Poemas de Ausência
Obsoleto
O dia vai passar...
A noite vai chegar, mas a dor continuará aqui...
A ausência do amor, a presença da dor... A proximidade com o fim...
O que eu faço sem você?
Eu não consigo te esquecer!
A ausência do mundo na nossa presença nele. A ausência de nós na presença dele.
Qual dos dois é solidão?
AUSÊNCIA PRÉVIA
Na circunstância tudo estava calmo
a paz vagava pela madrugada
da pequena cidade
A minha companhia, a solidão
refletia no céu estrelado
era uma paisagem de indigência
Em um exato momento
obtive a ausência prévia da minha alma
e em conseqüência
perdi o equilíbrio e cai no precipício
E ao cair, entrei num sonho profundo
onde a escuridão prevalecia...
uma outra morada
Escuro, mas não como à escuridão da Terra
que predomina
a discórdia e a guerra
Uma escuridão ofuscada
onde o silêncio eterno de pequenos pontos luminosos
estatizavam - se
A espera da luz pura
é algo que estou aguardando
é o novo viver?
a ausência dum halo
arrelia
o pensamento
circunda os vultos
descrentes
por demasiado tempo
a escuridão avança…
em tumultos
os pensamentos turvos
arreliam e destroem
quem os pensa
Alvaro Giesta, "dois ciclos para um poema - ciclo dois"
SINTO SAUDADE DE UM TEMPO QUE NÃO SEI QUAL É NEM ONDE FOI
SINTO SAUDADE E AUSÊNCIA DE TUDO
TENHO TUDO E NÃO TENHO NADA.
NÃO SOU INFELIZ
NEM SEI O QUE É FELICIDADE
E INFELICIDADE DESCONHEÇO
Uma lágrima rolou, levando a simplicidade de um sorriso omisso na solidão da sua ausência.
Continuo a me questionar a nossa fraqueza perante a perfeição de um amor puro e verdadeiro.
Mais um dia...outro dia...insignificância de momentos.
Terra e Céu
Entristeço
Com tua ausência.
Adoeço
De saudades.
Me queimo
De ciúmes.
Me inquieto,
Culpo a vida.
Me ilumina
Tua presença.
Recomponho
A paz perdida.
Me aqueço
De desejos.
Tenho sonhos
De quimera.
Morro de alegria
Sigo em paz
Com Deus.
Um ano atrás, eu escrevia uma carta de amor. A que escrevo nesse momento, é de ausência.
Escrevi, falei de amores, dei presentes, recebi, beijei, fui beijado.
Agora, onde tua mão ocupava, o que ocupa, é um copo de vinho, vinho ruim, barato. Minha companhia são as letras e pensamentos.
Onde teu corpo ocupava, existe um vazio. Onde preencho com coisas que nem eu mesmo explico.
Não tenho a companhia de meus pais, não tenho a mesma casa que ias, como morada.
Meu olhar já não é o mesmo, minhas feridas são ainda maiores.
Todo dia encosto minha cabeça no travesseiro, sempre parece úmido, deve ser das lágrimas que não derramei. O cobertor parece cada vez mais curto, durante a noite. Minhas poucas horas de sono, são piores do que ficar acordado.
Todos os dias, meu rosto demonstra o cansaço e a inquietação.
Mas como disse, um ano é muita coisa.
Nessa data, ano passado, devo ter escolhido mais um filme para assistirmos. Você já estava aprendendo a não dormir, durante eles. Devo ter ficado irritado, quando cochilou.
Não lembro dos detalhes, nem dos presentes, nem de nada. Pois essa pessoa que você passou a data, ficou aí.
A noite é algo
que me ilude, uma espécie
de dia escuro, luz negra, ausência
de cor e olhos que vejam a face única das coisas.
Hoje sou eu que sinto tua ausencia,
amanha seras tu,
por mim nada direi,mas t peÇo pra onde fores ou estivers k procures lembrar d mim porque ond eu for ou estiver irei lembrar d ti cmo uma amaga da infancia.
Sonhos,
o problema é o seguinte..
não é sua presença em meus sonhos,
é a sua ausencia na minha realidade!
..
Espírito santo
O meu coração jaz
No desconforto da sua ausência
E desafogadamente sacio os dias
No amargo pranto da minha dor
Onde posso lhe encontrar? Oh, consolador!
Sei que de tudo quanto eu padeça
Na é grande que a vossa fortaleza
Fortaleça-me, ainda que não mereça
O mau cega meus olhos, não vejo beleza
A minha direcção é a sua graça
Ao me envolver destrói-se cada ameaça
Jesus prometeu antes de partir
E essa promessa é que me troce até a ti
Pois de nada me vale existir
Se não é para te ter aqui
Espírito, espírito consolador
Espírito, espírito fortalecedor
Que as sua bondade venha me alcançar
Porque amargos tem sido os meus dias
Baptiza-me, por favor!
Baptiza-me em nome do Senhor.
As vezes quero a presença.
As vezes preciso da ausência para valorizar a presença.
Mas as vezes, apenas olhar sua foto já me satisfaz!
"A vida se torna menos bela
Quando na ausência da apreciação de pequenos detalhes
Nos perdemos na ambição de ganhos maiores ."
***Eliani Borges**
As pessoas ou fatos inesquecíveis povoam
o silêncio da alma. . Uma ausência tão presente
que não raras vezes subtrai a razão.
AUSÊNCIA EM CORES
Se pudesse,
daria cores à tua ausência.
Cinza, azul, verde, vermelha...
Roxa talvez ?
Ficaria mais fácil,
interpretar teu silencio.
Entender a presença
da sua ausencia
que não tem graça nenhuma,
em não ter cor.
"Toda distância, toda ausência, toda desistência, jamais fará cair no esquecimento o que se viveu intensamente, quando duas pessoas se uniram no determinado momento isso fica gravado para a eternidade por mais que tenha sido apenas um encontro casual."
César Ribeiro
Talvez
Talvez não seja ausência
Nem seja dor
Pode ser medo do seu desamor
Talvez não sinta alegria
E nem queira minha companhia
E percebeu, se enganou
Talvez seja mentira
Tenho medo que demore
A declarar verdadeiro amor
Talvez nunca declare
Nesse caso não tem jeito
Quando perceber que existo
Já não saberá a meu respeito.
Vivemos num mundo muito particular, cercado de dogmas e medos gerados pela ignorância da ausência de luz.
Crescimento verdadeiro é quando despertamos para a verdade, é quando saímos de dentro do casulo que nos aprisionava, é quando a ânsia por liberdade desperta dentro de nós.
Não tenha medo de ousar, existe um mundo novo a ser explorado...
