Poemas de Responsabilidade
Dois tipos de atitude:
a) Ficar sentado reclamando dos outros e das coisas que não funcionam
b) Se incomodar com o que está errado no mundo e se esforçar para transformar a realidade
A mudança é sempre interna. A escolha é sempre sua.
Não chame de "ironia do destino" as decisões e atitudes que você toma por livre e espontânea vontade.
O destino não é uma pessoa para levar a culpa por suas equivocadas escolhas.
Gente que não assume suas responsabilidades e tudo culpa os outros, é do tipo de pessoa que te esbofeteia a cara e depois diz que sua cara é quem agrediu a mão dela.
"Um dos maiores desafios da vida é nos mantermos fiéis a nós mesmos.
Quando você aceita corresponder às expectativas alheias, aos poucos vai deixando de ser você mesmo e passa a viver fingindo ser alguém que você não é. Ninguém pode ser feliz assim!
Ouça seu coração!
Seguir nosso coração exige de nós a responsabilidade de assumir nossas escolhas, pagar o preço por elas, o que nem sempre é fácil! Mas, quando começamos a deixar de lado a exigência de corresponder às expectativas alheias, e assumimos o controle de nossas próprias vidas, fica mais fácil encontrar nosso próprio caminho, nosso jeito único de viver nossas vidas. E quando vivemos de acordo com nossos valores e princípios, apesar das lutas que são inerentes a vida, é mais fácil ser feliz.”
Hoje resolvi sair de casa sem celular para me conectar mais com o mundo e com as pessoas.
Já na ida ao mercado, um dos poucos abertos no dia do trabalho, me deparei com uma cena que me chocou (inicialmente, e explico isso depois): Duas crianças brincando de piscina em uma lixeira (destas de plastico). Na volta para casa prestei atenção nesta família (me conectei) que mora praticamente dentro do Terminal de Ônibus Ana Rosa, em Sao Paulo-SP. Vi a alegria das crianças brincando nesta piscina improvisada e vi mais, vi a alegria de seu pai brincando com elas, dando gargalhadas e jogando água na cabeça de suas crianças.
Sou pai de família, de duas lindas meninas, e muitas vezes nos vemos pressionado, pela vida, em dar ¨tudo de bom e do melhor¨, porém nos falta na grande maioria das vezes esta leveza deste pai, este amor sem preocupações por mais estranho que isso possa significar.
Pensamos muito nos bens materiais que devemos ¨fornecer¨ para a nossa família e muitas vezes nos falta olhar mais para nós mesmos, como humanos, e oferecer atenção, carinho e amor!
depois desta cena, pensei em algumas maneiras, ou melhor: repensei no modo como encaramos a vida e as pessoas ao nosso redor! e você? O que pensa?
Eu apóio as pombinhas!
Vocês já viram pombinhas dando pipoco? Imaginem se as pombinhas reivindicassem o direito de imagem (por não vivermos realmente na paz) cujas imagens delas nos apropriamos, eis que para as quais elas representam afinal? Para Paz? Certamente faltaria dinheiro pra indenização das Pombinhas. Pombinhas indignadas Mode ON. Pombinhas não são só o símbolo da paz. Pombinhas merecem respeito. Pombinhas são filhas da Criação. Libertem as "pombinhas da paz" se na guerra desejam viver. As pombinhas estão de olho. E de cara. Pombinhas indignadas. Porque elas sabem que a paz não se conquista com a guerra. A paz se conquista em alçar o vôo livre. Sem medo.
Qual o caminho certo a seguir? Principalmente quando se sabe que a escolha feita não se desvincula da responsabilidade e suas consequências, que o amor por algo nos obriga a consciência do dever de cuidado e respeito e de que crime algum pode ficar impune, principalmente quando as mãos estão sujas com sangue e lágrimas alheias, apesar de pensar que as coisas poderão mudar, algumas informações que beiram ao grotesco merecem, no mínimo, uma boa explicação, caso contrário, apenas uma rigorosa apuração para dissipar o cheiro de podre que infesta o ar, não podem ser dessas explicações que já estamos acostumados a ouvir, que mais se assemelham à forma de escapatória.
O certo é que preciso agir, transformar o mundo a partir de uma ação, que passe da esfera da revolta individual, pois esta, na maioria das vezes, apenas se identifica, com o sentimento de vingança pessoal, não alterando o curso da historia. Cabe, assim, a minha pessoa com uma consciência justa exigir a apuração da conduta errada e não arredar o pé até que tudo se esclareça, com o criminoso devidamente punido, em caso de comprovação do crime.
Mas para a maioria o que importa o crise, o legal é curtir o banal e o fútil e compartilhar o duvidoso, bom mesmo, é apreciar o que a vida tem de mais bizarro e mal cheiroso, aliás, há algo de podre no reino, mas nós já nos acostumamos ao cheiro.
"PODER"
Eu? Fico bem comigo.
Eu? Cuido de mim.
Você? Fica bem com você.
Você? Cuida de você.
Responsabilidade? Nenhuma.
Não te devo nada e nem você a mim.
De agora em diante faço o que é melhor para mim, rs...
Só... Fácil né? Kkkkkk
"Ontem foi o dia de planejar.
Hoje é o dia de agir.
Amanhã será o dia para repensar.
Porque quando pensamos que acertamos,sempre terá algo para mudar, diminuir ou acrescentar"
Simples Assim
De certa forma podemos sugerir diversas maneiras de simplificar ao máximo determinados assuntos dos quais não nos agrada nem um pouco; Certamente, poderíamos prorrogar facilmente aqueles momentos nos quais nos alimentamos de nossa paz interior, sem achar que o precioso Tempo foi perdido;
De certa forma poderíamos ignorar nossas responsabilidades e acreditar que elas jamais nos afetariam; ou até mesmo, que fizesse alguma diferença em nossa vida no dia de amanhã.
De certa forma, é tudo tão simples assim que acaba tornando-se complicado demais... Principalmente, naqueles momentos em que você nada faz para estar em paz.
Mãe quero ver teu sorriso ao me
ver partir, pois se eu não voltar
terei ele como lembrança.
Mãe quero teu abraço, porque
estou inseguro.
Mãe hoje preciso do teu carinho,
do teu afago à acalmar minha
ansiedade diante das responsabilidades.
Mãe hoje quero teu beijo à abençoar
meus caminhos e de teu abraço para
não sentir-me sozinho.
Mãe hoje chamei teu nome mesmo
sem saber falar; e lhe pedi o alimento
para minha alma que são tuas canções
de ninar.
Mãe quero teu afeto para no mundo
acreditar.
Mãe sinto teu amor desde que em teu
ventre estava a morar.
Hoje moro em teu colo, para no futuro
no colo te carregar.
Mãe confio em ti desde o primeiro
abraço, desde o primeiro ninar, e
quando eu os olhos fechar quero
contigo sonhar.
Te amo mais que tudo e o tudo é
pouco perto do que posso te amar.
Mamãe minha, minha vida, sou bobo
diante de ti e daqui não quero sair.
Feliz seja minha mamãe
Ninguém sabe o quanto é pesado carregar uma culpa a não ser aquele que carrega
Ser culpada por magoar alguém,ser culpado por um relacionamento não dar certo, ser culpado por não fazer alguém feliz, ser culpado por não ser feliz...
Culpas são tão pesadas,são tão destrutivas e dolorosas.
Tão difícil deixar essa bagagem da culpa na Beira de uma estrada e seguir o caminho. A culpa geralmente insiste em nos acompanhar e ela vem com a gente, dia após dia, nos fazendo lembrar de algo que não deu certo,de algo que não
fizemos certo. Tem sim aquelas pessoas que nunca se culpam por nada, usam sempre aquelas famosas frases: "não deu certo porque não tinha que dar", "aconteceu porque tinha que acontecer", "errei porque sou humano", entre outras.
Mas afinal que responsabilidade será que eu tenho realmente nas coisas que me acontecem? Nas coisas que eu faço?
Muito difícil pensar por esse lado, porque a responsabilidade é toda nossa e sabendo disso acabamos nos culpando por quase tudo nessa vida,até pelas coisas que não estão em nossas mãos.
É tão fácil pras pessoas apontarem os erros das outras e dizerem que a pessoa errou feio mais mesmo assim continua bem, com uma vida Boa,nenhum castigo lhe ocorre. Quem garante que essa pessoa vive bem? Quem garante que a vida dela continua Boa? Quem lhe garante que o castigo não é justamente viver com a culpa dos próprios erros? As pessoas não sabem o quanto é difícil as vezes sermos quem somos,conviver com o que sabemos e fazemos de nós mesmos. É muito fácil julgar porque geralmente quem faz isso não se coloca no lugar de ninguém. "
Falta tempo
Falta espaço
Falta levantar
Falta acorda
Falta bom humor
Falta flexibilidade
Falta responsabilidade
Falta compreensão
Falta ouvir
Falta calar
Falta soltar
Falta pensar
Falta sorrir
Falta ajudar
Falta curiosidade
Falta paciência
Falta lógica
Falta aceitar
Falta focar
Falta virgula, aspas e parênteses
Falta o ar
Falta somar
Falta dividir
Falta consciência
Falta dormir cedo
Falta acorda cedo
Falta sonhar
Falta realizar
Falta estudar
Falta voar
Falta ter os pés no chão
Falta analisar
Faz tanta falta, que já nem sinto...
Falta.
É preciso compreender que Autonomia não significa fazer o que quer, do jeito que se quer e quando lhe der vontade.
E claro, não se trata de buscar apenas benefício próprio.
Autonomia É termos consciência, autocontrole e domínio sobre as decisões e sermos responsáveis pelas consequências. Nas organizações, quando oferecem autonomia, não significa fazer de qualquer jeito, significa fazer ainda melhor o seu melhor para beneficiar o todo.
Portanto, autonomia, carrega em si uma questão de maior responsabilidade.
Ser Pai é...
Participar na vida de um novo Ser.
Amparar sempre em todas as ocasiões.
Incentivar constantemente em qualquer situação.
Ser Pai é...
Proporcionar e compartilhar vida.
Apoiar nas horas difíceis.
Informar sobre a vida para aquele que está sobre sua responsabilidade.
O mal, assim como o bem, mora em nós. Então, decidimos a quem damos melhores condições de existir e sobreviver.
Quando enxergamos o mal como uma entidade exterior, não inerente ao que somos, muitas (ou todas) das nossas responsabilidades também deixam de fazer parte de nosso domínio. Desse modo, o que devemos priorizar é a visão que nos leva para a grande casa que somos. Olhemos para lá, como se nossas cabeças fossem o teto. - Quem você vê? Qual versão de você ocupa a sala de estar, como se tivesse propriedade desta moradia?
Esses olhos, que te olham, são teus. - O que eles te dizem? Como tu te sentes?
Esse simples exercício te dirá quem quer sobreviver dentro de ti. E acredite, a tua versão má será mais resistente, mais teimosa, mais barulhenta, quando tu decidires colocá-la porta à fora da tua casa. E são essas peculiaridades que tornam a nossa tarefa de reforma íntima, de auto-higienização tão difíceis. Contudo, sempre possível de ser cumprida.
Qual a tua disponibilidade e disposição de transformar a tua casa, onde tu fazes a tua morada?
Cada um é cada um- A sociedade é uma empresa cobradora que não tem vínculos com ninguém.
Porque as pessoas fazem tantas cobranças a seus semelhantes?
Dão palpites, querem mudar conceitos e indicar rumos. Cada um é cada um e deve fazer o que deseja, é livre em pensamento e as ações que praticar, boas ou más são de sua única responsabilidade.
Cobranças, só as de contas e tarifas públicas que também já são abusivas demais.
"A amizade verdadeira não é cega, mas se enxerga defeitos nos corações amigos, sabe amá-los e entendê-los mesmo assim.
Se Jesus nos recomendou amar os inimigos,
imaginemos com que imenso amor nos compete amar aqueles que nos oferecem o coração?
Chamar alguém de amigo é uma responsabilidade que nos exige um "estilo de vida", a onde as nossas prioridades sempre estarão alinhadas com as necessidade do coração amigo".
Seja amigo, para ter amigos !
Educação é mesmo importante?
Para ser professor o brasileiro tem que estudar muito, e esse estudo e responsabilidade ainda vão muito além pois trata-se dos formadores da base de uma nação.
Para ser advogado, entender e interpretar as leis, completar uma especialização, não basta só a conclusão de anos de estudo, ainda tem a temida prova da OAB.
Para ser médico é quase uma vida em anos de estudo que se dividem entre exaustivas aulas de teoria e prática.
Para ser concursado no Brasil você tem que provar por A mais B que tem todas as exigências à vaga exigida, seja ensino aprovado pelo MEC, fundamental, médio, técnico, superior, especializações, experiência na área, enfim uma infinidade de requisitos.
E não querendo nem entrar no mérito da aprovação, pois são processos seletivos cruéis para ingressar nessas disputadas carreiras.
Contudo para ser legislador no Brasil, sim, ser um político que vai criar leis que atendam aos professores, médicos, advogados, concursados, ao brasileiro em geral, o sujeito precisa apenas comprovar que sabe "ler e escrever".
Nível superior não dá superioridade a ninguém, fato, mas dá uma base. Que base um político que sabe apenas "ler e escrever" tem para criar uma lei enquanto outros estudam anos para apenas interpretá-la?
Por que ninguém pode ser professor, advogado, médico, concursado sem no mínimo ter estudado muito para a carreira desejada, mas para a carreira política, uma carreira decisiva para a vida de milhões, você tem que apenas comprovar que sabe "ler e escrever"?
Se educação é mesmo tão importante por que o exemplo não vem dos próprios, então, representantes do povo?
Enquanto isso com tantos assuntos complexos para serem tratados basta olhar o caos que é o Brasil, pessoas morrendo e câmaras, assembleias e prefeituras com políticos votando proposta sobre nome de rua.
As pessoas usam o seu ódio interno para atingir o outro. Se aquela pessoa que você sente tanto ódio fez algo de errado, ela vai pagar. Porque tudo o que se dá, se recebe de volta. Tudo o que você dá, você também recebe de volta.
Depois não venha reclamar e colocar a culpa em Deus das suas próprias atitudes equivocadas. Você é o responsável pela sua vida, não esqueça disso.
Mulheres esqueçam essa ideia fixa que vocês colocam na cabeça quando conhecem um cara de querer mudá-lo.
Acredite em mim,você não precisa se colocar nessa situação!
Olhe pra você e veja que você não precisa dessa responsabilidade,tampouco o peso de virar mãe ao invés de namorada.
