Poemas que Fala sobre Adeus
DEPOIS DO ARCO-ÍRIS
Depois do arco-íris
há um horizonte,
infinitamente azul
sobre a imensidão do mar
onde tudo é permitido
para quem sabe sonhar
para quem sabe ouvir o coração
um mundo pleno e colorido
onde todos pintam
com as cores da imaginação.
Depois do arco-íris
não há regra de conduta
desrespeito ou punição
a vida não tem fim
o sol nunca se põe
o amor é livre e belo
o verde e o amarelo
são símbolos de união.
Depois do arco-íris
há vida inteligente
passado e presente
se unem com razão
a mente se ilumina
o verso encontra a rima
no abraço entre irmão.
Queria ouvir de tua boca, Invés de ciúmes
Sabores agridoces, sussurros e queixumes
Sobre o meu amor, Justa cobrança
Para ser mais intenso, como choro de criança
"A coisa que tem efeito
sobre meu humor
que é capaz de dissolver minha estrutura emocional
como gelo derretendoao sol,
é o ciume sem propósito ou razão."
Sobre as futilidades dos homens.
Arthur Schopenhauer conta,
que sempre que sentava num bar,
ele pegava um moeda de 20 francos
e colocava sobre mesa.
E dizia pra si:" Se a conversa destes homens
que sentam ao meu lado não girar em torno de cavalos,
mulheres e política, então eu darei esta moeda para o garçom.
Fez isso por 20 anos, e nunca ficou sem sua moeda.
Teu silêncio me confunde
Teu sorriso me distrai
As vezes penso que estou certo
Sobre ti, sobre o que queres me dizer
Mas de súbito me desperta
Quando dizes estar certa
Que nada queres de mim
Ah, como isso me dói
E me faz perder o chão
Fico sem saber o que fazer
Pois meu coração insiste em te amar
Mesmo que tu não queiras me amar
Se pudesse mudar o rumo
Faria tudo diferente
Buscando atender teus desejos
E tornar tudo mais coerente
Mas a vida é assim, cheia de surpresas
E quem sabe um dia, quem sabe
Possamos juntos fazer um novo começo
Até lá, guardo em meu peito
A chama do amor que sinto por ti
E continuo a te olhar
Com a esperança de que um dia
Venhas a perceber
Que estou aqui, sempre a te esperar
Poema do Abismo
O homem ergue-se, cego, sobre as ruínas do ser,
com a ilusão de tocar o céu, de conquistar a luz.
Mas o céu é vazio, a luz, um reflexo do abismo,
e ele caminha em círculos, perdido, sem fim.
A razão, essa chama fraca, não ilumina mais o caminho,
apenas queima, sem piedade, a carne que se arrasta.
O mundo é uma mentira, um espelho quebrado,
onde os rostos são sombras e a verdade é um grito.
Os poetas, esses destemidos, olham o abismo,
mas o abismo é profundo demais para ser compreendido.
Eles escrevem, mas suas palavras são ecos de desespero,
gritos que se perdem nas cavernas do caos.
O homem luta, mas a luta é fútil,
pois o caos não cede, ele apenas se expande.
A liberdade é uma ilusão, um véu rasgado
que a morte, implacável, rasga sem compaixão.
E assim, o homem cai, sem saber, sem lutar,
afogado em suas próprias mentiras,
enquanto o poeta observa, impotente,
sabendo que não há fuga, que a dor é eterna.
Estou Prenhe
O pôr-do-sol, uma luz flamejante,
Desce sobre o meu horizonte.
Dentro de mim, há um inalcançável deserto,
Perdi, em algum lugar,
O que os homens chamam de paz.
Meu eterno buscar
Veio com mais força que antes,
Como um vulcão que dormira por milênios.
É assim que ruge,
No fundo d’alma,
Meu espírito inconstante.
Às vezes penso:
Algo muito grande
Vai sair de dentro de mim.
Não pode ser outro poema,
Nem um livro.
O que esperneia no meu ventre
É algo assustador,
Mesmo para quem está acostumado
A dar à luz filhos estranhos.
Mesmo para um espírito criador,
Esta sensação
É deveras incomum.
Um longo período de gravidez
Produziu em mim,
Ou alimentou dentro de mim,
Um ser bizarro.
A verdade sobre a vida e a existência não precisa ser decorada com promessas de transcendência ou adornada por conceitos de pecado, redenção e salvação. É um alívio quase indescritível, um regozijo íntimo, perceber que podemos viver fora dessa discussão — desse embate interminável sobre inferno e paraíso, sobre continuação ou fim.
Se o homem morre e tudo se acaba, não há culpa a carregar, nem redenção a esperar. A vida, como já afirmou Pessoa, é apenas a vida. As coisas são o que são, e não precisam se estender para além de si mesmas para serem válidas ou reais. É doloroso, confesso, ver tanta gente boa presa nesse engano, acreditando que a existência só se completa se for continuada noutro plano. Não percebem que a busca pela eternidade os arranca do agora, do que realmente existe.
E, no entanto, essa necessidade de crer no eterno, de imaginar que a vida continua depois da morte, é profundamente humana. Talvez seja mesmo inevitável. A ideia de finitude parece insuportável para muitos. Mas, paradoxalmente, o reconhecimento dessa finitude pode ser uma forma de eternidade em si. Se tudo se encerra aqui, o agora se torna absoluto — e, nesse sentido, infinito. Não há mais o peso de uma vida além desta; só resta o fluxo contínuo do que somos.
É nesse entendimento que encontro paz. A vida é suficiente em sua simplicidade. Não precisa transcender para se justificar. A eternidade que tanto buscamos pode ser encontrada no momento presente, nesse "agora" que se alonga indefinidamente enquanto vivemos. Tudo está aqui, neste instante, e isso basta.
Assim como Pessoa escreve, com sua visão desarmante e lúcida: não precisamos de outros mundos para validar este. A existência não requer continuação ou transcendência para ser plena. O desafio é aceitar essa simplicidade — e, talvez, essa aceitação seja a liberdade suprema.
Crepúsculo de Ouro
O sol despede-se em fogo e mel,
derramando luz sobre os ombros da cidade.
As montanhas, sombras líquidas,
respiram o último suspiro do dia.
Um raio tímido dança no vidro,
sussurra segredos ao vento morno.
O céu veste ouro, veste brasa,
desfaz-se em luz antes do adeus.
E a noite, lenta, estende os braços,
balsâmica promessa de silêncio.
Mas o sol, eterno, dorme apenas,
guardado nos olhos de quem o viu.
Evan do Carmo.
Sobre ser poeta
Ser poeta
não é escrever.
É sangrar sem ferida visível.
É andar entre os vivos
com os pés fincados no invisível.
Ser poeta
é ouvir o que não foi dito,
ler o que o tempo omitiu,
beber da fonte que seca os outros.
Não há descanso para o que vê demais.
Não há paz para o que sente em excesso.
Ser poeta é dormir com as cicatrizes abertas
e acordar com palavras grudadas nos olhos.
É saber que nada dura
e ainda assim amar —
como quem beija o rosto da água
antes que ela escorra.
Poeta não descreve.
Poeta desvela.
Poeta não tem vocação.
Tem maldição.
É escolhido pelo silêncio
pra dizer o que mata
e, ao dizer,
sobrevive.
Sobre crescer e sobreviver
Se desejamos crescer, é preciso romper barreiras.
Não há como florescer na inércia.
Não se cresce abraçado ao vitimismo, nem ancorado na conformidade.
E, sobretudo, não se cresce com medo.
Medo de desagradar, de falhar, de ser mal interpretado —
o medo de não caber na expectativa alheia é uma prisão disfarçada de prudência.
Li, certa vez, que especialistas recomendam um exercício simples, mas profundo:
escrever o que se pensa.
Colocar no papel a imagem de quem queremos nos tornar.
Construir-se em tempo real, com palavras como tijolos e sangue como argamassa.
Eu fiz isso. A vida inteira.
Construi um império de sonho.
Mais de 40 livros.
Cada um deles foi uma escada plantada no escuro.
Sem eles, talvez eu fosse um anônimo completo —
um homem comum, apagado por dentro.
Mas é importante dizer: isso, por si só, não significa sucesso.
Não falo de vitórias públicas.
Falo de sobrevivência.
Escrever foi meu modo de não desaparecer.
Foi minha maneira de resistir ao apagamento interior que ameaça todos os que sentem demais.
Transformei em palavra aquilo que o mundo tentava silenciar em mim.
E isso, por mais que não me tenha dado aplausos ou riqueza, me deu algo ainda mais raro:
consistência.
SOBRE MENINOS E LOBOS..."
Se classifique na história, faça uma analogia onde você com seus valores morais se encaixaria e tente não ficar deprimido...
Se tiver paz e porque não tem consciência...
Se tiver consciência não terá paz...
Se tiver paz em saber que não tem consciência...
Fica a pergunta o que você é?
Humano?
Ser humano implica em ter “HUMANIDADE”...
Reclamar é diferente de criticar…
Reclamar é não propositivo, sobre fato pessoal, particular, é geralmente uma conduta egoísta! Não busca solução, somente alívio personalíssimo.
Criticar é questionar uma situação de iniqüidade(“mesmo que a situação pessoal sirva como estopim )“, se propõe a solução axiológica “erga omines”
Muitos por má fé, torpeza ou maldade, na incompetência de refutar a crítica ou falta de vontade de implementar a solução, adjetivam criticas como se fossem reclamações.
Crítica fundamentadamente é sinônimo de “questionar”
Reclamar infundadamente é sinônimo de “resmungar”
”SOBRE MENINOS&LOBOS II”
Que tipo de
água que vocês utilizam para lavar a alma e entorpecer a consciência…
Não é possível que não façam um juízo de valor antes de praticarem esta condutas, para não se sentirem deploravelmente indignos.
“SOBRE MENINOS&LOBOS III”
É tragicamente irônico que pessoas que vivem em sociedade tenham tanta resistência em investimentos em políticas “SOCIAIS”,é como um ser Humano não investir em aprimorar sua Humanidade…
Quando que consentimos, que condutas antinaturais tornarem se tão “comuns”, como por exemplo, destruir a continuidade da natureza!
GOSTARIA DE APRESENTAR UM PONTO DE VISTA DIFERENTE SOBRE O QUE SERIA ESSA " "LÓGICA CRISTÃ"
segundo não minhas palavras pq elas não tem nem uma relevância, mas se a gente em vez de reproduzir só o que escuta formos pesquisar e estudar o tema, vamos perceber quê não é a atitude de se converter à religião que absorve o indivíduo de suas ações, pq Deus não julga so as atitudes, porque as atitudes não reflete as intenções, e Deus julga nossas intenções por trás das ações, e ainda que verdadeiramente se arrependa e sejamos perdoados os homens não estão livres das consequências de suas ações, não é simplesmente se converter ou falar que se arrependeu, os homens julgam as atitudes que tomamos, mas não podemos nos esquecer que deus vai além disso, ele sonda nossos corações por isso ele julga as intenções por trás das ações .
NÃO CABE A NEM UM PESSOA CRISTÃO OU NÃO JULGAR QUEM VAI PARA O CÉU OU PARA O INFERNO SOMENTE DEUS !!!
Agradeço, de todo o meu coração, pelas inúmeras vezes que o olhar benevolente de Deus esteve sobre mim. Em momentos de dificuldade, quando parecia não haver saída, foi Sua bondade que me amparou e me deu forças para prosseguir.
Seus olhos de bondade são como uma chama constante que me acalenta e me fortalece. Mesmo quando me sinto só, eu sei que nunca estou sozinho, pois tenho a presença divina cuidando de cada passo que dou.
- Edna Andrade
Ter confiança em Deus é mais do que simplesmente acreditar em sua existência. É sobre depositar todas as nossas preocupações, medos e ansiedades em suas mãos. É entender que Ele é um Pai amoroso e cuidadoso, que se importa com cada detalhe de nossas vidas. Ao confiar em Deus, reconhecemos que Ele tem um plano maior para nós, mesmo que não possamos entender completamente no momento presente...
- Edna Andrade
Não é sobre destino, é sobre a beleza que encontramos ao longo de nossa caminhada. É sobre enxergar o brilho nos olhos das pessoas, nas paisagens que contemplamos e em cada pequeno instante de felicidade. É sobre despertar para a magia da vida e deixar que a beleza nos transforme em seres humanos melhores...
A beleza pode ser encontrada nas coisas mais simples: no pôr do sol que colore o céu com tons alaranjados, na chuva que molha a terra e renova a vida, no olhar de uma criança cheio de inocência e curiosidade. Ela se manifesta de diferentes formas e está ao alcance de todos, não importando sua origem ou circunstâncias.
A beleza não é algo estático e imutável. Ela se transforma com o tempo, assim como nós. O importante é cultivá-la dentro de nós, mantendo nossos corações abertos para o novo, para o diferente, para as oportunidades de aprendizado e crescimento.
- Edna Andrade
As bênçãos de Deus são derramadas sobre nós de forma abundante e infinita. Ninguém, absolutamente ninguém, tem o poder de anulá-las. Suas bênçãos são como rios infindáveis que nos proporcionam alegria, paz, saúde e prosperidade.
Quando temos Deus em nossa vida, somos revestidos de uma força que nos sustenta em tempos difíceis e nos impulsiona a ir além. Ele nos guia em cada passo que damos, nos mostrando o melhor caminho a seguir e nos protegendo de todo mal...
- Edna Andrade
