Poemas de Angústia
Seja mais forte que qualquer angústia ou dor;
Supere! Não temas o caminho e qualquer provação;
Tenha fé! Deus conforta, acolhe, prepara e você não está sozinho;
Reaja com gratidão, verás que o esforço é bem-vindo e não serás em vão.
Nara Nubia Alencar Queiroz
@narinha.164
Vou ser... já sou... eu era!
Vou sendo alguém angustiado
Mas já fui alguém muito amado
Queria ter você do meu lado
Me resta um coração quebrado;
Serei eu apenas comigo mesmo
Onde aquele que foi deixado
Esquecendo o mal tratado
Do seu coração gelado.
Fui ser... não sou... já era !
Fui sendo a dor que lhe almejava
O peso do seu dorso que carregava
Seu coração esvaindo aos poucos
Sem eu poder fazer nada.
No seu olhar úmido avermelhado
Acelerou meu coração machucado
Queria ser aquele sempre ao seu lado
Falhei nessa tarefa sendo seu amado.
Sou hoje aquele seu passado
Ao qual nunca irá reinventa-lo
Meu único sentimento é recordar
As lembranças desse amor ao teu lado.
Não sou... tentei ser... já fui...
Seu namorado.
O tempo passa e não notamos
O vento sopra e não sentimos
Suave sensação de angústia misturada ao
desespero de não querer ser apenas mais um.
Mais um boneco de pano, sem os sentidos, inerte
aos traços que a natureza faz.
Quem sou eu senão um insensível ser perdido
em meio ao caos, o caos de uma sociedade cega
ofuscada por uma luz sintética, por prazeres fúteis
e sorrisos falsos.
CAOS
é um estar.....
hoje eu acordei caos, quando uma angústia universal me preencheu, misturada a uma saudade de um tempo não vivido, misturada a um filme não rodado, a uma peça não montada, a uma música não composta, misturada a um poema perdido no inconsciente, caos também é arte..não...caos é arte...hoje....pra mim.
a arte da dor, a arte do inconformismo, do perdido, do quebra-cabeças, das respostas expostas de uma maneira apolínea .........
eu estou caos, mas amanhã talvez não mais.
quero a dor, quero a solidão de um quarto na penumbra, almejo admirar de olhos fechados a música de Beethoven, já em seu estado de plena surdez, quero o negro, o pesado, o noturno.......
como o caos é grande! como ele exige um desabafo para acalmar sua ira, sua anarquia de elementos!
eu sinto, ele sempre está perto, e é num passe de mágica que a arte se une ao caos, e onde Apolo e Dionísio se dão as mãos, e se tornam sublimes ..
uma angústia hoje me tomou bem no fundo, me torceu as tripas, e maliciosamente me fez rever todas as Isis que estão ocultas, todas que estão em voga, e todas que ainda estão a caminho.
uma dor de ser Isis, uma dor de sempre ser carnal, pesada de veias, pulmões e batimentos no coração.....quero me livrar do caos, do corpóreo ,.........caos corpóreo.. caospóreo.......
quero escrever o caos para que ele me deixe por um momento, quero atuar no caos para poder dormir tranqüila, com os ilusionistas, anjos de asas brancas, quero exprimí-lo para que o meu peito se desintegre e vire pó novamente, quero....para esquecer por um momento que eu sou eu .....sendo ..nada!!!!
“Estrelas azuis” Poema
Quando sentires teu ser em profunda angústia procura dar tempo a ti e sinta seu coração.
Respira suavemente e deixa que a...
Luz...
Que ilumina teu ser tome a direção.
Pois ela saberá proceder em prol da tua paz...
Do teu equilíbrio, da tua confiança.
Mostrando-te gentilmente o caminho que deves seguir...
Mostrando-te que dentro de ti há rios e cachoeiras...
Ainda desconhecidos, pelos quais precisas percorrer.
Para banhares teu espírito, renovando tuas energias, teus ares, internos.
Há ainda vales e montanhas para caminhares e sentires o frescor...
Da natureza.
A liberdade dos pássaros...
O verde dos campos.
Há céus para contemplares em puro silêncio...
Há cores para colorir seu mundo interior.
Há energias para dar realidade...
Ao teu desejo de crescer...
De sentir a inocência e a pureza do amor.
Dentro de ti há flores que nunca sentiste o perfume...
Ah luz que nunca deixou iluminar seu interior.
Estrelas azuis bem adiante de ti.
Aprende a dar-te paz apenas permitindo-te...
Um momento de silêncio, um momento em...
Que manifestarás a real necessidade de ires ao encontro da paz...
Divina.
Da paz que Deus criou para ti...
Resgatar é ser feliz...
Pois, ser feliz é ter a pessoa amada junto a...
Ti.
Uma dor que se chama solidão.
Uma angustia que enche o peito.
Lagrimas que trasbordam os rios da vida.
Deixando a Vontade de viver não mais existir.
Dando espaço a um sentimento chamado tristeza.
Ordnael Skelsi
(Poeta Solitário)
Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa.
Porque os meus dias se consomem como a fumaça, e os meus ossos ardem como lenha.
O meu coração está ferido e seco como a erva, por isso me esqueço de comer o meu pão.
Por causa da voz do meu gemido os meus ossos se apegam à minha pele.
Sou semelhante ao pelicano no deserto; sou como um mocho nas solidões.
Vigio, sou como o pardal solitário no telhado.
Slm102:2,6
ANGÚSTIA ETÍOPE
A minha mãe rezava pra todos os santos
E para alguns deles cantava
Meu irmão era umbandista e queria fazer a cabeça,
Jogar búzios e trazer a pessoa amada...
A minha vó, como eu, era louca de perder a cabeça
E guardava as estrelas que podia
Num saco de papel crepom
Um dia saiu de casa
E tomou banho de mar na praia do Leblon,
Depois foi vista na mata do governo,
Desde então nunca mais apareceu
Agora a vejo de vez em quando pelas praças
Como vejo todos os que já morreram,
Carrega um saco cheio de luzes cambiantes...
Nossos destinos se perdem quando perdemos o tino
Acho que minha avó foi vítima da paixão,
Já que perdera o marido que um dia partiu
Meu irmão foi vitimado pelo coração
Morreu solitário, mas não sozinho
Minha mãe sempre cantou com muita afinação
As canções de amor e devoção que com ela aprendi
Herdei seus cabelos em desalinho
O olhar perdido no vazio
E a angústia etíope de nossos antepassados...
PANORAMA
A minha janela acolhe os espectros da noite
E eles cantam suas angustias
E eles dançam seus tédios
E eles se perdem em seus passos trôpegos,
Valsam suas ilusões perdidas,
Choram suas saudades
E afogam-se em arrependimentos;
Mendigam êxtases e se esvaem
Na fumaça que embaçam
A razão e a clarevidência;
Recusam-se a morrer,
Recusam-se a viver
E se entulham na madrugada
Como uma peça dantesca.
A minha janela mostra essa hemorragia
Por onde a vida se esvai,
Um panorama mórbido
Onde os loucos mergulham
E trancam suas vidas
Para todas as passagens e vias de luz...
Há algo que o coração sente
Angústia, ansiedade ou saudade
Apenas teu conforto,minha alma sente
O prazer de viver tua verdade
Alegria poder dizer
A vós com muita emoção
Conseguir compreender
O segredo da vossa compaixão
Meu amor é porto seguro
Felicidade em viver
Minha amada tirou- me do escuro
Trouxe desejo de viver
Quero viver sempre assim
Em acreditar que é para mim
Para cuidarmos deste lindo jardim
Jóia preciosa de amor enfim
Angustiado bradei meu brado
Ao infinito gritei meu grito
Que o silêncio acolheu
Sendo então o nada-ali
Resignadamente me calei
Lá vem a angústia a carência e o desespero, vire e mexe na mesma hora sem chamar bem quando que do nada surge o medo.
A escuridão se aproxima toda clareza se perde
atordoado pelo caos da mente, o imenso crepúsculo eu retalho.
As lembranças, cada ponto detalhes cada pedaço!
Aos cacos me refaço em um reencontro no ocaso lá de fora me enxergo sinto a consequência dos egos. -A brisa sopra a pele suavemente se arrepia é lua cheia. Hora!! Sem os impactos eu juro que isto eu não percebia.
Seis horas (Juliano Assis) 23/09/2022
DADIVAR
Daria um pouco de mim, para tirar-te dessa angústia
Doar-me e poder livrar-te do desconsolo
Dividir-me, para que grande parte de ti esteja em dia
Desfazer os nós, diante dos des-feitos
Demostrar-te a parte boa dessa dor
Deixar que te expresses, sem observar com defeitos
Despir a estrutura, conceder-te de volta a verdadeira cor
Deletar as tristezas, elevar a auto-estima por meio da destreza
Deleitar e massagear-te alma, com deleite
Dedicar o precioso tempo para te cuidar à minha destra, sem tristeza
Despertar em ti o melhor que a vida tem para outorgar
De modo dócil e subtil, permitir que te sintas despreocupada e lisonjeada
"Esperava sempre, sentia falta, contava os dias... Demorava tanto, era uma angústia, um aperto, e quando estávamos juntos, algo nos impedia de estarmos bem... Demorei a me dar conta que já era um amor cansado, triste, que já perdia a esperança de se renovar diante de tanta distância."
-Aline Lopes
"A força que precisamos está dentro de nós... Fazer um exame interior de suas próprias angústias e aflições é o caminho para o seu conhecimento. O bem se aloja em quem se possibilita conhecer."
-Aline Lopes
Meu coração !
Meu coração fica em chamas,
quando penso em você.
Mas, o que mais me causa angústia,
é que eu não posso te ver.
Vai andorinha, vai !
Por este mundo além,
vai dizer a minha amada,
o quanto, lhe quero bem.
Lua prateada
Oh! dia sem fim que tarda acabar
Nesta angustia de esperar por ti.
Onde estás? amada minha,
Minha lua prateada.
Por que tardas a chegar?
Se fosses para mim uma estrela
No céu da minha vida não haveria solidão.
És a lua que reflete a luz de outro astro
Distante da minha constelação.
E na vastidão do universo
Em que espero um raio de tua luz,
Vejo de longe teu brilho prateado
Cobrindo outro corpo celeste distante de mim.
Por que tardas chegar para mim?
Minha lua prateada,
Minha amada....
Edney Valentim Araújo
De repente, não há mais...
De repente, toda sombra vira luz
De repente, toda angústia se vai
De repente, os fantasmas vão embora
De repente, as fotos são guardadas
E toda dor é arquivada.
De repente, diminui o peso da cruz
De repente, o medo se distrai
De repente, se vê o passar da hora
De repente, as vírgulas são pontuadas
E toda mágoa é expectorada.
Não há mais culpa para punir
Não há mais saudade para sentir
Não há mais lágrimas para chorar
Não há mais ferida para sangrar
E toda tortura é libertada
Quando você consegue libertar sua alma
de toda dor, toda angústia, toda tristeza que te consumia e tirava sua calma
Você começa a saborear a vida com certeza!
Viva, não apenas exista
E nos seus sonhos, sempre invista!
