Poemas de Borboletas

Cerca de 2298 poemas de Borboletas

Num toque teu, ti fiz casa,
E me destes tanta vida
A borboleta tatuada em meu pé,
bateu asas.

Inserida por RaquelOrdones

A BORBOLETA

Era branca,
Com uma mescla de cinzento
E voava
Voluptuava,
Como um balão ao vento.

Poisou ela
Numa flor amarela
E ali se demorou
E extasiou,
A beijá-la.

A flor, então corou
Parecia-me até que tombou,
Mas não.

Era a flor então
Que beijou também
A branca borboleta
Com uma mescla de cinzento,
Mas, eis que surge um senão:
Soprou forte o vento,
Eu estava a ver, porém
A borboleta voou
E poisou
Numa flor branca
E não gostou.
E voou, voou...

Eu também poiso só
Em flores que gosto,
Para não sofrer o desgosto
De meter dó.

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 28-02-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠,,,Eu quero plantar contigo agora o amor
Quero ver nascer nossa canção Nagô
Borboleta que pousou na esperança
Cantando o amor, colhendo a flor
Provando o sabor, égua do calor,,,

Inserida por ZECAPRETODAAMAZONIA

⁠Borboleta
(Poema de Bruna Wotkosky)

Eu era como uma borboleta recém-saída do casulo,
mas sem forças próprias.
E sem forças, o sangue não corre pelas asas,
e as asas não têm poder para voar.

Eu caminhava errante,
presa ao chão que não era o meu lugar.
Mas em algum momento, o Senhor me levou de volta ao casulo.
E lá, precisei lutar para sair outra vez.

Foi um esforço imenso.
Mas essa luta renovou o fluxo da vida em minhas asas,
e me deu força para voar.

Hoje, ainda lembro do tempo em que andava mais abaixo.
Mas ao lembrar, vejo também a força que precisei para renascer.
E agora, conheço a beleza de voar.

Inserida por Brunawotkosky

Borboleta

Ser borboleta é um sonho que muitos têm, mas poucos realizam. Voar para longe, explorar o mundo, sentir a brisa no rosto... Quem não gostaria? Mas a vida de borboleta não é tão fácil quanto parece. Elas têm que enfrentar predadores, poluição, mudanças climáticas e até mesmo o amor. Sim, o amor. Porque as borboletas só vivem alguns dias, e nesse tempo elas têm que encontrar um parceiro, acasalar e deixar descendentes. É uma corrida contra o tempo, uma aventura sem fim. E a natureza é um mar de surpresas, boas e ruins. Então, antes de querer ser borboleta, pense bem se você está pronto para essa jornada.

Inserida por SAFIRASOUZA123

⁠Linda e delicada borboleta
que desconhece a fraqueza,
devido a sua resistência,
seu vôo é liberto,
após uma árdua jornada,
vivendo uma vida intensa
e sem perceber que é temporária.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠És uma linda borboleta
de hábitos noturnos,
de uma alma intensa
e sentimentos profundos,
que alimenta-se de liberdade,
a noite é o teu cenário,
transforma a tua insegurança
em serenidade,
a tua beleza se destaca, a tua intensidade resplandece
num lindo vôo de vivacidade.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Lindo azul celeste
nas asas de uma borboleta liberta,
nas pétalas de uma flor delicada,
uma mescla de liberdade
expressada num vôo de superação
e na compensação do desabrochar
com uma cor de sobriedade
da sensação da veracidade de amar.

Inserida por jefferson_freitas_1

Ao meu ver, podes ser comparada
a uma linda borboleta que ama a luz do dia, mas que prefere voar à noite,
aprecia a sensação ardente
de liberdadeque ela transmite,
assim, com a delicadeza
da tua pele e de tuas formas
e o fascínio das tuas cores,
a tua beleza logo se nota
e segues com uma desenvoltura excitante que faz-me esquecer
das horas.

Dessarte, a tua natureza é sedenta, insaciável, profusamente bela,
um fogo abrasador
que sente a necessidade
de ser alimentadocontinuamente
com uma veemência inflamável
que compense a perda do seu fôlego
por alguns instantes acalorados.

Claramente, és fascinante
em cada parte,
entre a arte do teu corpo
e a poesia do teu espírito
que geram um resultado gracioso
de um jeito inconfundível.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Olho pra ela e vejo a essência de um linda borboleta que tem enfrentado bravamente cada fase da sua vida
tanto que hoje está mais bela
com suas asas feitas de amor
e resiliência, certamente, uma benção
permitida pelo Senhor, mostrando a relevância da sua existência.

Sua beleza terna é tão admirável
que aparenta ser frágil, indefesa,
desconhecem sua batalhas diárias,
o que tem feito pra sua sobrevivência,
os seus risos entres as muitas lágrimas,
entretanto, o que importa é que muito amada por Deus, por si mesma e pelos seus, uma pessoa abençoada.

Com esta visão atenta, é possível chegar a conclusão de que ela não é conquistada facilmente por estar ciente do seu valor, sendo assim, sua preciosa atenção não será prestada inutilmente, o querer que for só de fala será em vão, é preciso que o agir também se faça presente.

Inserida por jefferson_freitas_1

Coisas do Oriente.

E era uma borboleta, que voou, voou...
Sobre os quatro cantos do planeta.
Encontrou com muitos senhores e, senhoras.
Percorreu toda uma história, de sabedoria.
Quando um sábio chinês.
Perguntou-lhe:
Posso ser você?
Sonhando que era uma borboleta, pousou!
Em um velho poço.
De onde bebeu d´água purificada.
Tornando-se moço.
Ensinou para seu povo.
Se não tens nada para me trazer!
Leva-te o que tens aqui!

Inserida por GermanoGoncalves5

⁠Ela, semelhante a uma borboleta, passou por uma metamorfose, enfrentando suas barreiras,
hoje, sente-se mais forte,
usufrui de sua liberdade
e segue grata a Deus
por amar-se de verdade.

Inserida por jefferson_freitas_1

Sábia Nebulosa Borboleta,
Envolve- se com astros iluminados,
Deixa em destaque a sua presença,
Reflete o brilho das Estrelas
a Sua Volta,
Dando significado a sua existência.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠O Vôo da Borboleta

⁠Em um mundo vasto e colorido,
Onde a diversidade se faz presente,
Uma borboleta surge, destemida,
Representando a comunidade LGBTQ, florescente.

Suas asas esplêndidas, radiantes,
Um arco-íris vibrante a se adornar,
Em cada cor, cada tom brilhante,
A individualidade se revela sem hesitar.

Essa borboleta voa livremente,
Espalhando aceitação e amor,
Desafiando preconceitos, resplandecente,
Mostrando ao mundo seu valor.

Em seu voo gracioso, quebrando padrões,
Conquista espaços, transforma corações,
Despertando consciências, desatando nós,
É símbolo de liberdade, de novas visões.

Essa borboleta leve, delicada,
Enfrenta ventos hostis, sem medo,
Reflete a força da luta, da jornada,
Superando adversidades em seu enredo.

Ela dança no céu, em harmonia,
Emana coragem, inspiração,
Celebra a diversidade, dia após dia,
Destacando a importância da inclusão.

Que essa borboleta encante, ensine,
E leve sua mensagem mundo afora,
Quebrando barreiras, fazendo brilhar
A diversidade que enriquece a nossa flora.

Então, voe, borboleta, voe sem temor,
Ilumine caminhos, encante olhares,
Seja o símbolo de amor e de valor,
Orgulho LGBTQ, a linda flor que desabrocha sem cessar.

Inserida por Liralov

⁠Viva leve
seja sol
seja chuva
seja onda
no mar
seja borboleta
a voar, voar
se não puder
isso ser
seja o verso
que escrevo
e dedico só a você
como prova de
bem querer

Inserida por neusamarilda

Borboleta de asas um tanto quebradas,
sempre presa num mesmo lugar,
quando curar-se e tiver liberdade,
será que ainda saberá voar?

Inserida por neusamarilda

#BORBOLETA

A primeira estrela no céu se revela...
Caminha pela rua a brisa fria...
Finda já a tarde...
Tão bela...

No mundo bordado...
Cheio de maravilhas...
Tão longe...
De mim distante...
Num ondulante respingo de melancolia...
Uma borboleta me faz companhia...

Tranquilos e tristemente...
Caminham pelas ruas...
Um pingo de gente...
E vão... E vem...
E voltam... E passam...
Em tão poucas companhias...

Mudam-se as coisas...
Muda-se a vida...
E os sonhos,
Um dia perdidos...
Não voltam mais...

Não sei se penso em tudo...
Ou se de tudo me esqueço...
O que na alma vai...
Às vezes penso que enlouqueço...

Levo os meus sonhos para sempre...
Mesmo com as lembranças roubadas...
Levando num sorriso...
Indeciso...
Os restos de mim...

A vida é este palco...
Sem que se entenda o sentido...
Uma órbita suspeita...

Borboleta...
Obrigado pelo carinho de sua visita...




Sandro Paschoal Nogueira

⁠#SUSPIROS

Suspiro, suspiro e volto a suspirar...
Borboleta azul para onde está indo?
Aonde queres chegar?

Vais me deixar sozinho?
Alçar vôo em novos caminhos?

Não sou o que fui ontem...
Amanhã não sei se serei...
Um choro que ninguém escuta...
Só você...
Mais ninguém...

Diga-me que sentirá saudades...
Do aconchego que tivemos um com o outro...

Está certa...
Loucura seria não tentar...
Mas quero que saibas...
Ainda que o vento sopre...
Estarei eu cá sempre a lhe esperar...

Vá...

A felicidade sabe, já alcançei...
Pelo menos muito tentei...
Que a vida me traga mais flores...
Para um dia você voltar...

Vou despedir-me de tudo que me afugenta a alma...
Encontrar um caminho um lugar...
Ao amanhecer, quero sol no meu jardim...
Saberei que sou feliz assim....

Me bordarei de nuvens...
E também terei asas...
Tocarei as estrelas...
E pela eternidade...
Lembrarei de você...

Sandro Paschoal Nogueira

⁠Asas do Coração

Eu tentei seguir, deixar você voar,
Como borboleta que escolhe onde pousar.
Mas o vento trouxe seu perfume de volta,
E meu coração ainda te chama, não solta.

Você foi, mas ficou em cada lembrança,
O jardim do meu peito guardou a esperança.

Asas do coração, que voam sem direção,
Voltam pra mesma flor, o destino não erra, não.
Por mais que o tempo passe, o amor não diz adeus,
O que é verdadeiro sempre volta aos braços seus.

Você tem outro alguém, mas não dá pra enganar,
Eu vejo nos seus olhos, você quer voltar.
Nosso amor é como o céu, sem fim e sem medida,
Mesmo longe, ele encontra a saída.

Você foi, mas ficou em cada lembrança,
O jardim do meu peito guardou a esperança.

Asas do coração, que voam sem direção,
Voltam pra mesma flor, o destino não erra, não.
Por mais que o tempo passe, o amor não diz adeus,
O que é verdadeiro sempre volta aos braços seus.

E se borboletas voam, é pra aprender,
Que o amor precisa de liberdade pra viver.
Mas quando encontram o lugar pra repousar,
Sabem que ali é onde devem ficar.

Asas do coração, que voam sem direção,
Voltam pra mesma flor, o destino não erra, não.
Por mais que o tempo passe, o amor não diz adeus,
O que é verdadeiro sempre volta aos braços seus.

Inserida por kauanpinheiro

⁠Das Grandezas
Gosto do tamanho de algumas coisas.
O voo de uma borboleta ao entardecer.
O pouso do pássaro num raio de sol.
Teus pequenos passos dançando na terra.
Uma gota despindo-se numa flor.
Aquela brisa que umedeceu teu beijo.
O olhar que perpetrou a sombra.
A última cantiga deixada na noite.
Em não me querendo modesto, a deslumbrar dimensões,
Não faço apologia da métrica ínfima.
Meço-me pelo sentir desterrado.
O que me segue, cabe em meu sonhar a andar.
Minha sensação de grandeza se emaranha de singelezas.
Como a memória da água, por entre rios, a retornar a nascente.
Como quando nos sabemos finitos, refazendo-nos começos.
E se é tão grande, como os olhos que se traduzem no peito.
Carlos Daniel Dojja
In Poemas para Crianças Crescidas

Inserida por carlosdanieldojja