Poemas que Falem do Comportamento Jovem
Sou muito grato por ter aprendido muito jovem que em todo lugar que eu for e as pessoas que eu encontrar por lá, devo sempre oferecer a elas minha boa educação, meu bom humor, minha compreensão e o benefício da dúvida, jamais julgar. Eu sei que as pessoas fazem escolhas todos os dias e nem todos usam da sabedoria como fator para tomar decisão. Basta oferecer uma corda para todos onde chegar e verá que poucos vão usar pra subir, a maioria vai usar ela pra se enforcar. Eu nunca me arrependi ou decepcionei com alguém, mas já vi mascaras caírem. O grande valor foi ver pessoas renascerem das cinzas. A maioria das pessoas não vão te dar o retorno esperado, mas essas poucas são as que fazem a diferença e te darão forças pra continuar acreditando no ser humano.
Você já não é tão mais jovem e eu nem tão tranquilo com a ideia de ficar sozinho durante às noites. Não esqueça de levar todos os seus livros e cheiros, gostos e risadas, pois, se elas ficarem eu não vou conseguir dormir e deitar meu corpo sobre o chão. Talvez você nunca tenha visto o que meus olhos lhe gritavam, muito menos o que minha boca trêmula desejava quando encostava na sua boca firme feito uma rocha. Se for um dia voltar e eu estiver na cozinha, apenas me ajude a preparar o jantar, não precisa dizer nenhuma palavra, porque, eu entenderei tudo, e dali pra frente seguiremos com as mãos entrelaçadas e o coração em paz, pois, saberei que essa guerra teve seu fim. Agora, se entrar e ver um vazio, sem a TV na sala e o shampoo no banheiro, será um sinal clarividente, uma mensagem subliminar da minha dor que não se conteve dentro de mim. Já começa a chover no jardim meu amor, e as flores antes destruídas de saudade, florescem. E se você não voltar pra casa, apenas, volte pra dentro de si e se lembre em segredo das manhãs onde o sol nos atravessava na cama e o seu sorriso se abria pra mim e lhe dizia: fica mais um pouco. Acho que estou ficando maluco em por reparo naquilo que vivemos, ou será que apenas eu vi tudo isso? Recomeço todo dia do mesmo ponto, mas tentando com fé que os finais sejam diferentes, e me resta suplicar ao tempo que me cure e me leve dessas recordações.
Ser jovem atuante na sociedade é participar efetivamente dos acontecimentos sociais ajudando e valorizando a cultura local .Todo jovem tem direito à qualificação profissional que é a ferramenta que os jovens, principalmente os socialmente excluídos, precisam para conquistar uma ocupação no mercado de trabalho,e com isso poder ter direito a exercer sua função na sociedade,como profissionais dignos e respeitados ajudando a toda a população.
Não podemos permitir que exista idade para você se sentir jovem, tempo para você reviver um momento, trovões que te impeça de se molhar na chuva, musicas que te tirem a vontade de dançar, amor que não te encoraje a demostrar, pessoas que não mereçam amar.
Ser adolescente ou ser jovem é viver a liberdade sem ter maldade, é ser feliz nas pequenas coisas e valorizar os pequenos gestos.
É preciso muito talento para envelhecer com alguma dignidade. Ter "espírito jovem" pode ser importante para a morte não nos acompanhar o tempo todo, mas não há necessidade alguma em ser ridículo.
O engano das pessoas é achar que o idoso pensa como idoso e não como jovem. Na verdade, o novo parte da experiência e não do amadorismo, coisa de jovens.
Josué Morais.
Mais um dia de merda do cotidiano do jovem rebelde que nunca se rebelou. Deitou quando o mandaram dormir, levantou logo que o sino da rotina pediu. Sem fome, sentou à mesa. A comida era ótima, apesar de tantas críticas. Queria beber, mas isso era coisa de gente grande. Ainda bem que a água era gelada. Ao fim do almoço feliz em família, lavou as louças. Não tinha nada a fazer, apenas obedecer. Seu quarto não tinha chave, ao menos um banheiro privado, luxo. Não é qualquer um que tem férias tão privilegiadas, sonho. Sem sono, vomita letras, ressaca brava. O amanhã há de ser diferente como todo amanhã. Ele com certeza será outro. Mas e o resto? Também será outro é claro. Quem poderá sorrir? Ele e o resto? Ele ou o resto? Ele é o resto?!
"Aproveite a cada minuto de sua vida enquanto estiver jovem, para quando estiver velho poder colher os frutos bons que plantou"
"Eu agradeço muito a Deus por ser uma jovem sabia,saudável e que não falta nada para mim,que tenho todos os mimos e regalias,porém nem só dessas coisas vive um ser humano,o mais importante degrau da vida humana é ter capacidade de amar e ser amado,bom tenho esta capacidade,só falta ser amado."
A questão para os pais e mães de hoje é: que tipo de jovem você deseja formar: uma pessoa que viva plugada como um autômato num monitor, individualista e consumista, ou um agente de transformação da sociedade, que coloque a tecnologia a serviço da mudança das estruturas injustas?
Deus quer os jovens na Igreja.. O jovem é o futuro da Igreja. Que Pai iria querer uma Igreja sem futuro?
Pensei que fosse mais desafiador despir a alma do que o corpo. Talvez seja para uma jovem moça, mas na minha idade, percebi que é inúmeras vezes mais fácil escancarar a alma!
A vida é interessante e contraditória - quando jovem, vivemos intensamente como se não houvesse o amanhã. Na velhice, vive-se com todo cuidado como se fosse perpetuar no mundo. Não poderia ser o contrário?
Todos os dias eu amo amar tudo o que estou aprendendo com você, tão jovem, linda e superinteressante, se todas as pessoas fossem "Monti como você, o mundo seria tão beler"
Com as palavras de um simples jovem, deixo meu refrão, de muitas você foi pra quem dediquei meu coração, e você me traz a decepção, só digo uma coisa, para de ser convencida, meu coração pode não ser dos mais puros, mais minha alma ainda não foi vencida.
Um jovem estava sentado nas areias, a beira do mar, a espera da onda perfeita, observou que um senhor de mais idade fazia o mesmo, resolveu perguntar ao senhor se também estava a espera da onda perfeita, o mesmo respondeu, que estava contemplando a beleza do mar, e que todas as ondas são perfeitas e únicas, por isso não se deve disperdiçar um instante, pois essa onda não volta mais, que as ondas são como nós, únicos e belos dentro da criação divina, não existirá outro igual no fim de sua existência.
Por que um jovem que sente na carne todo empolgamento da era atômica, dos teleguiados, da eletrônica, dos foguetes à Lua, um mundo todo de maravilhas, de cinemas espetaculares, de velocidade, de pistas sem fim de asfalto, de televisão, de construções ciclópicas, haveria de se conformar em passar horas sentado num banco terrivelmente incômodo, ouvindo discursos indigestos sobre os Medas e os Persas, sobre o binômio de Newton que ele não sabe para que serve, sobre a ordem indireta na construção latina, sobre o autor do Hino Nacional? É ou não inteligente quem escapa dessa roda viva?Lauro de Oliveira Lima
