio igualitário, com Leis que valham para todos e que sejam respeitadas”.
O mesmo Estado que exige o respeito aos direitos humanos e o pleno exercício da cidadania é aquele que sequer dispõe rampas nas calçadas e elevadores em lugares públicos, além de condições carcerárias medievais e hospitais pestilentos.
O cristão deve viver uma cidadania consciente, prezando sempre pela verdade e praticando a justiça diante de todos os homens, como um dever moral e uma disciplina espiritual.
Há instituições que modelam nossa personalidade para o exercício da cidadania, com disciplina e hierarquia, uma espécie de processo de modelagem para a convivência social.
Como voluntário, no exercício da cidadania social, em centenas de vezes, estive em escolas, igrejas, centros comunitários, fazendo palestras de combate às drogas, porque a prevenção é o melhor caminho da política de combate às drogas e fortalecimento da autoestima do jovem. Dizer Não às drogas é questão de sobrevivência.
A dignidade atribuída ao trabalho refere-se ao exercício de cidadania e não à necessidade de subsistência.
Cuidar de um pai ou de uma mãe na velhice (na VelhIcE) é uma questão de cidadania, é obrigação, não uma opção.
O poder dos burocratas é muito grande sendo sem duvidas a antítese da nossa cidadania. Se formos mais severos com a classe política e a burocracia que ela representa, diminuímos sua força e influência e podemos sair de um Estado clientelista para um Estado pragmático.
Um povo sem estudo pode eleger políticos corruptos por falta de ética, de cidadania e de responsabilidade, que levam a escolhas baseadas em interesses pessoais e imediatos, sem considerar as consequências para o bem comum.
"Como primeira observação, lembremos que a cidadania se dá segundo diversos níveis. Sobretudo neste país, todos não são igualmente cidadãos, havendo os que nem são cidadãos e havendo os que não querem ser cidadãos, aqueles que buscam privilégios e não direitos."
O povo quer trabalho e dinheiro pra poder exercer sua cidadania. Pagar os boletos, fazer a feira, criar os filhos e ir à praia de vez em quando. Pautas que garantem direitos especiais e criam ressentimentos travestidos de reparos históricos só interessam aos que podem lucrar com isso.
A cidadania só se constrói com o reconhecimento e o respeito pelas diversas expressões culturais e formas de viver.
