Poemas que falam de Sentimentos
Tenha atenção ao que diz nos momentos de raiva, pois mesmo que você esqueça depois, quem escutou pode guardar aquilo para sempre.
— Jess.
Aprendi que a calma é muito mais desestabilizadora do que a raiva.
Que um sorriso desarma muito mais do que um rosto amarelo.
Aprendi que o silêncio perante uma ofensa, é um grito que faz tremer a terra.
Aprendi que o meu silêncio vale ouro.
Uma hora, o que você sabe pesa mais do que o que você sente.
E nesse dia, você solta...sem raiva, sem drama, sem briga.
Libertador!
Inconscientes. São pessoas temperamentais que agem sob o domínio da raiva.
Conscientes. São pessoas temperamentais que agem sob o domínio do amor.
Somos todos temperamentais.
Cristo Censurado
Demétrio Sena - Magé
A cultura da raiva e do machismo;
preconceitos vazios de sentido;
um achismo total que não sustenta
tantas tralhas morais falsificadas...
As igrejas viraram prostitutas
(sem nenhuma razão, necessidade)
que se abrem sem sombra de pudor
para toda "verdade" lucrativa...
São amantes vorazes do poder,
da política mais ensandecida
que lhes pôs a perder por ambição...
Há um Cristo suspenso e censurado
numa cruz de sacrifícios a esmo;
o pecado de amar o condenou...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Não se ressinta pela raiva, não a julgue nem a reduza, apena saiba direcionar, não ceda a violência, mas saiba fazer dela um condutor para a calma, para um pensamento mais humano.
Não deixe que ela te domine, mas torne ela um combustível, um combustível para entender o que não fazer, um combustível para o que é correto a se fazer.
Não se entregue a dor.
Eu estava com raiva do meu amigo: Contei minha ira, minha ira acabou. Eu estava com raiva do meu inimigo: Não contei, minha ira cresceu.
E eu a reguei com medos, Noite e manhã com minhas lágrimas; E eu a ensolarava com sorrisos, E com suaves e enganosas artimanhas.
E ela cresceu dia e noite, Até que deu uma maçã brilhante; E meu inimigo a viu brilhar, E ele sabia que era minha,
E roubou para meu jardim Quando a noite havia encoberto o pólo: Na manhã, alegre, eu vejo Meu inimigo esticado sob a árvore.
- William Blake
Momentaneamente, contra a minha vontade, a raiva me consome, o estresse se propaga e esquenta a minha mente, uma combustão espontânea de pensamentos insensatos resultando às vezes em palavras amargas e inconvenientes.
Seria mais saudável pra mim mesmo se fosse diferente, se eu tivesse um espírito de brandura frequentemente equilibrado, tendo o controle de emoções danosas, pois, assim, evitaria alguns sentimentos de culpa e certos confrontos desnecessários.
Graças a Deus, oportunamente, não é sempre e nem por muito tempo que fico sob o domínio da raiva, ânimos mais sadios se fazem presente com mais frequência, além do mais, muitas vezes, consigo extravasá-la de uma forma discreta sem tantas consequências indesejadas.
Reflexão:
A raiva me faz querer escrever
até o lápis acabar,
até o apontador desamolar,
até a lágrima secar,
até o coração desacelerar.
Mas, acima de tudo,
a raiva mais bonita que pode existir
em mim
é a das palavras,
nas notas dos acordes,
dos arpejos,
das capelas,
da sonoridade
da vida que eu faço a raiva ter.
Ela acaba indo embora frustrada,
com tanta alegria
diante de tanta raiva.
- Camila Rescaroli
Você que tem raiva
tá chateado com o amor
Experimente valorizar
A quem te dá valor.
Tente sorrir pra quem te olha feliz
Já chega dizendo: "te olhei e te quis"
Sem pausa, sem medo, sem adiamento
Sem criar na própria mente o tormento.
Azar de quem te deixou passar
Lá fora tem gente esperando,
Não chore, nem fique assustado
Não apela, não insista, não se sinta mal.
Toda história tem sua narrativa, com certeza, feliz no final.
Levanta que o tempo não espera
Não seja infeliz por ninguém
Na vida que a chuva carrega
Não cabe um final sem porém...
Essa raiva, esse ressentimento, não passam de medo disfarçado. É forte, muito mais do que se imagina. Pode transformar tudo ao redor quando se escolhe dar o seu melhor, com justiça e resiliência. Um dia, você olhará para trás e saberá que fez o que era certo. A compaixão e o perdão são o único caminho para a redenção. Que Deus guie seu coração, para que você siga em paz.
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
Manifesto da Raiva
Não é a raiva histérica que me move,
mas a que nasce do abuso,
do silêncio imposto aos que ainda têm alma.
Raiva de ver os bons engolidos
por um sistema que premia a mentira,
que coroa o disfarce,
que veste a hipocrisia como traje de gala.
A indignação é meu sangue,
me desperta, me obriga a escrever.
Não busco paz interior,
não preciso de frases que anestesiam.
Escrevo para rasgar,
para devolver em fogo
o que tentaram me enfiar goela abaixo.
Minha arte não é gentil,
é necessária.
Porque se eu calar,
se eu aceitar,
se eu sorrir junto,
aí sim estarei perdido.
A raiva me lembra que existo.
A indignação me prova que ainda sinto.
E enquanto isso durar,
ninguém, nunca,
vai me domesticar.
As redes sociais estão, pouco a pouco, programando você para sentir raiva de quem você ama.
Elas não conhecem a sua história, não sentem o seu amor, não vivem o que vocês construíram juntos. Ainda assim, conseguem plantar dúvidas, distorcer sentimentos e transformar momentos em conflitos desnecessários.
Não permita que um conteúdo passageiro escreva o fim de relações que levaram anos para ser construídas. Porque pode chegar um dia em que você só vai querer estar ao lado de alguém… e aí será tarde demais.
REFLEXÃO
🧠 Se você alimenta sua mente com lixo… vai se tornar lixo.
😤 A raiva mostra que algum limite seu foi ultrapassado.
💭 As emoções não são problemas — são sinais.
😨 O medo revela o que realmente importa.
😰 A ansiedade mostra que você está preso no futuro — é um lembrete pra voltar ao presente.
🔥 Motivação não muda sua vida. Hábitos mudam.
🌱 Mude seus hábitos e tudo ao redor começará a melhorar.
📖 Seu passado é apenas um capítulo, não a sua história inteira.
🕊️ Aprenda com ele, mas pare de viver lá.
🪞 Quando alguém te irrita, pare e observe — essa pessoa é um espelho mostrando o que ainda não foi curado dentro de você.
🎭 Controle é uma ilusão.
💪 O único poder real que você tem é sobre si mesmo e suas escolhas.
✨ No fim do dia é simples:
🧩 Seus pensamentos te moldam,
🏗️ Seus hábitos te constroem,
⚖️ E suas escolhas te definem.
Por um tempo conclui que minha raiva era por você nunca ter me dito não ou nunca ter decidido voltar.
Hoje eu entendo que não foi sobre você, mas por tudo o que eu inventei aqui dentro.
Eu que teimei em atribuir significado ao que era apenas o que era.
Não foi você.
Com pouca paciência
Estamos impondo limites
Restringindo e sufocando
Com raiva o que incomoda.
Excluir é melhor do que ouvir
Abandonamos o bom senso
Retornando às cavernas.
Mágoa de Irene
A raiva te dominou...
por muito tempo.
E a culpa —
nele colocou...
Mas...
você é responsável
pelo que entregou,
não pelo que retornou.
Suas lágrimas molharam a areia,
se misturaram à água do mar,
e seus soluços...
ao barulho da maré cheia.
O sofrimento foi grande.
Foi intenso.
Mas — não foi sua culpa.
Você escolheu o amor,
não a dor.
Mas veja, por outro lado...
o amor dele era real.
E tudo o que você penou,
ele sofreu — em dobro.
Pela sua ausência...
deve ter morrido um pouquinho por dia,
pelo amor,
pela saudade — tão intensa.
Sabendo que ele mesmo se sacrificou,
um tiro no próprio pé...
um morto-vivo.
E assim ficou.
Mas você também errou.
Desistiu da vida...
e tudo aceitou.
Já não vivia,
quando de novo — se casou.
Era jovem.
Linda.
Poderia ter escolhido um marido maravilhoso...
Mas sem forças,
pegou o que a família ofertou.
Quem sabe, se não tivesse morta por dentro,
teria virado uma Chica da Silva,
fazendo seus bailes lá...
na Corte.
Com o tempo —
vieram dois finais infelizes.
Mas quem sou eu...
para julgar?
Eu sou você —
agora, no presente.
Tentando esse passado consertar,
com dúvidas...
e medo de errar.
Pois me conheço —
e por amor...
faria a mesma coisa.
Não vemos nada
quando bate o desespero.
Mas pensando bem...
o Universo me conhece mais que eu.
E no seu lugar —
teria ido atrás dele
mil vezes.
E enquanto não lembrasse de mim,
de vez...
não desistiria.
Que lembrasse
do nosso contrato,
das nossas vidas passadas,
do nosso amor...
sobrenatural.
Por isso — nesta vida...
dele, nada sei.
Sou orgulhosa...
mas ainda não aprendi
a perder.
Não é raiva...
São apenas pequenos abalos sísmicos.
Mas, em alguns segundos eu me recupero, linda, loura e louca...
Como sempre!
Haredita Angel
03.10.10.
Alguém me perguntou o que fazer. Resolvi responder assim:
Tá com raiva de alguém?
Então: corta a amizade, manda ir embora, bloqueia, ignora, dá tchau, dá um fora, para de falar, some, vai fazer outra coisa, até beija o cachorro se quiser.
Só não deixa ninguém te tratar mal.
Você merece respeito.
Alexandre Sefardi
- Relacionados
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- 73 frases de tristeza para expressar suas emoções
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Frases sobre sorriso para expressar toda a sua alegria
- Frases de arrependimento sincero para expressar sentimentos verdadeiros
- Frases de raiva que dizem o que você não consegue falar
