Poemas que Fala sobre Adeus
"" O copo repousa sobre a mesa,
silencioso, apenas o tic tac da água
ao lado um corpo estirado, abandonado a própria sorte
desfalecido, inerte
não é abandono, apenas o direito de se deixar
mergulhar nas profundezas da alma, reacender o espirito
a vitrola, ainda ligada, rola um blues
no bar alguém apaga a última luz.
(Dois)
Eu só queria te mostrar o céu, falar sobre o infinito,
Dizer sobre o amor e como tudo é bonito.
Eu só queria que conhecesses o calor, falar também sobre o frio.
Mostrar que a água nascente, quando corre sobre a terra se transforma em rio.
Queria falar um pouco sobre coisas banais, sorrir um pouco.
Ouvir o som do silêncio.
Ficar em paz.
Queria amar seu rosa, mesmo sendo preta, minha cor favorita.
Dizer que ao usar os dois, talvez fique até mais bonita. .
Eu só queria te mostrar a simplicidade que existe no olhar.
Dizer que o mundo às vezes é cruel.
Que existem pessoas boas, que te elevam ao céu.
Dizer também, que a maldade e o ódio caminham ao nosso lado, e tem o sabor do pecado.
Queria te olhar nos olhos, e ainda sentir vontade de te beijar.
Acreditar que o amanhã poderá ser diferente.
E mesmo que tudo se repita como hoje, seremos melhores em tudo.
Nos repetiremos inúmeras vezes, e cantaremos viva ao nosso pequeno mundo.
Eu só queria, a simplicidade que ainda sinto.
Falar de mim um pouco mais,
Abraçar apertado,
Dançar, correr pela estrada.
Deixar a loucura acontecer.
Depois?
Ah!
Depois...
Simplesmente em teus braços adormecer.
" E o céu virá sobre nós,
tanto que ficaremos mudos,
e suas cores serão rosas e flores
imensos jardins
brotarão beijos
como brotam querubins
não mais haverá dor
pois o amor contemplará toda face
todos sentirão o perfume
e o aroma da existência
e não haverão guerras
os homens sentarão à beira dos abismos
e não temerão
as mulheres herdarão toda beleza
cada qual com seu tipo
ninguém dirá que é o fim
pois o amor será a certeza
nos próximos dias ...
" Na minha versão sobre o tempo
há um foda-se
foda-se!!
esse que se acha o dono de tudo
que varre e escorre como quer
é um maluco ditador
faz o que promete
não constrói nada, acaba com tudo
esse que tanto se espera, passa
como uva passa no arroz
esse que de tão afoito
atrai o coito
foda-se
que ele também morra
no final da grande explosão...
" Tudo é relativo
a louça para lavar
o prato deixado sobre a mesa
quem coopera
faz o mundo melhor
tudo é relativo
mas nem todos entendem isso...
" Faz da dor um quadro negro
e emoldura (nele) um gesto de paz
desenha furta cor, tom sobre tom
e chora todas as lágrimas
faz da vida desenho animado
onde viver é poder absoluto
migra todo desejo para o bem
e na tela da existência, medita.
reza uma prece ao senhor
pede força e felicidade
agradece pelo pouco que tem
e vê que é muito perto da posse de alguém
faz uma festa e comemora
todas as horas que sorri a emoção
viver é um presente bonito
amor regalia que aflora o coração...
A CURA
Aproveitando o ensejo
Começo a refletir sobre o que REALMENTE
Necessita de cura URGENTEMENTE
Afinal, a humanidade anda tão carente
Tão desacreditada de amor...
Eu poderia aqui elencar por critério de importância
O Câncer
A depressão
A corrupção intrínseca
A falta de perdão
Entre tantas outras doenças da alma...
Mas a única coisa que me veio à mente
E que concerne a qualquer ser humano
Seja ele hetero, homo, bi
Católico, Evangélico, Cristão, Muçulmano,
Umbandista, Cardecista, Candomblista,
Machista, Feminista ou Ateísta...
Esteja em qualquer lugar do mundo
Seja quem for
Pense como e o que for
Se já experimentou o amor
Ah, meu amigo, é o coração partido
A dor passa
As lembranças boas ou ruins aos poucos se vão
Mas aquelas "rachaduras" deixadas no coração
Essas não cicatrizam, não
Mesmo vencendo a solidão
E não sou eu quem está afirmando, não
Isso foi comprovado por algum pesquisador
Daqueles bem FODÃO!
O ENCONTRO
Sem perceber que a vida é bela tava ali sentado ao lado dela, na cadeira de bar sobre a mesa nossas vidas exposta em palavras tendo como teto o céu estrelado, noite de sereno com a brisa fria, que momento não avia agonia sim alegria, meu coração bateu tão forte quando toquei as mãos dela e meus olhos olhavam para ela com tanta admiração que as pupilas dilatam, a noite acabou não fizemos amor apenas semeamos o desejo com Um beijo.
Sobre Família...
Existem filhos(as) que preferem ter um PAI, à um PAI AMIGO.
O primeiro cobra apenas as regras familiares, o segundo além das regras aconselha.
Porém, ambos buscam o bem dos seus!
Porquê alguém não gosta de mim?
Questiono, sobre quais os motivos e se eu realmente tenho alguma “parcela de culpa” por despertar esse sentimento em alguém?
Eu mudei? Não! Na verdade eu continuo sendo o mesmo de antes.
Não irei tentar mudar para agradar quem quer que seja, e sabe por que?
Porque está tudo bem alguém não gostar de mim, e isso não muda nada em minha vida.
Diariamente, antes de dormir, tire alguns minutos para fazer uma meditação sobre tudo que você fez durante o dia.
Então, aprenda mais com os seus acertos ou erros.
Orar, costuma fazer bem!
Você já cogitou tamanha imensidão?
Você já refletiu sobre as coisas da vida?
Você já pensou em você?
Tenho o nascente e o poente
Tenho o horizonte e a imensidão
Sou filha do Sol e da lua
Os planetas são minha casa
As estrelas são meus olhos
A via Láctea é infinita
E Deus é isso. O laço que nos une.
(Sonho lúcido)
E sobre a vida...
A vida é um indecifrável mistério cercada de partículas de universo por toda a parte.
by Elmo Writter Oliver I
Sem rumo...
A lua paira sobre as nuvens de algodão.
E o pobre menino de rua, sozinho, na noite crua faz das nuvens seu edredom.
E sua cama é uma caixa de papelão aberta.
Rotina certa para a transgressão,
Quando a fome bate no estômago e reflete na mente.
E passa a roubar por nada receber como pedinte para saciar a fome que o consome.
E aquele menino que a sociedade poderia ajudar a se tornar um homem.
Vaga pelas ruas sem nome ou sobrenome.
Adotou um vulgo pra sobreviver.
Parece fato comum na cidade grande.
Onde todos passam e fingem não o vê.
Esse menino poderia ser eu, ser você.
E a sociedade nem tá aí pra tal situação.
Mudam-se os atores políticos mas o texto será sempre o mesmo.
Enquanto muitos perambulam pelo mundo a esmo.
Sem ter quem lhes tenha compaixão.
Como se tornar um cidadão,
Sem uma mão que os levante?
E o mundo preocupado com o elo perdido.
De onde vimos? Quem são nossos ancestrais?
E minha preocupação maior sempre será
Pra onde estamos indo
Nesse mundo infindo onde há um excesso de GLAMOUR e excassez de GLACÊ.
E eu aqui, pensando assim, penso em você, penso em mim...
by Elmo Writter Oliver I
27.03.2022
19:04hs
.*.
#byelmowritteroliveri
🙇🕊️✊🌍🌎🌏✊🕊️🙇
#AS #PEDRAS #DA #MINHA #VIDA
Ajuntei todas as pedras que vieram sobre mim...
Com algumas construí castelos...
Torres e muralhas...
Com outras...
Depois de um tempo...
Abandonei-as por aí...
Minha vida cresceu entre as pedras...
Pelas estradas que segui...
De meus sonhos...
Nunca desisti...
Entre elas plantei flores...
As reguei com muitas lágrimas...
E por tanto que vivi...
Também tive muitos amores...
Aprendi muitos segredos...
Entre tais, uns da vida...
As pedras também sonham...
Imóveis e caídas...
As mãos que me atiraram pedras...
Para todos eu sorri...
As pedras acabaram...
E mais forte fiquei e estou bem aqui...
O vento conta minha história...
As estrelas testemunham...
E hoje por onde passo...
Sobre as pedras vou seguindo...
Bem sei eu...
Que à vida vou mais amando...
E com ela tendo mais cuidados.
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
#PEREGRINO
Cortei as rosas...
Arranquei as dálias...
Joguei-as, tristes, sobre a calçada...
Tudo passa e nem tudo fica na história...
Às vezes nem sobra uma simples memória...
Tal qual bolha de sabão...
Ao longe uma canção...
Um caminho e nada mais...
Sem querer voltar atrás...
Um peregrino a sonhar...
Distinguindo das vozes os ecos...
Alma velha em traje de festa...
Cuja única esperança: orar...
Tendo andado muitos caminhos...
Tenho aberto muitas veredas...
Tenho vivido com minhas incertezas...
Se é bom viver...
Melhor é despertar...
Sabeis agora...
Que a verdade veste-se de ilusão...
Podeis voar...
Sem tirar os pés do chão...
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
O AVESSO DO VERBO
(Sobre o que sobra quando as palavras faltam)
Às vezes eu culpo o silêncio, por não me entender ou mesmo compreender as metáforas de minha existência. Ele tem o hábito de esconder as palavras que eu ainda não tive coragem de inventar — ou mesmo decifrar.
Lu Lena / 2026
Nota sobre ela:
Ela é só nota, mesmo. Nunca música. Como diz Nietzsche: "sem música a vida seria um erro."!
Tudo que precisas saber sobre os homens e os deuses está em Homero.
As escrituras sagradas dos indianos falam um pouco mais dos imortais.
Vai com Sócrates, a Platão e Aristóteles, não te esqueças de Voltaire e de Descartes. Antes disso leia os épicos universais.
Pense em Dante, na suprema poesia, e com Shakespeare experimenta a maestria, dos fantasmas recitando a humanidade.
Vai a Proust entender a descrição e o ciúme... Anda ao lado de Cervantes e Dom Quixote, nos caminhos deste gênio inventor da liberdade.
