Poemas sobre o Silêncio
Solidão das madrugadas
O silêncio da madrugada desperta
Imaginações, aflora pensamentos bons
A calmaria profunda me seduz a sabedoria
A paz me faz adormecer suavemente
Assim, plenamente iluminado
Mergulhado nas profundezas da solidão
Na frieza dos dias de inverno
A distorção das palavras é capaz de fazer uma grande destruição moral em indivíduos, além de também sujar a imagem das pessoas de bom caráter e índole, portanto, seja seletivo e muito sábio quando falar alguma coisa, e triplique a sua sabedoria e inteligência, quando for falar com alguém. Em muitos casos, o silêncio é de grande valia.
(DVS)
A hora de falar e de ficar em silêncio tem o momento certo, porém, se for feito na hora errada, poderá gerar um verdadeiro caos! Seja sábio!
(DVS)
INDIFERENÇA
No véu da noite, em silêncio, eu confesso,
Que às vezes tento a dor não mais sentir,
Deixar o mundo e suas mágoas regredir,
E na indiferença, encontrar meu endereço.
Mas eis que o sofrer é um laço que apresso,
Na ingratidão, uma lâmina a ferir,
Cada desdém, um golpe a insistir,
Que o coração, ao se importar, paga o preço.
Clamo então aos céus, em súplica ardente,
Por um bálsamo que cure esta ferida,
A indiferença, doce e tão clemente.
Que ela venha, como brisa esquecida,
E me ensine a ser, enfim, indiferente,
Na receita da paz, a vida agradecida.
DIVAGAÇÕES
Dentro da noite,
aparentemente calma,
a inquietude ronda a alma.
Pensamentos, lembranças.
Ausências, vazios.
A porta da saudade escancarada.
O aroma da flor da "dama da noite"
acionando o gatilho da memória.
Retorno à fazenda da infância.
Devaneios de uma noite de primavera.
A imaginação rompendo as fronteiras.
O pensamento vagando pelo passado.
Tempo, dimensão,
pragmatismo, divagações.
A urgência da vida,
dos dias, dos meses,
entre chegadas e despedidas,
impondo o seu preço.
No silêncio,
resta a certeza de que nada foi em vão.
O atraso, o sonho desfeito.
O silêncio, o inesperado, a reflexão.
Valéria R. F. Leão
Acordo noite dentro
Com ela a meu lado
Na quietude da noite
O silêncio está calado
Não! Não o vou romper
Melhor permanecer assim
Às vezes as palavras
Podem ditar o fim.
vejo-a serena em seu sono
quem sabe, sonhe comigo
vou deixar que durma
acorda-la seria castigo.
O Fim começa com o silêncio.
O silêncio é a resposta mais exata que existe, um ato de sabedoria quando não se quer ferir alguém, vc é orgulhoso, então, para que a gente não acabe com o que resta de respeito e amizade, melhor encerrarmos de uma vez por todas esse ciclo que estamos protelando. E mesmo sendo muito difícil, melhor mesmo nos despedirmos dessa nossa versão, a que que criamos pra fugir dos nossos problemas. Desculpa qualquer marca ruim que eu possa ter deixado em vc, vc entrou nessa, sem precisar, por uma diversão sei lá e as coisas foram tomando dimensão, vc quis permanecer em uma situação que pra vc tbm é difícil, os riscos etc. foi incrível tudo, não me arrependo de nada que fiz por vc e por nós, foi verdadeiro e intenso. Só não vamos mais esperar os possíveis dias pra gente se vê, contar as horas ou planejar uma fuga, não nascemos pra isso, tivemos a oportunidade de crescermos juntos, cada um com o seu melhor e seu pior, foi uma troca inesquecível. Quero que sejas feliz com as coisas que vc vem planejando e construindo, espero que a gente consiga manter uma amizade saudável. Te quero bem! Amar é tbm deixar ir, pra quem sabe lá na frente ou em outra vida esse amor possa existir de fato, mesmo as coisas que parecem impossível de acontecer pode acontecer, olha aí a história do amor entre a lua e o sol, e o eclipse mostrando que nada é impossível. Sei que existe um fio invisível que une nossas almas, pq quando estamos juntos é como se não houvesse amanhã e esse sentimento vou levar comigo. Ontem queria tanto te ligar, mas em meio a tantos desencontros... tenho que aprender a te esquecer.
To triste pq pra gente não vejo alternativa😞 ou interesse seu.
Seja feliz com suas escolhas, realize seus sonhos, vc tem tudo pra alcançar seus objetivos, quem sabe a gente se vê por aí.
- Fome
A fome é uma chaga aberta que corrói o peito,
Esvaziando a alma e consumindo o espírito,
Deixando o corpo minguado, fraco e sem vontade.
Nas entranhas do povo, ela se alastra como um mal sem cura,
Sufocando a esperança e a alegria de viver,
E deixando o mundo num tom de cinza,
Mas mesmo nas noites mais escuras,
O coração resiste e encontra formas de lutar,
Achando em cada esquina um pedaço de solidariedade,
Uma razão para seguir em frente.
E assim, com coragem e amor,
Nos momentos mais difíceis,
Unimos nossas forças e lutamos juntos,
Para saciar essa fome que nos abate.
Porque a fome é uma chaga aberta,
Mas a solidariedade é uma chama que arde,
E mesmo quando a noite é mais sombria,
Ilumina a trajetória de quem nunca perde a fé.
- Periferia Favela
Nas vielas e ruas da favela,
a vida continua a todo vapor.
Entre os barracos e a poeira,
há uma força que vence a dor.
A cada dia, um novo desafio,
a cada esquina, uma nova história.
Os sorrisos são mais fortes que o frio,
e a esperança alimenta a memória.
Nas periferias, a vida é forte,
a vontade é maior que a realidade.
Os sonhos se tornam fonte,
de coragem e persistência na luta diária.
Aqui, a vida é uma obra prima,
desenhada com o lápis da resistência.
Cada casa é um monumento à sobrevivência,
cada rua é uma teia de solidariedade.
Nas favelas e nas periferias,
há mais que pobreza e desigualdade.
Há uma comunidade que enfrenta a realidade,
e tece a própria identidade.
- Silêncio e Solidão
O silêncio e a solidão são como dois amigos,
que nos acompanham em momentos de quietude. Eles nos convidam a olhar para dentro de nós, e encontrar a paz e a luz que existe em nossa plenitude.
No silêncio, podemos ouvir a voz do nosso ser,
que muitas vezes se perde no ruído do mundo.
Podemos sentir o bater do nosso coração e encontrar respostas para as perguntas mais profundas.
Na solidão, mergulhamos em nosso próprio mundo, podemos encontrar a tranquilidade que precisamos. Somos livres para viajar por nossos pensamentos, e descobrir novas maneiras de nos expressarmos.
O silêncio e a solidão são dois amigos que jamais falham, que sempre estarão ao nosso lado quando precisarmos.
Eles nos dão a coragem para enfrentar nossos medos, e a sabedoria para seguir em frente com paz e amor no coração.
Aos versos mudos
que cutucam a
minha existência
Às palavras estrondosas
que implodem os
meus raros silêncios
Aos poemas voláteis
que estruturam o
meu corpo ereto:
gratidão
ao que descontrola
o meu controle.
Domingo à vista:
De manhã
cheiro de café
De tarde
gosto de saudade
De noite
toque de insônia
De madrugada
silêncio ensurdecedor
E sinto a segunda-feira
se aproximando com
uma segunda chance.
Quando você começa a escutar, não é o mundo que para, é o você primordial que está aflorando e silenciando o ego.
Kairo Nunes 05/04/2024.
Amar você é como tocar o infinito com as pontas dos dedos, um universo que se abre apenas para quem ousa se perder. O mundo ao redor desaparece, e só resta a nossa existência suspensa, onde tudo parece fazer sentido. Mas amar é também expor a alma, deixar o coração nas suas mãos, vulnerável como vidro fino.
Quando você sorri, é como se o meu mundo inteiro se aquecesse ao brilho do sol. Quando estamos juntos, o tempo se curva, obediente, e nos dá o presente de uma eternidade em cada instante. Mas, ao mesmo tempo, existe uma fragilidade. O poder que você tem de me tocar tão profundamente também pode me quebrar de forma irreparável.
E, se um dia você for embora, levará consigo a parte mais preciosa de mim. O mundo, antes repleto de cores, será um borrão desbotado, e o silêncio da sua ausência será ensurdecedor. No entanto, escolho te amar mesmo assim, porque a intensidade desse sentimento vale cada risco. Amar você é viver à beira de um abismo, com a alma nas alturas e o coração à mercê do vento.
Se o amor é uma prisão, então que seja nos seus braços, pois só neles a liberdade existe.
Plenitude
Estou plena
De um jeito suave
Que sussurra certezas no silêncio,
que agora sim é um silêncio audível
A intuição, essa velha conhecida,
Me apontou o caminho sem mapas,
Só com a leveza dos instantes
E o peso exato das decisões.
Escolhi minha jornada
Como quem escolhe o vento para guiar o barco
Não sei onde vai dar,
Mas sei que estou no rumo certo.
Há uma paz que nasce da coragem,
Daquela que não aparece nos grandes gestos
Mas no simples aceitar.
Aceitar que o caminho às vezes é escuro
E, mesmo assim, seguir em frente.
Estar bem é isso,
É perceber que há força em cada escolha,
Que há sentido em cada dúvida.
E que a coragem, no fundo,
É apenas um modo de estar em paz.
Paralisia do Silêncio
O silêncio, tão denso quanto a noite, não veio pela calma, mas pelo medo. Ele se instalou nas palavras que nunca foram ditas, nas mãos que não se tocam mais, nas promessas que ficaram no ar, suspensas entre o desejo de acertar e o temor de errar. Cada olhar fugidio, cada suspiro contido, revela uma alma paralisada, sem direção, presa em um labirinto de incertezas.
O silêncio é um campo minado, onde cada passo hesitante pode desencadear uma explosão de dores veladas. Ele é o eco da insegurança, uma muralha invisível que se ergueu entre dois corações que, outrora, pulsavam em uníssono. E agora, o amor que antes era um farol se perde na escuridão, sem saber para onde ir, sem ter para onde correr.
Neste silêncio, há uma busca desesperada por segurança, por não errar mais, por não perder o que resta. Mas, ao mesmo tempo, há o receio de que, ao tentar se mover, tudo desmorone. O silêncio, então, se torna um refúgio doloroso, um esconderijo onde o coração se protege do que não pode controlar.
E assim, paralisados, permanecemos em um espaço onde o medo de perder fala mais alto do que a vontade de encontrar o caminho.
Hoje não fiz nenhum
Poema,
Nem sequer
Uma Cena,
Foi escrito,
Esse grito
Silenciado
Me mantenho
Calado, Frustrado,
Na mente um amaranhados
De versos perdidos.
Eu tentando fazer um
Verso perdido.
