Poemas de Angústia
VIII
(...)
Toda essa angústia é uma noção de si e do seu tamanho no mundo.
Anime-se, meu amigo!
A desilusão faz a vida.
Em um sonho apertado
Me encontro angustiado
Por desprezo e pressão
Me sinto numa grande aflição
Penso em como seria desistir
Mas devo constantemente resistir
Levo muitos golpes por palavras
Mas encontro alívio numa Casa
Sinto em mim a paz
Quando Deus em minha alma o perdão traz
Devo a minha vida a Ele
Por salvação de minha vida muitas vezes
Espero Sua Volta aqui na Terra
E por muitas vezes tenho multíssima pressa
Por grandes lutas permaneço na perseverança
Pois eu creio nesta grande esperança
“Os lábios que provocam angústias e aflições, são frustrados em não conhecer a liberdade da sensata humildade.”
Giovane Silva Santos
A rotina é imperceptível
para quem simplesmente vive,
mas uma angústia profunda
para quem busca compreender esse viver.
Angustia é o que define te amar,
mas não poder te dar esse amor,
É o que define saber
que você já não quer mais esse amor.
A angústia de um insucesso maltrata,
mas é providencial para a maturidade
em busca da superação,
pois não há vencedor
sem a experiência de uma derrota.
Meu avesso, me sufoca com minhas angústia, e me liberta com as prisões desse esse sentimento que me cerca.
Vejo através de um vidro a minha vida passar sem nenhum esforço e tudo que sinto é tristeza.
Nessa natureza rude, são nos seus olhos que encontro a minha paz, paz essa que nem sei se é real ou imaginária.
Vivo na sombra de uma escuridão que ilumina a minha mente nas noite de terror, que me pego a te imaginar cercada de sorrisos e gestos, os qual eu não sei se irei te proporcionar um dia.
E nessa incerteza que é o meu caos vivo te amar como um vento vindo de um inverno seco.
Tormenta
Ah... então isso não
poderia ser chamado de tormenta?
Toda essa angústia, essa perdição
que me fragmenta...
Essa dor... essas lágrimas...
Que juntas, em um dia de chuva como esse, ficam quase
tão refrescantes quanto hortelã e menta.
Poesia acústica morta...
Entre as aspas as lágrimas escorrem...
Angústia no livre árbitro...
Exclamação se perde no instante pede perdão...
Deseja voltar ao relacionamento...
Mas, é tarde nos falamos sobmersa na ilusão...
Perceba que tudo que aconteceu agora algo do passado...
Explicações e súplica são incapaz de voltar...
No profundo momento que ilusão do fel amargo...
Sentimentos são dilacerados num caminho de espinhos cravados na alma...
Aproxima se de você é pura irrealidade...
Aceito... O castigo de compreender o mundo sem vida.
Pois o que era lúcido era mero desdenho daqueles sentir que agora não é o nada...
Nem significado apenas a indiferença...
Nas contradições turbulências... Me tornei cativo de um sentimento imenso por alguém nem merece minha atenção.
Renasce, esperança
Enterrei a angústia pela tua partida no lugar mais profundo do meu âmago.
Ando por aí desesperada, tentando embrutecer meu coração.
Olho pro mar... na sua imensidão.
Tenho medo do que poderá fazer em mim toda essa solidão.
Está lá bem no fundo a angústia.
Estou magoada.
E a saudade vem... vagarosamente seguindo meus passos.
Eu sigo.
Tenho medo de que ela me pegue nos braços.
... e não me largue mais.
Minha vida se prostra.
Lágrimas escorrem pelo meu rosto.
Um gosto de puro desgosto.
O que eu queria?
Queria que a minha vida caminhasse sozinha.
Que tropeçasse pelas pedras... caísse... se machucasse... se levanta-se e se curasse.
Queria que a esperança renascesse.
Queria que a paz, a alegria, os dias bons a vida me devolvesse.
Quero demais?
sou apenas um cara angustiado, de uma cabeça qui parece uma chuva de meteoro ou uma metralhadora, de um coração a acelerado,
Qui parece que vai explodir
sou apenas um louco que tenta ser amado.
. As vezes penso se não deveria congelar o meu cérebro pra pensar menos, congelar meu coração pra sentir menos.
Mas não tem como.
Por que você mim aquece.
E como fosse dependente de você.
Menina. Você é única palavra doce que quero ouvir, todos os dias.
Medo
O medo é uma forma até que interessante,
sentimento este não é;
é angustia mesmo.
Mas é bom ter um pouco,
contanto, nem tanto.
Pois angustia de mais vira pranto
Então o medo é uma forma até que interessante,
de ficar ressabiado, ou
desconfiado.
Por isso um pouco é bom
contanto, nem tanto.
Filósofo
Alguém, por passar muito tempo a procura do outro, vive angustiado pela sua ausência. Mas, quando o encontra, passa a ter saudades da sua ausência. Assim, a solidão é a marca da existência, não importa que todas as pessoas do mundo inteiro estejam sentadas ao seu lado.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
22/08/2021
17:03h
Silêncio, Solidão e Angústia
O medo de ouvir
O medo de sair
O medo de ver
O medo de falar
O medo de tocar,
O medo de sentir
O medo de conhecer
O medo de tudo
O medo de viver
A vida
No Silêncio, Solidão e Angústia
No Silêncio, Solidão e Angústia
O medo de não ouvir
O medo de entrar
O medo de não ver
O medo de calar
O medo de deixar
O medo de não sentir
O medo de não saber
O medo do nada
O medo de perder
A vida
Na Solidão, no Silêncio e Angústia
Na Solidão, no Silêncio e na Angústia
Letra e Música: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 13/08/2021
A crise da meia-idade traz consigo sentimentos de vulnerabilidade, angústia com a própria finitude, incertezas e insatisfações com as escolhas feitas na vida. Nostalgia, vontade de dar uma pausa para repensar a vida, dentre outras características.
Soraya Rodrigues de Aragao
SONETO A UM AUSENTE
meu sussurrar no sentimento
meu pensamento a angustiar
meu pranto jogado ao vento
meu padecimento a suspirar
teu silêncio agreste e morno
teu carinho no vazio a velar
teu ser na saudade, é adorno
teu vão que me faz ter pesar
de tudo a lembrança é solidão
e na dolência, o rogai por nós
pra dar um alívio ao suportar
dos danos a amarga sensação
um triste olhar soluça por vós
e cá, vou na falta, a te desejar!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
15/10/2021, 18’26” - Araguari, MG
Angustia
Desejo sempre o que
não posso ter
Logo desejo o que
não quero mais
ter
Ser o que deseja
nem sempre é ser o que precisa
ser
Não é mais importante do que
ser seu verdadeiro
ser.
Angústia
É o que sinto
é o fardo quando muito se pensa
não aguento mais carregar isto comigo
o futuro me escraviza
e o presente me tortura
estou me destruindo
ficando sem estrutura
o tempo passa
e o que penso me mata
cansado mentalmente
morto inquietamente
pensar me machuca
e quando as vezes falo
todos ouvem
mas ninguém me escuta.
escrito pelos meus próprios pensamentos.
- Arthur Teles
Eu te Navego
E na angústia da dúvida entre lançar meu olhar sobre o seu
Ou simplesmente encontrá-los perdidos em outros olhares
Eu preferi atirar rede a sua maré de pensamentos
Mesmo sem saber onde estou indo e como poderei voltar
Jogo-me num mar de sentimentos, em tempestade de tormentos
E ao atravessar um oceano de cobiça
Ponho-me a perceber que o verbo te navegar foi preterido
Existe outro que não está à deriva, e sabe exatamente a sua rota
Em terra firme fico mareada no meu vai e vem de incertezas
Se eu te cortejasse? Eu poderia de cortejar?
Eu poderia estar de cortejando? Eu quero te cortejar?
Eu te cortejarei? Eu estou te cortejando?
Enfim...E se eu te cortejar?
Ficar entre dois vícios
entre a felicidade e a angústia
entre o possível e o real
entre o querer e o alcançável
me cansa.
