Poemas que dizem sobre Contos de Fadas
Agora sim... Vamos compreender o amor... Ou não...
Essa é a verdade sobre o amor... Confirmar que nada se sabe sobre ele...
Osculos e amplexos,
Marcial
A VERDADE SOBRE O AMOR
Marcial Salaverry
Verdadeiramente a maior verdade que se pode dizer sobre o amor, é que jamais se poderá dizer que foi dito tudo sobre o amor para que se tente compreende-lo, já que sempre haverá alguma coisa a ser dita, sem que se chegue a conclusão alguma. Essa é a verdade...
Algo que pode ser afirmado, é que se pode amar de diversas maneiras. Amamos alguém por sua beleza física, mas também se ama por sua beleza interior. Amamos por sua bondade, e até apesar de sua maldade. É verdadeiramente incoerente esse tal de amor. Ama-se por causa de alguma coisa, ou por causa de nada. Simplesmente, ama-se.
Meu querido L’Inconnu deixou-me um pensamento muito interessante a esse respeito. Vejam:
"Saber admirar o belo na pessoa amada é saber amar... Saber perdoar os erros é saber amar ainda mais."
Com toda a certeza é fácil admirar o belo. O importante, contudo, é saber descobrir o que a pessoa amada tem realmente de belo. Algumas pessoas têm o físico belo. Nesse caso, é fácil descobrir qual a beleza a ser admirada. Porém só o físico não conta. Para que o relacionamento perdure tem que haver “aquele algo a mais”. E é essa a beleza a ser descoberta. É necessário que haja afinidades.
A verdade é que não se pode sedimentar o amor calcado apenas na atração física. Tem que haver a chamada “atração interior”, e é esse o motivo que determina o prazo de validade do amor.
É necessário que se descubra e que se ame o interior da parceria. Assim, o relacionamento certamente será duradouro.
Os parceiros tendo a sensibilidade de saber “descobrir-se” estão sedimentando o futuro. A descoberta da verdadeira beleza de quem temos a nosso lado, é algo muito importante. E isso, é o saber amar de nosso querido guru.
Temos que descobrir as qualidades, saber cultivá-las, saber admirá-las. Não se esqueçam de que a vida a dois não é uma competição. Não devemos “concorrer” com o parceiro (a) para ver quem é o melhor. O que deve haver é um mútuo apoio. Cada qual com suas virtudes, com suas belezas interiores ou exteriores, completando-se ao outro. Sempre devemos elogiar suas qualidades, pois isso serve de estímulo, já que é muito bom sentir-se admirado por quem vive a nosso lado.
Mas é preciso lembrar que existe o reverso da medalha. Quando surgem os erros, as adversidades. É exatamente nessa situação que o amor pode dizer a que veio, uma vez que a força da união está diretamente ligada à capacidade de absorção e superação dos momentos de crise, seja ela emotiva, financeira, ou de saúde.
Se formos condenar, ou criticar com severidade os erros de nossa parceria, sem sequer dar-lhe a oportunidade de defesa, estaremos ajudando a matar o amor, o respeito, e há que se considerar que erros sempre existirão. Para minimizá-los e superá-los, deve sempre existir o diálogo e muito respeito, sempre considerando que é na compreensão que conseguimos superar nossas falhas. E é a força do amor que pode ajudar a nos levantar, quando caímos.
Nunca se esqueçam de que a vida não é feita só de belezas e sucessos. Temos que estar preparados para superar as intempéries, da mesma maneira que encaramos um dia de sol. Com muita serenidade. E é nessa capacidade de compreensão, é nesse perdão que se solidifica um verdadeiro amor, complementando o acerto de nosso pensador misterioso.
Finalizando, quero apenas, com o amor de uma sincera amizade, desejar a todos UM LINDO DIA, e que sempre se possa repeti-lo nos dias que ainda virão...
EXCETO POESIA
Compara a poesia à tudo!
À filosofia
À psicologia
À teologia
À metafisica
E até à ginecologia
( leio muito disso por aqui)
Só não a compara à razão.
Poesia foge à qualquer tipo de razão
Tira os passarinhos dos versos
As borboletas dos jardins
O sol ou a ausência dele na janela da moçoila
e logo não haverá nada.
Não poderá haver nada
Ou melhor,
poderá haver tudo,
exceto
poesia.
Gotas de Felicidade.
Que coisa mais linda é a vida, o estar em família, a conversa com os amigos, ao saborear uma fruta, a sensação de liberdade ao comtemplar tão vasta natureza!
São gotas de felicidade.. Cotidiano, "acaso", passado, presente...
Literalmente um grande presente!
RARIDADE
Tem dias
que a gente acorda alçapão,
um medo danado da vida...
Uma saudade misturada
com uma baita solidão!
...Mas tem dias que a gente acorda
levinho, levinho
tal qual passarinho longe do ninho.
Hoje despertei assim,
ternura sem fim.
Invocando sonhos distantes...
Raridade no corpo
na alma e
no coração.
A arte ds olhos não é simplesmente enxergar!
Os olhas vão alem do que podemos ver.
Olhos vão além de fogo, gelo, frio, calor, ar, água, plantas, animais etc.
Olhos são detalhes alguns marcantes com felicidades já outros se tem tristeza alguns ah que são misteriosos não importa olhos são detalhes perfeitos mas algumas pessoas nascem sem o dom de enxergar talvez seja por que o Criador não o quis assim... Mas vamos enfrente pois A arte dos olhos inspirados vai além do amor, paixão, odio, raiva, olhos vão além da física, ciências, numeros, gramaticas, idiomas, gírias e palavras não tem como explicar o que olhos são mas sei que sempre os amarei pois são simplesmente detalhes inexplicáveis como o Criador é!
Despertar...
Curioso...
Nunca notara o arvoredo
imponente, à beira do atalho
por onde passo todos os dias.
Será que foi porque
ando alienada da beleza
que a vida ainda irradia?
Será que hoje o sol
brilha mais intenso e alaranjado
nesse findar de tarde?
...Ou será que foi o beijo
que ganhei de ti hoje,
que pôs sonhos nos meus acasos?
Não sei.
Talvez jamais saiba.
Mas como é lindo o arvoredo
à beira do caminho!
Tão bonita...
Uma folha seca caiu
do pé de romã
do jardim
Ela partiu
Sua alma voou
transladou infinitos...
Tão bonito...
A folha secou
misturou-se ao húmus
do solo, deu brilhos às
pétalas de rosa do jardim,
brilho de carmim
Ela virou estrela.
Foi iluminar a constelação
de pégaso.
É o astro de maior grandeza.
...Tão bonita.
Notas sobre mim.
Esse que você vai ler sou eu. Um homem, muitas vezes menino. Daqueles moleques faceiros que caem, sacodem a poeira e levantam sorrindo. Muitas vezes quis ser tudo. Outras, espaço vazio. Mas sou mesmo, um infinito a ser descoberto. Liberdade. Serei futuro, sou presente, fui saudade. O que vê é o que tenho, é que sou. Não muito, mas dono de tudo. Simples assim. Gosto do roçar das pernas no mato serenado, do amanhecer ensolarado, do café na soleira da porta, do cheiro da relva e do mugir do gado.
Sou muito mais que essa embalagem física, mais que esse olhar que imprime esperança colorida e empatia em preto e branco. Sou chuva quente. Agua fria. Sou fechado, mas sou franco. Por trás desse meu rosto e em frente meu coração, encontrarás meia dúzia de cicatrizes bem fundas, que talvez você possa não ver, mas te digo que elas me definem bem. Elas traçam meus caminhos, sem seguir planos iniciais, nem cartilhas ou calendários. O que planejo e desenho, vai além do programado, no perfeito não me encaixo. Dessas listas e metas, me esqueço. Mas não esmoreço e não me afasto dos desejos, por mais ilusórios que venham ser. Minha visão é limitada, enxergo pouco com os olhos, mas muito pela alma. Careço de desafios e, por sorte ou destino, tive os melhores que poderia ter. Me engrandeceram. Fui pequeno, me tornei gigante, na essência do viver. Disfarço e dissimulo meu cansaço, vou seguindo passo a passo, devagar quase sem pressa. Pra se tentar vencer uma corrida, a gente só precisa estar nela.
Passeio com o peso da honra de alguns merecidos troféus, que balanceiam essa vida e não me deixam tombar. Nem pra lá, nem pra cá. Não me julgue apenas pelo que vê, nem pense que me conhece apenas por ouvir, apenas por mergulhar nesse meu raso mar que mostro. Sou formado por meus muros, glaciado por meus tombos, liquefeito por meus sonhos, adocicado pela vida. Não se deixe levar pela aparência. Minha essência vale mais. É a imagem do espelho, as mal traçadas linhas que escrevo, meus versos, desejos, abraços, beijos, poesias e devaneios. Os avessos, uso para esconder a tristeza. Prefiro escancarar alegrias e explicitar meu acreditar. Pecador como todos. Servo como poucos. Sou da reza, sou do orar.
O que demostro é um punhado de sentimentos delirantes, que pego em fuga e os prendo coarando sob o sol. Quando vê esse meu meio sorriso, quase que imperceptível, é que fases duras já passei, algumas lágrimas enxuguei, muitos tombos já tomei, mas aqui estou porque venci. Sigo sorrindo para a vida. Inveterado sonhador. Imparável vitorioso. Incansável. Nem melhor, nem pior. Quero ser diferente. Poucas vezes vazio. Muitas vezes, infinito. Ganhador de mim. Retroceder nunca, render-se jamais é o meu lema. Sempre em frente, até o fim. Sou Inquebrável!
Amo as crianças, em especial TODAS!
Uma por uma e toda sua diversidade...
Trabalhar com crianças é um privilégio..
Inclusão, é respeitar a individualidade...
Somos todos diferentes e isso é normal...
Muito temos á aprender com eles, de verdade.
O amor é uma linguagem universal e essa eles falam e entendem com propriedade... 💙
Pedir por Respeito, Compreensão, Tolerância, Igualdade e Inclusão, foge à minha compreensão.
Ter que pedir por isso é o maior indício de que vivemos em uma sociedade doente. Amor não se pede, se sente.
Sobre felicidade, pouco se pode dizer,
e mesmo que felizmente sobre felicidade,
é preciso sabe-la viver, com felicidade...
Osculos e amplexos,
Marcial
SOBRE FELICIDADE É BOM QUE SOBRE FELICIDADE
Marcial Salaverry
A grande verdade é que durante toda nossa vida sempre estamos querendo que nos sobre felicidade, e esse é um assunto sobre o qual sempre é bom falar, embora sobre felicidade, pouco há que se dizer, mesmo que sobre felicidade...
A felicidade certamente é um tema já foi cantado em música, em prosa ou em verso. Todos conhecem e sabem dizer como ser felizes, mas poucos conseguem sê-lo, pois na prática a teoria é outra.
Na realidade, o que falta para saber ser feliz, é ter consciência de que a conditio sine qua non para conseguir esse objetivo, é estar em paz consigo mesmo, uma vez que ninguém que se sinta atormentado por algum problema, poderá sentir-se realmente feliz, razão pela qual pode-se argumentar então, que ninguém poderá ser feliz, pois não existe pessoa no mundo que não tenha algum problema, por menor que seja.
Realmente problemas todos tem contudo, o que difere de pessoa para pessoa, é a maneira de encarar esses problemas, pois temos que os procurar resolver, tendo a cabeça fria, mantendo tudo sob controle, sem nos atormentar sobre como obter essa solução, mesmo que a coisa aparente estar feia demais, pois assim, além de facilitar uma possível solução, não estragará nosso dia, mantendo nosso ânimo sob controle.
Não podemos permitir que o problema fique maior do que realmente é, para que não fuja de nossa perspectiva.
Claro que não é fácil chegar a esse ponto de equilíbrio, pois se o fosse, a vida não teria graça, já que todos seriamos felizes, e a busca estaria encerrada, e além disso, nossa vida não teria muita finalidade, pois todos estando felizes e satisfeitos, ninguém precisaria lutar por nada na vida. Daí, pode-se deduzir que a vida no tão decantado Shangri-lá, seria um porre total...
Na realidade, o verdadeiro prazer na vida é essa eterna busca pela felicidade, com cada qual a buscando por seus próprios meios, cada qual seguindo um ideal de vida, cada qual procurando a melhor maneira de viver, ou como se diz no interior, "cada quar com seu saraquar..", e para tanto, o Amigão nos dotou do livre arbítrio.
Alguns mais ambiciosos, tem mais dificuldade em chegar em seus reais objetivos, pois sempre estarão procurando chegar mais alto. Jamais estarão satisfeitos, não se permitindo chegar a essa felicidade, por não conseguirem atingir sua paz interior, sempre atrapalhados pela ambição pessoal, enquanto que outros, desprovidos de ambição, igualmente não se sentem felizes com o que tem, pois em seu íntimo querem mais, apenas lhes falta o espírito de luta, a vontade de partir em busca de seus objetivos. Acomodam-se, mas ficam invejando aqueles que subiram. Também não conseguem sua paz interior, pois se sentem frustrados com o que conseguiram da vida. Esquecem de que não tiveram foi decisão para tentar algo mais.
É preciso entender que o meio termo ideal, é o ponto de equilíbrio entre ambos. É saber dosar suas ambições dentro de suas possibilidades, ou dentro de suas reais necessidades. É traçar objetivos coerentes, e saber desfrutar a vida quando tal objetivo for alcançado, sem aquele desejo de ter sempre mais, a cada degrau subido. É saber aproveitar a vida, procurando então realizar algum sonho que estava lá no fundinho do baú, atingindo assim o ponto de felicidade que lhe permita olhar no espelho, e dizer que ama profundamente quem está diante de si, porque é uma pessoa que conseguiu superar os maiores obstáculos que teve na vida, sem jamais perder o ânimo, que soube passar pela vida sempre tratando as pessoas com consideração e amizade, sem olhar para posição social de quem quer que fosse.
Enfim, alguém que soube viver e que não foi apenas mais um que passou pela vida, mas que saberá deixar marcas de amizade em sua trajetória.
Pode não ser fácil ser feliz, mas fácil será sentir-se feliz, basta que saiba amar-se, que saiba amar a outrem, e, principalmente, que saiba ser amado. Que saiba respeitar e fazer-se respeitar. Que saiba ser amigo, que saiba ter amigos, que mereça receber amizade de alguém. Que não deseje o mal de ninguém, e que não faça ninguém lhe desejar mal. Saber respeitar quem dele não gostar, bem como saber respeitar a quem não gostar. Não se pode querer unanimidade. Saber entender que ninguém é dono da verdade. Na verdade, cada qual tem a sua verdade. São pontos de vista que devemos observar, se quisermos que os nossos também o sejam.
Na verdade, não é fácil, nem é difícil... Basta querer realmente... E um bom início, sempre será tendo UM LINDO DIA, desejando que todos o tenham, e procurar repeti-lo a cada dia que vier...
sobre a Bianca Souza
Sempre me encontrei em outro plano, onde cultivei a ideia de ser imortal. De mentir e achar que poderia sustentar o peso de tamanha irresponsabilidade. Talvez eu mentisse muito bem, talvez não. Talvez eu tenha criado verdades que jamais fizeram parte do meu dia. Mas também vivi coisas que parecem mentiras.
O que é real? Tudo aquilo que podemos tocar? Ou aquilo que podemos imaginar?
Agora de uma coisa eu te asseguro, eu te amei com todas as minhas forças, só não tive força para transparecer tamanho carinho. Se eu errei, o tempo é pai para dizer que sim, se faz sentido, ele também é paterno para dizer que sim. Então se eu errei me desculpa? Se sim ok mas senão, ok também.
Ja ouviu a metáfora do copo? Entao lá vai. Tu podes jogar um copo de vidro no chão, ele vai se quebrar, você pode me pedir desculpas. Por ser do bem eu vou aceitar, mas jamais o copo quebrado irá se refazer. Acho que isso combina muito com nos dois.
Algumas canções atingem em cheio a definição do ABC musical que diz ser a música a principal manifestação dos diversos afetos da nossa alma mediante o som.
Estas canções pra vida frequentemente é um retalho da vida flutuando nas ondas sonoras. Os temas falam das identidades ou das intenções de reforça-las. O caminho é esse. É no todo ou em parte um caminho que você vai inventando como e quando pode. Eis a vida e suas sonoridades!
Errou a fantasia comum sobre o certo e o errado.
Errei nas veredas tortuosas do acerto.
Não encontrei um lugar para guardar as minhas ilusões
Era tarde e eu vi o sol
quando já não lembrava mais do amanhecer
A noite estava próxima
Era mais um final de dia
Eu pensava como se fosse um nós
Era mais um final ou seria outro começo?
Precipitava o nós, mais uma vez ignorando o eu, ladeira abaixo imaginando,
sempre imaginando,
um verdejante planalto no alto da descida.
Teria alguma coisa errada nisso?
Falar sobre beleza, é com certeza
uma beleza de tema a ser debatido...
Osculos e amplexos,
Marcial
TROCANDO IDÉIAS SOBRE BELEZA
Marcial Salaverry
Uma verdade que não se pode negar, é que beleza é algo muito subjetivo, uma vez que existem muitos conceitos de beleza, pois o que alguns julgam ser muito belo, outros não enxergam dessa maneira. Daí a pergunta que não quer calar: O que, exatamente é a beleza?
Para muitos, a natureza é bela, para outros, o que expressa a beleza são obras arquitetônicas. Alguns acham bela a arte de Van Gogh, porém muitos acham que a beleza está nas obras de Picasso. Música clássica para muitos é a coisa mais linda que existe, outros já apreciam mais um pagode. Existem pessoas que não gostam de poesias, ao passo que para muita gente poesia é a melhor leitura do mundo, e é justamente nessa divergência que está a beleza real. A unanimidade é algo a que somos induzidos, e nem sempre expressa uma real opinião.
Como se pode ver, em todos os sentidos, os conceitos são variados, e já se diz que "sobre gosto não há nada escrito...".O que é uma grande verdade.
Nem sobre nomes consagrados existe unanimidade. Tem gente que não gosta de Charles Chaplin, e tem quem o idolatre. Pertenço ao segundo grupo, e recebi de uma amiga uma citação chapliniana que é linda, e que é uma definição quase definitiva sobre Beleza:
"A beleza existe em tudo: tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la."
Realmente, segundo os diversos conceitos, existe beleza em tudo. Cada qual a vê de um jeito. Contudo, os artistas sabem extrair a beleza de tudo que lhes atrai a atenção. Por exemplo, para qualquer um de nós, uma grande pedra, por mais bonita que nos possa parecer, será sempre... uma pedra grande. Porém, um escultor a verá como um corpo de mulher que será esculpido, por exemplo. O artista já verá naquele bloco de pedra, a obra de arte que de lá sairá.
Um por do sol, as ondas do mar, o verde das matas, para nossos olhos sempre constituirão uma fonte de beleza (embora muitas pessoas não apreciem as coisas da natureza), mas um pintor saberá eternizar esses momentos numa linda tela, um poeta saberá descreve-los numa folha de papel. Um músico saberá fazer lindas melodias, partindo de uma noite de luar, por exemplo.
Como disse nosso querido Chaplin, os artistas e poetas sempre saberão encontrar a beleza onde ela estiver.
Vejam por exemplo que lindas telas representam certos momentos terríveis de guerra, como Picasso fez com "Guernica", transformando os horrores da guerra numa obra de arte. Um artista, até da guerra consegue extrair beleza. Por exemplo, Chopin escreveu a Polonaise em meio aos tiroteios da guerra. Os exemplos são muitos, e bem conhecidos, e partindo deles, todos poderemos chegar mesmo a essa conclusão, ou seja, que a beleza realmente está dentro de nós. Somos nós mesmos que temos a capacidade de descobrir onde está a beleza da vida, onde está a beleza do amor, da amizade, da fraternidade, da humanidade enfim. O belo e o feio não existem. Tudo depende da maneira como vemos o mundo. Cada qual vê a beleza do mundo e das pessoas segundo seu olhar.
Se estivermos de mau humor, nada nos parecerá belo, se contudo estivermos com o espírito alegre, as coisas se transformam.
Está em nós, portanto descobrir o artista que existe lá dentro, e que poderá transformar o feio em belo...
Existem ocasiões em que se torna muito difícil dar esse enfoque à vida, mas, possivelmente nosso artista interior, com alguma ajuda vinda de algum lugar, possa transformar um momento mau em um momento bom.
De um acontecimento que a princípio possa parecer extremamente desagradável e frustrante, poderemos extrair algo de bom, possibilitando uma mudança na vida, mostrando que uma possível tragédia pode ser revertida em algo até muito bom.
Temos é que saber encontrar o belo no feio, confirmando a mensagem chapliniana... Sir Charles Chaplin, rendo-lhe minhas homenagens. Aceite um grande abraço.
Falando-se em beleza, desejo a todos a beleza de UM LINDO DIA, que poderá ser repetido em todos os dias de nossa vida...
FALANDO SOBRE PRECONCEITOS
Marcial Salaverry
Falando em preconceitos, existe um tipo de preconceito que é o mais triste de todos. É aquele praticado contra pessoas portadoras de alguma deficiência, seja de nascença, seja provocada por acidente. Pode-se até considerar que não lhes seja dado um tratamento diferenciado, mas pelo menos devem ter as mesmas oportunidades de sobrevivência que todo e qualquer ser humano merece.
Não podemos conceber que, apenas por não dispor das mesmas condições, sejam rejeitados. E muitas vezes por seus familiares mesmo. Justamente por aqueles que mais deveriam apóia-los, que deveriam oferecer todo auxílio, ajudando-os a vencer na vida apesar da deficiência adquirida, seja ela auditiva, visual, mental, física.
Normalmente a falta de condições normais, poderá provocar bloqueios de personalidade, alguns chegam a se julgar inúteis para a Sociedade, principalmente quando as restrições e o desprezo começam em casa. Se forem tratados como inferiores desde criança, lhes será mais difícil superar os traumas.
O ponto mais importante, é sua aceitação. Apenas isso já é um grande passo. O fato de não serem considerados um estorvo por causa de sua deficiência, mas sentindo-se amados, não por causa, mas apesar da deficiência, já será de grande ajuda. Não se trata de piedade, trata-se de amizade, carinho. O mesmo tratamento dispensado a todos. A mesma atenção.
O que mais lhes dói, é sentir que são discriminados, e até menosprezados, simplesmente porque não estão no parâmetro de “pessoas normais”. Talvez a pior de todas as deficiências seja de quem os trata assim, ou seja, a deficiência espiritual. Todas as outras tem solução.
Para os deficientes auditivos, já existe uma série enorme de recursos que lhes permitem “ouvir” quase tudo. E até melhor que muita gente. E se entendem muito bem. E ninguém reclama porque estão gritando...
Para os visuais, não só Braille deu um jeito, mas hoje até já conseguem escrever ao computador.
Para os mentais, existem diversos tratamentos e muitas oportunidades que já conseguem coloca-los em um bom nível de vida.
Existem deficientes físicos campeões de diversas modalidades esportivas. E são melhores atletas que muitos atletas não deficientes. As Paraolimpiadas estão aí para prova-lo.
Não podemos deixar de falar de um sem número de artistas plásticas que sequer conseguem usar as mãos, no entanto suprem essa dificuldade com sua vontade férrea, usando a boca, os pés para nos brindar com telas maravilhosas.
Agora os infelizes deficientes espirituais não tem jeito. Não se consegue entender o que se passa na cabeça de pessoas capazes de discriminar um filho, um irmão, um amigo, um vizinho, apenas porque não é “normal”, segundo sua mesquinha concepção de vida. Ponham a mão na consciência. Sintam a injustiça que estão praticando. E vamos tratar de salvar suas almas, em seu próprio beneficio.
''Eu não me conheço, às vezes eu simplesmente tenho total sabedoria sobre as coisas, sobre mim, sobre qualquer pessoa que precise de mim. Só que eu não me acho, eu não me encontro nunca, eu sinto que eu estou no neutro da vida, como se eu estivesse avulso, não tenho nada pra fazer, só vivendo bem dizer, eu não consigo entender isto, eu estou vagando sobre meus próprios pensamentos e não consigo encontrar um eu.
Eu queria ser só 1 eu, mas eu sou vários, eu não preciso de alguém para me dar amor eu já sei me amar, eu não preciso de alguém para me fazer feliz porque eu já sou feliz comigo mesmo. Só que chega a noite e fico pensando oque é a vida, oque eu sou, oque é tudo, e não chego a nenhuma conclusão o que me afeta muito.
Vou acordar amanhã e não vou ter nenhuma dúvida, porque vou cumprir meu papel de neutro no mundo, eu sei que em um futuro bem perto a minha vida ande para frente, só que no momento eu sou o cara neutro que esta ali no meio simplesmente por estar''.
Muitas pessoas se formam na faculdade e ainda lhes falta educação.
A verdadeira educação não está no fato de ter diplomas.
"Amar o próximo como a si mesmo." Não é esse o maior princípio da vida?
De que vale ter conhecimento e não ter amor?
Superioridade também não leva ninguém a lugar nenhum. Pode ser que se chegue a algum lugar, mas ao dar o primeiro passo em falso, seu mundo desmoronará. Pois quem se sente superior coloca toda sua confiança em si mesmo, e isso significa decepção na certa. Seja 'inteligente' o quanto quiser, mas ter estudado e ser educado são duas coisas bem diferentes.
Eu sei que não sou capaz de compreender a vastidão infinita dos sentimentos que só quem tem o dom de um útero é capaz de experimentar. Eu não saberia, na minha rudimentar existência masculina, descrever a divindade de um ser tão sublime e complexo, exatamente por ser a mais importante e essencial obra de Deus na jornada humana terrestre. Eu não saberia descrever o que é abdicar de si mesma, sacrificar noites de sono, a forma física, sentir dores e preocupações, os seios inchados, doidos, e, ainda assim, com o brilho da mais doce alegria reluzindo no olhar. Só sei que elas sabem, no instante do primeiro choro, que sua voz será o consolo, e seus braços o conforto e proteção daquele ser que para elas, é mais importante que a própria vida. Eu não saberia compreender, como muitas conseguem forças para tudo isso, muitas vezes sozinhas, sendo mãe e pai ao mesmo tempo, mas em nenhum momento, por mais difícil que seja a jornada, o amor se enfraquece, ao contrário, é como se elas virassem inteiras coração. E mesmo depois de os filhos adultos, elas os sentem em seu ventre com a mesma fragilidade dos primeiros meses, e por eles zelam, com o mesmo instinto de proteção.
Parabéns a todas vocês, que no instante que souberam da existência em si, de outro ser, renasceram o que ainda não eram, o que ainda não existia, e passaram a existir
Lembra da primeira vez
Que nos olhos te olhei
Foi inexplicável.
Inexplicável.
Falando do amor,
Meu coração é teu
Tudo que eu quero é
Você aqui.
Cada lembrança que eu guardo
É segurança pro meu coração.
Então entenda
Meu coração é teu
Como bailarinas presas a um cordão
Sem poder dançar,
Vou pensar em você
Sem poder te ter
Lembra da primeira vez ?
As músicas que gostávamos tocaram na rádio
Na primeira noite em que fizemos amor.
E eu te dizia enquanto nos beijávamos: eu amo essa musica.
Desacreditados que o universo já compunha a trilha sonora da nossa união.
E depois você me levou pra sua casa e pegou aquele seu velho violão
Todo rabiscado, passado de geração a geração.
E você tocou com entusiasmo, as músicas do nosso passado em comum.
Ali descobri que tínhamos a mesma afinidade, as mesmas nostalgias
As mentes parecidas
E os corpos ali apenas para consumar
O que a alma já sentia.
E a trilha sonora dos nossos dias
É a minha playlist preferida
Depois do som da sua voz.
Voz que eu já não ouço, que não faz mais parte do meu dia.
Mas ninguém pode me roubar a trilha
Que compôs a história do nosso amor.
Essa eu ouço todo dia, sonhando que um dia
Seja de novo o som da tua voz.
