Poemas de Borboletas

Cerca de 2298 poemas de Borboletas

Eu nunca estive no céu mas acredito que a sensação é a mesma de quando eu toquei sua mão pela primeira vez.
A delicadeza do seu abraço me fez sentir envolvido em confortáveis pétalas de rosas.
Seu cheiro me fez viajar até o mais belo dos jardins.
"Olhar em seus olhos foi como olhar o mar pela primeira vez"
Sentir seus lábios provando do seu beijo foi um intenso voô, uma união que cortou ares e mares, não foi borboletas no estômago, lá elas estão presas e a sensação foi de liberdade.

Inserida por quesleijonas

Suas asas agitadas vagueava
Eu mal sabia que, ela voava me procurando!

Eu sonhava...
Ah! Eu até sonhava,
Mais não acreditava,
Que um dia fosse acontecer,
e, de um lindo sonho,
Em um belo dia,
Um um grande amor,
Fosse nascer!

Inserida por raimundononatolimale

HUMILDE E GLORIOSA

Uma criaturinha impressionante
De vida curta, acaba de nascer.
Não é tão linda ou tão exuberante,
Um simples ovo em lagarta se viu tecer.
Muito trabalho terá que realizar
Para na fase adulta poder chegar
E uma linda borboleta se tornar!

Cria reservas para se manter,
Para o período em que vai crescer,
Trabalho duro, começo difícil,
Humilde será seu ofício,
Mas um futuro glorioso a esperar
Tão real que mal pode se aguentar.

Até que chega o momento
Ficar 40 dias em um confinamento,
Em uma folha se dependurar,
Se vestir de crisálida, uma roupa especial,
E agora apenas precisa aguardar
Por uma nova vida sem igual!

Metamorfose completa: finalmente chegou o dia!
Está pronta para poder voar,
Sai do casulo, com bela e nova fisionomia,
Com quatro asas para mostrar,
Delicadas e lindas de se olhar!
Cada escama pintada, uma por uma à mão,
Por alguém habilidoso, que tem precisão.

Seu minúsculo corpo,
Com cabeça, tórax e abdômen,
Um projeto maravilhoso,
Perplexidade causa no homem!

Mas seu trabalho está apenas no começo,
Pela polinização, deve ter muito apreço,
Terá que visitar muitas flores,
Com seus pés sentir seus sabores
E com suas antenas, seus odores.

Uma borboleta é muito sagaz.
Para que ninguém venha atrás
Os outros tenta confundir,
Para dos perigos poder fugir.
Às vezes se veste de flor,
Encantando e enfeitando jardins.
Mesmo que, depois de alguns meses,
A sua vida termine, sua beleza nunca terá fim!

Inserida por ivanklori

ELA PODE SER MAIS. ELA VOA.

Tão pequenino e branco, dele saiu uma lagarta. Mas que lagarta feia, parece que destoa do ambiente.
Olhando pra lagarta vemos que ela ainda não sabe quem é, nem pra onde ir e o que fazer.
Ela se move lentamente como se não pertencesse a este mundo, parece inconformada com sua realidade.
Logo o tempo vai passando e ela se alimentando e se cuidando mas nada acontece... seu questionamento continua: Pra que vim ao mundo?
E ela sente que é chegada a hora de se reservar, de silenciar, de sentir-se e se fecha numa pupa.
Enquanto ela está na pupa vai se conhecendo, observando a si mesma, deixando as coisas fluirem, pois é quando ela entende que na vida dela todas as coisas acontecem no tempo certo.
E vem as chuvas, as tempestades, as ventanias, o calor e ela continua ali... e a cada adversidade ela se fortalece, amadurece, e seu crescimento vai acontecendo.
Quando num belo dia ela sente que é chegada a hora de ser. Então ela começa a se mover e romper com a barreira que ela mesma colocou entre ela e o mundo.
Aos poucos ela vai se mexendo e conseguindo rasgar e ir saindo aos poucos, até que ela consegue sair totalmente. E se admira de quão linda ela está.
Ela pode voar, não se rasteja mais, sua aparência é virial, forte e suave, marcante e alegre. Agora ela sente que o mundo a pertence... e voa.
Ela encanta por onde passa, todos sorriem um belo sorriso quando ela estar por perto, todos a querem por perto. Sua presença transmite paz, amor, renovação, superação, felicidade, vitória.
A felicidade habita em seu coração por estar levando às pessoas cores para suas vidas.

Inserida por RalissaQueiroz

A vida é um beija-flor que beija a flor do tempo.
A vida é uma abelha que bebe o mel do tempo.
A vida é uma borboleta que se transforma com o tempo.
E ainda que a vida, nalgumas vezes, seja um purgante para o tempo,
é remédio necessário que cura o tempo da vida.

Inserida por GilBuena

______________
Arte no céu
[єℓαiทє Pєrєirα ]

Eu quero assemelhar-me a tudo que há de adorável... 🦋

Eu quero voar como borboletas e mergulhar por entre nuvens... 🦋

Atravessar escuridão como os raios de sol que abri caminhos por entre nuvens carregadas... 🦋

Quero preencher lugares por onde caminho com Doce aroma de girassóis
Quero ser como o ar de todas manhãs que senti o poder da luz do sol... 🦋

Vejo de olhos fechados
Mesmo quando tudo não é tão óbvio
O olhar celestial que me observa... 🦋

Me mostra que mesmo na distância
Um mergulho em nuvens
Posso levantar uma explosão de partículas de água cristalinas... 🦋

Quando olhei para o céu e e vi passarinhos cantando livremente
descobri que tenho o poder de voar e voar sem medo e receios... 🕊
Meu coração sentiu essa expressão de um amor genuíno!!!
Esse sentimento vem de Deus.
єℓαiทє Pєrєirα
_________________________________________

Inserida por Elaine_Pereira2

Era uma Abelhinha tão belinha
que pediu a Deus o que não tinha:
- Quero uma flor e uma amiguinha!
- Quero uma rosa e uma borboletinha!

Deus - que não era nenhum Papai Noel,
que realiza sonhos e desejos a granel -
Deus, que sabe de onde vem o mel,
deu para a Abelinha... espaço no céu.

Acostumada a voar com o pensamento
a Abelhinha se deixou levar pelo vento
aproveitando aquele doce momento:
- Se a felicidade não existe eu invento!

Deus gostou do que ouviu e fez um teste.
- No cacto e na lagarta a cor se manifeste,
entre espinhos a delicadeza mais rupeste
e a flor voe até a mais alta folha do cipreste!

Chamou a Abelhinha e deu o seu presente.
Que vendo a lagarta e o cacto tão contentes
sentiu pela primeira vez uma felicidade latente:
- O amor que a gente sente é amor diferente!

"Quem ama o feio leva cada susto" disse Millôr.
A abelhinha gostar da lagarta e do cacto não é pior
do que fazer do gato sapato ou espinho na flor?
- Na lagarta ou no cacto o que nasceu foi o amor.

Inserida por MateusRettamozo

Existencialismo

O tempo não passa no tic-tac dos relógios:
o tempo passa é no tec-tec da borboleta voejando,
no tic-tic dos olhares que damos a nossa amada
No resto, o tempo foge de nós...

Inserida por CleberMaximiniano

Esse pequeno mundo

Em meu pequeno mundo
Vivo na maior alegria
Brinco com meus amigos
Aqui nao falta harmonia

Era uma feia lagarta
Quando no casulo entrei
E quando sai de lá
Em borboleta me transformei

Um inseto nojento
Comia folha sem parar
Ainda bem que mudei
E agora posso voar

Voar com minhas asas
Com cores de aquarela
Agora irei mostrar a todos
As mais lindas cores da Terra

Em meu mundo
vivo muito feliz
Aqui posso realizar
Tudo o que eu sempre quis

Meu mundo é mais que casa
mais que um simples lugar
É onde eu nasci
E comecei a sonhar

Das flores,o perfume
Do mundo,o prazer
Dos sonhos,a realidade
Eda vida,a experi~encia de viver

Em uma simples passagem
Encontrei a felicidade
Como tantas outras borboletas
Irei seguir uma nova viagem

Inserida por CleidianeRibeiro

Bailarina das flores...

Onde esta a minha borboletinha,
Minha flor, a minha princesinha?
Prometa-me que serás sempre minha,
Minha mulher e minha rainha!

Sem ti aqui, tudo em mim vira saudade;
Em meus versos a dor e a vontade...
De te ter e nunca mais deixar-te partir,
Quero-te em meus braços eternamente, para sempre só pra mim...

Preciso de ti aqui comigo, de noite e de dia,
Quero-te fazer sempre muito feliz bailarina minha...
Veja as notas que dedilha o pianista, sem ti a canção não tem mais alegria,
Mesmo tocando os nossos versos de amor, as notas são tristes e tão frias...

Sem a tua dança para as flores elas parecem querer voltar a dormir;
As rosas não querem mais florescer, preciso de ti borboletinha, para meu coração voltar a sorrir...
Abrace-me agora, veja que de felicidade meu coração quase saltou,
Viveremos sempre juntos cultivando o nosso amor...

Borboleta bailarina, por favor, dance para mim,
Em seus passos a leveza batendo asas em meu jardim,
Traga para os meus braços ô borboletinha este perfume do jasmim,
Dance comigo num só passo só contigo eu sou feliz...

Por: Igor Barros

Inserida por IgorBarros36

Rastejei pelo chão
Vi de baixo que o mundo lá em cima é lindo
Não tinha asas, subi, caí, sofri e mesmo assim não desisti, precisava mudar.
Entrei na solidão, um casulo, isolar.
Dizem que não era feito para viver no alto.
Largata rasteija, mas nao sabe o quão grande é o valor que tem guardado.
Sair do casulo não é facil, mas viver dentro dele é pior, é trágico.
Mas chegou a hora alçar voo. A metamorfose que se completa em minha vida me traz algo novo, uma liberdade, uma beleza, um novo ser. Apesar de todo sofrimento, agora tenho asas, borboleta, renascer.

Inserida por Monarch

Ao meu irmão

Quando revemos nossa casa, agora,
andamos encantados pelos cômodos,
ficamos longo tempo no jardim
onde – meninos levados – brincávamos.

E de todos os outros esplendores
que pelo mundo afora conquistamos,
nenhum mais nos alegra nem agrada
quando o sino da igreja faz-se ouvir.

Calados repisamos velhas trilhas
cruzando o verde terreno da infância:
e elas no coração tornam-se vivas,
grandes e estranhas, como um belo conto.

Mas tudo o que estaria à nossa espera
já não há de ter mais o puro brilho
de outrora – quando, ainda rapazolas
no jardim caçávamos borboletas.

Inserida por carlosmachado67

Eu sinto falta de você
De como você era e não do que se tornou
Então amor, por favor
Vamos voltar no tempo
Quando nosso amor era simples
Quando seu sorriso me fazia rir
E as borboletas dançavam no meu estômago toda vez que te via.
Sinto falta desse amor, mas agora, ele se foi.

Inserida por EduardaK

Se por alguém, atualmente, como uma lagarta você rasteja sem ser notada, não fique triste nem se desespere; porque, no futuro, quando esse alguém a enxergar como a mais bela e colorida das borboletas, bata as asas para bem longe desse idiota!

Pedro Marcos

Inserida por PMarcos

Hoje eu acordei sentindo uma paz tão intensa...e vou confessar, que achei estranho...é...porque tinha bastante tempo, que eu acordava sentindo um mal estar incômodo...

Hoje eu acordei e me senti leve...bem disposta...animada com o dia que começava...numa vontade incontrolável de viver...é...porque tinha bastante tempo, que eu acordava sentindo um peso imenso...desanimada com o dia que começava...com a vida que seguia...

Hoje eu acordei...e me alegrei ...ao lembrar o sonho que eu tive...que eu era uma borboleta muito colorida...e eu/borboleta/colorida/leve/livre/linda/saudável/feliz...voava bem renitente em um jardim todo florido...é...porque tinha bastante tempo, que eu acordava e chorava...pelo pesadelo que eu tinha e vivia...dias e noites...

Hoje eu acordei e me dei conta que me libertei...que realmente eu me transformei...após vários anos de prisão em um casulo...após tantos longos anos me arrastando...eu finalmente consegui vencer o medo...me libertar da prisão que durante tanto tempo me manteve doente... triste...pesada...sem cor...sem brilho...sem enxergar...sem acreditar...que eu tenho asas...que eu sei e posso voar...e foi isso que eu fiz hoje...assim que acordei...voei...e olha, gostei tanto de voar...de sentir o vento no meu rosto...balançando meus cabelos...me deliciei em tocar e sentir o cheirinho suave e delicioso das flores... da terra...o calorzinho do sol...aconchegando meu corpo...a maravilha do azul do céu...enchendo meus olhos de uma beleza tão celestial...em constatar a imensidão dessa vida que está aí...me convidando para transbordar minha alegria...para ecoar minhas gargalhadas...para viver...diante de tudo isso...me senti tão plena...transbordante...de mim...

É...hoje eu acordei...e me lembrei que estou viva...e lembrar disso...me fez novamente ter muita...mas muita mesmo...vontade de viver...

Inserida por mafrancisquini

"POETICAMENTE
Tento aprisionar
em tinta e papel
as essências flutuantes
- sutileza de casulo
em ponto de borboleta."

Inserida por SanPereiraAntuak

Antes do amor se tornar amor, ele já existe, ele está lá, hibernando em seu casulo, ainda disfarçado de amizade, admiração, paixão. Mas o que é preciso para que esse sentimento se transforme em amor? Talvez um simples sorriso, uma conversa despretenciosa, um toque aguardado, um piscar de olhos, uma gentileza. Não importa o como, quando e onde. Importa que, naquela fração de segundo que não sabemos qual mas que existiu, a amizade, a admiração ou a paixão, se transformou em amor!
Quando a borboleta deixa de ser uma lagarta e está pronta, ela rompe o casulo e libera suas asas! Eis o amor que surge da mesma maneira, rompendo todas as nossas amarras e nos libertando para viver um universo inesgotável de sensações.
Ahhh o amor!

Inserida por alexandre_frickmann

A VIAGEM DA MONARCA

Desbravar regiões desconhecidas
Com o ímpeto de descobertas,
Asas que levam sementes da esperança,
Cavalgam para se sentirem libertas.

Em pleno galope, o seu único guia
É o que está presente no seu coração
Deixando pra trás sua terra natal
Abrindo caminho para a nova geração.

Comtemplar admiráveis paisagens,
Experimentar sua primeira viagem,
Voar sobre densas florestas,
Bem como por áreas desertas.

Voar, simplesmente voar,
O vento por si sentir passar
O azul do céu quase tocar,
Os pés no seu destino, por fim, pisar.

Fim.
Ivan F. Calori

Inserida por ivanklori

Tenho me esforçado para não crescer,
mas a vida vai nos empurrando,
e quando nos damos conta, engolimos o presente
e vomitamos um futuro conveniente, morno, sem graça.

Não se enganem, meus amigos:
a vida é uma fanfarrona, uma sem vergonha,
louca de pedra!

Nessa luta, que travamos com ela,
essa que chamamos de vida,
poucos saem vitoriosos.

Em todos os hospitais tem pacientes terminais nesse momento
se arrependendo de ter perdido tempo
fazendo o que os outros esperavam.

Eu não quero ser um deles.

Vou dormir agora, com uma lagarta no meu coração.
Uma lagarta bem grande que não para de se mexer.

Inserida por josaneph

Vai, agarra esse “cavalete” e corre para o jardim...
Lá, as misturas de cores, se manifestarão nos seus pincéis e nos potes das tintas.
As cores primárias serão secundárias, diante tanta festividade em cores que surgirão.
Lá, têm as borboletas que ao passarem, respigarão nuances e o desenho será uma obra viva de natureza, ser vivo e liberdade!
Assim é a vida, temos de traçar nossos melhores momentos em nossos jardins de dentro...
Têm mais energia, serenidade e cor!
A nossa luz, se encarrega dos outros detalhes, portanto, que essa seja uma estrela diva, dos fios dos cabelos às pontas dos pés!

Inserida por SiResende