Poemas sobre a Língua Portuguesa
Os eletrônicos pedagógicos da escola são armadilhas, além de velhos e ultrapassados, ainda todo mundo mexe irresponsavelmente, embora bem intencionado ou não. Eu queria fazer uma aula diferente, exigida pelo planejamento da coordenadora, queimei a fonte do computador, tentando que lesse meu pendrive; desloquei-o para tomada 220v da sala ideal e alguém o usara em 110v como eu ia adivinhar que tinha de mudar a chave? Sou apenas um professor de Língua Portuguesa!
Algo "bendito" e algo "bem dito" podem ter significados totalmente opostos... e ainda assim não valorizam a Língua Portuguesa.
Profetizo com certa tristeza o fim dos literatos, pois quem restará para entender seu linguajar prolixo, as nuances de suas minuciosas descrições de fatos ou personagens, a sutileza dos temas, a profundidade do enunciado.
Se eu ficar sozinha demais procurarei o nosso Consulado. Para rever brasileiros e poder de novo usar a nossa difícil língua. Difícil mas fascinante. Sobretudo para se escrever. Asseguro-vos que não é fácil escrever em português: é uma língua pouco trabalhada pelo pensamento e o resultado é pouca maleabilidade para exprimir os delicados estados do ser humano.
Não façam farofa de Machado... pois sua genialidade está justamente na linguagem e na sua crítica sagaz! Deixem o Machado de Assis em paz!
Felicidade é quando encontramos alguém que fala nossa língua e nos permite deixar de traduzir nossa alma.
Quando nos associamos a pessoas que não falam a nossa língua moral...
Nós mudamos a vibração, baixamos a sintonia, e retardamos a nossa evolução!
Que o mundo prospere e o universo cante a nossa língua, para que sejamos livres enquanto sonhamos, pois a natureza do homem é implacável e nos faz perder a arte antes mesmo de tentarmos ser artistas
O nosso dia a dia terá a qualidade que a nossa língua permitir, com ela podemos bendizer ou maldizer, abençoar ou amaldiçoar.
Precisamos educar nossos olhos, nossa língua, nossos ouvidos, para que o coração trabalhe mais compassados e não atropele a alma.
Nossa mente guarda informações memórias passadas lembranças boas e ruins.Nossa língua seria um mimeógrafo q lança a imaginação
Somos essencialmente o que falamos e pensamos, cuidemos bem de nossa língua, ou é melhor
Ficarmos calados. (J.Edson)
Precisamos ter cuidado ao acionar nossa língua, porque basta somente uma palavra e ser o suficiente para disparar o gatilho da discórdia
Que neste nosso caminhar a vida nos traga alguém que fale a nossa língua,
para não ser necessário passarmos uma vida traduzindo a nossa alma.
Na actual África , quando sepultamos uma avó com ela sepultamos a nossa língua materna e com ela se vão milhares de estantes de livros orais
Porque quando o sentimento é verdadeiro ele nunca acaba! '..Só a gente entende a nossa lingua, só a gente entende o nosso dialeto, só a gente acende a chama viva, só a gente ama assim com tanto afeto.
A existência é um significado com muliplos sentidos. Possui muita semântica em nossa lingua portuguesa. Existir para mim vai além do + infinito e a menos do - infinito. Eu existo para fazer diferença no meu mundo. No meu campo de ação, percebo minha existência em vários ângulos, porém não consigo deixar de tentar me transforma a cada segundo, minuto, hora e dia..., de modificar e transformar meu ser em algo bom para a humanidade que me cerca...
