Poemas de Passado
O que não daria eu...
Num dia sem data...
A sentar-me em uma mesa...
Com aqueles que um dia me amaram...
Hoje tenho os lábios secos...
Os olhos marejados...
E arde-me a cabeça...
Do tempo passado...
O presente é todo o passado...
E também é todo o futuro...
Prossegue a música...
Entra mais na alma da alma...
E a lembrança é que entristece...
Essa terra de ninguém...
Espreito então pelas janelas de outrora...
Coisas que sempre soube mas que nunca quis olhar...
Tal a sorte às cegas...
Da nossa existência...
Ter e não perceber o valor que tem...
Perder e então compreender...
Feliz é aquele...
Que sabendo o que tem...
Ama e não se enlouquece...
Quando tudo se vai...
E nada mais vem...
Sandro Paschoal Nogueira
A vida é curta, curta demais
para eu desperdiçar meu tempo na cia da soberba.
Assim como tão breve é o tempo,
que acompanha esse passear/passar da vida,
sem pena ou remorso.
Entre o passar de um segundo para o outro
de umponteiro de um relógio,
pequenas/grandes coisas acontecem!
E esse tempo todo é um aprendizado
e a soberba é inimiga do aprendiz!
De que tempo falo
Falo de um tempo sem data,
e dele me reinvento.
Do que hoje verso em mim já houve.
Foi o melhor que colhi e ainda planto,
o que amanhã é passado.
Assim semeio:
O que é ausência e o que reparto
O que fazer com essa parte de mim
Que teima em querer você?
O que fazer quando ela te chama?
Quando ela te vê, mesmo quando você não está?
Quando ela te ouve, mesmo quando você não fala?
Quando ela te sente, mesmo quando você não está aqui?
Olhando pra você eu percebo
O quanto tudo isso é tão além
Das coisas que eu poderia entender
E o quanto eu sempre estive aqui
Mesmo quando fingi
Inclusive para mim mesma
Que não estava
Mas nada disso muda a sensação
Ou a certeza
De que eu sempre fui
Uma grande confusão
E nunca
Uma escolha
Viver o Presente?
Flutuamos no interregno do instante, órfãos de memória e porvir, tornando-nos efémeros como o traço do meteoro, que só brilha porque olhos vivos resistem à escuridão para testemunhá-lo.
"Deus tem sempre o melhor para seus filhos. É necessário, portanto, olhar para a frente, deixando para trás o que passou."
(Fabi Braga, 08/12/2024)
O futuro é a espera de algo
Ninguém sabe, só se projeta
Nele aspiramos nosso supostos sonhos, almejamos alcançar metas, mas é incerto
O passado é tudo aquilo que se fez
Se passa por ele, mas alguns fazem suposições
Pensam em como poderiam estar
Se não tivesses praticado alguns atos ou falado palavras amargas
Ninguém volta no passado, ninguém avança pro futuro
O que temos é o presente
Que é o resultado do ontem e o experimento do amanhã.
Tenha a coragem de assumir a verdade
Reclamar do que já sabia não tem sentido.
Assumir os nossos erros e a mudança
Transcendental difícil de enfrentar.
Agradeça pelo amor e a luz que você ganhou
De tanto se arrepender ficamos no passado
O que importa é o que fazemos agora.
Quando você parar de procrastinar
Uma nova história terá.
Está em nossas atitudes a grande mudança.
Riscar o passado não podemos
Escolher novos caminhos sim.
Recebemos o que é devido no tempo certo.
A vida de uma forma inesperada
Muda todo o nosso caminho Bruscamente e a mente Involuntariamente defende
Este espaço desconhecido
Não aceitando a realidade
Tentando substituir a dor
Em soluções mais dolorosas.
As emoções devem ser gerenciadas
Tenha fé, não seja escravo das suas
Inseguranças, pare de servir ao passado.
Viva o presente, acredite em você
Agradeça mais e reclame menos
Reinicie se necessário, faça-o com sabedoria.
Nas teias do tempo e do medo, perdidos,
Corações anseiam, segredos escondidos.
Em busca da alegria, às vezes nos retraímos,
Pensando que não merecemos, esquecemos que existimos.
Encontramos almas que brilham, verdadeiras estrelas,
Desejando compartilhar histórias tão belas.
Mas nossas cicatrizes do passado nos assombram,
E o receio de machucar nos silencia, nos domam.
O futuro é incerto, não podemos controlar,
Mas podemos escolher amar, podemos ousar.
Comunicar nossos sentimentos e medos, ser sincero,
É o caminho para construir um laço verdadeiro.
Nada ganhamos sem tentar, sem arriscar,
A vida é um conto de amor que devemos criar.
Nossos relacionamentos podem florescer, crescer,
Quando juntos decidimos, nosso coração conhecer.
Então, quebrar as correntes do receio é fundamental,
Para construir relações sólidas, de forma natural.
Na dança do amor, na canção do tempo a passar,
Com diálogo e carinho, nossa felicidade iremos encontrar.
Tenho meus momentos de isolamento. Isolar-me faz parte do meu crescimento e é fundamental para o encontro com o meu Eu. É o momento que encontro para debater todas as minhas indecisões, minhas angústias e meus temores. É quando me encontro para ter um aparte com a vida.
Tenho minhas loucuras e nunca consigo pôr para fora. Aproveito quando meu Eu está disponível. O tempo me ajudou a suportar tudo e continua me ajudando.
É tempo de mudanças, tempo de seguir em frente. O que ficou é passado e o passado não se resgata mais. O presente está a todo vapor; precisamos correr para conseguir alcançar nossos sonhos.
"...e, ele estava apaixonado
por outra menina.
...e, eu tive que deixá-lo.
...e, ele ficou onde tinha que ficar,
lá no passado..."
☆Haredita Angel
"Tudo na vida passa e se não passar, faz algo mais drástico com ela para que sua vida não se mantenha parada e acabar retrocedendo ao nada ... PASSE POR CIMA. Mais age de alguma forma em benefício próprio e dos demais."
—By Coelhinha
"As circuntâncias da vida que levam a cada um pela direção contrária é só uma forma a mais de pensar o quanto devemos respeitar a luta de cada um. O mérito é individual não tente levar a vida de algúem, sem ter passado pelas provações do outro."
—By Coelhinha
Poderia me dizer aonde você vai?
Se estiver indo ao mundo das lembranças
Te peço que, se encontre com um capítulo do meu passado.
E então, poderia me fazer um favor?
Poderia me dizer se ela tem o mesmo cabelo escuro a altura dos ombros?
Poderia me dizer se ela tem o mesmo sorriso contagiante?
Poderia me dizer se ela tem o mesmo brilho nos olhos?
Poderia me dizer se o coração dela ainda é uma armadilha?
Poderia me dizer se ela tem o mesmo cheiro?
Poderia me dizer se o som da voz dela é o melhor que se pode ouvir?
Ela foi meu capítulo mais curto, mas que eu mais gostei de escrever.
Se estiver indo ao mundo das lembranças.
Libertem as, para que não voltem mais.
Desapegue…
Desapegue das coisas
Mas não das pessoas.
Desapegue das frustações
Da carreira, do dinheiro
Mas não das chances de viver por ai.
Desapegue das dores
Dos pensamentos ruins
Mas não do seu sorriso.
Desapegue das redes sociais
Das selfies, dos likes.
Mas não da sua liberdade.
Desapegue do passado, do futuro
Mas não do agora.
Dessa vida só se levará tua alma.
O resto, desapegue…
