Poemas de Auto Conhecimento

Cerca de 14356 poemas de Auto Conhecimento

Não existem crianças rebeldes!
Existem adultos despreparados!

Não há culpados! Apenas falta de conhecimento!

O conhecimento traz paz aos relacionamentos!
Precisamos aprender a lidar com as nossas crianças!

Inserida por mirian_martins_galli

Tentarão quebrar-te psicologicamente.
Inclusive tirar-te-ão todos os bens materiais.
Mas, jamais te privarão do conhecimento.

Inserida por NSabino

Patologia

risco de mim a paixão
um peso extra ao coração
vivo uma contradição
que por zelo ouço a razão

a paixão se esvai rápido
um mal necessário?
prefiro a cumplicidade meu caro
que com calma constrói o duradouro
a pressa da paixão deixo ao tolo

21/04/2019

Inserida por clayton_souza

Dormi como um garoto, cujo sonho era envelhecer.
Acordei mais velho, com vícios, problemas e algum medo de morrer.
Medo que não se deve, pela inexistência.
Muito menos, pela existência.
De algo maior, seja a força ou seja Deus.
Que julgue meus pecados.
E diga-me, “Vós é inocente, Vós é culpado”.
Ser esquecido é o que me atormenta, meu peito arde só de pensar.
Um vazio maior a cada momento, com a esperança menor a cada dia.
Em ver no que nos tornamos.
Entre tudo que poderíamos ser.
Pensar e agir, raciocinar, por assim dizer.
Deveria ser o nosso maior dom.
O brilhantismo do ser.
Mas nos tornamos preguiçosos com a vida.
Gananciosos por tudo que brilha.
Invejosos pelo que não temos.
Furiosos por não conseguirmos.
Dominados pela luxúria.
Ou estourando, da nossa própria gula.
Com o orgulho inflado, perante toda existência.
Com medo das nossas próprias histórias.
E criando o nosso conhecimento.
Onde a mentira já se tornou lei.
E o amor, está perto de acabado.
Rezo, para que pensem “onde errei”.
Quando tudo for patenteado.
E percebermos,
O quanto deveria ser errado vivermos com medo de nós mesmos.

Inserida por PsUniverso

"O melhor é inimigo do bom".



- "Toda piada, no fundo, esconde uma verdade".



- "Sonhos são o caminho real para o conhecimento das atividades inconscientes".



- "Cada um de nós vê a todos como mortais, menos a nós mesmos".

Inserida por DavidFrancisco

Tudo começou c uma escolha!
Pergunto sempre: O que mais atrofia e imobiliza o ser humano impedindo de avançar no espírito? Muitos respondem: A droga. Digo: Não... é a liberdade. O homem não sabe lidar com sua independência adquirida no Éden. A árvore do conhecimento do bem e do mal, sabemos que não era uma fruta no natural, mas, o escolher a independência, que seria optar sair da dependência absoluta de Deus, para um governo independente. A influência do diabo ao instigar a cobiça do homem, teve êxito quando disse que seriam igual a Deus se comecem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Ali veio a queda, quando o homem potencializou sua cobiça, por influência satânica, desejando ser igual a Deus.
A teologia prega a queda de satanás por desejar ser igual a Deus, mas, não dá ênfase à queda do homem pelo mesmo motivo. Mas ficou registrado que o homem desejou ser igual a Deus. Hoje cometemos as maiores atrocidades por estarmos debaixo da nuvem da independência, precisando Deus arquitetar um novo plano para o resgate do homem, enviado o segundo Adão para resgatar a mulher que havia se perdido. Pois, o primeiro Adão como sacerdote de sua casa, não a resgatou ao ser conivente c ela, escolhendo conhecer o bem e o mal. Chega o tempo, e o Senhor nos envia o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, submetendo a cruz, morrendo a nossa morte para nos resgatar do juízo eterno, formando sua igreja, a noiva do Cordeiro, a mulher que seria resgatada pelo segundo Adão. Mas muitos ainda resistem fazer parte deste corpo formado por vidas ressurretas para submeterem ao governo absoluto proposto por Deus no princípio. O propósito de Deus não mudou, ao desejar preservar o homem sob seus cuidados. Mas, hoje, como no princípio, não nos impedirá de escolhermos a quem servir.
O caminho já nos foi indicado. Faça sua escolha!

Narcizo Mendonça Freitas

Inserida por narcizo_mendonca

"Postura é tudo.
Mas não basta atingir.
Tem que sustentar.
Se cair tem que levantar.
Postura na estática.
POSTURA no movimento.
É preciso conhecimento.
Estudar, planejar e praticar.
É preciso disciplina, persistência e dedicação.
Se possível com uma boa orientação."

Inserida por lausimar

Intuition

É quando estou observando, atento, o tempo,
Relacionando-o com um acontecimento
Sinto-te, me invadir, o saber dos saberes
E o que pode dizeres? Quanto sabes, quanto?!

Já te conheço de erros passados
Poderia, eu, evitá-los...
Mas por que não lhe cedo o senso?

Tu me vens e eu desconfio, penso, penso...
Mas, ao final, desconsidero-te, ó Intuição
Porque tu não dispões de razão

Vezes contrariastes insistente, minha vontade
Sei, só queres dizer-me a verdade
Mas quem saberá o momento, a ocasião
Em que terei de creditar-te o sucesso de uma ação?

Vivo o medo de bem agir
E não saber, no desfecho, explicar
Porém os passos haveriam de surgir
E esquecer-me-ia de lhe honrar.

Queria eu saber usar-te,
Apesar de não entender de tua arte
Sei que funcionas bem e nada cobras
É o melhor saber para quem a detém
Para o que acompanha tuas manobras

Certas vezes, confiei em previsões tuas
E é certo dizer que sempre acertei
Porém, não hei de conhecer tuas ruas
E nunca, nada importante arriscarei.

És e serás, portanto, do meu dia-a-dia
Das decisões pequenas e da mente vazia
Quando eu já não dispuser de artifício nenhum
Que justifique o passo seguinte, o estagnar ou a escolha do rum

Inserida por AZEVEDODouglas

'O quê? Porquê? Quando? Como? E se?'

Palavras que nos fazem parar e pensar... e a buscar entender.

Só que não percebemos que a vida não foi feita para entendermos. A vida não foi criada para ser entendida. A vida foi criada para ser vivida!

Se pararmos para entender certamente não vamos viver. A lógica esta em não ter lógica. Ao invés de gastarmos tempo procurando entender o motivo de cada coisa, vamos gastar este mesmo tempo procurando estar mais do lado de quem amamos. Estar ao lado de quem queremos bem. Vamos utilizar desse tempo tirando sorrisos gostosos de quem nos rodeia. Gastar este tempo, com quem realmente merece... a família, os amigos e quem mais entrar nessa roda.

Vamos explorar os sentimentos humanos! Creio que esta é a melhor forma de "gastar o tempo", o nosso tempo. Acredito que a felicidade seria mais simples assim. Pois, se estamos preocupados muito com coisas materiais ou abstratas, acabamos ficando longe de quem amamos, e que são verdadeiramente a única coisa que realmente importa e que de fato exite em nossas vidas.

O mundo é bom e foi criado simplesmente para vivermos bem nele. Tudo que precisamos está aqui. Nós que resolvemos complicar um pouco coisas e fazer com que algo simples se tornasse uma grande e monstruosa dúvida.

TUDO É SIMPLES E JÁ ESTA PRONTO! APENAS VIVA! E VIVA AGORA!

Inserida por Folck

O juiz errou no caso da divulgação dos grampos telefônicos?

Não vejo nenhum problema. É um assunto relevante para a opinião pública. Como é que uma representante do povo pode usar o poder para proteger um amigo. Mesmo o fato de a gravação do diálogo com a Dilma ter sido feita depois da suspensa não é um problema. /.../Tudo o que ela faz que tem relação com o exercício do poder tem que ser de conhecimento público. O juiz tinha a obrigação de fazer a divulgação.
(Reuters)

Inserida por OswaldoWendell

Aprendo com os sábios;
Ser Sábio não é estar farto de conhecimentos e portanto se vê em um patamar onde não cabe os outros.
Ser Sábio é usar seu conhecimento a favor da vida.
É saber olhar para o ser menos entendido e despertar nele o seu melhor, a inspiração para viver com sabedoria!

Inserida por PontoDeEquilibrio

A inteligência

É evidente que não existem pessoas mais inteligentes que outras, somente há indivíduos dotados de facilidades diferentes das dos demais. Todavia, de um modo geral, a meu ver, a inteligência pode ser metaforizada a uma pedra bruta com dimensões iguais para cada ser humano. Nela, todos os cidadãos estão encarregados de fazer uma mesma escultura que gerará um produto exatamente igual no final.

A diferença encontrada em nossa sociedade é que uns esculpem mais que outros, isto é, possuem maior trabalho cerebral, seja por obrigação, seja por escolha. De qualquer forma, muitos olham ao seu redor e mentalizam: “Ele(a) é mais inteligente que eu, vou abandonar o barco”; “Não preciso dessa informação na minha vida”; o que é um erro!


A sede pela informação e o desejo intenso de alcançar determinado objetivo (não confunda com ganância), são essenciais à humanidade. Não devemos virar as costas para o conhecimento, mas abraçá-lo, pois à proporção que trabalhamos na escultura, mais nos tornamos aptos a debater diversos assuntos, enriquecendo-os, e a aperfeiçoar o do próprio anseio. Como diz Donald Miller: “Na era da informação, ignorância é uma escolha”.

Inserida por brunofuzari

PARABÉNS PRA EU

Ainda ontem
Eu era criança
Desfrutando e vivendo
Com afago a minha infância

Dificuldades eu tive
Provas, testes e provações
Mas Deus esteve desde o inicio
Blindando-me das conturbações

Fui me moldando
Estou longe de ser o que quero
Deus esteve no início, e ainda está
O melhor virá eu creio, eu espero.

No tempo de Deus
As coisas acontecem da melhor maneira
Para que se apresar, se deprimir?
Se Ele sabe da minha vida inteira

Só peço a Deus sabedoria
Conhecimento, inteligência
Que eu veja todo dia o conceito da vida
Que multiplique minha saliência

O dia mais único da minha vida
Em que a maioria fica me felicitando
Tão nobre ele é
Que só há um a cada ano

Peço a Deus que isso se repita
Por quantas vezes for possível
Não da maneira como eu quero
Mas da sua maneira, e que esteja comigo.

Que cada ano seja uma oportunidade,
Que eu pare e reflita sobre o que aprendi.
Que eu viva o hoje de presente,
Que eu faça reflexão sobre os dias que vivi.

Que Deus seja a bússola
Nas minhas buscas constantes
Que eu possa viver a vida
Com intensidade a todo instante.

Que Deus seja supremo e intenso.
Que o seu nome seja a canção que soa
Que Ele seja o sinônimo
De positividade e coisa boa.

Agradecer a Deus por tudo,
Pelo privilégio que meus olhos viu.
Se tudo que tenho, o que sou e aprendi
Foi Ele quem me permitiu.

Inserida por wilianneri

MEU RESPEITO AO GENUÍNO PROFESSOR

Você vai além de médico
Seu papel é ser além da psicologia
Visão além do horizonte
Base até para astronomia

Como o mundo seria melhor
Se dedicassem todo respeito a você
Que tem a missão de ser pai, luz,
E até de um ser humano, fazer

Tens a tarefa nobre
De cuidar que o aluno aprenda
Seja em um momento tácito
Ou até mesmo no horário da merenda

São tantas disparidades, diferenças sociais
Problemas no sistema, problemas de família
Gestores ignorantes, um paradoxo,
Uma sátira, uma complexa ironia

Te tratam como artista de circo
E você tentando mostrar tudo diferente.
Poucos vão te dizer: “obrigado por me mostrar
Que um dia serei gente”

É você que é amigo, que compreende
Empático, auto-ajuda e até estimula.
Que transmite, que constrói
Com o seu saber, com a sua ternura

O professor é imprescindível no valor educacional
Pais querem os melhores, de maior valor
Mas, pouquíssimos pais, sinceramente desejam
Que seu filho, um dia, seja PROFESSOR

Você faz parte da melhor estrada a seguir
Do melhor império, do melhor momento
Da melhor e maior riqueza abstrata
Assim chamada: conhecimento

Quando o ignorante te criticar
Busque conhecimento e sabedoria divina
Podem falar de você um livro
E verás, não leram uma página ainda

Quando o salário chega ao fim
Tens ainda, a dura missão
De conviver com o pouco, com as contas,
Ser passivo e administrar a situação

Você ainda vai ter que ser expert
Ao administrar essa “situação”
E mesmo você estando estressado,
Vai ter que educar com EDUCAÇÃO.

Que todo dia seja o seu dia
O sinônimo de instrução profissional
Que cada dia seja aprendizado,
Que o trate e valorize como Herói Nacional

Todo o respeito e felicitação a vocês
Que procura ser real, livrar do engano
Que a sabedoria divina brilhe intensa
Em com a missão de fazer‘HUMANO’.

Inserida por wilianneri

P ondo seus planos em ação
R ealizando sonhos e desejos
O bra de seu trabalho e dedicação
F acilitador de um aprendizado
E ncaminhando o crescimento
S edimentando o conhecimento
S olidifica o caminho da conquista
O pera o saber, o despertar da vida
R eflete sua luz, nos ensinamentos
E m cada conquista, um novo futuro
S empre lembrado com carinho!

Inserida por salvafaria

A vida é uma constante busca:
Buscamos a verdadeira felicidade.
Buscamos um amor e aprendemos amar.
Buscamos conhecimento e a vida nos da grandes lições.
Buscamos amigos e teremos quem nos apoie em
momentos difíceis.
Buscamos permanência
na vida das pessoas que amamos,
mas, aprendemos que existem
vindas e idas.
Buscamos lealdade
que nos chega a conta-gotas...
Buscamos viver e a vida nos ensina a sermos fortes.
Nossas vitórias são conquistadas
com grandes sacrifícios e aprendizados
que valem ouro,conseguidos às custas
de muito suor e lágrimas..
No final das contas...
(Tudo vale a pena se a alma não é pequena )
citando o poeta.

Inserida por IrmaJardim

Todo o seu acumulo de conhecimentos se torna deveras evasivo quando você não dedica algum tempo a aprimorar um pouco a curiosidade do outro.

Diário de um Artista | Cabo-PE, 15-Nov-2015

Inserida por AllanBarretto

O que eu preciso
O sol ou a Lua
A terra ou mar
A água ou alimento
O que me faz viver
A sabedoria ou conhecimento
O amor ou o ódio
Acho que preciso de mais alguns anos para saber

Inserida por camote

Eu já sabia o que causa ter uma opinião divergente da maioria.
Eu já sabia o que causa expor uma opinião quando reina o impulso que gera a ausência de interpretação.
Mas eu não seria eu se, por conta disso, me furtasse o direito de expor o que penso acerca de determinado assunto (que nem sempre vem explícito, por vezes dependendo muito da cosmovisão de quem o lê).

Inserida por filizzolinha

A vida muita das vezes é amarga e fria como uma xícara de café sem açúcar e esquecida na mesa que irá te deixar para baixo sem avisar.
Força a alguém dentro de nós gritar uma voz com um alto conhecimento sobre a vida, principalmente sobre nós mesmos.
Aparece em momentos estranhos e certeiros. Deixa muitas perguntas, muitas respostas. Não é fácil entender seus puxões de orelha.
Mas o principal, nos protege e ensina muita coisa quando a escutamos, principalmente a transformar as coisas ruins em açúcar para adoçar nosso café amargo e frio, sempre estará lá... nossa alma.

Inserida por dragaotr