Poemas sobre Cidadania

Cerca de 315 poemas sobre Cidadania

⁠“Se há um termomêtro para medir o grau de cidadania de um povo, o trânsito certamente encabeça a lista de itens culturais que fazem isso com precisão: constitui-se dentro do espaço público, lugar de encontro entre classes sociais distintas, e requer um convívio igualitário, com Leis que valham para todos e que sejam respeitadas”.

Inserida por Danielbiologo

⁠O cristão deve viver uma cidadania consciente, prezando sempre pela verdade e praticando a justiça diante de todos os homens, como um dever moral e uma disciplina espiritual.

Inserida por SidneiFerreira

⁠O mesmo Estado que exige o respeito aos direitos humanos e o pleno exercício da cidadania é aquele que sequer dispõe rampas nas calçadas e elevadores em lugares públicos, além de condições carcerárias medievais e hospitais pestilentos.

Inserida por andrercostaoliveira

⁠Há instituições que modelam nossa personalidade para o exercício da cidadania, com disciplina e hierarquia, uma espécie de processo de modelagem para a convivência social.

⁠A cidadania só se constrói com o reconhecimento e o respeito pelas diversas expressões culturais e formas de viver.

Inserida por Fernd_RS_Calderari

⁠Como voluntário, no exercício da cidadania social, em centenas de vezes, estive em escolas, igrejas, centros comunitários, fazendo palestras de combate às drogas, porque a prevenção é o melhor caminho da política de combate às drogas e fortalecimento da autoestima do jovem. Dizer Não às drogas é questão de sobrevivência.

A 'ética laica', a 'educação para a cidadania' é o que sobra no exterior quando a consciência interior se cala e quando as ações do homem já nada significam além de infrações ou obediências a um código de convencionalismos e de interesses casuais.

Inserida por LEandRO_ALissON

Isso é próprio de um país em que a cidadania é extremamente frágil, ela não se compromete com a sua responsabilidade pública e entrega o seu destino na mão de salvadores."

Inserida por Liszt1999

Patriotismo sem Cidadania e Humanidade, é o primeiro passo para o holocausto e o genocídio. Boa sorte com suas convicções.

Inserida por michelfm

Numa democracia, onde a liberdade de escolha é essencial para o exercício da cidadania, não se admite obrigatoriedade à aceitação de um direito. O voto obrigatório, por exemplo, é mais uma das anomalias que só em países como no Brasil, vigora, pelo fato do povo ser "idiotes" e sem formação educacional digna.

Inserida por SAMoises

O medo e a insegurança são sentimentos que impedem o indivíduo de exercer sua cidadania plenamente. Além disso, são sentimentos que costumam se espalhar entre uma mesma comunidade a medida que uns comentam com os outros sobre seus temores.

Inserida por mauricio_souza_rosa

A cidadania não consiste no ganho e vantagens próprias, isso é egoísmo; se trata de diferenciar o neoliberalismo da social-democracia que nada mais é que o sacrifício por um bem comum. Digo isso a todos; independentemente da sua classe social.

⁠Um povo sem estudo pode eleger políticos corruptos por falta de ética, de cidadania e de responsabilidade, que levam a escolhas baseadas em interesses pessoais e imediatos, sem considerar as consequências para o bem comum.

Inserida por AlessandroHTeixeira

Quando a pessoa encesta o lixo, e na lixeira certa, é ponto para a cidadania e vitória para todos.

Inserida por jrjeronimo

"Não importa o que aconteça na sociedade, faça a sua parte da cidadania e semeia a cortesia respeitando a liberdade de seu próximo."

Inserida por adenir123

Existe a ilusão de que quem constrói cidadania é o Estado. Não é. O Estado é reflexo da sociedade.

Inserida por pensador

A literatura tem cidadania e capacidade social. Há outros escritores para quem o umbigo é o mais importante, mas para mim o mais importante é refletir uma sociedade, neste caso a cubana, para falar sobre os conflitos, contradições e esperanças do povo através da literatura.

Inserida por pensador

⁠"Como primeira observação, lembremos que a cidadania se dá segundo diversos níveis. Sobretudo neste país, todos não são igualmente cidadãos, havendo os que nem são cidadãos e havendo os que não querem ser cidadãos, aqueles que buscam privilégios e não direitos."

Inserida por lubaffa

A real face da cidadania aparece quando; um movimento negro adentra um espaço ocupado por brancos...

Inserida por maury2015

⁠Direitos políticos ou de efetiva cidadania é a possibilidade concreta que todo cidadão possui, obedecidos os pressupostos de admissibilidade, de participar ativa ou passivamente, das decisões de governo por meio do exercício do voto ou efetivo exercício de cargos públicos ou ainda a participação noutros instrumentos constitucionais ou legais como plebiscito, referendo ou iniciativa popular, que possam influenciar efetiva e decisivamente nas atividades de governo e consequentemente na vida da sociedade.

Inserida por JBP2023