Poemas de Borboletas

Cerca de 2298 poemas de Borboletas


Metamorfose

Ela rasteja nas sombras
Em busca de um coração
Vivia de migalhas e vegetais
Que encontrava pelo chão.

O seu mundo era tão pequeno
Ela se sentia apenas um grão
Então vagava solitária
Sentindo apenas a terra e a vegetação.

Um dia tudo escureceu
Um incômodo cresceu
O seu mundo sumiu
Ela logo adormeceu.

Um dia, seus olhos se abriram
Rompeu aquele local que não lhe cabia mais
Rastejar novamente ela tentou
Mas para o seu susto, ela voou.

A terra foi ficando distante
As folhas já não eram mais tão grandes
Ela ganhava cada vez mais velocidade
E ela sentiu pela primeira vez, o que era liberdade.

Das mais belas cores se vestiu
E para o alto decidida ela seguiu
Pois, quem aprende a voar
Nunca mais volta a rastejar.

Inserida por andreia_pacheco

⁠Eu sinto um congelamento
Peço tratamento
Dessa vez não aceito reclamar.
Não me reconheço em desalento,
hoje não vou ficar.
Coloco meu sapato
e pra rua eu parto
em movimento me coloco
e deixo o ar entrar
Esse ar
Respiro
Presente
Percebo
Onde estou
Daqui agradeço de onde eu vim
(Pausa para mensagens afetuosas)
Reflito quem sou
Observo rapidamente o passado
(Superado)
E a lágrima que molha meu rosto me traz um abraço gostoso
Agora eu me vejo
Tão diferente
Tão outra
Ao lado de tantas outras
Meninas, garotas, mulheres
Dentro de mim
E fora,
Preencho o checkin,
Pago boletos,
Verifico o email.
Agendo um passeio,
Sento,
Sinto
(a correria externa não acelera o meu coração)
Mas quando te vejo, ah...
Há borboletas dançando compassadas, e compassivas, o ritmo da vida, que pode ser leve e tranquila.
Eu me solto em seus braços, onde posso ser quem verdadeiramente sou.
Eu soul.

Inserida por priaugustta

E eu cheguei de manhã no estacionamento e meus olhos procuravam beber das mesmas flores de ontem, mas hoje elas estavam murchas e sem graça, eram apenas mato pelo batente da parede. Que triste é um milagre de cores e fantasias se tornar indigno de atenção, aliás indignado estava eu, como podem durar tão pouco? Ouvi alguns passarinhos cantando em mim:
"O mais belo rosto do mundo está construindo em cada minuto sua velhice miserável, seu irresistível, e cada vez mais próximo fim." Cecilia Meireles
"... dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível." Chorão

Bom, elas eram belas e discretas (como eu gosto), invisíveis pelos cantos construindo suas cores, suas flores. Desabrocham como um raio de sol que beija o orvalho da manhã, e suas cores faiscavam como estalinhos de São João. Meus olhos eram obviamente as fogueiras que queimavam de admiração. Mas tudo se acabara, ainda olhei mais três vezes para ter certeza que meus sentidos não me enganavam, por saudade e por esperança. Segredei-lhes baixinho - Quando irão florir de novo? - Eu, as borboletas e os passarinhos temos olhos ansiosos para fazer festa.

Olhei outra vez e percebi que as flores estavam na verdade fechadas (desdesabrochadas?), talvez para se esconderem dos amantes mais ferozes que seriam capazes de arrancar flores e jurar amor eterno, (pois a lua e as estrelas não podem roubar, é cosmicamente proibido!)

Com o passar da manhã, o sol expulsava o que restou do frio da noite e as flores se abriam, tão devagar quanto as nuvens que se arrastavam no céu, cada pétala parecia recém pintada. Não vi qualquer espinho esbelto e pronto para apunhalar, mas não a toquei, o ato de tocar nas flores pertence às borboletas que também desabrocham, são flores voadoras.

Inserida por tassio_reis

Quando é que realmente⁠ A vida começa? Que vida, a minha?
Talvez algum dia eu saiba a resposta, por enquanto vou sonhando colorido pintando asas frágeis e libertas, de uma mulher borboleta na tentativa de conquistar o tempo.
Tempo esteque traz em seu embornal idades, que poderão tingir de um castanho cansado, as folhas ainda tenras dessa biografia. Porque um dia essa borboleta não voará tão alto como antes, mas certamente deixará mensagens no epílogo de sua velhice.

Inserida por LuhCavichioli

⁠O CASULO
Independente do tempo que você passe nele, sentirá como se fosse um infinito. Terá em si, em diversificados momentos, todas as variações térmicas existentes. Um frio intenso causado pelas dores mais profundas da alma. Um calor insuportável, causado por uma raiva inexplicável pela injustiça que lhe causaram. E até um certo conforto, de temperatura amena, causado pelo invólucro das aprendizagens e do crescimento. Emoções, as mais intensas, vindo à tona. Misturadas, confusas.
Você questionará tudo, e não entenderá a necessidade de tamanha dor. Cada dia você sentirá algo ao se olhar no espelho, raiva, carinho, desprezo, dúvidas, rancor, alegria, ternura, pois, para nos reconhecermos como realmente somos, faz-se necessário muitos e muitos mergulhos em nossas próprias almas.
No casulo é perfeito, por que você está preso em si mesmo, É obrigado a olhar seu reflexo todos os dias, durante o processo. Além do mais, estará sozinho, pois, não cabem duas pessoas em seu espaço de metamorfose. Entenda, não adianta pedir ajuda, nesse pequeno espaço só cabem você e sua autocura.
O momento mais doloroso, sem dúvida, será o seu nascer de asas! Elas só nascerão se você tomar doses diárias de aceitação, de auto perdão e do liberar perdão, amor-próprio e novas aprendizagens. Suas asas lhe darão um novo olhar, novas e intensas cores na alma e uma exuberante beleza ao fim do processo.
Muitos já são borboletas e não conseguem sair deste alvéolo, alguns já saíram e estão aprendendo a voar. É inexplicável o ar que se respira depois de passar por tanto sofrimento, e é lindo o seu reflexo no espelho resultante de suas merecidas asas!
O processo da metamorfose é inevitável, doloroso solitário e único.
Certamente você já esteve ou estará no casulo…
Você será ou já se tornou borboleta…
Então… Aguente firme, se perceba e voe!

Inserida por Jossana_Rocha


''... O calor do chão faz a lagarta metamorfosear no caçulo e a borboleta voar ...''



🦋

Inserida por Doche

⁠De todas as agonias possíveis,
posso afirmar que:
a felicidade é completamente individual.

Por que quando a face olha as horas,
é o tempo que está aceitando o indivíduo;
já que nele não cabe mais nenhum minuto que sobra.
E tudo que resta, são os segundos que me deteriora.
Em meu relógio no punho que não sabe mais ver as horas.

Inserida por HudsonHenrique


Quando eu te vejo,é como se houvesse uma explosãode mini borboletinhas em meu estômago.

Sinto um frio na barriga, uma euforia;
É uma ansiedade misturada de felicidade.
E quando você me olha de volta e ainda sorri, é como se nada mais importasse no mundo além de você.

É uma mistura de sentimentos e emoções que não tenho nem palavras para descrever e, eu penso: "ela tá sorrindo pra MIM, eu sou o motivo DESSE sorriso".

E você sorri apenas ao me ver. Você me olha de uma forma tão carinhosa e cheia de paixão.

Você sorri quando vê uma borboletinha voando; você sorri quando vê duas crianças rindo e se divertindo; você sorri quando faz carinho em algum animalzinho que você encontrou na rua.

Você sorri pelas coisas mais simples da vida, e não tem como eu simplesmente não cair de amores por ti.

Quando você sorri, é como se você desse cor aos meus dias nublados....

Inserida por juliamdcampos

⁠Imagino fielmente que o ser humano, pra se Humanizar de verdade, precisaria de um casulo tal qual a lagarta, que purga o seu máximo, doando para aquela segregação de cárcere o seu Tudo o seu Melhor.
E só então ganhar asas de borboleta!
Assim também o homem, que quer ser transformado, precisa abdicar de seus egoísmos, pra poder voar.

Inserida por dalainilton

⁠Já ouviu falar de magia? Ela tem!

Tem uma constelação no silêncio
Uma calmaria no olhar
Decifra o "estou bem" que muitos lhe dizem
Sabe conversar com o olhar

Uns dizem que ela é estranha...
Outros que é a sereia do mar
Tudo isso porque, ela ama o luar
Mal sabem esses, que ela é do sonhar

Ama viver a vida
Radiante como o sol no amanhecer
Reluzente como a lua enfeitando a madrugada
Da poesia mais bonita...
Escreveu o mapa de uma nova estrada

Superou o que mais temia
Trocou o rastejar por asas
De flor em flor, borboleta
não precisa de mais nada
Dança toda contente
Levando alegria por onde passa
Poema autoria #Andrea_Domingues ©️

Todos os direitos autorais reservados 18/03/2021 às 15:15 hrs

Manter créditos de autoria original _Andrea Domingues

Inserida por AndreaDomingues

⁠METAMORFOSE

Sem despertar nenhuma admiração
uma lagarta na sua carcaça,
é cativa desta situação,
cresce no exílio… o tempo não passa.

Nova manhã… num sussurro sonolento,
rompe o casulo… emerge fascinante
em borboleta. Nas asas do vento,
corta o ar com seu manto azul cintilante.
A borboleta com graça e magia,
Ao passar pelo aperto do casulo,
da sua história fez uma poesia.

1.º lugar no Concurso Literário da Academia de Letras dos Campos Gerais.

Inserida por MadalenaPizzatto

⁠No passado
era uma lagarta,
rastejava no caos,
tinha migalhas
por sustento.

No presente,
descobriu a si mesma,
se alimenta de sonhos,
e sabe que é capaz de voar.

No futuro,
deixará o casulo,
seguira carreira solo
ou na melhor companhia,
porque borboleta
nasceu pro voar.

Inserida por luizguglielmetti

⁠Quebra do encanto
Você é um perfume que me apareceu,
Uma flor no meio do gramado,
Uma noite que amanheceu,
Um poema sincero e aclamado.
Vi uma borboleta na minha janela,
Mas não tive tempo de tocar nela.
Tentei assoprar um dente de leão,
Mas o vento esparramou antes que eu pusesse a mão.
Os raios de sol entram pelo vidro,
E não aquecem meu coração ferido.
Eu sinto o frio de um inverno sem fim,
Só aquecerá um beijo seu, em mim.
Você é cor na tela em branco,
Sorriso que quebra o silêncio,
Um lenço que contê um pranto,
Uma alegria que me causa encanto.
Vi uma borboleta na minha janela,
Admiro porque é bela,
E sofro porque voou pra longe.
Foi pra onde?
Pra onde voou e levou o verão?
Pra onde levou meu coração?

Inserida por LizPereiraPoeta

⁠— Não entendi. — disse Tobias surpreso — Você disse que esse dia nunca chegou, mas você é uma borboleta, você conseguiu.

— Sim, eu consegui, mas não foi porque deixei de ter medo, eu nunca deixei de ter. Eu tomei uma atitude, mesmo estando com medo. E sempre que bato as asas, sinto medo, sempre que vou para um caminho que não conheço, sinto medo. Porém, aceitei o medo, fiz dele um aliado, que me acompanha e faz-me ser prudente, que me ajuda a não me arriscar sem necessidade, que me faz ser mais responsável. — explicou Eva — Eu entendi que é normal ter medo. Todos sentem medo, Tobias. Mas o medo não pode tornar-se uma prisão.


Alan Alves Borges
Livro A Jornada de Tobias

Inserida por AlanAlvesBorges

⁠— Tobias, chore o quanto precisar, chorar faz bem, mas depois enxugue as lágrimas e levante a cabeça. — consolou Eva — Não se culpe por se sentir perdido. Muitos já se sentiram ou se sentirão assim um dia. E há algo de bom em sentir-se assim.

— E o que pode haver de bom em se sentir perdido? — questionou Tobias.

— A maioria dos seres vivem perdidos pelo mundo, mas não sabem que estão perdidos. Perceber que está perdido, é o primeiro passo para buscar se encontrar. — disse Eva.

Alan Alves Borges
Livro A Jornada de Tobias

Inserida por AlanAlvesBorges

⁠A gente sem querer, acaba ferindo, magoando uma pessoa,
simplismente por Ser...


_🦋 Você 🦋_

Inserida por JivatmaUncas

⁠É tempo de vidraça
felizmente
o tempo passa!
flores florescem
vidas nascem
tudo se renova
viver é prova
canto é alegria
na grama verde
reflete o sol
do novo dia
borboletas
colorem o jardim
na natureza
e dentro de mim.

Inserida por MoacirLuisAraldi

⁠O que o renascimento realmente ensina?
Devemos passar por processos dolorosos e matar o que há de melhor em nós para defender uma verdade mentirosa
Ou ter esperança que tudo isso é passageiro e que vamos renascer como lindas borboletas e voar bem alto.
Ser uma lagarta te ensina a ter paciência e perseverança.
Tempo é a palavra-chave para tudo.
Você irá caminhar de acordo com a sua evolução, entrará em um casulo solitário para renascer das cinzas literalmente
Você terá um novo propósito.

O mundo pode ser bem cruel durante a sua caminhada, afinal, todos estão tentando chegar lá e abraçar o outro lado. Permaneça com sua paciência e perseverança!

Inserida por valleryfroes

⁠A raiva poder ser um combustível para você chegar onde você quer chegar.
Ou você pode usar sua raiva para você se punir .
Use a sua raiva para você fazer coisas boas para você.🦋

Inserida por PjBorboleta

⁠"Depois que você abre um pouquinho a mente e enxerga, nem que seja apenas uma brecha do horizonte, simplesmente não dá pra voltar a ser como era antes.

Uma borboleta nunca poderá voltar a ser uma lagarta. Lembre-se disso!"

Inserida por EDUSHIN