Poemas Famosos de Amor Distancia
Perfumes
Tanto perfumosa é tua pele
Quanto à fulô dos cafezá
Que gruda no vento e saí
Levando teu cheiro pra li pra acolá,
A essência do teu cheiro é a
Única que quero lembrar, e
Mesmo depois de anos, dizer-te
Perfume igual o teu não há,
É cheiro com gosto de inocência
Repleto de ternura e malícia,
Sei lá, mais acho que és tu
A pura essência da vida.
Foste deusa em meu jardim
E a mais bela flor, e nem mesmo
As margaridas exalam teu teor
Pois és tu minha essência de amor.
DIAS MELHORES HÃO DE VIR!
Na força dos ventos, vem a minha coragem, decisão ou mesmo necessidade, é a palavra que mais cabe nesse dia tão difícil, necessidade, pois é algo como repetir uma estória, onde conheço o de có e salteado, mais a dor e a saudade são as únicas que prevalecem como eram, constante e duradoura que judia da lembrança que vive na mente agora já cansada, envenenada de tanta solidão de tanto desconhecimento, de tanto sofrer. mais que mesmo com todos as barreiras que é a luta contra a ausência das pessoas queridas, é possível sim, desejar a continuar aqui lutando, com tudo diferente mais com as mesma forças de antes; educação, simplicidade, lógico a humildade que transparece em meu ser, o meu jeito de falar, de lidar com o outro. Sempre atencioso, prestativo, sempre “eu” e que assim, que a chuva cai, e molha a lavoura, as sementes germinam, a jovem planta surge, e mais, dão frutos, eu espero assim, ser regado com as lágrimas dos amigos ,pois é com suas amizades que poderei dar bons frutos, e oferecê-los.
Hoje aqui, é tão diferente, o tempo parou. Nada se move nem, mesmo o galo ousou cantar, mais o dia raio, e eu com ele levantei, e só agora depois de horas de trabalho é que pude deitar e tentar dormir, pois as dores pelo corpo por vezes me tiraram o sono. Mais eu continuarei aqui forte e irei seguir até o fim, apesar de esta sendo muito difícil a permanência, pois a distancia é tanta e da vontade de.[...] mais o sono sempre vem e aí eu já estou cansado de mais para querer alguma coisa, caio na cama e dessa vez eu durmo pois é preciso viver ainda que seja em sonhos...
ILUSÃO.
Quando ainda pequeno, ouvi dizer que o mar era algo muito grande cheio de mistério e que quando o vento sopra faz correr sobre sua imensidão uma grande fervura. Eu nunca vi o mar assim, mais imagino que seja mesmo dessa forma; grande, confuso e cheio de fervura, assim igual a que vejo nos teus lhos, pois o único mar que conheço é o mar de teus olhos que tem toda uma imensidão , um mistério, que quando se esta longe parece com um bando de pássaros batendo suas asas no azul do céu, aproveitando o sopro da vida para dar o seu primeiro vôo assim são as ondas que balançam, balançam, e crescem num só piscar, esse é o mistério que tem no mar de teus olhos o mar que eu conheço bem, mar que me afogo em morte e moro em vida.
Sei que as vezes é preciso e fazer pode ser a única saída, por isso relato os meu dias antes de dormir, é para certificar que estou bem, de que estou vivendo como que vive de sonhar, é fascinante o gosto pelo proibido, pelo o que é ousado, pois é disso que eu falo. Tenho sempre uma idéia contrária, o rumo mais difícil, a resposta mais dificil e tenho sempre mais de uma pergunta, tenho muitas dúvidas mais tenho só hoje pra dizer: ESTOU BEM! Assim como fica bem um passarinho na gaiola, um peixe fora d´gua ou mesmo um simples ser humano sem os sentidos.
Mais é como digo: “o cabresto só serve para quem o usa , nunca para quem o põe”.por isso jamais me fará bem ,o que eu faço aqui onde estou, por que esse cabresto que coloquei em minha face, só serve apenas para dizer: sou mais um que precisa ser, guiado, a diferença é que eu mesmo me guio, porem em direção dispersa da qual gostaria, mais sim porque precisa ser por essa vereda, pois dessa forma encontrarei as outras, quando já estiver percorrido todo o caminho que me resta aqui nesta selva carasca. Que é a saudades do mar que tem em teus olhos.
TENHA FÉ.
As vezes por mais que se pense: “tudo de ruim já passou”, volta e meia entorna , e novamente esta por acontecer algo desagradável,pois assim é a vida cheia de altos e baixos. Que por incrível que possa parecer, é tudo exatamente da forma em que tem que ser, pois DEUS faz certo tudo o que pensa e nos dar como provação, ele sabe da nossa força, da nossa garra , da nossa persistências pois ele nos tem confiança, senão, não teria nos dado tamanha chance de mostra que somos merecedores de tal apresso.
E que mesmo sendo difícil nossa conquista nós podemos mostrar que ainda sim, podemos lutar, e tão igualmente que conseguir realizar todos os nossos desejos, e que hoje você possa olhar para dentro de se mesmo, e mergulhar no teu passado e desfazer toda tuas intrigas, percorrer todo o labirinto que é o teu passado, pois você pode, você deve se é que deseja conquistar o impossível. Pois somente quando nos aceitamos, e nos entendemos, e nos entregamos aos sonhos é que podemos ser mais capazes. Por isso o aceite, entenda-o e siga junto de te mesmo agora reencontrado, pois DEUS, o protegerá, e o guiará onde você desejar ir.
Acredito que não basta somente ter fé, é preciso bem mais do que isso para vencer , é preciso ter a verdade, sabedoria e ter a humildade de reconhecer que és um pecador, e corrigir teus pecados ,pois é dessa forma que se conquista o tão sonhado sonho. Eu , antes não sabia como era essas coisas, não tinha noção do quanto era preciso saber para acreditar que tudo é possível, que tudo é feito para o nosso proveito basta só que sabemos como driblar o adversário.a prova viva de que tudo que escrevo é verdadeiro, sou eu mesmo, pois eu me basto como prova do que sou capaz. Pois eu venci. E estou aqui escrevendo mais essas palavras para dizer: tentar é sim sinônimo de conseguir quando se tenta com o coração. Tente.
MEIOSE
O sabor acre-mel da fruta “vida” é o gosto mais intenso que trago na alma tristonha de contentamento, nada é diferente que um falso brilho dos olhos, que ilumina e ofusca a verdade, obscurecendo as manhãs de todos os meus dias, mais a chuva irá cair sobre os meus passos, e enfim apagará todos os rastros que um dia deixei nessas terras mesquinhas de amizades, de cultura.
Às vezes acredito que o simples fato de permanecer em um ambiente infértil, pode me trazer maus frutos, porem olho pra dentro de mim , mergulho e lá no fundo, encontro um ser amigo, humilde que diz: volte e enfrente a vida, e em forma de punição respiro e nado, retorno a margem de meus devaneios, e refaço meus sonhos de uma maneira que somente alguém com meus D´javús saberá entender, pois deixo quase que escrito na testa: “sou diferente, por isso sou eu , bem mais feliz”. E não importa o que possam fazer com seus pensamentos maldosos ao meu respeito, pois nada disso irá impedir, que eu grite ao mundo, que eu sonhe, que eu viva cada vão momento,do jeito e forma que tiver que ser, pois não tenho tempo a perder com coisas fúteis de baixa imaginação ou mesmo sem nenhuma imaginação, afinal o tempo aqui é curto e ele não para, porque a mente parou e eu estou no mundo somente de passagem, por isso vivo da melhor forma possível, vivo do jeito mais louco que consigo, sou a pessoa mais insana que conheço, o ridículo do bairro, apenas porque as pessoa não param para conhecer o ser em que me tornei e me dão esses rótulos, sem ao menos conhecer o conteúdo que trago sempre comigo, pois é aí que encaixa o meu dizer: o meu nome não vale nada na boca de quem não presta. mais enfim, sou mesmo louco definitivamente e com testemunho, sou mesmo diferente, mais minha loucura não é suficiente para que eu me compare com as outras pessoas. Por isso sou único e diferente, eu penso!
Portador
Não sei o ano
Hora e lugar muito menos.
Vida,
Encarava-a diferente:
Ela brilhava...
Estrelas, danças e festas.
Agora
Tudo desabou.
Flutuo nas nuvens: o desespero, às vezes,
Quer tomar conta.
Portador
Da doença do silêncio,
Dos preconceitos,
Da ignorância.
Sarcorma de Kaposi,
Ritinite e todos os “ites”
disponíveis causados por
esse vírus tão destruidor.
Vive-se a síndrome do pânico.
Pandemia,
Medo,
Solidão,
Os amigos se escondem,
a maioria rejeita
Doente de AIDS.
Quando a dor é muito forte,
Silencio e seguro-me no leito.
Andar, já não posso,
Sonhar, já não posso,
Sorrir, já não posso.
Viver?
Até quando?
Deve-se viver intensamente, todo dia e toda noite, toda hora e todo minuto, pois o que ficou pra trás são cinzas e o que há de vir é fogo, fogo que incendeia o espírito e contagia a alma, fogo de amor, de vida, de esperança e fé.
Se acordamos todos os dias, é porque demos motivos à vida para que o fizesse.
Somos chaves para várias portas que quando abertas nos dão a oportunidade de mostrar que somos mais e que podemos ser mais. Mente e coração unidos, pode ser uma utopia, mas é algo pra se “pensar ou criar”.
Abril
Não sei bem porque sou triste..não há um motivo ou há mil
sempre gostei da tristeza, a que começa em Abril..
é o frio chegando, a chuva, fumacinha do café,
a voz da mãe me dizendo: - bota chinelo no pé!
não é bem tristeza eu diria,
quem sabe é só romantismo,
por que até a solidão é boa
quando se sai de um abismo.
“Pensamento”
Deveras fosse apenas pra nascer e morrer, não haveria motivos para sorrir, chorar e crescer. Em harmonia com o Criador, somos seres criados com poder de escolhas, no qual as fazemos conforme nos é emitido à conjunção pessoal com o sonho de ter não apenas passado pela terra, mas sim, na absoluta convicção de que nascemos para construirmos verdadeiros alicerces para os próximos habitantes.
Não quero sentir saudade de quem um dia fui tampouco fazer planos ou criar expectativas a respeito de quem eu venha ser, o que passou e o que vai passar não fazem parte da melhor fase da minha vida ‘ o agora’.
Agradeço a todos que nunca me deixaram na mão e mais ainda aos que nunca moveram um dedo para me ajudar, graças aos mesmos tive facilidade para selecionar os verdadeiros.
Já os momentos e as lembranças, os guardei, foram por eles que vivi o que vivi e sei o que sei. Cada pessoa que passou na minha vida levou um pouco de mim... Com umas tive a oportunidade de sorrir mais, com outras me decepcionei mais, algumas se foram tão rápidas que nem tive tempo de me despedir, mas todas as recordações que não fazem parte do agora quero guarda-las só pra mim, no meu livro da vida com o autor chamado “Tempo” e com o título “O Importante É Que Emoções Eu Vivi”.
Paro pra pensar, e penso, e percebo – o tempo não para, não para e vai, e as horas vêm, e vão, e os dias, os anos...
E se volta houvesse? Qual ponteiro que se ajusta, prende a hora, se atrasa ou se estanca no momento exato que se deseja?
A vida vai seguindo sempre em frente. Sem retorno, sem pausas, e segue, segue...
Então pergunto: E o que passou? O que já foi feito? Acabou? Não existe mais? Não fica nada ou estará lá, parado, estacionado, pairando nas ondas de energia acumulada nos tempos?
Estaremos lá, como estamos agora e estaremos depois? Ou só se existe no aqui, nesta hora e nada mais?
O que vem não se sabe, portanto nada é, não ainda. O que foi já não é, acabou. Sendo assim, só o agora existe, pois está no momento.
Mas o momento acaba, no minuto seguinte já é passado e não existe mais.
E aí? Como fica? O que é, o que não é, o que foi e o que será? Coisa estranha o tempo!
O que somos, já não seremos, o que fomos já não somos, o que seremos, não se sabe.
Estranho! E as horas vem e vão, os dias, os anos – e se volta houvesse?
Mila – 27/05/1994
Eterna espera. Espera-se tudo, por tudo há que se esperar.
E isso é ter esperança ou apenas não ter opção?
Espera-se para nascer, para que se nasça esperam!
Se tem fome espera para comer, espera ter sede para beber.
Espera crescer para aprender, espera aprender para crescer.
Espera o futuro trazer alegria, espera o passado apagar a triteza.
Espera encontrar o caminho, espera o sucesso chegar, espera encontrar o amor.
Espera o filho nascer, espera crescer, espera voltar da escola, espera chegar do trabalho.
Espera o marido que demora, espera o rajar do dia, espera que brilhe o sol, que pare a chuva, que acabe a guerra.
Espera encontrar o rumo, espera acertar na escolha, espera ser reconhecido, espera ser respeitado.
Espera o ônibus, a conta, o salário, o novo ano, o carro novo, espera tando na vida, e esta nada espera, apenas passa, e segue, e vai.
E assim já nada mais se espera – além nos esperam – talvez para explicar o porquê de tanta espera...
Mila
Maio/1994
Amanhece...
Vão sumindo no céu as estrelinhas que sonolentas se recolhem.
Seguindo-as vai a Lua arrastando seu manto prateado.
O véu negro da noite se abre, deixando escapar raiozinhos de sol, que com sua luz dourada tudo iluminarão, assim que o céu de todo se abrir.
Os primeiros galos cantam, anunciando o belo dia que começa, os pássaros iniciam seus passeios, flores orvalhadas desabrocham, fazendo cair de suas pétalas as gotas que parecem pedras preciosas a rolar de seus estojos, e a sinfonia maravilhosa da vida começa a fazer-se ouvir.
As luzes da cidade se apagam, os transeuntes já se movimentam nas ruas, novos pássaros seguem os primeiros, em busca de alimento, as flores já de todo despertas, enfeitam os jardins com sua beleza incomparável, e então, como num passe de mágica, o céu, talvez com inveja da beleza que vê, se enfeita de brancas nuvens e veste-se de azul com raios de ouro do sol que nos sorri.
E tudo é tão lindo, e a tudo olho, procurando a luz, que sei existir, mas que para mim já não brilha. E então, como num sonho que se acorda e estremece, olho em volta só vendo escuridão, pois para mim que sou só jamais amanhece ...
R.E
21-2-63
Pare! Não vá!
Fique!
Volte... Estou esperando...
Estarei aqui.
Mas não demore, senão...
Poderá ser tarde demais...
PCAR - 1988
O silêncio é bom!
O silêncio é uma coisa boa!
No silêncio eu me acho eu me perco;
Transporto-me a lugares no silêncio!
No silêncio eu conversos com olhos!
Leio lábios fechados e amargos.
Leio mãos que não me tocam!
No silêncio eu recito minhas poesias;
Poesia essas, que não me atrevo
A recitá-las em voz alta!
É no silêncio dos corpos que eu amo!
Nada mais belo do que o belo silenciar
De um beijo, de um aperto...
Apenas sussurros no escuro do silêncio!
Não importa o tempo em que se conhece uma pessoa, mas suas atitudes me fizeram o amar, eu o amei tão intensamente que nunca tinha sentido algo tão maravilhoso assim.
Por mais que eu tente tudo se fechou em mim, a única coisa que vejo em outras relações é a frustração. Amar assim, agente só ama uma vez.
Não sei se essas borboletas morreram ou um dia vão voltar, a única coisa que sei é da dor que estou sentindo.
Tentar encontrar esse sentimento de novo é impossível, ele se perdeu junto com os perturbados.
No barulho do Mar...
Por todos os caminhos que eu andar, de todas as histórias que contar, eu caminharei cantarolando o quanto foi bom amar. Se por todos os rios eu quiser me afogar, lembrarei que é bem melhor nadar do que morrer no mar porque embora minha alma queime de tristeza por tanto desprezar, saberei que meu desejo é viver para te buscar.
Apesar das águas calmas e tranqüilas dominando meu olhar e por mais brilhantes e cristalinas que sejam as ondas do mar, mais envolventes que o barulho do vento no ar, saberá amor, que beleza alguma em ti irá comparar.
Lentamente sigo meu rumo, levando da margem e caminho a pensar, quão misteriosa é a vida que deságua dentro do meu coração me fazendo chorar.
Nas horas de maior atrito interior, me reprimo em questionar: Porque foi embora pra nunca mais voltar?
Por todas as cidades que eu passar, em todos os olhares que eu fixar, sei ao certo que meu coração jamais se enganará, deveras fosse um passarinho cantante a beira do mar, um rouxinol entoando a canção do amar, ainda assim não saberia as notas do amor que sinto dentro alma pra te enfeitiçar.
Entre meio a milhares de vozes, no maior e mais profundo entoar, sentirei falta de apenas uma face, do vazio de apenas um olhar, do perfume do mais nobre a exalar e darei por fim a minha vida em troca de algum dia contigo estar.
Ah! Nunca morrer sem conhecê-lo, pois
Morte seria sem glória, dolorida,
Oh! Horrível eternamente ver a felicidade
Risos alegres do amor, e estar só na vida...
R.E.
Julho de 1968
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp