Poemas dia da árvore

Cerca de 2592 poemas dia da árvore

⁠Brinca ao ar livre
a inocência.
Na frondosa árvore
brinca a pureza.
Alegria invade nas tardes que
o sol em ti renasce.
Quão preciosa é a amizade.
Infância feliz faz o futuro sorrir.

Inserida por Tati7082

De mal, de bem

A família é como árvore que nasce
de uma semente.Ela cresce e se
espalha pelo coração da gente.Os irmãos
a vezes brigam, pai e mãe se
desentendem, mais depois todos
se ligam, das ofensas se arrependem.

Inserida por merida

⁠DESMATAMENTO

Você cortou uma árvore
Cortou minha respiração
Cortou meu coração

Inserida por samamba410_1097037

⁠Sou uma árvore centenária, que brota em um corpo de menino. Minha alma é um livro antigo, cheio de histórias, cheio de sabedoria. Meus olhos são dois poços de água profunda, onde o tempo se reflete, onde a eternidade habita.
Sou um homem que já viveu mil vidas, e ainda assim, sou um menino que brinca com o universo. Minha presença é um silêncio que fala, um vazio que está cheio de significado. Eu sou o resultado de todas as minhas vidas, e ainda assim, sou um mistério para mim mesmo.
Eu sou um enigma, um labirinto, onde a verdade se esconde e a mentira se revela. Mas eu não tenho medo do desconhecido, porque eu sei que sou o guardião de meu próprio destino.
Eu sou um rio que flui sem parar, mas que ainda assim, é profundo e tranquilo. Minha superfície é lisa e brilhante, mas minhas águas são turbulentas, cheias de correntes e redemoinhos. Eu sou um vulcão que dorme, mas que pode acordar a qualquer momento.
Minha vida é um tapete ricamente tecido, com fios de alegria e tristeza. Eu sou um poeta que escreve com o coração, e que canta com a alma. Eu sou um homem que ama profundamente, e que pode detestar com a mesma intensidade. Eu sou um ser humano, com todas as minhas contradições, e ainda assim, sou um mistério para mim mesmo. Mas eu não tenho medo de mim, porque eu sei que sou um ser em evolução.
Eu sou um rio que flui, um vulcão que dorme, um poeta que escreve, um homem que ama. E eu continuo a fluir, a dormir, a escrever, a amar, a viver. E quando eu finalmente chegar ao fim do meu caminho, eu saberei que vivi, que amei, que escrevi. E que deixei um pedaço de mim mesmo, no coração de todos que conheci. E assim, eu me tornarei imortal, um eco que permanecerá para sempre. Um eco de amor, de poesia, de vida. E eu serei feliz, porque vivi.
(“O velho jovem de mil vidas”, de Douglas Duarte de Almeida)

Inserida por douglasduartealmeida

Pedido de um gatinho

Enfeite sua árvore de Natal e a deixe-a à disposição do seu gatinho, ele também merece comemorar o Natal brincando com as luzes cintilantes de uma bela árvore.
Miau...

Inserida por amaraantara

Plante uma árvore, mas regue-a depois.
Nada sobrevive sem cuidado...
Pense nisso!

Inserida por mary_difatto

⁠O MEU POEMA MAIS CURTO - o primeiro

Plantei uma árvore.
Sem enxada.
Não precisei de mais nada.
A não ser as mãos.
E a árvore.

(Carlos de Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 14-10-2022)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠ÁRVORE SECA

Ao vê-la, estarreci.
Ainda ontem
Do antes de ontem
De há três dias,
Eu vi-a;
Parecia-me salva
À luz da alva,
Daquele passado dia.

Hoje, mesmo agora,
Olhei lá fora:
Estava já mirrada,
Seca, num esturricado
Como torresmo queimado.

Quis regá-la,
Refrescá-la,
No pé do tronco a morrer.

Só então me lembrei
E pelo que sei,
Não adianta em desnorte,
Querer vencer
Sem poder,
Aquilo que já é morte!

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 02-04-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

A MENINA E A ÁRVORE

⁠Desprevenido, plantei-te!
Sem escavar sequer um palmo
De terra do fundo germinador.

Quando brotaste o tronco esguio
E os ramitos
Pequenitos
Numa manhã chuvosa,
Custosa e fanhosa
De um Março marçagão,
Colei a minha trémula mão
À tua tão pequenina,
Magrinha,
Comprida, de pianista.

Parece impossível!
Haverá alguém que resista...

Deste-me na minha um esticão,
Como a querer fugir de mim.

Tomei isso como premonição
Negra,
Amarga
E fúnebre.

Continuas com a tua mãozita pequena
Da tua árvore a envelhecer
De madura,
No tronco e nos ramos
Mas com as maçãs tão verdes,
Ácidas,
Intragáveis.

Tão inutilmente
No perto,
Longe
De mim.

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 06-05-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

A MAÇÃ

⁠Era outono.
Havia uma maçã no chão,
Caída da árvore cinquentenária.

O homem, esfomeado, vergou-se
No ranger dos ossos castigados
Por longos jejuns lazarentos,
De uma vida de naufragados
Num barco de pobres assinalados,
Pelas misérias dos tempos.

Tinha já a podre maçã
O bicho que a carcomia,
Fruto de macieira arraçada
Também velha e corcovada,
Triste por não ser sã,
Nos ramos em agonia.

Prestes a pegá-la do chão
Pousa um passarito aflito
E o homem com prontidão
Diz ao pássaro com emoção:
Come, come tudo sem parar,
Pois assim me capacito
Que minha fome pode esperar.

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 11-10-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠O VENTO A ÁRVORE E A CASA

Tarde de sábado.
A depressão do tempo castigava.

Agora, chamam depressão
Ao tempo mau que faz.
Porque não!?...
Mas o vento é sempre rapaz
E as árvores também femininas
Quanto velhas mais meninas.

Com a diferença que o vento
Tem agora mais lamento
E as árvores amém,
Nestas tardes sem ninguém.

O vento soprava,
A árvore balançava
Sobre a humilde casa.
Era aí que ele habitava,
Um homem pobre,
De rosto nobre.

Invocou os deuses dos ventos
E dos contratempos
A ver se a borrasca amainava.

Qual quê!?...
O vento insistiu,
A árvore caiu
E a casa humilde ruiu.

E ele deixou de acreditar
Nos deuses dos ventos
E contratempos.

Abriu os braços e pôs-se a voar.

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 29-10-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

Os galhos de uma árvore representam os braços que te oferecem a beleza de uma flor, o sabor de um fruto, a sombra acolhedora nos dias ensolarados e a cobertura nos dias chuvosos.

Não separe esse braço de seu corpo com uma serra, porque assim, poderá vir dele a muleta que usará no dia seguinte.

Inserida por Jaderamadi

⁠Nós conhecemos
Eu era uma árvore linda
Cheia de flores e frutos
Linda
Cheia de energia sonhos
Só que você não soube me cuidar
Me largou de lado
Deixou de me regar
Eu fui murchando
Morrendo
Virando cascalhos
E agora quer me deixar ?
Você vai pegar o que resta de mim
Fazer molduras
Guardar as melhores lembranças
Vai cuidar delas todos os dias
Tirar o pó
Conversar
Fazer carinho
E nunca mais me deixará sozinha
Vai cuidar de mim para sempre
Você prometeu e tem que cumprir

Inserida por MikaeleTavares11

Árvore da vida!!!
Ricky Heny - (Olha o Reggae)

Pa para rara... rarara
Pa para rara... rarara
Pa para rara... rarara

Deixa eu fazer parte desse mundo...
Deixa eu regar oque plantei...
Vou cultivar, com carinho...
Está semente que plantei...
É a árvore da vida, em busca da liberdade eu vou além, viajar , viajar ...

Pa para rara... rarara
Pa para rara... rarara
Pa para rara... rarara

Deixaaaa...
Crescer, essa plantaaa...
O verde tem que florecer....
O SollI.... aquecer essa plantaaaa ...
Brilhar e se esquentar de mais,
Eu cantarei pra choverrrr ....
E assim vai refrescar,
a árvore da vida a qual eu plantei....
Então acendo um cigarro pra relaxar..
E ao lado da árvore da vida,
o grilo cantaraaaaá...
E assim agente vai
Viajar, viajar... (olha o reagge )

Pa para rara... rarara
Pa para rara... rarara
Pa para rara... rarara

Inserida por chd

⁠Poeira, Moldura do Teatro Mágico

Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou? Ser o que penso? Mas penso tanta coisa!
E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!
Não carreguei entulho como você, mas me sinto como se tivesse calçado o calçamento da rua, inteira.
Acendo um cigarro ao pensar em escrevê-los, saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos e sigo o fumo como uma rota própria,gozo num momento sensitivo e competente, a libertação de todas as especulações ea consciência de que a metafísica é uma consequência de estar mal disposto.
E a coisa mais divina que há no mundo, é viver cada segundo como nunca mais.
Cem mil cérebros se concebem em sonho e gênios como eu,e a história não marcará, nem um.Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,é não ver o futuro que nos convida.
Nem haverá senão estrume de tantas conquistas futuras. Em todos os manicômios há doidos malucos com tantas certezas!
Eu, que não tenho nenhuma certeza, sou mais certo ou menos certo?
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,eu era feliz e ninguém estava morto. Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,e a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.
Saudade é o inferno dos que perderam,é a dor dos que ficaram para trás,é o gosto de morte na boca dos que continuam.
Que a tristeza te convença que a saudade não compensa e, que a ausência não dá paz. E o verdadeiro amor de quem se ama, tece a mesma antiga trama trêmula, que não se desfaz.

Inserida por samuelfortes

⁠Que a árvore de Natal seja repleta de
paz e harmonia
Enfeitada de alegria
baseada no amor
iluminada de paz
Com presentes de felicidade
Que saibamos semear a árvore da vida
Sejamos gratos
pelos frutos e flores o ano inteiro

⁠Que a nossa árvore de Natal seja decorada com
Enfeites de alegria
e empatia
Iluminada pela bondade
de verdade
Regada com gratidão
Patrocinada pelo coração
Fundamentada no Amor

Natal


Que a árvore de Natal seja
decorada com enfeites de alegria
Iluminada pela bondade
Regada com gratidão
do tamanho da simplicidade
Patrocinada pelo coração .

⁠Dois olhos, uma árvore
Eu e a natureza
Abro a janela e é o que vejo, o verde
Mas a verdade é que nem tudo são flores (ou folhas)
Há situações que são espinhos, como a moça de verde na calçada
De verdade, meus olhos nunca foram tão facilmente convencidos a olhar
Olhar uma estrela caminhar sobre o chão
Mas estrela, o que te trazes aqui?
Eu mesmo respondo, visivelmente vejo seus motivos
Era uma tática, mais uma tentativa astral de me tirar o foco do que realmente importa
Meu pé de laranja lima, com suas lindas folhas cor de natureza, naturalmente verdadeiro.

Inserida por PabloAfonso

Casa da árvore


A minha casa foi construída em cima da árvore,

lá, tenho sombra a vontade para os desconfortos da vida,

nela, tenho os pés firmes no chão enraizadas naquilo que é de verdade,

a chuva traz alegria, os ventos quando balançam nos fazem dançar,

a casa respira amor pois sinto através da fotossíntese a energia da seiva transpirar,

aqui eu tenho o remédio para os dias bons, tenho a receita para o sol brilhar diariamente e tenho todas as repostas ao olhar para o céu do topo da árvore.

Inserida por Ricardossouza